quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

11ª. caminhada - Época 2009 / 2010 - Carrasqueira/Comporta - 10 de Fevereiro



Album de Fotografias (legendado)

Data da Encontro: 10/02/2010
Local: Carrasqueira - Comporta
Percurso: 12,400 Kms; 02:20 Horas

Caminhantes: A. Henriques; A. Pires; A.F.Bernardino; Carlos Sales; Chico Pires; Dores Alves; F. Sousa; Gil Furtado; Gilberto Santos; Luís Fernandes; Manuel Reis; M. Flôxo; Odete Vicente; Vitor Gonçalves; Carlos Evangelista; Carlos Penedo.
Organizador: Manuel Reis
Almoço: Restaurante: Rola (Tel. 265.497.003) Preço: € 20,00
Próxima Caminhada: 24/02/2010 (Organiza: António Pires/ Bernardino)
Fundo de Reserva: € 709,50
Reportagem:
Este ano o S.Pedro não está com os Caminhadeiros. Das ultimas 5 caminhadas, Alcochete, Trafaria, Almeirim, Monsanto e Comporta, só na de Lisboa apanhamos tempo seco.
Nesta da Comporta, apareceram 16 valentes caminhadeiros, prontos a arrostar com a chuva, o vento, a intempérie ou como diria o Guilherme Xeique Espiar 'homens (e mulher) para todas as estações'. Não quero deixar de dar as boas vindas ao Carlos Penedo que se nos juntou pela 1ª vez e que parece ter ficado cliente para além de ter mostrado boa forma física e estar recomposto da revisão dos 65.
Visto o lado bom da cena, foi uma boa oportunidade para os caminhadeiros equipados com Goretex testarem a impermeabilidade das botas e para os outros aprenderem a levar uma muda de roupa e calçado. Sempre a aprender!
Partida da Carrasqueira em direcção à Comporta, e primeira paragem junto à casa de turismo rural 'A Cabana do Pai do Tomás' para foto de grupo e discussão do dilema: vamos pela areia ou pelo alcatrão. Não chegamos a ir a votos porque alguém disse que se aquilo fosse uma democracia ainda elegíamos o sócrates para organizador das caminhadas.
E lá fomos pelo pinhal e pela areia ( a maioria, porque 1 desistiu e 2 optaram pelo alcatrão). Mas o terreno era difícil e o grupo foi-se alongando. Numa das vezes em que o organizador veio atrás para contar as cabeças, os da frente tomaram o freio nos dentes e ao contrário do planeado, acabamos por ir parar ao alcatrão.
Na Comporta fez-se a paragem de meio de caminhada para água e tablettes. As cegonhas saudaram-nos com o seu característico bater de bico e lá seguimos pelo 'combro' a caminho da Carrasqueira de novo. A chuva abrandou e esta 2ª parte foi mais amena, sem areia e sem subidas. Mais uma vez o grupo avançado 'escolheu' um caminho não previsto e lá acabamos outra vez no alcatrão.
Penso que posso dizer que é uma caminhada para tornar a fazer com tempo mais ameno de modo a desfrutar da paisagem dos arrozais, com Setúbal e a Reserva Natural do Estuário do Sado em fundo.
O almoço foi no restaurante Rola da Carrasqueira e se não tem havido umas rodelas de chouriço e uns queijinhos como entrada seria todo à base de produtos do mar: salada de polvo, chocos de coentrada e massinhas de cherne. Tirando um leão em lugar de destaque que o sempre atento Bernardino não deixou passar em claro, parece que não houve reclamações de maior e ouvi dizer que nem os restos se safaram...
O Luís, como de costume, aproveitou para desviar mais uma data de massa para o fundo de maneio.
A parte cultural, programada para uma área coberta, foi mais uma vez vitivinicola, desta vez na adega da Herdade da Comporta, onde o sr. Tito nos guiou numa visita virtual às vinhas e aos vinhos desta herdade da região de Terras do Sado. No final até houve fila para comprar vinho, com realce para os modernos garrafões de 5 litros agora chamados pomposamente de 'bag in box'.
O chá das 5 foi no Clube Recreativo da Herdade da Comporta e já de faróis acesos regressamos a penates, este que s'assina ao volante de um audi a4, automático, de 130 cavalos gentilmente cedido para o efeito pelo famoso sr. Vítor de Montemor.

Saudações Caminhadeiras,

Manuel Reis

4 comentários:

Luis Fernandes disse...

Acho que muitos erraram na profissão, agora demonstrada por estes belos artigo escritos pelos nossos caminhadeiros.
Bela reportagem, Manel.
Aproveito para pedir a vossa opinião acerca do "new look" da galeria.

LF

Fortunato de Sousa disse...

É da mais elementar justiça prestar aqui e agora, os meus mais respeitosos elogios ao excelente trabalho de composição de imagem gráfica no nosso blog, efectuado pelo Luís Fernandes. Se a galeria de notáveis já estava óptima, agora com as duas filas de caminhadeiros a desfilar em sentido oposto, penso que pouco ou nada mais se poderá acrescentar.
Quanto à reportagem da última caminhada, os meus parabens ao 'Manel' pela excelente narrativa e pela rápida elaboração da mesma.
Aproveito para vos revelar que fui apanhado com a boca na botija, no que respeita à contabilização do fundo de maneio. Um caminhadeiro com perfil de fiscalizador, chegou à conclusão que embora se vivam momentos difíceis em termos de finanças, nunca poderia passar em claro um fundo de maneio inferior ao da reportagem anterior. Ainda por cima faltava adicionar o guito que o Fernandes conseguiu recolher desta vez.
Para vigarisses já bastam as do, ai, ai, ai, ai... não posso dizer.
Cumprimentos em passada falsa,
Fortunato de Sousa

Vit.Gonçalves disse...

Cada narrador melhor que o anterior...
Saúda-se o Luís Fernandes pelo nova apresentação do blog.
Saudações caminhadeiras.
VG

António Dores Alves disse...

Afinal o Manel Reis teve mesmo bom comportamento. Nem o S. Pedro conseguiu ofuscar a caminhada e o almoço. Muitos Parabéns.
O Luis Fernandes depois de ter ido ao Mónaco enfileirou-nos para cá e para lá para não dar choque. Bem metido.
Cumprimentos caminhadeiros.
António Dores Alves