sexta-feira, 23 de novembro de 2012

6ª Caminhada da Época 2012 / 2013 - Foz do Arelho – Pela Margem Norte da Lagoa de Óbidos - 21 de Novembro



Data do Encontro: 21/11/2012
Local: Foz do Arelho – Pela Margem Norte da Lagoa de Óbidos
Percurso: 10, 400 km - 02:30 Horas
Caminhantes (36) : Angelina Martins; Antonieta Palma; António Bernardino; António Clemente; António Palma; António Pires; Armando Lourenço; Carlos Evangelista; Carlos Penedo; Carmen Firme; Dores Alves; Fortunato Sousa; Gilberto Santos; Graça Penedo; Graça Sena; João Duarte; José Clara; Lina Fernandes; Luís Fernandes; Luís Martins; Luís Penedo; Luísa Clemente; Luísa Gonçalves; Lurdes Clara; Manuel Floxo; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Manuel Reis; Maria do Céu; Margarida Serôdio; Octávio Firme; Odete Vicente; Rogério Matias; Teresa Palma; Virgílio Vargas; Vítor Gonçalves;
Organizadores: António Palma e Manuel Reis
Almoço: Restaurante ‘A Cabana do Pescador’ (Tel.: 262 979 451)
Próxima Caminhada: 05/ 12 / 2012 – Manuel Garcia
Reportagem: Primeiro que tudo e antes de mais nada… a organização saúda todos os caminhadeiros presentes pela sua pontualidade. De tal modo que, quando chegamos, não se via vivalma e nenhum dos cafés da zona estava ainda aberto, mas o barulho dos beijinhos acordou um dos empresários que logo veio apregoar: ‘aqui há café’. Soprava uma brisa cortante a servir de mata-bicho e pelas 10:45, pouco prefixas, já estavam todos na rotunda a tirar a foto do costume e a ouvir um 1º ‘boião de cultura’ do António Palma, que conhece a zona como a palma das mãos, passe o pleonasmo. Ficamos então a saber que estávamos na parte norte da lagoa de Óbidos, que no tempo do Floxo alagava aqueles campos todos até ao castelo e que comunica com o mar pela ‘aberta’ junto ao promontório do ‘Gronho’ já na margem sul. No resto da reportagem está também muita informação do António, que fez a sua iniciação nestas lides de organizar caminhadas pela porta grande, e posso dizê-lo porque a minha participação foi reduzida.

A 1ª parte da caminhada foi para apreciar a lagoa de perto, tipo piso zero do estádio da luz, com as suas bateiras para a pesca e apanha de limos, seguindo um caminho pedonal que a bordeja, sempre acompanhados por um simpático cão de lencinho. Uma ligeira subida final mostrou a baixa de forma de alguns, mas só ao Luís Penedo foi passado atestado com justificação para voltar atrás pelo que todos os outros terminaram e bem. Estou com curiosidade de ver as fotos do Luís Martins, que se fartou de ficar para trás, suponho que para nosso deleite fotográfico. Na 2ª parte do percurso tivemos vista da lagoa tipo terceiro anel e até deu para avistar ao longe a Berlenga e os Farilhões que ao contrário da tradição desta vez não trouxeram mau tempo. Descemos depois para a rua do Penedo Furado onde se situa um dos ex-libris da Foz do Arelho, como poderão ver nas fotorreportagens.

Na parte final percorremos a avenida Francisco Grandella, senhor mais conhecido como dono dos armazéns com o mesmo nome, natural de Aveiras de Cima (e esta, hem?) e para além disso republicano e maçon do início do século XX, que nesta vila da Foz do Arelho deixou como legado uma escola primária e os terrenos onde estão as instalações do Inatel. Deixo-vos aqui 2 sites para fazerem mais uma caminhada, desta vez pelo conhecimento:

http://expresso.sapo.pt/a-sociedade-secreta-dos-makavenkos=f561905
(este enviado pelo Carlos Evangelista, que também colaborou na organização da caminhada como ‘desempata’).

Seguiu-se o almoço, que procurando ser original na ementa das nossas caminhadas, teve apreciação desigual, com algumas queixas quanto à qualidade. Venham os comentários! Para aqueles que acharam caro sugiro uma visita às contas que o nosso ‘ministro das finanças’ publica no blog…

Uma palavra de consolo para o caminhadeiro Dores Alves que perdeu os seus queridos óculos de sol algures no percurso. Paciência… E uma de agradecimento ao caminhadeiro Armando Lourenço que nos presenteou com um cd (ou será dvd?) personalizado com imagens de caminhadas da última época. Muito obrigado!

E ainda, last but not the least, mais uma oferta: o casal Palma ofertou aos meninos um pin em forma de, como hei-de dizer, artesanato das Caldas (alguém tirou fotografia?) e às meninas um, como hei-de dizer, alfinete de peito. Charmant!

E ala que se fazia tarde para o Museu de Cerâmica das Caldas da Rainha, localizado no Solar dos Viscondes de Sacavém, onde fomos gentilmente recebidos pela sua directora, Dra. Matilde Tomaz do Couto, que para além de nos guiar pelo mundo da cerâmica, com realce para obras de Rafael Bordalo Pinheiro, nos acompanhou na hora do chá. Não deixem de visitar o site:

http://museudaceramica.blogspot.pt/ para completar a vossa sabedoria em cerâmica.

