quinta-feira, 8 de março de 2012

12ª Caminhada 2011 / 2012 - Lezírias do Ribatejo - 07MAR2012



Albuns de Fotografias
Local: Companhia das Lezírias – Herdade da Baracha
Percurso: 9,9 kms; 02: 20 Horas
Caminhantes: A. Pires; Armando; A. Clemente; Luísa Clemente; A. Palma; Antonieta Faria; Andreia Faria; Bernardino; Carlos Evangelista; Carlos Sales; Bina Sales; Chico Pires; Dores Alves; Fortunato de Sousa; Luís Fernandes; Gilberto; Gil Furtado; Teresa Palma; João Duarte; João Costa; Nela Costa; João Figueiredo; José Clara; Lurdes Clara; Manuel Reis; Manuel Garcia; Margarida Graça; Odete Vicente; Cármen Firme; Rogério; Vítor Gonçalves; Luísa Gonçalves; Pedro Antunes; Manuel Flôxo; Luís Martins.
Organizador: Vítor Gonçalves
Almoço: Restaurante A Cudelaria – Companhia das Lezírias (Tel. 263654985)
Próxima Caminhada: 21/03/2012 – (Organiza: Fortunato de Sousa)
Fundo de Reserva: € 809,53
Reportagem: Às 10H, tal como marcado iniciou-se a caminhada com algumas dúvidas que acabaram por ser resolvidas, aceites e compreendidas com a melhor das boas vontades por parte dos caminhadeiros que lá foram caminhando ao longo da charneca ribatejana com cavalos éguas e potros que não ligaram nada aos intrusos.
Atravessámos depois a Herdade da Baracha, continuámos até à Herdade da Adema onde além de vacas e touros bravos avistámos uma lebre que não devia ser coxa tal a velocidade que corria. Como o piso era bom e o tempo estava óptimo para andar, os 10 Kms foram feitos sem esforço e rapidamente. O Gil Furtado a chocar uma gripe foi desta vez mais ligeiro para o carro.
No Restaurante “ A Cudelaria” tínhamos à nossa espera o O. Firme e um excelente “Buffet Campestre” preparado pelo Carlos Samora e bastante elogiado pelos convivas.
Depois de uma breve visita às boxes onde estão alguns cavalos de linhagem, fomos ajudados pelas explicações do ToZé Clemente que como bom ribatejano estava como peixe na água.
O Palácio do Infantado, a Igreja Matriz e o artesanato em Samora Correia foram visitados com as preciosas explicações da Dra. Carina do turismo da Câmara de Benavente.
Acabámos as actividades na Pastelaria O Forno com o habitual chá, bolos e alguns desvios para outros chás que com a chegada do calor se virão acentuar.
Com a noção de “ dever cumprido “ às 18H deixámos a bela cidade de Samora Correia com mais alguns conhecimentos que estas caminhadas nos proporcionam.

Saudações caminhadeiras.

Vítor Gonçalves

6 comentários:

Fortunato de Sousa disse...

Reportagem publicada no dia certo (a seguir ao dia da caminhada), o que aumenta a responsabilidade de quem organiza o seguinte evento.
O Vitor não brinca em serviço, e como tal ainda me enviou ontem a reportagem narrada para que eu juntasse as fotografias.
Ontem o grupo viveu uma óptima jornada caminhadeira graças à vasta experiência acumulada deste Caminhadeiro Mor.
Um abraço para todos e até à proxima caminhada já em passada alentejana,
Fortunato de Sousa

CEF disse...

Parabéns Luísa Gonçalves.
Os primeiros 250 já estão, vamos para os próximos.
Santos da casa não fazem ..... entregar o teu Pin250Km será na próxima.
Que direi da caminhada, vou continuar com um Grupo cada vez MAIOR. Ninguém descola.
Inté.
C. Evangelista

FotosCaminhadeiros disse...

Só quem não organiza é que não apanha com imponderáveis mas o 'velho' Vítor que é caminhadeiro-mor e de Montemor deu-lhe a volta por cima e a caminhada das lezírias foi mais um sucesso em todos os aspectos: boa caminhada, bom almoço, bela tarde cultural em Samora Correia e um grande chá, tudo isto a um preço módico que nos tempos que correm é de louvar.
Desconfio que ele deve ter sofrido um bocadinho e não fez uma caminhada descontraída mas também é para isso que cá andamos, não é?
Já referi no local a alguns caminhadeiros mas não me canso de salientar que na parte cultural tenho (temos) descoberto coisas positivas deste país que bem merecem ser divulgadas, neste caso o museu, a loja de artesanato e a igreja de Samora Correia, com o respectivo enquadramento histórico. E penso que também deve ser motivador para as instituições e para os guias dar a conhecer o seu trabalho. Pareceu-me sentir isso na simpática e entusiástica Carina que foi além do seu papel de guia e nos falou das suas vivências, dos seus avós, da sua participação nas festas da vila.
Parabéns Vítor e um abraço
Manel reis

Anónimo disse...

Comecei nestas andanças em meados de Janeiro e, cada caminhada, é uma agradável surpresa.
Percursos bem escolhidos e testados, paisagens dignas de figurar em postais, locais históricos revisitados, alguns injustamente esquecidos ou deliberadamente ignorados, muita conversa e boa disposição ao longo do percurso, almoçaradas em que a ementa foi escolhida criteriosamente.
No entanto, o que registo com muito carinho depois de quatro passeios, é a simpatia, a camaradagem e, porque não dizê-lo, a amizade/cumplicidade que existe entre os membros deste grupo.

Obrigada por nos terem acolhido tão bem e permitam-nos um especial agradecimento ao Carlos Evangelista por nos ter desafiado.

Grande abraço,
Rui e Margarida Graça

LuisaGonçalves disse...

Já fiz 250 km ???? .Como os kms passam que nem dei por tal.
Deixo os parabéns ao meu marido pelo momento paisagistico ribatejano.
LG

António Dores Alves disse...

O Vitor continua a brindar-nos com a sua grande disponibilidade e eficiência. Um obrigado da minha parte.
Parabéns luisa Gonçalves pelos primeiros 250 Km. O mais difícil já está feito, agora é continuar.