domingo, 30 de setembro de 2018

* * * * * * * * 2ª caminhada da Época 2018 / 2019 * * * * * * * * _Pela Mata da Machada - Vale do Zebro - Dia 26 de Setembro_



Álbuns de Fotografias:
Data do Evento: 26 de Setembro de 2018
Local: Barreiro (Vale do Zebro)
Percurso: Pela Mata da Machada
Distância: 8.000  kms
Caminhantes (32): Acilina, Ana Bela Fernandes, Ana Cristina Umbelino, Angelina Martins; António Palma, Carlos Evangelista; Clara Maia, Estela Garcia, Fernando Bernardino; Fortunato Sousa, João Duarte, João Figueiredo, José Clara, Júlia Costa,  Lídia Albuquerque; Lina Fernandes, Luis Fernandes, Luis Martins, Luísa Gonçalves, Manuel Barbosa, Manuel Garcia; Manuel Pedro; Manuel Reis, Margarida Lopes, Margarida Serôdio, Maria do Céu Esteves; Odete Vicente; Pedro Albuquerque, Raúl de Almeida; Socorro Bernardino; Teresa Palma e Vítor Gonçalves.
Organizadores: Estela Garcia e Manuel Garcia
Local de Almoço: Restaurante da Associação de Fuzileiros (Barreiro)
Próxima Caminhada: 10 de Outubro (Organiza António Palma)
Reportagem: 
O “Casal Garcia” começou a organizar esta caminhada ainda o final da época anterior não tinha terminado. E digo isto, porque acompanhei a Estela e o Manuel em toda a evolução da logística associada ao evento.
Havia, portanto, uma expectativa muito grande da parte dos organizadores, para que tudo correresse bem e, também que o evento viesse a ter uma participação bastante elevada. Esperava o casal Garcia que estivessem no local de concentração entre 40 e 50 caminhadeiras e caminhadeiros. Era isto que o registo histórico dos últimos anos confirmava e, foi isto mesmo que o Manel Garcia pensou que ia acontecer, garantindo nas negociações do almoço e do lanche, uma presença dentro destes números com os interlocutores do restaurante e da pastelaria.
Ora, aconteceu que pela 1ª vez nestes últimos anos da nossa actividade caminhadeira, um conjunto de factores e de coincidências, levou a que muitos dos caminhadeiros que costumam marcar presença nos eventos, não pudessem comparecer pelas mais variadas razões. Todas elas no entanto, devidamente justificadas.
Imaginem o nosso amigo Manuel Garcia, com menos de 40 inscrições na data e hora limite para o fazerem, ter-se deparado com nada menos que 5 baixas de última hora na Terça-Feira à noite. Eu que servi de muro das lamentações ao organizador, reservo-me de vos contar o que dele ouvi nesses momentos de desespero.
Quanto ao programa devidamente e minuciosamente planeado e posto em prática pelo “Casal Garcia”, a Estela e Manel mais uma vez demonstraram que caminhada organizada por eles não é para brincadeiras. Lá estava mais uma vez a “Banquinha Gourmet – Manel / Estela”, recheada de acepipes variados que deliciaram os 32 participantes.
Feita a introdução pelo Vítor Gonçalves, de seguida o organizador usou da palavra, para nos dar a conhecer o programa do dia. Mais ainda, explicou em detalhe como através de um projecto especial da Câmara do Barreiro se está a fazer a gestão e o controle das árvores invasoras na Mata da Machada, local por onde iríamos caminhar de seguida e observar “in loco” este procedimento.
E foi assim que por caminhos de terra batida e sob um calor acima da média para esta época do ano, percorremos cerca de 8 quilómetros em circuito fechado.
Segui-se o almoço no restaurante da Associação de Fuzileiros, localizado no Barreiro. A ementa muito bem escolhida foi do agrado da maioria, se não mesmo da totalidade dos caminhadeiros presentes.
Pelas 3 da tarde tivemos o ponto alto do dia, que foi a visita ao “Museu dos Fuzileiros” em Vale do Zebro. Eu até diria que a visita foi ao guia cultural mais divertido e completo do planeta. Se o museu tem mesmo muito interesse em ser visitado, o Cabo Pinto, que nos acompanhou durante mais de uma hora que mais pareceram 5 minutos, soube prender a atenção dos visitante com uma graça indescritível, que não é vulgar encontrar em gente das forças armadas.
Voltamos de seguida ao Barreiro, para cumprir a última parte do programa. Chá, pãozinhos com fiambre e queijo, bolinhos deliciosos e o melhor pastel de nata do mundo, tomados numa esplanada muito bem decorada e em ambiente muito agradável, deram por terminada a 2ªa caminhada da época.

Estão de parabéns a Estela e o Manel, ou seja, o “Casal Garcia”.

Com saudações Caminhadeiras.

Fortunato de Sousa

4 comentários:

Os Caminhadeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria do Céu disse...

Obrigada Manel e Estela pela caminhada e programa do dia. Enchi o papinho de araçás e outras iguarias. É verdade que paguei o 0.001€ exigido pela organização, mas valeu a pena . Bjs

mreis disse...

O casal Garcia esteve inexcedível em mais uma jornada caminhadeira, no miminho de recepção, em toda a organização e logística, na originalidade cultural, enfim como dizia o dos pregos: organizações Garcia, sete anos de garantia.

DoCeu disse...

Oh pá, lá perdemos a tendinha gourmet do ti Manel das couves, mai-la sua Maria!...😕
Enfim, on ne pas tout avoir...
Beijinhos para todos