sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

10ª Caminhada 2011/2012 - Rota do Atlântico-08-02-2012




Álbuns de Fotos:
Luis Martins
Carlos Evangelista
Fortunato de Sousa
Dores Alves
Data do Encontro: 08/02/2012
Local: Rota do Atlântico - Santa Cruz - Torres Vedras.
Percurso: 11, 000 kms; 02: 30 Horas
Caminhantes: A. Henriques; Isabel Henriques; A. Pires; Armando; A.Clemente; Luísa Clemente; A. Palma; Antonieta Faria; Bernardino; Bia; Carlos Penedo; Carlos Evangelista; Carlos Sales; Bina Sales; Chico Pires; Dores Alves; Fortunato de Sousa; Luís Fernandes; Gilberto; Gil Furtado; João Duarte; João Costa; Nela Costa; José Clara; Lurdes Clara; Manuel Reis; Maria do Céu; Manuel Pedro; Manuel Garcia; Margarida Graça; Odete Vicente; Octávio Firme; Carmen Firme; Pedro Antunes; Rogério; Vitor Gonçalves; Luísa Gonçalves. Presença só nas visitas culturais; Luis Martins.
Organizador: António Henriques / Vitor Gonçalves. Colaboração: Isabel Henriques, Luisa Gonçalves.
Almoço: Restaurante Pizzaria 'La Fontana' (Tel. 261.933.500)
Próxima Caminhada: 22/02/2012 – (Organiza: Gilberto)
Fundo de Reserva: 489,53
Agradecimentos: Paulo Inácio e à sua equipa - La Fontana.
Marta Fortuna - Azenha Stª Cruz (CMTV)
Arq. Jorge Martins - (CMTV) e mano Luis Martins. Excelente folheto sobre a Azenha.
Filipa Oliveira - Gonçalo Piteira - Victor Figueiredo - Aeródromo de Stª Cruz-ACTV.
Reportagem: E num ápice a vila de Stª Cruz ficou em polvorosa com a invasão de 37 Caminhadeiros devoradores de léguas. O Sol abriu o silencio foi-se a roda da azenha começou a andar, enfim um verdadeiro quinze de Agosto destas bandas. Na auto-estrada uns saíram na porta 7 outros na porta 9 mas ninguém se perdeu e à hora combinada lá estavam todos para mais uma jornada caminhadeira. Ficámos todos satisfeitos com a presença do casal Sales. Na convocatória manteve o grupo na expectativa quanto à sua presença. Havia muitos rumores, uns diziam que tinha abandonado o grupo, tinha amuado por não ser o primeiro a inscrever-se, outros diziam que tinha ido apitar o Sporting outros ainda que tinha ido comprar um apito mas, que alívio, inscreveu-se. Antes do apito inicial tivemos de convencer o Octávio Firme que ainda era cedo para ele fazer a caminhada, tal era a vontade dele. O Vitor foi mostrar-lhe um ponto estratégico onde poderia supervisionar o percurso. Mais tarde o grupo decidiu atribuir-lhe os 11 Kms percorridos para efeito de estatística. Certamente para a próxima teremos a Angelina e fazemos as reservas do grupo ao qual chamamos "Grupo do Perónio" um nome bem escolhido pela Céu.
Ás 10.10H já o grupo estava a rolar junto ao aeródromo em direcção à urb. Praia Azul passámos no domínio das perdizes mas estavam a dormir só duas mais madrugadoras foram avistadas. Entretanto para os lados do Alto da Vela o trio Vitor, Carmen e A. Clemente tinham perdido o Sul, coisa estranha porque normalmente perde-se o Norte, talvez porque a luz não chegava? Lá mais à frente e já na urb. Praia Azul o grupo discutiu, de uma forma bem acesa, a maneira de repescar o trio atrasado. O bom senso imperou e em vez de se accionar o carro vassoura o grupo foi solidário e deixou o trio recolar. Obrigado grupo.
Agora com o grupo completo fomos em direcção das arribas bem ventosas mas onde há vista privilegiada sobre a foz do Sizandro, Praia Azul e Atlântico até conseguimos ver as Berlengas. Já no Alto da Vela temos uma bela vista, Boavista é mais acima, das praias de Stª Cruz. Breve passagem pela capelinha de Stª Helena. Curiosamente a partir daqui ninguém se queixou com dores nas pernas, seria milagre? Praia Formosa à vista e lá fomos em direcção à Azenha onde alguns "incautos" teimaram em passar num atalho-rampa fora do trilho em vez de passarem pela frente da azenha, coisas de caminhadeiros, estava a ver que o grupo do perónio ficava com mais elementos. A cerca de 3 Kms do final as lebres alegraram-se com a possibilidade de se esticarem na ciclo-via.
