quarta-feira, 22 de setembro de 2010

1ª Caminhada - Época 2010 / 2011 - Graça do Divor 15 de Setembro


Album de fotos (Manuel Reis)
Album de fotos (Carlos Penedo)
Album de fotos (Fortunato de Sousa)
Data do Encontro: 15/09/2010
Local: Graça do Divor
Percurso: 13 Kms ; 02H30M

Caminhantes: A. Pires, Armando, Bernardino, Carlos Penedo, Carlos Sales, Chico Pires, F. Sousa, Gil Furtado, Luís Fernandes, João Duarte, João Figueiredo,Manuel Reis, Odete.
Organizador: Fortunato de Sousa
Almoço: Restaurante "O Divor" (Tel; 266 967 165); Preço: € 20,00.
Próxima Caminhada: 29/09/2010. (Organiza; Armando Lourenço).
Fundo de Reserva: € 377,50.
Reportagem: Ao iniciar esta reportagem, sinto necessidade de fazer uma breve introdução, a qual se prende com dois assuntos, um é uma mera informação e o outro uma correcção.
A informação é sobre o autor desta reportagem, pois o organizador entendeu que eu seria a pessoa indicada para ser o responsável pela elaboração da mesma. Enganou-se redondamente, pois estou a escrever estas linhas com quase uma semana de atraso. É imperdoável, mas espero que me desculpem por isto.
A correcção, caso eu não tenha falhado na análise, prende-se com o número desta caminhada em termos ordinais. Dado que na reportagem da Caminhada do ano passado, referido que era o 3º ano em que a 1ª Caminhada era efectuada neste local, no entanto, constatei que a 1ª Caminhada de 2007 foi no dia 17/10/2007 no Carvalhal, a 1ª Caminhada de 2008 foi a 1ª na Graça do Divor em 10/09/2008, a 1ª Caminhada de 2009 em 09/09/2009 foi a 2ª na Graça do Divor e para iniciarmos mais uma Época Caminhadeira, fizemos no dia 15/09/2010, a nossa 3ª (terceira) Caminhada na Graça do Divor, ainda com mais propriedade, no extinto Ramal de Mora da CP, mas sem as ferrovias.
Apresentaram-se 13 (treze) Caminhadeiros à hora marcada, para darem o seu melhor neste primeiro esforço, após as férias, mas muito mal apresentados, ou seja, muito mal equipados, pois preparem-se porque o nosso director financeiro está com intenções de criar uma forma de combater as parcas receitas do grupo, com a aplicação de coimas aos Caminhadeiros que não se apresentem com os equipamentos do Grupo dos Caminhadeiros. A justificação é que desta forma não valerá a pena criarem-se despesas e não se tornar visível o fruto desse investimento.
Relativamente a este assunto, espero que o mesmo seja abordado e tratado na próxima Caminhada.
A Caminhada foi feita com o mesmo percurso do ano passado, ou seja, em direcção a Arraiolos e com a tentativa de ver se conseguíamos chegar à estação/apeadeiro de Arraiolos, mas após atingirmos a metade do percurso e ainda a faltar cerca de 1,5 Kms para a estação, foi decisão unanime, voltarmos ao ponto de partida, que é dizer, ao local do Restaurante o Divor.
Ao longo desta bela planície alentejana, onde foi possível ver coelhos correndo no se habitat e o que para mim foi situação inédita, ver um coelho sentado à entrada de um buraco, também designado como toca ou lura, esperando que lhe tirassem algumas fotografias. Vamos ter que criar um departamento de formação global, pois até os pobres dos coelhos choraram quando ouviram alguns Caminhadeiros dizerem, alto e a bom som, olha ali uma lebre! Eu senti a dor dos coelhos.
Chegados ao local da partida, tivemos algumas acções de higiene e limpeza e lá fomos nós, ter com o Sr. João, afim de nos presentear com o seu belo Cozido de Grão.
Sobre o repasto não faço comentários, mas não vou repetir as palavras que constam na Caminhada do ano passado, em que é dito para irem ver os comentários dos anos anteriores, pois eu direi mais, se querem saber como é, vão até lá.
A parte cultural foi sem dúvida deliciante a começar pelas designações, pois tive o cuidado de ver se não trocava as letras.
Ao ouvir e ao dizer Cromeleque dos Almendres, pensava se estariamos, ou não, a ofender alguém.
Fomos visitar um local designado como o Recinto Megalítico dos Almendres que na versão popular é o Alto das Pedras Talhas.
Gostaria de vos dar a conhecer o significado da disposição das pedras a sua posição e algumas legendas que se vislumbram.
Creio que a pessoa que deveria estar no local para nos dar algumas informações, estava de folga ou de baixa e, neste caso, espero que alguém nos passe a informação sobre onde poderemos fazer alguma pesquisa.
No regresso fomos em busca do tradicional chá das horas boas e demos com o Café Europa 4 em Montemor o Novo, onde o chá de tília para onze Caminhadeiros, foi servido em dois jarros metálicos, com quantidade de água suficiente, mas um tinha quatro saquetas e o outro, talvez por questões económicas, tinha apena três.
Terminado o chá, lá fomos calmamente até às viaturas e cada qual de regresso ao lar.
Saudações Caminhadeiras
Carlos Sales (por Fortunato de Sousa)

3 comentários:

Vit.Gonçalves disse...

Boa tarde caminhadeiros,
Acabadinho de chegar da Terra Santa, de banhar-me no Mar Morto e de ter visitado Petra, li a reportagem do Sales ????, e resolvi postar este comentário sobre a caminhada do Divor. A minha opinião é que em 2011 não façamos o percurso da via ferrea, pois temos que sair das repetições, por mais emblemáticas que sejam. Vamos convencer os coelhos, lebres e outros animais avistados a entrar para os Caminhadeiros para que nos acompanhem noutras caminhadas e voltemos a Graça do Divor só para almoçar.
Um abraço.
VG

Fortunato de Sousa disse...

Primeiro que tudo, quero agradecer aos meus amigos caminhadeiros Luís Fernandes e Carlos Sales pelo excelente contributo que deram à 1º reportagfem da nova época. Era da minha responsabilidade esta tarefa, mas em boa hora lhes pedi ajuda, pois melhor eu não faria certamente.
De qualquer modo, uma pequena achega ao comportamento do coelho que esperou por nós até lhe tirarem várias fotografias. A maior parte do pessoal não reparou, mas o coelho era surdo de todo (o tamanho das orelhas neste caso já não conta)e já não via quase nada. Daí a razão porque ele recolheu à toca só quando dispararam os flaxes das máquinas fotográficas.
Esta foi realmente a 4ª caminhada no divor, mas eu mencionei a 3ª só para ver quem estava atento à jogada.
A reportagem está perfeita, tanto na componente prosaica como fotográfica.
Os meus parabens a todos e até 4ª em Valada sob a batuta do nosso amigo Armando.
Fortunato de Sousa

CHICO PIRES disse...

Olá pessoal!

Começo por acusar a oportuna(e justa), observação do Sales no que toca à ausência de comentários à primeira jornada da época. Como estou seguro de que não foi a qualidade da mesma, nem da respectiva reportagem, concluí que as férias deixaram o pessoal algo lazeirento. Por isso, toca a arrebitar que há muito caminho para andar.Assim me justifico também pelo meu descuido.
Um abraço.
Do Chico.