quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Jantar Comemorativo do 4º aniversário do Blog - 25 de Novembro

Album de Fotos:
Luis Martins
Reportagem:
Fado quer dizer destino, e quis o destino que o grupo ‘Os Caminhadeiros’ se juntasse no passado dia 25 aos membros da ‘Academia da Guitarra Portuguesa e do Fado’, a convite do seu presidente Luís Penedo. Passadas pouco mais de 24 horas, a comunicação social anunciava ao mundo inteiro, mas principalmente ao mundo português, que em reunião do VI Comité Internacional da UNESCO, ‘O FADO’ tinha sido elevado à categoria de ‘Património Imaterial da Humanidade’. Parecendo estranho ou talvez não, também aqui se cumpriu o destino ou dito de outra maneira, se cumpriu o nosso fado. Para nós ‘Os Caminhadeiros’, que neste convívio comemorávamos o 4º aniversário do nosso blog, dificilmente outra marca tão forte poderia perpetuar o encontro com esta Academia.
O jantar convívio seguido de noite de fados juntou quase 80 pessoas, pertencendo a maior parte ao grupo convidado. Como sempre acontece nestas situações, muitos dos presentes já se conheciam de outras paragens ou de outros encontros, mas é sempre bom reviver tempos passados e encontrarmos gente que não esperávamos.
Tomados os aperitivos, quis o anfitrião Luís Penedo, (que em simultâneo é irmão do Carlos Penedo e ex colega de trabalho da maior parte dos elementos do grupo caminhadeiro) transmitir aos presentes o alinhamento da noite fadista que nos esperava e pela qual todos ansiávamos. Terminado o jantar, o porta voz do grupo ‘Os Caminhadeiros’ agradeceu o convite e entregou ao presidente da Academia um troféu personalizado como simbolo da nossa gratidão ou passada de caminhadeiro que por aqui passou. Um forte abraço entre o Fortunato de Sousa e o Luís Penedo, selado com um copo de ginja bem erguido e saudado por todos os presentes, serviu para brindar ao nosso 1º encontro convívio.
Depois pediu-se silêncio porque se ia cantar o fado. O que aconteceu a seguir, cada um terá que avaliar à sua maneira, mas para que se não perca na nossa memória o registo dos acontecimentos, aqui fica o riquíssimo painel de intervenientes:
Guitarra Portuguesa: Luís Penedo e Nuno SiqueiraViolas: João Machado e Professor José Maria NóbregaFadistas: Abel Coutinho, João Coelho Fernandes, Graça Penedo, Américo Almeida, Nuno Siqueira, Vitor Feiteira, Manuela Cavaco, Carlos Madureira, Eduardo Falcão e Nuno de Aguiar.Cada um destes fadistas interpretou e expressou à sua maneira as várias matises verbais e gestuais desta nobre arte de cantar e sentir o fado, mas sempre a um nível muito elevado.
Durante um breve intervalo regressámos ao ambiente caminhadeiro, para partir o bolo de aniversário do blog, tendo a caminhadeira Odete e este vosso servidor feito as honras da casa, soprando a vela e distribuindo pedaços do dito acompanhado de um copo de ginginha.
Antes de iniciada a 2ª parte do programa, fomos surpreendidos mais uma vez pelo Carlos Evangelista, através de uma atitude que demonstra bem a sensibilidade e a dedicação que ele e a Tina têem entregue à causa caminhadeira. Solicitou o Carlos para junto dele a presença dos 5 elementos do grupo aqui presentes (são 7, mas 2 não participaram no evento), que há 4 anos tiveram a feliz iniciativa de dar os primeiros passos nas caminhadas e em tudo o mais que complementou esta nossa inédita modalidade desportiva, social e cultural. Quis ele pessoalmente fazer a entrega a estes pioneiros, de uma compilação provisória de todo o conteúdo do blog, cujo resultado final será a breve prazo conhecido por todos.
Uma breve incursão fadista de um caminhadeiro desajeitado na arte de cantar o fado, interpretando um pseudo fado com letra de sua autoria a que deu o nome de ‘Guitarra Amante do Fado’, contribuíu para retribuir e agradecer ao seu jeito à Academia o excelente espectáculo aqui vivenciado. Por excessiva tolerancia e benevolência da assistência não foi apupado nem agredido como decerto merecia, mas sim em contrapartida acarinhado por todos.
Por tudo isto só posso terminar a reportagem com estas palavras:
‘O Fado é tudo o que eu digo
Mais o que eu não sei dizer’.
Foi assim com estes dois versos que o poeta Anibal Nazaré terminou a letra do fado: ‘Tudo isto é Fado’. E não é fácil encontrar em toda a vasta obra literária até hoje publicada sobre o tema, uma definição mais popular e simples acerca deste dolente e melancólico estilo musical português. Simples e popular como a noite do dia 25 de Novembro de 2011, aqui por nós partilhada e que certamente perdurará na nossa memória por muitos e longos anos.
Saudaçãoes fadistas e caminhadeiras,
Fortunato de Sousa
P.S. – A pedido de alguns amigos, aqui vos deixo os versos de:

‘Guitarra Amante do Fado’

Boa noite meus senhores
Profissionais e amadores
Da grande noite fadista
O que eu vos quero dizer
Não é difícil saber
Ajuda aí guitarrista

Após 4 anos passados
Decidimos vir aos fados
E aceitar a cortesia
Hoje aqui não faltou nada
Foi uma noite bem passada
Parabens à Academia

Esteve a guitarra e o fado
Conviveram lado a lado
Com a mochila e o bastão
Em perfeita sintonia
E numa grande harmonia
Como manda a tradição

E agora p’rá despedida
Desta noite bem vivida
Aqui vos deixo um recado
Podem crer tenho a certeza
Que a guitarra portuguesa
É a grande amante do fado

Fortunato de Sousa

3 comentários:

mreis disse...

Se não houvesse já um título registado com esse nome, esta teria sido a grande noite do fado.
Mas se foi grande por ter acabado às 2 da manhã foi curta porque passou depressa.
A elevada qualidade dos guitarristas e fadistas da Academia puseram a fasquia muito alta, como dizia um caminhadeiro fadista, mas o nosso Fortunato não nos deixou ficar mal embora se lhe tivesse notado uma certa tremideira na voz, devido ao peso da responsabilidade... Tive foi pena que outros caminhadeiros fadistas não lhe tivessem feito companhia, faltou lá a Nela Costa para puxar por eles (um abraço para ela, quando volta às lides?).

Abraços castiços
manel reis

Carlos Sales disse...

Pois é, já por várias vezes, foram os Caminhadeiros surpreendidos com alguns comentários do tipo, isto é soberbo, o problema é que não pode haver melhor.
Ora aí está, "NUNCA DIGAS NUNCA", como podemos constactar, há sempre algo escondido na manga.
Muitos Parabéns ao Fortunato Sousa e a todo o seu elenco do Fado, seus colegas Fadistas e a Elite de acompanhantes, Guitarras e Violas que como está dito na reportagem, era tudo gente de alta escola.
PARABÉNS AOS CAMINHADEIROS.
Carlos Sales

mreis disse...

Será que alguém da douta Academia vem a este blog? É que para além dos nomes mais ou menos sonantes que abrilhantaram a bela noite de fados e que o nosso repórter não deixou de registar, também gostaria de saber se há algum local da net onde esteja disponível a letra dos fados cantados, em especial aquela do "vai por mim que sou barbeiro".

Os meus agradecimentos antecipados

manuel reis