13H almoço à vista o Paulo Inácio já tinha as mesas preparadas para a reposição de energias. É sempre difícil agradar a todos mas de um modo geral esteve bem com um serviço impecável.
Durante o almoço o Gil pediu para completarem os autógrafos no seu livro dos Caminhadeiros que como já foi divulgado é uma excelente compilação de reportagens do nosso amigo Carlos Evangelista. O Gil tem um grande carinho por todos, a prova, para além de pedir autógrafos foi o material médico que ofereceu para fazer parte do pack dos primeiros socorros; azeite virgem, segundo diz ele, e SOS cardíaco. O António Palma entregou os pins e os diplomas da ultima caminhada "Caminhos pré-históricos da Vila Nova de S. Pedro" Também definiu as regras para os pins. O Vitor Gonçalves disse-nos a agenda das actividades a curto e médio prazo.
Depois de almoço cerca das 15.15H demos início à actividade cultural e fomos visitar a Azenha de Sta Cruz onde nos esperavam o caminhadeiro Luis Martins, Arq. Jorge Martins e a nossa fantástica e paciente guia Marta Fortuna que nos fez excelente e elucidativa descrição da Azenha construída no século XVI que teve uma importância vital para as gentes daquela zona. Os seus tipos são de propulsão superior (azenha de copos, capoeira ou de queda) e de propulsão inferior ou média (de palhetas de rio ou de corrente) Rodando esta em sentido contrário ao da superior. In booklet.
Durante a explicação todos ouviram um "cláck" Foi o nosso amigo Bernardino a querer uma demonstração mais prática dos engenhos.
De salientar a visão da antiga proprietária da Azenha, Dona Luísa, já falecida. A Azenha era alugada na época balnear para rentabilizar a sua propriedade. Se a senhora ainda fosse viva seria o braço direito do nosso actual ministro da economia.
Já passava das 16.30H quando fomos para outro ponto da actividade cultural, o Aeródromo de Sta Cruz. Para alguns caminhadeiros foi uma alegria este reencontro com as aeronaves. Quando chegámos a nossa instrutora Filipa Oliveira estava em voo. Aproveitámos, depois de autorizados, a ver as aeronaves e a descobrir quantos cilindros tinha aquele motor que estava em exposição. O Bernardino acertou, 18 cilindros. Ficou tão contente que foi de imediato investigar onde estava o radar do AlfaJet ali estacionado, já encontrei gritou ele. Coisas de caminhadeiros. Quando a Filipa Oliveira chegou ofereceu-nos uma excelente descrição do Aeródromo de Sta Cruz-ACTV que foi inaugurado em 1946 e a respectiva evolução até aos dias de hoje. O caminhadeiro mor Fortunato Sousa aproveitou a ocasião para oferecer uma placa-troféu dos Caminhadeiros, personalizada para o Aeródromo. Também transmitiu os nossos agradecimentos à Filipa Oliveira e pediu para passar ao Victor Figueiredo pela excelente sugestão para esta visita. Nesta altura já um grupo de três aventureiros estavam a preparar uma viagem pelo céu de Sta Cruz, é verdade, quem diria, o Gil o João Duarte e a Isabel. Aproveitaram a deixa e lá foram, quais Ícaros, levados pelo piloto Gonçalo Piteira na aeronave CS-AQX Cessna 172. Ao que rezam as crónicas de bordo a viagem não podia ter sido melhor mesmo quando a co-piloto Isabel Henriques tomou conta dos comandos.
O dia já estava longo, tal esta crónica, o frio estava a apertar o sol estava a desaparecer era o momento do chá das seis. Fomos para casa do casal Gonçalves, ali bem perto, onde simpaticamente nos receberam e brindaram com excelente chá e bolos. Agradecemos à Luísa Gonçalves e ao Vitor Gonçalves este agradável momento de convívio.
Pelas 20H o grupo de Benfica aterrou na Estrada Poço do Chão.

