sexta-feira, 11 de novembro de 2011

5ª Caminhada 2011 / 2012 - Trilhos do Leitão . 9 de Novembro



Albuns de Fotos:
Data do Encontro: 09/11/2011
Local: Negrais - Trilhos do leitão
Percurso: 10, 100 kms; 02: 15 Horas
Caminhantes: A. Pires; A. Clemente; Luísa Clemente; Armando; Carlos Evangelista; Carlos Sales; Bina Sales; Chico Pires; Fortunato de Sousa; O. Firme; Carmen Firme; Luís Fernandes; Gilberto; Luís Martins; Angelina Martins; João Duarte; João Figueiredo; Manuel Flôxo; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Maria do Céu; Manuel Reis; Odete Vicente; Pedro Antunes; Rogério; Vitor Gonçalves; Luísa Gonçalves;
Organizadores: Fortunato de Sousa / Vitor Gonçalves
Almoço: O Caneira (Tel. 21.967.0905)
Próxima Caminhada: 23/11/2011 – (Organiza: Manuel Reis)
Fundo de Reserva: € 453,00
Reportagem:
Faça chuva Sol ou frio pouco interessa
Como eles não há igual
Uns caminham devagar outros depressa
Pelos campos de Portugal

Assim começa o ‘Hino dos Caminhadeiros’. E parece que o 1º verso desta simples quadra não agradou aos deuses que presidem aos fenómenos atmosféricos. Seja ele ‘Zeus’, Deus dos deuses na mitologia Grega, considerado na altura senhor do céu, Deus da chuva e ceifeiro das nuvens, que com a sua poderosa mão direita lançava chuva conforme a sua vontade e disposição. Ou mais recentemente no catolicismo em que S. Pedro, guardião das portas do céu também decidia a seu belo prazer quando, como e onde fazia caír chuva no planeta. Quiseram pôr-nos à prova ou testar a nossa capacidade de resistir às intempéries. Depois da resistência ao dilúvio 15 dias antes na serra do Socorro, esperava-se ontem outra valente chuvada para as bandas de Negrais . Afinal fomos protegidos pelos ditos deuses, pois durante o tempo que durou a caminhada, só chuveram meia dúzia de pingas de água, como que a comunicar que quem manda lá em cima é gente de outra dimensão. Enfim, para resumir toda esta complexidade nada melhor que ler os versos seguintes, fruto de um momento de inspiração filosófica de um poeta popular alentejano:

Desta máquina do mundo
Quem será o maquinista
E de onde parte o movimento
Que não alcança a tua vista

Quanto à caminhada, das 28 presenças confirmadas nos comentários da convocatória, só 27 compareceram à hora marcada. Quem falta, quem não falta, ora deixa lá ver? 4 aqui, 5 além, os do Ribatejo já chegaram, mais os da zona sul. É pá !!!! Não pode ser !!!! Quem falta é o Bernardino? Não acredito, o Bernardino só falta às extraordinárias e esta é uma caminhada ordinária disse um dos caminhadeiros. Ordinária só se fôr porque o Bernardino não apareceu, corrigiu outro. Até que afinal os manos Chico e António Pires lá argumentaram em defesa do ingrato faltoso. Disseram eles em defesa da sua honra, que traziam uma missiva do nosso amigo Bernardino, justificando a falta pela simples razão de que o leitão de Negrais nada tem a vêr em termos de qualidade com o pequeno suíno da bairrada, e quanto ao preço do dito cujo que por aqui se pratica nem era bom falar. No final do almoço todos questionaram a sanidade mental do caminhadeiro desertor, pois tanto a qualidade da iguaria como o preço final estavam perfeitamente equilibrados. Talvez seja porque o Benfica não ganhou em Braga, atirou um caminhadeiro sportinguista com ar de provocação, levando de imediato com um olhar fulminante do João Duarte, onde se lia que as contas com os lagartos só serão feitas no próximo dia 26 no estádio da Luz. Enfim, coisas de caminhadeiros, à guisa do nosso amigo Chico Pires.
Com Sol meio risonho meio envergonhado, lá percorremos os 10 kms com mais ou menos dificuldade. Aquela subida um tanto ou quanto pronunciada a meio da caminhada é que não foi encarada por todos da mesma maneira, mas os organizadores não enganaram ninguém. Sempre disseram que para cima era sempre a subir e à vinda para baixo era sempre a descer. Há que aprender com quem sabe.
O almoço, que foi o principal estímuo para esta grande adesão de caminhadeiros (excepto o Bernardino, que como é hábito anda sempre contra corrente) esteve de acordo com as expectativas. O ‘Caminhadeiro Mor’ Fortunato de Sousa teve oportunidade de anunciar aos presentes o programa previsto para a comemoração do nosso 4º aniversário a realizar na próxima caminhada.
Uma visita à ‘Casa da Cultura da Malveira’ para visitarmos o ‘Museu Popular Beaatriz Costa’ foi a componete cultural do dia. Curioso museu este, onde o recheio é constituído por alguns objectos pessoais, recordações de viagens, coleções de bonecos e burrinhos, assim como uma parte documental com fotografias, recortes de imprensa e um visualização em video. Uma exposição de pintura intitulada ‘Contemplações’ com autoria da pintora Paula Teresa completou a visita.
Desta vez o tradicional chá de final de dia foi tomado aqui nesta famosa vila saloia da Malveira, acompanhado como não poderia deixar de ser pelo doce tradicional da terra, as famosas trouxas de ovos.
Saudações Caminhadeiras,
Fortunato de Sousa

P.S. – O programa anunciado durante o almoço para celebração do nosso 4º aniversário sofreu pequenas alteraçãoes que irão ser comunicadas oportunamente via correio electrónico a todos os caminhadeiros.

3 comentários:

Gil A F Furtado disse...

Bela reportagem!

E a avaliar por ela, deve ter sido (foi!) uma bela jornada, o que me faz ficar ainda mais pesaroso por não ter podido participar!

Áh! Mas aqui fica já a minha inscrição para a próxima!

Saudações caminhadeiras do

Gil Furtado

Um PS especial para o companheiro caminhadeiro Carlos Sales: Que belas fotografias!

GF

Anónimo disse...

Amigos eu também tenho muita pena de não ter podido ir.
Grande abraço
Ilda

Fortunato de Sousa disse...

Bem vindo seja o Carlos Sales ao grupo dos repórteres fotográficos. É sempre um angulo diferente de captação de imagens e de ver o grupo. Agora que o nosso amigo Gil Furtado e o seu equipamento fotográfico deixaram de contribuir, havia que vir alguém para ocupar o seu lugar.
Mas não posso deixar de mencionar as excelentes imagens dos caracois capatadas pelo Luís Martins.
Parabens aos repórteres fotográficos e que apareçam mais para enriquecer os albuns.
Saudações caminhadeiras,
F. Sousa