À saída fomos obsequiados com ofertas da Camara Municipal das Caldas da Rainha e da sua vereadora do pelouro da Cultura, Maria da Conceição Jardim Pereira que, vejam lá a coincidência, é prima do nosso bem conhecido Antonio Palma.

Depois foi só atravessar em passo apressado o parque D. Carlos I, onde, desta vez sem o botânico Gil (as melhoras!) apreciamos as belas cores outonais das suas árvores em direcção ao tradicional chá. Não sei como o Sr. Sérgio fez aquilo mas em poucos minutos correu com os clientes e os caminhadeiros encheram completamente a pequena pastelaria D. Leonor, numa alegre confusão em que me parece que ninguém se aleijou. Para terminar, uns apontamentos que abrilhantaram este nosso convívio:

1.o Palma ofereceu uns magníficos suspiros para acompanhar o chá e eram tão bons que os caminhadeiros esgotaram  o resto.

2.apareceu, não se sabe donde, um bolo de aniversário com o logotipo dos caminhadeiros para cantarmos os parabéns pelos 140 anos dos irmãos Penedo, os do Carlos mesmo na data e os do Luís de uns dias antes;

3.então não é que o António e a Luísa Clemente ficaram tão contentes com o nascimento do Antoninho, seu 3º neto, que trouxeram e puseram no fresco umas garrafas de vinho espumoso da sua região para celebrar connosco?

Parabéns a todos!

Honni soit qui mal y pense

Saudações Caminhadeiras do Manuel Reis

PS - links aprimorados pelo Vitor Gonçalves, gracias.

12 comentários:

Gil A F Furtado disse...

E é logo a uma caminhada destas que eu falto!...

Em italiano: "Porca miseria!"
Em castelhano: "Puta vida!"
Em linguagem de salão: "Maldita constipação!"
Em português legítimo: "F...-..!"

Parabéns aos que foram.

Um reparo: o sagrado nome da Catedral escrito com iniciais minúsculas?!

Abraços.

Gil

LM disse...

Ainda não li tudo, mas pergunto-me: começámos tão tarde, às 10:45? Nunca pensei...
Abraços
LM

LM disse...

Pois a hora mencionada... Nada escapa a estes caminhadeiros! Mas por vezes há relógios que pregam partidas aos seus utilizadores.
Porque (como de costume) tudo foi ÓPTIMO (com maiúsculas): foi o percurso que satisfez toda a gente, foi o almoço versus preço, foi o boião de cultura (notável!), foi o dia que nem de encomenda (ou teria sido?) e foi, por fim, a reportagem.
Muitos parabéns aos organizadores e colaboradores e... ficamo-nos por aqui. Abraços e beijos. Angelina e Luis

mreis disse...

Luis, era só para ver se alguém lia a reportagem...
Nem altero o texto para se perceber o teu comentário, mas obrigado pelo reparo. A partida foi pouco depois das 9:45 como é obvio.

mreis

Vit.Gonçalves disse...

Com a chuva que está a cair apetece lembrar a excelente 4ª feira passada e vir aqui agradecer ao A.Palma e ao Manel Reis a forma cuidada como tudo foi preparado.
Parabéns aos organizadores, sem esquecer a Antonieta.
Abraços

octavio disse...

Breve comentário:
A organização do A.Palma foi excelente! O almoço foi aceitável e tratou-se de mais uma optima jornada caminhadeira a que não faltou a parte cultura, o chá e tudo o resto...
Para o Fortunato, mais uma correcção (não deixo passar uma!):
o casal Clemente celebrou a chegada do António, seu quarto neto e não terceiro; isto só prova a atenção e a expectativa com que aguardamos os nacos de prosa que constituem as reportagens. Para o nosso amigo Gil, agora poeta sem rimar,os desejos de rápido restabelecimento para podermos desfrutar da sua companhia e do seu humor na próxima caminhada.
Um abraço para todos
Octávio

Fortunato de Sousa disse...

Tenho estado à espera que o meu amigo Luís Fernandes publique os álbuns de fotografias, para poder comentar em toda a sua abrangência o evento Caminhadeiro da passada 4ª-Feira. Só que o meu amigo Octávio Firme não me permitiu que esperasse mais tempo e, assim, venho em defesa da honra repôr a verdade dos factos. Esta reportagem foi elaborada pelo meu amigo Manuel Reis, tal como se pode comprovar pela assinatura da mesma. O Balão de Sousa só a publicou, mas não alterou uma palavra sequer do que recebeu do autor da mesma. Portanto, a César o que é de César, ao Manuel Reis o que é do Manuel Reis e, os erros do Balão de Sousa só são válidos os da sua autoria (algumas vezes mais pareço o Sporting, não acerto uma).
Quanto à reportagem excelentemente narrada pelo 'Manel Monárquico', os meus parabéns pela riqueza dos detalhes e por tudo o resto.
Os meus parabéns renovados ao casal Clemente, pois 4 netos da parte deles com mais 5 da minha, já é uma contribuição muito positiva para o aumento do indíce demográfico e para a repovoação da República.
Saudações Caminhadeiras em passada corrigida,
Fortunato de Sousa

CEF disse...

