sexta-feira, 25 de novembro de 2011

6ª Caminhada 2011 / 2012 - Parque das Nações . 23 de Novembro

Albuns de Fotos
Data do Encontro: 23/11/2011
Local: Parque das Nações
Percurso: 13,200 kms; 2:30 Horas
Caminhantes: A. Henriques; Bernardino; F. Sousa; Vitor Gonçalves; Luis Fernandes; A. Pires; Gilberto; Manuel Pedro; Manuel Reis; Maria do Céu; Odete; Pedro Antunes; Dores Alves; Manuel Garcia;Luisa  Gonçalves; Carlos Sales; Carlos Evangelista; Carlos Penedo; Bina; João Duarte; Rogério Matias; Ilda Marques; O. Firme; Carmen Firme; Luisa Clemente; Luis Martins; Angelina Martins; A. Clemente; Bia; Antonio Palma.
Organizador: Manuel Reis
Almoço: Restaurante Outra Loiça
Próxima Caminhada: 07/12/2011 – (Organiza: Octávio Firme)
Fundo de Reserva: € 503,00
Reportagem:
Se na 1ª caminhada no Parque das Nações, há cerca de 2 anos, participaram 12 caminhadeiros, desta vez foram 30 os que alinharam à partida, com bom tempo e temperatura amena como se pode ver pela foto do grupo com equipamento primaveril.

Sem subidas nem descidas o pelotão lá se foi alongando com as lebres à frente e as tartarugas cá atrás, tal como na fábula do La Fontaine. Só que a moral da fábula aqui perde-se porque as lebres ganham sempre e as tartarugas vão-se dispersando em grupos cada vez mais pequenos, desta vez apanhei até grupos de um. Quanto a mim é pena porque por um lado não dá motivação aos mais atrasados para manter uma marcha regular reconhecidamente benéfica e por outro empobrece a componente de convívio que é apanágio destes caminhadeiros a fazer 4 aninhos.
O percurso ‘oficial’ decorreu entre a Urbanização Real Forte em Sacavém e a marina do Parque das Nações para a maior parte de nós mas, segundo me contaram, as lebres fizeram mais uns 700 metros e só pararam junto a uma roulotte onde alguns fizeram o break com sandes de coirato e outras coisas levezinhas.

Na marina ainda se deu um certo reagrupamento mas depois foi sempre a ’abrir’ até que à chegada o pelotão chegou novamente esfrangalhado, como se dizia no ciclismo.

Mas deixem-me saudar a 1ª vez do amigo Palma, o reencontro com a Bia da noturna da Galé desta vez à luz do dia, a presença do Dores Alves que veio mesmo adoentado e para quem vão os votos de melhoras rápidas da faringite, a lembrança do Sales de que foi neste percurso que fez a 1ª caminhada connosco, a 1ª vez do Balão a inscrever-se com rima em sextilha (acho eu!). E penitenciar-me de não vos ter transmitido in loco um abraço e votos de bom almoço que recebi do Gil Furtado e do José Teixeira. Deve ter sido do stress…

O almoço desta vez foi pré contratado e o Sales não teve que exercer o seu papel de árbitro. E se forem ver a reportagem da caminhada anterior aqui vão verificar que baixamos o preço do almoço o que nos tempos que correm não é coisa pouca.

Seguiu-se a visita ao Museu de Cerâmica de Sacavém, guiados pelo sr. Carlos Pinheiro que depois de uma passagem pelo centro de documentação nos brindou com uma exposição muito completa e colorida da história da antiga Fábrica de Loiça de Sacavém na presença da maqueta das instalações. Houve ainda tempo, embora pouco, para apreciarmos um painel de azulejos feito para o antigo Diário de Lisboa, dar uma vista de olhos pela exposição temporária ‘ A Geometria das Cores’ e até falar do famoso estilo ‘cavalinho’. Finalizamos a visita entrando no forno ‘inglês’ que foi resguardado para dar testemunho quer da tecnologia da época quer da extrema dureza do trabalho dos operários que nele operavam. Fica aqui o link do Museu para despertar o apetite para novas visitas (gratuitas para reformados).

E terminamos com o nosso cházinho da tradição, já com o fresquinho da noite, numa cafetaria das proximidades que mostrou não ter ‘loiça’ para tantos caminhadeiros.

E agora ‘partam a loiça toda’ com os vossos comentários.

Saudações Caminhadeiras,

Manuel Reis

4 comentários:

Fortunato de Sousa disse...

Ainda a digerir as emoções da excelente noite fadista,quero endereçar os parabens aos dois repórteres desta caminhada. O Manel pela parte da narrativa curta, mas fiel e bem temperada dos acontecimentos. O Luís Martins pelas extraordinárias imagens recolhidas durante o dia do evento. Isto é prova evidente que não pode o grupo todo caminhar ao mesmo ritmo. O importante é participar e chegar ao fim em boa forma física e psíquica. O resto é conversa, como se diz por aqui no meu Alentejo.
Saudações Caminhadeiras, já em passada preparatória para a jornada de Aveiras,
Fortunato de Sousa

Maria do Céu disse...

Os meus parabéns ao Luís pelas magnificas fotos desta caminhada.
Fico à espera das outras fotos dos fotógrafos de serviço.
Bjs Maria do Céu.

Maria Lucrecia disse...

olá amigos caminhadeiros,
Aqui estou de braços abertos a envolve-los num grande abraço. Porquê perguntarão?
1º porque sou assim mesmo!
2º Porque me fizeram sentir em casa no seio da familia.
Muito obrigada a todos e em particular ao meu amigo Carlos Penedo que me levou até vós.
Ainda no mesmo abraço despeço-me com um até breve...
Esta vossa alentejana/ribatejana e infiltrada "caminhadera".
Maria Lúcrecia, mais conhecida por Bia da Galé.

António Dores Alves disse...

Foi sem dúvida uma boa jornada caminhadeira que o Manel nos proporcionou. A organização e relato do mesmo foram inpecáveis e até o amigo Luis martins que já é muito bom nas suas fotos excedeu-se. Moral da história, estão tôdos de parabéns.