segunda-feira, 12 de outubro de 2015

3ª Caminhada da Época 2015 / 2016 - Caminho das Cesaredas ____________Dia 07 de Outubro de 2015____________




Albuns de Fotografias
Maria da Luz
Dores Alves
Fortunato de Sousa
Luis Martins
Acilina Couto
Data de Encontro: 07/10/2015
Local: Cesaredas
Percurso: 9.000 kms – 03:00 horas
Caminhantes: (32) Acilina, Angelina Martins, António Dores Alves, António Palma, Carlos Evangelista, Céu Fialho, Clara Maia, Cidália Marta, Fortunato de Sousa, Fátima Libânio,Gilberto, Hélia Jorge; João Duarte, João Figueiredo, José Clara, Lina Fernandes, Luis Fernandes , Luísa Gonçalves, Lúcio Libânio, Júlia Costa, Maria do Céu, Maria da Luz, Manuel Garcia, Manuel Pedro, Manuel Reis, Margarida Graça, Margarida Serôdio, Kinita, Odete Vicente, Rogério; Tomáz Pessanha e Vitor Gonçalves.
Caminhantes só ao Almoço: (2) Lurdes Clara e Luís Martins
Almoço: Restaurante Quinta da Azenha em Óbidos(Tel. 262.960.229 / 964.063.090)
Organizadora: Maria Odete Vicente
Próxima Caminhada: 21-10-2015 (organiza Fátima e Lúcio Libânio)
Reportagem:
Desta vez o local escolhido para a caminhada foi Cesaredas. Uma aldeia pequena mas com vários percursos pedestres muito interessantes. Dada a dimensão dos mesmos, foi escolhido o da etapa 5 (PR2) e mais metade de um outro para não ultrapassar os 10Kms.
O local da partida foi junto da Capela de N.Senhora em Cesaredas e seguimos, depois de tirada a foto de grupo, em direção a Reguengo Grande, passando por Vale de Pomares e pelas antigas azenhas do vale de Cornagas, regressando no final ao ponto de partida.
Seguimos para o almoço, na Quinta da Azenha, onde nos esperava um “Welcome drink”, para além dos nossos caminhadeiros Lurdes Clara e Luis Martins (que não caminharam) que aí passaram a manhã desfrutando deste espaço muito agradável.
Como começámos com algum atraso, assim continuámos ao longo do dia. A visita cultural prevista para as 15H00, começou as 16H00. O local escolhido foi o Museu da Lourinhã, famoso pelos seus achados fósseis. Dizem que é aqui que se encontra a maior colecção de fósseis de dinossauros em Portugal, pertencentes ao periodo Jurássico Superior e uma das mais importantes a nível mundial. Este museu já foi considerado “o melhor pequeno museu do mundo” (Neil Clark, revista expresso, 1997).
Também aqui podemos encontrar um dos maiores espólios etnográficos da região do Oeste com a representação de profissões antigas como o correeiro, segeiro, pitrolino, amolador, tanoeiro, etc.
Depois seguiu-se o chá, como habitual, em local muito bem escolhido – a Pastelaria Nellus –.
De realçar a simpatia do proprietário sr José Simões, que nos proporcionou um belíssimo lanche e por um preço moderado.
Uma saudação muito especial à minha amiga Clara Maia, que pela 1ª vez caminhou com o grupo, e que esperamos vê-la em caminhadas seguintes. Para já, ficou a sua disponibilidade para organizar um evento no início do próximo ano, o que demonstra da sua parte uma coragem fora do normal.
Saudações caminhadeiras
M.Odete Vicente

Nota: Quero também deixar aqui os meus agradecimentos à Sra. D. Maria Matos, (presidente da associação de Amigos do Planalto das Cesaredas) e ao pessoal do turismo da Lourinhã e ao meu irmão Manuel Garcia, pela simpatia e disponibilidade no apoio que me deram para a concretização com sucesso nesta caminhada.

5 comentários:

Luis Fernandes disse...

Na manhã da caminhada, o Gil Furtado mandou-me um mail que infelizmente não vi a tempo de o transmitir aos caminhadeiros presentes. Aqui vai o que ele escreveu:

Goooooood morning, crazyyyyyyy people!

