quarta-feira, 4 de novembro de 2009

5ª Caminhada 2009/2010 - 4/11/09 Complexo Mineiro do Lousal



Data da Encontro: 04/11/2009 Local: Complexo Mineiro do Lousal
Percurso: 12,000 Kms; 02:20Horas
Caminhantes: A. Pires, A.Bernardino; A. Dores Alves; Odete Vicente; M. Floxo; F. Sousa, Gil Furtado, Carlos Sales; F. Pires; Luís Fernandes; A. Henriques; Manuel Reis; Vitor Gonçalves; Pedro Albuquerque; Luisa Gonçalves e Armando Rodrigues.
Organizador: Vítor Gonçalves.
Almoço: Restaurante ‘Armazem Central’ (Tel. 269.508.400) Preço: € 30,00
Próxima Caminhada: 18/11/2009 (Organiza: Gil Furtado)
Fundo de Reserva: € 391,00
Reportagem: Depois de muito tráfego até à Ponte Vasco da Gama e alguns quilómetros de boa estrada, encontrámo-nos conforme combinado no Lousal. Com a ajuda do Sr. Manuel João, antigo mineiro, começámos a caminhada que durante 2 horas nos levou através da bela paisagem alentejana. Alguns Caminhadeiros do núcleo duro do grupo não poderam desta vez estar presentes por razões devidamente justificadas, mas em compensação tivemos pela 1ª vez connosco a presença do Armando Rodrigues e do Pedro Albuquerque. Fica o convite para comparecerem mais vezes a estas aventuras.
Às 13h30m passámos à 2ª tarefa do dia: ALMOÇO. Este, servido no Armazem Central, local muito aprazível tanto pela decoração como pelo sabor das entradas tipicas alentejanas que nos foram servindo até aos pratos principais: Jantarinho de Grão e os Miolos Fingidos (migas). Enquanto decorria o repasto ouvimos com atenção e prazer (todos ou talvez não) os Srs. António Angélica, António Claudino e Silvestre, antigos mineiros e agora 'cantadeiros' que nos brindaram com as suas belas vozes, interpretando modas e cantigas alentejanas. Acabadas as iguarias, ouviram-se ainda mais alto outras vozes, desta vez de alguns voluntariosos caminhadeiros/as que quiseram colaborar na festa e serem os principais intérpretes. Às desculpas de alguns caminhadeiros pela falta de qualidade e ritmo nas entoações, comentava com toda a calma e sabedoria o mestre António Angélica com ar de senador: 'Mais vale cantar mal que chorar bem'.
No ambito da habitual “visita cultural” visitámos o Museu Mineiro, situado no local onde funcionaram as minas. Aqui pudemos observar muita da maquinaria e utensílios utilisados na exploração das minas ao longo de todo o seu periodo de actividade.
O Chá foi tomado em Vale da Eira perto do Lousal, em casa do caminhadeiro Armando Rodrigues, mais própriamente no terraço junto à piscina onde ninguém se atreveu a mergulhar.
Regressámos a casa com a ideia de “dever cumprido”, pois este dia será concerteza recordado com prazer.

Um abraço especial para o M.Pedro e para o Gilberto.

Saudações Caminhadeiras,

Vítor Gonçalves.

4 comentários:

Gil A F Furtado disse...

Serve este "comentário" para expressar o meu agrado pela prontidão e a qualidade com que, quinzena após quinzena, surgem as reportagens, tanto a escrita como as fotográficas.
A aposentação estimula a criatividade ou o talento já vem de longe?
Saudações caminhadeiras e até à próxima.

A.Dores Alves disse...

Concordo completamente com o comentário do caminhadeiro Gil. Neste caso foi possível juntar o rápido e bem. A propósito, o amigo Gil tambem merece palmas por tudo o que tem feito, e vai fazer, para nos instruir nestas andanças.
Um abraço do caminhadeiro,
António Dores Alves

mreis disse...

Por falar em reportagens, oh Luis ainda tens o papel com o croqui da caminhada? Com a tua queda para as tecnologias de ponta podias scaná-lo e pôr aqui para podermos repetir a caminhada ou servir a algum visitante do blog que nos queira seguir as pégadas.

Fortunato de Sousa disse...

Venho só reforçar o comentário do Dores Alves, e que se relaciona com o forte contributo que o nosso amigo e Caminhadeiro Gil Furtado veio trazer ao grupo (não menospresando o contributo de todos os caminhadeiros, sem excepção). O recolha literária de todos os locais que visitamos é um trabalho precioso. Em princípio todos sabemos onde o podemos encontrar, mas a 'papinha toda feita' é muito melhor.
Isto também serve para que o Gil se esmere na organização da próxima aventura. É como se diz, 'passar a mão pelo pelo'.

Cumprimentos, F. Sousa