sexta-feira, 9 de novembro de 2012

5ª Caminhada da Época 2012 / 2013 - Pelos Trilhos da Arruda - 7 de Novembro




Albuns de Fotos
Fortunato de Sousa
Luis Martins
Data do Encontro: 07/11/2012
Local: Arruda dos Vinhos – Trilhos da Arruda
Percurso: 11, 000 kms - 03: 00 Horas
Caminhantes: (35) Angelina Martins; António Bernardino; António Clemente; António Henriques; António Palma; Armando Lourenço; Carlos  Evangelista; Carlos Penedo; Carmen Firme; Cristina Sousa; Dores Alves; Fortunato Sousa; Gil Furtado; Gilberto Santos; João Costa; João Duarte; João Martins; José Clara; Lina Fernandes; Luís Fernandes; Luís Martins; Luísa Clemente; Lurdes Clara; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Maria do Céu; Margarida Serôdio; Nela Costa; Octávio Firme; Odete Vicente; Pedro Albuquerque; Rogério Matias; Teresa Palma; Virgílio Vargas; Vitor Gonçalves.
Só ao Almoço: (02) Ilda Marques; Manuel Reis;
Organizadores: Fortunato de Sousa e João Martins.
Almoço: Restaurante ‘O Fuso’ (Tel: 263.975.121)
Próxima Caminhada: 21/ 11 / 2012 – (António Palma e Manuel Reis)

Reportagem: Depois do reconhecimento do percurso, realizado na 2ª-Feira anterior pelos organizadores, acompanhados pelo dedicado e sempre disponível caminhadeiro Carlos Penedo, estava garantida uma grande parte do objetivo que pretendiamos alcançar. E ainda bem que o fizemos, pois da sinalética que deveria estar colocada ao longo do percurso pedestre PR1, - apenas restavam 2 ou três placas na parte inicial. De modo a melhorar a imagem da Câmara aos futuros grupos de caminhantes que optem por praticar esta saudável modalidade desportiva neste concelho, apresentámos à Dra. Paula Ferreira a indicação para que esta lacuna seja resolvida. Toda a restante logística aliada ao programa para o dia da caminhada, ficou totalmente resolvida com as entidades envolvidas no evento caminhadeiro.

Com um ligeiro atraso no início da caminhada e com a garantia de que a chuva outonal se tinha inscrito à ultima hora e nos queria acompanhar durante todo o dia, demos início ao percurso pedestre PR1, ‘Por Serras de Al’Ruta’, que incluía uma passagem e visita opcional ao ‘Forte do Cego, uma das muitas estruturas militares que nos defenderam dos invasores franceses no início do século XIX. Os primeiros quilómetros sempre a subir, esfrangalharam de tal maneira o grosso do pelotão, que até ao final da caminhada nunca mais o grupo se reagrupou. Sabemos que a diferença de andamento entre os caminhadeiros é substancialmente desigual e que existem  ‘walkie talkies’ para facilitar o contacto entre os grupos, mas temos que arranjar uma saída airosa, de modo a que a diferença entre os primeiros e os últimos a completar a caminhada não seja tão acentuada. Aceitam-se sugestões.

Terminado o percurso, demos início à segunda parte do programa do dia (já com a presença da Ilda Marques e do Manuel Reis), desta vez num dos locais mais apreciados pelos amantes da gastronomia portuguesa. Oh! meu amigo Flôxo, faltares à caminhada todos entendemos, que os anos já pesam e não podes vir a todas, mas perderes a oportunidade de comer a famosa costeletinha grelhada, no Fuso? Essa não lembra nem à bruxa da Arruda. O ‘bacalhau na brasa’ regado com azeite de muito boa qualidade estava uma maravilha, e o vinho que desta vez não era Ramisco, para agrado do exigente caminhadeiro Manuel Reis, não lhe ficava nada atrás. As sobremesas variadas e ao gosto de cada um, mais um bolo de aniversário com o símbolo dos Caminhadeiros incrustado complementaram o repasto. Depois da caminhada realizada na passada semana no Guincho, festejaram mais um aniversário, nada menos que 3 Caminhadeiros e uma Caminhadeira. A todos eles foi cantado em uníssono a bonita melodia ‘ Parabéns a Você’ nesta data querida, embora um deles, pelo semblante um tanto carregado, tivesse preferido a marcha do glorioso. Durante ou a meio do almoço, recebemos do Caminhadeiro Gilberto uma pequena mas significativa lembrança, que como é seu hábito nos tráz da Tailândia.  

