segunda-feira, 21 de março de 2011

4ª Caminhada Extraordinária - Época 2010/2011 . Travessia da Ponte 25 de Abril . 20 de Março

Album de Fotos (G. Furtado)
Album de Fotos (M. Reis)
Album de Fotos (C. Sales)
Data da Encontro: 20/03/2011
Local: Lisboa – Travessia da Ponte 25 de Abril (MiniMaratona Vodafone)
Percurso: 08,500 Kms; 02:10 Horas
Caminhantes: Carlos Sales; Bina Sales; F. Sousa; Quinita Sousa; Gilberto; Teresa Santos; Gil Furtado; Ilda Poças; Manuel Flôxo; Maria Eduarda Ferreira; Manuel Reis; Helena Reis; Luís Fernandes; João Duarte; Teresa Palma; Odete Vicente; Vitor Gonçalves; Luísa Gonçalves; Mafalda Urbano.
Organizador: Luís Fernandes e Fortunato de Sousa
Almoço: Restaurante O Nortenho (Tel. 217.267.787) Preço: € 15,00
Próxima Caminhada: 23/03/2011 (Organiza: Bernardino / Carlos Sales)
Fundo de Reserva: € 605,50
Reportagem:
Entre os 36.000 participantes na travessia da Ponte 25 de Abril, encontravam-se 19 elementos do grupo ‘Os Caminhadeiros’. Uma gotinha de água num oceano, mas que deixou bem marcada a visibilidade do grupo, através dos ‘bonés verdes’ que durante o percurso serviram de elo unificador entre aquela enorme multidão.
Dizia um participante anónimo com toda a legitimidade: Se isto não é o povo, onde é que está o povo? E lia-se no rosto dos participantes uma enorme alegria, contrastante com o desânimo de que têem sido vítimas nos últimos tempos. Os causadores da crise não estão aqui, com receio dos 36.000 participantes ‘correrem com eles a ponte a pé, comentava outro com maior legitimidade ainda, aproveitando a versatilidade da lingua portuguesa.
E foi neste contagiante ambiente que grande parte dos elementos do grupo experimentaram pela 1ª vez o sabor de atravessar a ponte 25 de Abril a pé. Mesmo com vento muito moderado, impressiona a oscilação que se sente, quando paramos o andamento em cima do tabuleiro da ponte.
Completados os mais de 8 kms em 2 horas e 10 minutos, recebemos as medalhas e restantes prémios de participação com um sentimento forte de atletas realizados.
A viagem de comboio e metropolitano (gratuito para os participantes), trouxe-nos de regresso até Sete Rios, onde o almoço tomado a horas de lanche na esplanada do restaurante ‘O Nortenho’, anulou rapidamente as energias perdidas. A boa disposição reinante na ‘malta caminhadêra’ presente, culminada com uma taça de espumante para brindar o nascimento de mais um neto da Teresa e do Gilberto e por eles oferecida, concluíu mais uma jornada caminhante.
Saudações Caminhadeiras,
Fortunato de Sousa

P.S. – A falta de comparência de alguns elementos do grupo que estavam inscritos, foram atempada e devidamente justificadas.
Um abraço especial de solidariedade de todo o grupo ‘Os Caminhadeiros’ para a Lina Fernandes, pelas razões que impediram a sua possibilidade e vontade de participar neste evento.

2 comentários:

mreis disse...

Não vem a propósito desta travessia mas para que conste lembrei-me de mais uns episódios da ida a Caminha.
Um é o do famoso(?) 'pato à Pires' que ficou combinado para degustarmos na ultima caminhada da época e tirar as dúvidas sobre a qualidade da iguaria.
Outro é a fórmula dos graus Centrígados/Fahrenheit que para alguns estava esquecida:°C = (°F - 32)/1,8.
A propósito disso, também o nome de um filme relacionado suscitou dúvidas. Afinal era Fahrenheit 451:
http://www.adorocinema.com/filmes/fahrenheit-451/

Sempre a aprender, até de caminheta.

lina fernandes disse...

A todos os caminhadeiros,um grande abraço pelo carinho e amizade que demonstraram,numa altura para mim tão difícil.
Muito, muito obrigada.
Lina Fernandes