Meu caro senhor dos passos, das finanças, da informática em geral, da blogosfera em particular e das telecomunicações,

O meu caro companheiro, sempre online, é a pessoa indicada a quem pedir que transmita a toda essa louca - mas boa - gente os meus votos de mais um dia bem passado (dos dois lados), com um cumprimento especial para a Caminhadeira Odete, rainha do dia.
Também peço que diga a todos que "aqui está-se bem", com um grande sossego - pelo menos por enquanto.

Com votos de muita alegria fica dado o recado e despede-se o

Gil Furtado

Última palavra: gefeliciteerd

Aqui fica registado.

LF

mreis disse...

Ora cá está uma reportagem em tempo de crise: curta e concisa. As muito completas nem dão para comentários, para esta aqui ficam:
- quem escolheu a cor dos novos polos? gostos não se discutem mas cá p'ra mim é mais para usar na semana santa...
- havia 2 trabalhadores no activo - eles até tiram férias para vir caminhar connosco, ou será que estão já a treinar para a reforma?
- foi inaugurada pelo manel garcia a moda das setas pretas - boa ideia, agora só falta arranjar uns indios.
- sem desprimor para as muitas belas fotos dos vários caminhadeiros, as legendas da maria da luz teem muita pinta!

Fortunato de Sousa disse...

Já quase fora do tempo que se considera normal para comentar 0 3º evento da época, não posso no entanto deixar de acrescentar mais alguma coisa à excelente caminhada organizada pela minha amiga Odete Vicente.
1ª - Formalizar os parabéns à organizador pelo sucesso na organização do programa completo da caminhada. Percurso muito bonito e adequado ao perfil do grupo, local do almoço muito agradável, muito interessante a visita cultural e final de dia excelente com o tradicional chá;
2º - Dizer ao meu amigo Manuel Reis que a cor dos pólos foi escolhido pela equipa do costume. E como muito dizes gostos não se discutem. Como se diz no meu Alentejo: Não te digo mais nada e com isto já te disse tudo. Têm também a vantagem de puderem ser utilizados na semana santa, o que é um valor acrescentado para quem segue os caminhos do catolicismo;
3ª - Vamos ver se conseguimos arranjar alguns índios para complementar a utilidade das setas pretas introduzidas nas caminhadas pelo Manuel Garcia;
4º - Completamente de acordo quanto ao comentário sobre os álbuns de fotos e as legendas da Maria da Luz. No entanto, gostava de saber por onde anda um caminhadeiro fotógrafo que em tempos passados tão bem legendava as fotografias que publicava no blog;
5ª - Registar que durante o dia da caminhada, recebi mensagens e telefonemas de muitos amigos caminhadeiros que por diversas razões não nos puderam acompanhar.
Venha agora o próximo evento em terras ribatejanas com a experiente organização da Fátima e do Lúcio Libanio.

Fortunato de Sousa

Vit.Gonçalves disse...

Estou como os que se inscrevem à terça feira e perguntam: ainda vou a tempo...
Penso que sim, vou a tempo de agradecer à Odete o excelente dia que proporcionou ao grupo Caminhadeiro. Senão vejamos: o percurso muito agradável sem ser difícil nem fácil demais, com a distancia correta e a paisagem diversa que todos nós apreciamos, pena foi que nem todos se deleitaram com aqueles agriões regados com água pura de origem controlada.
O almoço com o KIR como aperitivo e o Jameson como digestivo não foi mais que uma preparação para as belas visitas que se seguiram à capela dos 86 cristos, ao magnifico espaço que é a Quinta da Azenha e ao Museu da Lourinhã.
Serve toda esta prosa para mais uma vez dar os parabéns à Odete e ao Manel Garcia e dizer-lhes que espero ansiosamente pela próxima.
Abraços Caminhadeiros.
VG

Kinita disse...

Penso que comentários agradáveis são sempre bem vindos, por isso aqui deixo o agradecimento à amiga Odete e seus apoiantes. Foi uma "Caminhada e tanto"(faço-me entender?)Um grande abraço.