Segui-se a componente cultural, com uma visita à Igreja Matriz ou de Nossa Senhora da Salvação e ao Centro Interpretativo das Linhas de Torres localizado no ‘Centro Cultural do Morgado’. Estas 2 visitas foram conduzidas pela Dra. Paula Ferreira, Vereadora da Cultura, que pelo que tivemos oportunidade de verificar, aliou a sua vocação às funções que desempenha. Licenciada em História e colega do nosso velho conhecido Dr. José Pereira, muito expressiva e bem preparada tecnicamente  possui além disso uma capacidade de comunicação fora do comum. Como reconhecimento pela sua disponibilidade, simpatia e atenção dedicada ao grupo, o João Martins,  em nome dos Caminhadeiros entregou-lhe um troféu, que simboliza a nossa passada por terras de Arruda dos Vinhos. Outro troféu igual para o Dr. Paulo Câmara, que durante toda a fase de planeamento do evento deu suporte ao João Martins, mas não pôde estar presente na visita, foi também entregue à Dra. Paula Ferreira.

Terminámos o programa do dia com o tradicional chá, desta vez servido pelos proprietários do restaurante ‘Clube da Arruda’, que dada a hora já adiantada e a chuva que caía, desesperavam com os gastos ja efectuados e da credibilidade duvidosa dos negociadores do lanche na passada 2ª-feira.  

Cada Caminhadeiro regressou a casa com um saco de prendas oferecido pela Câmara Municipal da Arruda e conteúdos de primeira qualidade oferecidos pelo fundo de maneio, mas criteriosamente selecionados pelo organizador João Martins, que pelo que temos vindo a observar,  encarnou em absoluto o espírito Caminhadeiro.

Saudações Caminhadeiras em passada para a Foz do Arelho sob a batuta do António Palma e do Manuel Reis,

Fortunato de Sousa

4 comentários:

octavio disse...

Para o Fortunato
As pressas são sempre más conselheiras!
O nosso amigo, caminhadeiro, e agora com a faceta de poeta,Gil Furtado, costuma brindar-nos com umas prosas brilhantes e saborosas; porém, não me consta que alguma vez tenha ido à Tailandia, nem que tenha intenção de se deslocar ao sudoeste asiàtico.
A César o que é de César!
Quem lá esteve e nos presenteou foi o Gilberto, a quem tratamos muitas vezes pelo diminuitivo de Gil; daí a confusão.
Agora mais um pequeno comentário:
pese embora a total anarquia e confusão que adveio do novo acordo ortográfico, bruxa ainda se continua a escrever com X.
Dito isto, e não leves a mal, pois tentou ser apenas um pingo de humor de quem nunca foi para tal muito dotado,quero agradecer aos organizadores, muito especialmente a ti que estás em todas e ao João Martins por mais esta impecável, quase me atreveria a dizer, dificilmente ultrapassável, organização caminhadeira.
Um grande abraço do
Octávio

Fortunato de Sousa disse...

Na última reportagem excelentemente elaborada pelo Carlos Evangelista, o Gil Furtado redigiu um comentário antes da reportagem ter sido publicada. Desta vez, no cagagésimo de segundo a seguir ao 'enter' para publicação da reportagem da Arruda, já o Caminhadeiro Octávio Firme comentava a reportagem e assinalava os erros da mesma. Isto é que é rapidez, mas de qualquer modo, não vou dizer que errei propositadamente para que aparecessem comentários. A César o que é de César, depressa e bem não há quem e os erros são para ser corrigidos, mas como só erra quem faz qualquer coisa, parece que só o alentejano, mesmo trabalhando com erros, lá vai trabalhando.
Já agora os meus agradecimentos ao Firme, por não ter dado oportunidade ao Gil Furtado de ter sido ele a apanhar-me mais uma vez em falso.
Saudações Caminmhadeiras em passada de penitência,
Fortunato de Sousa

António Dores Alves disse...

Esta caminhada organizada pelo Fortunato e pelo João Martins primou pela excelencia.
Só me resta agradecer e dar os parabéns.

Anónimo disse...

Obrigada a todos pela boa recepção e por um dia bem passado. Como sempre, nunca faltou energia para mais uma passada de caminhadeiro, mesmo que debaixo de chuva, e muito bom humor.
Adorei e obrigada a todos
Cristina Sousa