Ao menino e ao borracho, poe Deus a mão por baixo. E assim aconteceu, mais do mais foi chegando até nós pela dupla que nos guiou, nem meninos e muito menos borrachos mas de artistas que desfilaram a sua alegria num percurso de beleza gostosa, Santos da casa não fazem milagres diz o povo, mas abençoados fomos com um dia de fazer enveja, palavra muito falada hoje na comunicação social, pobre Camões, Porque será?, aqui não entra, não senhor, que o pessoal não deixa, percurso a gosto entre calmas águas duma Lagoa D’Óbidos para regalo dos olhares fotográficos com Kodak e sem, que por aqui passearam, e uma verdejante encosta salpicada de pequeninas casas como as do Presépio, belos postais de se tirar o chapéu, nos foi possível fazer nesta caminhada, assim como descobrir parte da obra de um homem que ao analfabetismo deu luta, Francisco de Almeida Grandella, seu nome, o dos Armazéns.
Arte com arte nos foi descrito e ofertado a cada passo dado e, na Cultural, nem se fala, boa escolha, vou ter de voltar, bem sabem porquê.
Suspirando acabei o dia com um Plexus nos olhos na hora da despedida: os manos Penedo soprando velas de Aniversário, os avós Clemente com mais um rebento, e, a euforia da organização com mistura de contentamento, o frenesim que se gera, ora calma, atenção na navegação, nada que saia da rota, que a rima saia certa e colorida, a reportagem o que vai dar, foi o que vi nesta dupla, António Palma e Manuel Reis que se saíram com um verniz tal Mestre Bordalo.
Parabéns
Carlos Evangelista

A. Dores Alves disse...

Caminhada com início bem perto da hora prevista 09H45. A dedicação e esforço do António Palma e Manuel Reis merecem parabéns. Caminhada bem sucedida que até foi apadrinhada pelo S. Pedro.
Abraços caminhadeiros.

Carlos disse...

Magnifica jornada caminhadeira, especialmente para mim, que tive o privilégio de festejar o aniversário rodeado de amigos caminhadeiros. Exemplo de trabalho e dedicação à causa caminhadeira a que nem o S.Pedro ficou insensível e nos brindou com um magnifico dia para apreciar as muitas belezas da zona entre as quais me permito destacar o meu parente afastado, de nome Penedo Furado. Belo percurso,almoço a contento, ainda por cima com prenda oferecida pelo Armando para recordar as belas caminhadas da época 2011-2012. Obrigado Armando pelo teu trabalho e esforço em manter vivas as nossas memórias caminhadeiras. Segui-se uma riquíssima visita cultural, e a terminar uma oportunidade única e inesquecível de festejar os 140 anos dos Penedos, na Dª Leonor, com bolo à maneira e bebida oferecida pelo Clemente para festejar mais um neto. Longa vida para ele e toda a família.Parabéns aos organizadores e podem continuar que valeu a pena.
Cinco estrelas.

Só mais uma palavra para elogiar a reportagem do Manel e os nossos fotógrafos pela completíssima apresentação de tão belas imagens que dá gosto ver e rever.
A todos parabéns e um grande Bem-Hajam.
CPenedo
P.S.- Uma palavra para o Gil- Há mais marés que marinheiros, não vale a pena invocar o das Caldas em vão.......

António Palma disse...

Escrever, não é o meu forte mas não parecia correcto se o não fizesse. Se fosse um desenho...
Bom, apraz-me dizer (escrever) algumas palavras sobre esta caminhada que, para mim, teve um sabor um pouco diferente de todas as outras.
Organizei pela primeira vez, uma Caminhada com o "decano" Manuel Reis.O meu obrigado pela sua disponibilidade e os meus parabéns pela sua óptima reportagem.
Quanto a mim, pesou-me a responsabilidade de mostrar a um grupo maravilhoso a que tenho muito orgulho de pertecer,uma zona que conheço desde nascença e que acho lindíssima.
Fiz o melhor que sabia, tentando que todos os que participaram nesta caminhada, levassem ao fim do dia,na sua memória "o desenho" recheado de cores,emoções, aromas e paladares desta região.
Só por mera curiosidade e porque esta foi uma Caminhada recheada de comemorações, fez exactamente um ano que eu "aderi" a este maravilhoso grupo. Foi na 6ª Caminhada da época 2011/2012 (Parque das Nações)e cujo organizador foi...o Manuel Reis!
Obrigado a todos
Bem hajam

António Palma disse...

Luís Martins
De facto a tua reportagem fotográfica, representa fielmente em imagens aquilo que eu gostaria que todos nós retivéssemos nas nossas memórias desta caminhada.Os meus parabéns.
Uma coisa é fazer "uns bonecos fotográficos" - o meu caso - outra, é ter o dom de fazer fotografia.
Sem desprimôr para todos os outros reporteres fotográficos, só tenho a dizer: Que maravilha de trabalho!!