sexta-feira, 3 de abril de 2015

* * * * * * * 15ª Caminhada da Época 2014 / 2015 * * * * * * * ____De Novo na Tapada com os Netos . Dia 1 de Abril____




Álbuns de Fotos:
Gil Furtado
Maria da Luz Fialho
Luis Martins I
Luis Martins II
Data do Encontro: 01/04/2015
Local: Tapada Nacional de Mafra
Percurso: 08,000 Kms - 02: 30 Horas
Caminhantes Avós e não Avós (24): Angelina Martins; Carlos Penedo; Carmen Firme; Céu Fialho; Cristina Monteiro; Fortunato Sousa; Gilberto Santos; Graça Sena; João Tovar; José Clara; José Correia; Lídia Albuquerque; Lina Fernandes; Luís Fernandes; Luís Martins; Lurdes Clara; Luz Fialho; Manuel Garcia; Manuel Reis; Octávio Firme; Odete Vicente; Pedro Albuquerque; Quinita Sousa; Vitor Gonçalves;
Avós não Caminhantes (2): Gil Furtado; Luísa Gonçalves
Netos Caminhantes (24): Bianca Moura; Catarina Correia; Clara Firme; Daniel Santos; Diogo Correia; Diogo Mateus; Francisco Firme; Frederico de Sousa; Gonçalo Garcia; Inês Morgado; Isabel Morgado; João Pedro Firme; Joana de Sousa; Lourenço Garcia; Manuel Fernandes; Manuel de Sousa; Maria Firme; Mariana Baptista; Marta Firme; Martin Fernandes; Miguel Baptista; Sara Mateus; Sofia Baptista; Tomás Martins;
Netos não Caminhantes (2): Lourenço Furtado; Matias Gonçalves
Organizadores: Fortunato de Sousa e Vítor Gonçalves
Almoço: Pic Nic no Parque da Tapada
Próxima Caminhada: Dia 15 de Abril (Organiza Manuel Garcia)
Reportagem:
Apesar da grande diferença de idade dos participantes, dos 20 meses aos 75 anos, a pontualidade caminhadeira manteve-se.
Depois da habitual foto de grupo e de uma breve explicação de como iria ser a nossa jornada caminhadeira, lá partimos para o percurso previamente escolhido através da magnifica paisagem da Tapada de Mafra, apreciando o panorama e tentando encontrar algum gamo ou javali mais sociável para delícia dos caminhadeiros.
No fim da caminhada, desta vez com uma separação maior entre os primeiros e a última, que foi a Joana de 4 anos acompanhada da avó Kinita, passámos ao picnic com uma logística um pouco diferente, pois os organizadores também são avós e, penitencio-me desde já, pois não consegui organizar o almoço sem primeiro ver como estava o meu neto Matias.
Como muitas vezes acontece, os fins justificam os meios, e isso ficou aqui demonstrado com a boa disposição dos avós, netos e acompanhantes, que depois de bem almoçados lá foram para o passeio de comboio onde para gáudio de miúdos e graúdos, iam aparecendo os gamos, os javalis grandes e alguns com poucos dias de vida, cobertos por um pêlo tipo “pijama” que os acompanhará até aos 6 meses de idade.
A exibição das aves de rapina foi observada por todos, tendo alguns inclusivamente sido protagonista, como aconteceu ao Caminhadeiro-Mor Luís Fernandes, cuja farta cabeleira foi o local escolhido para pouso de um milhafre.
O “Chá” surgiu com alguma confusão prontamente sanada pelos caminhadeiros juniores que tudo resolviam sem protestar.
Chegou a hora das despedidas e bastou ver a alegria dos “netos” para se perceber que esta caminhada foi uma aposta ganha e a repetir sempre que as férias apareçam.
Não podemos fechar a reportagem sem referir a simpatia de todo o pessoal responsável da Tapada de Mafra, a quem “Os Caminhadeiros” agradeceram com a oferta de um troféu, perpetuando deste modo a nossa passagem pela Tapada.
Um até breve com desejos de uma Santa Páscoa para todos os caminhadeiros e familiares,

Vítor Gonçalves

4 comentários:

Maria do Céu disse...

Que bom ver que as caminhadas também agradam aos petizes. Fico à espera das fotos. Boas férias, boa Páscoa, com muito de tudo!

Fortunato de Sousa disse...

Como avô de 4 netos participantes na jornada caminhadeira, venho aqui em nome da Joana, do Diogo, do Frederico e do Manuel, felicitar e agradecer ao grupo 'Os Caminhadeiros' o excelente dia que lhe proporcionámos. Penso que este testemunho se poderá mesmo alargar a todos os que participámos nesta jornada, já que a alegria contagiante dos netos durante toda a jornada encheram de orgulho e felicidade os avós que os acompanharam.
Depois, 2 agradecimentos:
1º - Ao meu amigo Vítor Gonçalves não só pela extraordinária cooperação em todas as fases da organização do evento, mas principalmente por ter redigido a reportagem. Tinha ficado acordado entre nós que seria eu a elaborar esta tarefa, mas ele em boa hora se disponibilizou e permitiu que a mesma fosse publicada atempadamente.
2ª Agradecer ao Luís Martins as fotografias que a meu pedido me enviou e que estão publicadas no frontispício da reportagem. As minhas não só eram de muito baixa qualidade, como tinha muito poucas.
Para finalizar e porque se tratou da caminhada onde os protagonistas foram os nossos netos que também são crianças, aqui fica o que nunca em caso algum deverá ser esquecido e que é o seguinte:

OS DIREITOS DAS CRIANÇAS
1. Todas as crianças têm o direito à vida e à liberdade.
2. Todas as crianças devem ser protegidas da violência doméstica.
3. Todas as crianças são iguais e têm os mesmos direitos, não importa sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade.
4. Todas as crianças devem ser protegidas pela família e pela sociedade.
5. Todas as crianças têm direito a uma nacionalidade.
6. Todas as crianças têm direito a alimentação e ao atendimento médico, antes e depois do seu nascimento. Esse direito também se aplica à sua mãe.
7. As crianças portadoras de dificuldades especiais, físicas ou mentais, têm o direito a educação e cuidados especiais.
8. Todas as crianças têm direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade.
9. Todas as crianças têm direito à educação.
10. Todas as crianças tem direito de não serem violentadas verbalmente ou serem agredidas por pais, avós, parentes, ou até a sociedade.

Saudações caminhadeiras,
Fortunato de Sousa

DoCeu disse...

A questão é que os mais novos não só adoraram esta passeata, como já perguntavam pelas outras!
Houve mesmo uma estreante que ficou muito penalizada quando concluíu que não podia "passar a vir a todas"!
Mas eu lá tentei consolá-la, dizendo que qualquer dia são férias, de novo, e haverá mais uma caminhada de avós e netos.
Foi realmente um excelente convívio, "abrilhantado" pela frescura da malta miúda!
Obrigado mais uma vez aos organizadores e até à próxima

maria luisa disse...

Um abraço amigo desejando a todos um agradável domingo de Páscoa, cheio de vontade de desfrutar esta linda primavera em alegres caminhadas.Até á próxima.
Luisa e Tó Zé