domingo, 3 de junho de 2018

* * * * * * * *16ª Caminhada da Época 2017 / 2018* * * * * * * * ____Pela Rota de Colombo II . Aveiras . Dia 30 de Maio____


Álbuns de Fotografias
Luis Martins
Carlos Evangelista
Dores Alves
Graça Raposo
Data do Encontro: 30-05-2018 às 08:45
Local: Aveiras de Cima
Percurso: 10 Km - 02: 45 Horas
Caminhantes: (37) Amilcar Queiroz; Ana Bela Fernandes; Ana Leão; Ana Umbelino; Angelina Martins; António Bernardino; António Palma; Carlos Evangelista; Carlos Penedo;  Carmen Firme; Cidália Marta; Dores Alves; Estela Garcia; Fátima Libânio; Fortunato Sousa; Gilberto Santos; Graça Raposo; João Duarte; Júlia Costa; Lina Fernandes; Lúcio Libânio; Luís Fernandes; Luís Martins; Luis Santos; Luísa Clemente; Lurdes Clara; Manuel Barbosa; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Margarida Lopes; Maria do Céu; Octávio Firme; Odete Vicente; Quinita de Sousa; Socorro Bernardino; Vitor Gonçalves; Zé Clara.
Só ao Almoço (2): Dr. José Pereira; António Clemente
Organizador: Carmen Firme / Octávio Firme
Almoço: Restaurante Oficina dos Sabores (Tel: 263.478.153)
Reportagem:
Os organizadorers estavam um pouco apreensivos antes do início da caminhada porque, além da previsão de chuva forte prevista para a manhã de quarta-feira, foram recebendo as notícias de que a Teresa Palma, o Rogério Matias e o Gil Furtado, uns por indisposição, outros por motivos de ordem pessoal, não iriam comparecer. Estas baixas foram copmpensadas pela chegada do casal Bernardino que apareceu sem ter feito a prévia inscrição. Afinal só a Rosa Silva não apareceu nem foi possível contacta-la. Esperamos que não tenha sido nada grave. Para agravar este início houve ainda uma rotura na conduta de água junto ao restaurante, que impediu o fornecimento dos cafés da manhã e poderia por em causa a qualidade do almoço.
Conferidas as presenças e feito um pequeno ‘briefing’ sobre como iria decorrer a caminhada, lá iniciámos o percurso.
A manhã estava fresca e muito agradável para caminhar, embora o início fosse um pouco difícil, com uma súbida bastanta íngreme, o que valeu logo os protestos do João Duarte. Felizmente não foi muito longa e a caminhada foi decorrendo entre vinhas e olivais disfrutando da Primavera em todo o seu esplendor floral. Penso que as reportagems fotográficas disso darão conta.
Por decisão do Luis Martins, o fotógrafo oficial, a fotografia de grupo, desta vez, não foi feita no início, mas sim na paragem, mais ou menos a meio do percurso, para restabelecimento de energias, junto à casa dos organizadores. Continuámos por Vale do Paraíso onde parámos junto à placa que assinala, segundo a tradição o ponto onde se efectuou a reunião entre o rei D. João II e o navegador Cristóvão Colombo, acabado de chegar da sua primeira viagem ao Novo Mundo, embora por essa altura ele ainda estivesse convencido que havia chegado ao mítico Cipango (Japão), navegando por Ocidente. Para Muitos Historiadores, José Pereira incluído, de facto houve em Vale do Paraíso a acima citada reunião, mas nada prova que tenha acontecido neste local.
Continuámos por caminhos bordejados de vinhedos até ao local de concentração onde chegámos pouco depois das 12.30.
Por essa altura já estava resolvido o problema do abastecimento de água e o almoço decorreu normalmente, tendo sido do agrado de todos. Uma palavra de agradecimento ao Jaime Canteiro, proprietário do restaurante, pelos esforços efectuados para que tudo corresse pelo melhor, apesar dos contratempos havidos. Ao almoço tivemos a companhia do Dr. José Pereira, cuja chegada foi efusivamente celebrada. Foram ainda cantádos os parabéns à Angelina, aniversariante da semana. 
O programa proseguiu com uma visita ao Museu da Azambuja que nos guiou numa visita através dos tempos pelas actividades e formas dwee vida e de trabalho das gentes da Azambuja. Aqui ficam os nossos agradecimentos ao dr.José Pereira, caminhadeiro honorário, pela sua disponibilidade e entusiasmo com que acolhe as nossas actividades.
De regresso ao restaurante, seguiu-se o tradicional chá e bolinhos, assim dando por encerrada mais esta jornada caminhadeira.
Saudações Caminhadeiras,
Carmen e Octávio Firme

3 comentários:

LM disse...

Mais uma bela caminhada proporcionada pelo sempre ‘fixe’ Casal Firme. O tempo convidava ao passeio na natureza e tudo correu muito bem. A surpresa do final do almoço, porém, deixou-me muito emocionada. Creio que por isso não agradeci devidamente ao designer, aos autores e a todos em geral.
Portanto aqui vai o muito apreço muito sincero pela vossa amizade e carinho.
Bem-hajam!
Beijinhos.
Angelina.

LM disse...

Como disse a Angelina, foi mais uma bela caminhada. O tempo convidava ao passeio por montes e vales que, apesar disso, não foram demasiado exigentes para as nossas ‘suspensões’. Lá fomos andando, umas vezes mais rápidos, outras nem tanto, conversando, como é característica destas nossas caminhadas, e admirando o que a natureza apresentava perante os nossos olhos: fossem os diversos ‘verdes’ das árvores e vegetação diversa tão distintas entre si, fossem as variadas coloridas paletas que a natureza nos ia enfiando pelos nossos olhos dentro (papoilas e outras cujos nomes desconheço) que nos convidavam a demorar em admiração. Foi pena não haver tempo para isso nem condições (algum vento, posição muito baixa etc.) para podermos reter em fotografia toda essa riqueza natural. Mas vamos tentando. E recordando no nosso dia-a-dia esses momentos de exaltação natural.
Tudo isto em abono de uma amizade que se vai consolidando e aperfeiçoando.
Quanto ao resto devo salientar a visita ao Museu Municipal da Azambuja que mostrou, com exemplos, o que a obra humana veio melhorar o que a natureza há muito tinha iniciado. E como podem viver em conjunto, completando-se.
Um muito obrigado e abraços.
Aos organizadores
E a todos.
LM

António Dores Alves disse...

Obrigado ao casal Firme por este dia caminhadeiro tão bem preenchido.
Abraços