segunda-feira, 9 de abril de 2012

14ª caminhada: Em busca das orquídeas pelos trilhos dos pastores



Albuns de Fotografias
Luís Martins

Carlos Penedo
Manuel Reis
Fortunato de Sousa
António Palma
Carlos Evangelista
Data do Encontro: 04/04/2012
Local: Chãos – Em busca das Orquídeas pelos Trilhos dos Pastores
Percurso: 08, 100 kms; 03: 00 Horas
Caminhantes: A. Henriques; Armando; A. Clemente; Luísa Clemente; A. Palma; António Frazão; Bernardino; Carlos Penedo; Carlos Evangelista; Tina Rita; Carlos Sales; Bina Sales; Chico Pires; Filipe Ribeiro; Fortunato de Sousa; Luís Fernandes; Luís Martins; Gilberto; Gil Furtado; Hugo Furtado; João Duarte; Teresa Palma; João Costa; Nela Costa; João Martins; Manuel Reis; Maria do Céu; Manuel Pedro; Manuel Garcia; Margarida Graça; Pedro Graça; Manuel Tomás; Odete Vicente; Octávio Firme; Carmen Firme; Pedro Antunes; Vitor Gonçalves; Luísa Gonçalves;
Ao Almoço: Os mesmos e também Angelina Martins
Organizador: António José e  Luísa Clemente
Almoço:  Restaurante da Cooperativa Terra Chã (Tel.)
Próxima Caminhada: 13, 14 e 15 / 04 / 2012 – (Carlos Penedo)
Fundo de Reserva: € 1.069,53
Reportagem:
Com substancial número de participantes (38) deu-se início à caminhada, após as habituais fotos de grupo no ponto de encontro.
A saída foi feita através da aldeia de Chãos, guiados pelo senhor António Frazão, 'alma mater' da cooperativa de Chãos e técnico do ICN que se disponibilizou para esse fim. Passado o perímetro urbano onde nos foi explicado o sistema de recolha e captação de água em tempos remotos, começámos então a escalada da Serra por trilhos pedregosos, entre matos e arbustos, cujos nomes nos foram dados a conhecer pelo guia. Subimos até à cota de 400 metros de altitude e, após paragem para recolar os mais atrasados, prosseguiu-se, subindo embora, mas por melhores caminhos, até ao planalto, onde tivemos a oportunidade de observar as orquídeas e fomos acompanhados pelo rebanho comunitário. Seguimos através do parque eólico, com geradores de 10Mw em torres de 90 metros com pás de 45 metros. A partir daí aceleraram as 'lebres' começando as tartarugas a ficar para trás...
Todos chegaram a tempo ao ponto de reunião, onde já se encontravam o Filipe Ribeiro e o Octávio, que tinham feito um percurso mais aligeirado pelo estradão e a Angelina, já quase recuperada da sua fractura do peróneo.
Quer as entradas, quer o almoço, com excepção do bacalhau, foram confeccionados com produtos da zona, desde o chícharo da sopa às filhoses da sobremesa, passando pelo cabrito excelentemente temperado com as ervas da Serra. Do almoço, cada um terá a sua opinião, mas cremos que foi 'abundante e bem confeccionado e agradou dum modo geral' (deformação profissional !!!!).
A Angelina e o Luis  Martins tiveram a gentileza de fazer um obséquio às senhoras, e, para não haver 'ciumeiras' de discriminação masculina, houve também um frasquinho de abafado com rótulo caminhadeiro para os cavalheiros.
Saúdamos os novos caminhadeiros Filipe Ribeiro e Manuel Tomás (menos jóvens) e a presença da juventude, desta feita com o Pedro Graça e o Hugo  Furtado. Esperamos que tenham gostado da experiência e continuem....
Rumámos , já na componente cultural, para a visita à Igreja de Alcobertas, erigida a partir de um dolmen, descoberto no sèculo XIII, que passou a servir de altar do templo católico. De salientar um bom conjunto de azulejos do século XVII e ainda a existência de uma original pia baptismal em formato hexagonal.
De seguida, dirigimo-nos às salinas onde nos esperava a Drª Ada Marques que nos brindou com uma interessante lição sobre a orígem das mesmas e aspectos curiosos das vertentes económica e social para a região.
Em primeira mão, simpaticamente, foi dada ao grupo a notícia que o Vale Diapírico da Ponte da Bica -  ecomuseu das salinas, foi galardoado com o prémio 'Geoconservação 2012'.
Seguiu-se o chá com as tortas gentilmente oferecidas pela Teresa Palma e demos por terminada mais uma 'jornada caminhadeira', desejando uma boa Páscoa e  ' inté Biana'.
Saudações Caminhadeiras
Luisa e António José Clemente

3 comentários:

Fortunato de Sousa disse...

Excelente o planeamento e a organização da caminhada 'em busca das orquídeas pelos trilhos dos pastores'. Não sei se a reportagem escrita foi feita a 2 ou 4 mãos (1 ou os 2 elementos do casal Clemente), mas reflecte fielmente o que os Caminhadeiros tiveram oportunidade de vivenciar na passada 4ª-feira na serra dos candeeiros, com orquídeas, pastores, cabras e tudo o mais que a natureza nos ofereceu de mão beijada. E se dúvidas alguém tiver, então que veja a reportagem fotográfica do nosso amigo Luís Martins, porque ela complementa em perfeição as palavras do casal Clemente.
Saudações Caminhadeiras em passada de vira minhoto com sabor a sável,
Fortunato de Sousa

mreis disse...

Mais dois caminhadeiros que se iniciaram na arte de organizar caminhadas e que bem que se saíram!
Tempo, guia, fauna, flora, almoço, cultura, chá, tudo impecável e gostoso.
O único problema é o pessoal que não gosta de discursos, mesmo os dos organizadores das caminhadas, mas até agora ainda ninguém se perdeu.
Estamos também a descobrir uns caminhadeiros abastados que fazem questão em pagar-nos os acompanhamentos do chá e para os que se aproveitam da gentileza, como eu, só resta dizer: obrigado Teresa! (desta vez, porque já antes tinhamos saboreado uns belos lanches do Vitor/Luisa e do Balão/Kinita, que me lembre).

Carlos disse...

Que bela jornada de contacto com a natureza, de convívio e de aprendizagem na maneira de olhar as belezas da nossa terra e valorizar o nosso património natural, cultural e gastronómico. Destaco a magnifica sopa de chícharo que nunca tinha provado e fiquei fã incondicional. Parabéns aos organizadores e obrigado também à Teresa que nos proporcionou aqueles docinhos quando estavamos a ficar rodeados de sal por todos os lados. Saboroso contraste. Bem hajam
CPenedo