Saudações caminhadeiras
António Henriques.

4 comentários:

CEF disse...

Por detrás de um grande homem está sempre uma grande mulher, Atenção não estou a falar de alturas mas sim de acções. Foi o que aconteceu neste nosso último percurso o Henriques ao leme e a Isabel mais atrás, sempre cuidando dos pormenores e dando as explicações devidas por onde íamos passando.
Uma dupla de respeito que não se ficou em terra, desta vez a Isabel tomou o lugar do co-piloto e na companhia do Gil Furtado mais o João Duarte quiseram demonstrar que o grupo não tem limites nem medo de sujar a roupinha. Chegaram radiantes com o baptismo e nós ficamos felizes por os ter de volta. Não sei o que virá de seguida. Balão já temos, ou iremos andar de Palmassarola? Logo se verá.
Este grupo deve ter Haraldite decerto, pois ninguém descola da experiência, Até de cadeirinha, teimosos há que de Firme propósito querem estar presentes e a távola cada vez maior, Já vi casamentos com menos lugares sentados.
Quando soube que o chá era servido em casa do casal Gonçalves logo me lembrei de Montemor. Que belo chá e acompanhamento foi servido, claro que este não ficou nada atrás e não fossem outros assuntos ficaríamos até, até mais não. Os meus afilhados estão contagiados e só pensam na próxima. Que Bom estarmos juntos, melhoras para os “Perónios”, Angelina e Firme.
Parabéns Isabel/Henriques e Luísa/Gonçalves
Carlos Evangelista

Fortunato de Sousa disse...

Parabens aos organizaadores do evento caminhante intitulado ' A Rota do Atlântico'.
Muito bem elaborada a reportagem do meu amigo Henriques, que deste modo me permitiu descansar um pouco.
Desta vez o percurso não se cingiu apenas a caminhar a pé, pois contemplou ainda uma curta rota Atlântica aérea, onde apenas 1 caminhadeira e 2 caminhadeiros ousaram testar as capacidades do piloto. Não sei se repararam nos semblantes amedrontados do João Duarte e do Gil em contraste com o ar descontraído da Isabel.
Bem e o chá quente e bolinhos à lareira da casa de férias dos Gonçalves estava delicioso.
Agora venha o Gilberto com a caminhada da lampreia novamente em terras ribatejanas.
Saudações Caminhadeiras em passada seca e fria,
Fortunato de Sousa

Luis Fernandes disse...

Gostava de fazer uma rectificação ao que o Henriques disse na reportagem sobre os Kms do caminhadeiro Firme.
A ideia do registo, apareceu para que cada um pudesse saber, na realidade, quantos kms tinha andado e os bastões, um incentivo para cada vez se andar mais.
Até agora, tenho seguido a regra de quem anda menos de metade do percurso não entra para a tabela e quem fizer mais de metade
fica com o total (como a tabela está feita não permite registos individuais). Como ex. já aconteceu o caminhadeiro Gil desistir a menos de metade do percurso e não ter kms registados, assim como os caminhadeiros que no encerramento ficam a tomar conta da cozinha.
Saudações caminhadeias em passada rectificada.
LF

Anónimo disse...

Já sabia que iria ficar cheia de pena de não vos acompanhar nesta jornada caminhadeira. Mas após ler a simpática reportagem do nosso amigo Henriques fiquei ainda com mais 'dor de perónio'... Resta-me a alegria da imaginação, das explícitas reportagens escrita e fotográficas e dos comentários entusiásticos dos nossos afilhados que me vieram visitar e contar as peripécias. A propósito: os nossos amigos Clara estão também completamente rendidos às lides caminhadeiras.
Parabéns ao organizador, aos fotógrafos, aos aventureiros dos ares e, enfim, a todos os nossos amigos caminhadeiros.
Muito obrigada a todos os que me enviaram beijinhos, bem como telefonemas, mensagens e outras ternuras.
Bem hajam... Até breve
Angelina