segunda-feira, 28 de março de 2011

11ª Caminhada - Seixal . Benfica Campus - 23 de Março



Album de Fotos (Gil Furtado)
Album de Fotos (Luís Martins)
Album de Fotos (C. Evangelista)
Album de Fotos (M. Reis)
Album de Fotos (A. Lourenço)
Album de Fotos (C. Sales)
Data da Caminhada: 23/03/2011
Local: Seixal (Benfica Campus)
Percurso: 11,000 Kms / 02:15 Horas
Caminhantes: António Bernardino; António Clemente; António Henriques; António Pires; Armando Lourenço; Bina Sales; Carlos Evangelista; Carlos Penedo; Carlos Sales; Carmen Firme; Fortunato de Sousa; Gil Furtado; Gilberto Santos; Luís Martins; Luísa Clemente; Manuel Floxo; Manuel Grilo; Manuel Reis; Octávio Firme; Rogério; Vitor Gonçalves.
Organizadores: António Bernardino e Carlos Sales
Almoço: Os Antónios (Charneca da Caparica) Preço: € 20,00
Próxima Caminhada: 06/04/2011 (Organiza o Fortunato de Sousa)
Fundo de Reserva: € 650,50
Reportagem:
Recordando uma caminhada efectuada neste mesmo local à cerca de 2 anos, é claro que o facto de serem terrenos, já pelos Caminhadeiros desbravados, não se esperavam dificuldades de maior.
Percurso de excelente paisagem com início no parque de estacionamento duma superfície comercial, o Supermercado E.LECLERC, junto da baía do Rio Tejo no espaço entre o Seixal, Arrentela e Amora.
Tinha sido previsto pelos organizadores que o encontro deveria ser aprazado, de forma a terminarmos a caminhada cedo, dado que o almoço se iria realizar algo longe deste local e então foi marcada a concentração de forma a que a partida se desse às 09H30. Claro que como em quase tudo, o hábito faz o monge, e como as horas normais das partidas para as caminhadas são as 10H00M, então tivemos a pronta colaboração dos Caminhdeiros, Vitor Gonçalves, Carlos Penedo, Manuel Floxo e Manuel Reis, que chegaram já com o sol bem alto e quando os relógios já marcavam dois minutos para além das 10H00M.
Foi dada a partida ao som de uma Gaita de Foles, que um artista de rua tocava à beira da Baía, e já com dez minutos para além das dez horas.
Quanto ao Rio Tejo, onde nasce, por onde passa, o espaço que percorre, o facto de ser o maior rio da Peninsula Ibérica, desaguar no maior estuário da Europa Ocidental, para não ser repetitivo, informo que todos esses dados se encontram na reportagem da 11ª Caminhada da época 2008/2009, realizada neste local.
Quanto à fauna desta região, tivemos a oportunidade de ver alguns pescadores na azáfama do arrasto para a apanha da famosa e muito apreciada ‘lambujinha’.
A bacia hidográfica do estuario do Tejo foi no passado e continua a ser um polo de desenvolvimento económico muito importante para as povoações que a circundam.
Foi neste ambiente que o grupo percorreu os 11 Kms em 02H15M, sob a batuta e liderança do Bernardino e o Carro Vassoura com o controlo do Sales.
Pelo ocorrido na anterior caminhada realizada neste local, tentou a organização, que desta vez não houvessem quaisquer reclamações relativamente ao repasto, e o facto é que não se ouviu nada a esse respeito, mas creio que foi só a simpatia e a boa vontade dos Caminhadeiros para com os organizadores.
Como co-organizador e sem conversar com o Bernardino sobre este assunto, eu creio que, apesar do Restaurante “Os Antónios” ser do conhecimento de quase todos os Caminhadeiros, o serviço que nos foi prestado e a própria ementa, não estiveram em fase com o valor que nos foi cobrado, pois todos se decidiram por comer a feijoada, que não era especial nem farta.
A parte cultural resumiu-se a uma passeata, tipo mini-caminhada, ao longo do paredão das praias da Costa da Caparica, afim de apreciarmos as benfeitorias e a homogeneidade dos estabelecimentos de restauração neste espaço.
O tradicional chá da tarde para uns e outras opções líquidas para outros, foi a escolha recair na TASCA DO LEANDRO, onde já tinhamos o grupo reduzido a 18 Caminhadeiros, pois tivemos três abandonos.
Antes de nos despedirmos, gostariamos de vos presentear com o que está nas vidraças do restaurante, em estilo de mensagem ou quase como uma ementa e anúncio, daquilo que poderá estar disponível para todos os clientes:
Na TASCA do LEANDRO, come-se do marisco ao petisco. Há maresia e alegria. Há verde e há branco. Há chocolate no gelado. Há danças ao luar e música até cansar. Do branco ao tinto, do tinto ao verde, da salada ao camarão, do peixe fresco ao pão. Da Costa à Fonte da Telha é na Tasca do Leandro que se enrola o pé na areia. A cerveja é fresquinha e a caipirinha geladinha. Do castanho ao chocolate, da baunilha à tarte, do amarelo do dia ao orvalho da maresia, na TASCA do LEANDRO há luz e alegria.

Saudações e Cumprimentos Caminhadeiros,

António Bernardino e Carlos Sales

3 comentários:

Ahenriques disse...

Que pena o mestre Sales e o grande Bernardino não terem agendado uma visita cultural à famosa Lambujinha só assim a poesia do Leandro ficaria completa.


Um abraço
Ahenriques

Fortunato de Sousa disse...

Quero aqui e agora deixar uma palavra de reconhecimento aos organizadores. Tudo esteve de acordo com as expectativas e mais uma vez as reportagens narradas e fotografadas refletem o que por lá se passou.
Faltou apenas mencionar, que o Luís Fernandes foi substituído nas suas funções de 'director financeiro', pelo organizador Carlos Sales. Nota-se que há aqui também qualidades natas para esta difícil função e traquejo mais que suficiente para ser o braço direito do Fernandes.
Agora venha Nisa lá para o dia 6 de Abril.
Fortunato de Sousa

mreis disse...

Bem, já que o repórter fala um bocadinho mal do almoço e parte cultural, vejo-me forçado a complementar a minha reportagem fotográfica com a minha opinião favorável sobre a feijoada e afins e o quão agradável foi aquela caminhada extra de 4,5km ao longo do paredão da Costa, que alguns não conheciam renovado e que serviu até para 'desmoer' o peso do almoço.
E que bonito foi ver o Bernardino, qual treinador de juvenis, preocupado que nenhuma ovelha (salvo seja!) se tresmalhasse e o horário cumprido.
Assim que me lembre a única coisa que falhou na caminhada, e que até contradiz o seu título, foi a não passagem pelo Campus do glorioso, segundo percebi para evitar desacatos tipo auto-estrada...mas não havia nexexidade.
Ao Sales como vice CFO ainda se notou a verdura (lagarto, lagarto) da falta do uplift, mas com o regresso, que espero breve, do Luís ele lá chegará.
E até Nisa!

mreis