sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

7ª Caminhada Época 2008/2009 - Mora 03 de Dezembro



Data da Caminhada: 03/12/2008
Local: Mora
Percurso: 6 Kms / 02:00 Horas
Caminhantes: António Bernardino; António Pires; Chico Pires; Fernando Guerreiro; Fortunato de Sousa; Gilberto Santos; Luís Fernandes; João Figueiredo; Maria do Céu Pedro; Manuel Pedro; Manuel Reis; Odete Vicente; Vitor Gonçalves.
Guias: Custódia Casanova; António Luís.
Organizador: Manuel Pedro
Almoço: Restaurante Solar dos Lilases (Telef. 266.403.315) Preço: € 30,00
Próxima Caminhada: 14/01/2009 (Organiza o Manuel Reis)
Fundo de Reserva: € 110,00
Reportagem:
A última caminhada do ano de 2008 teve lugar na bonita vila de Pavia, concelho de Mora, tendo a parceria Manuel Pedro, Vitor Gonçalves e Ana Pires funcionado em pleno no planeamento da 7ª caminhada da época. A chegada tardia a Mora de alguns Caminhadeiros, que provocou um pequeno atrazo na partida do percurso, foi sobejamente compensada com tudo o que veio a seguir.
A presença dos Guias António Luís e da Custódia Casanova foram uma mais valia importante junto do grupo. Não apenas pelo conhecimento que têem da região, mas também pelo empenho que demonstraram em nos transmitir estes mesmos valores da cultura local. Toda a área geográfica envolvente ao percurso tinha caracteríssticas diferentes do Alentejo a que estamos habituados a ver. A confluência de duas ribeiras (Tera e do Freixo) com os moinhos de água ao longo do percurso, o terreno maioritariamente recheado de grandes rochas graniticas com monumentos da era neolítica e uma florestação abundante, foi de certo uma surpresa agradável para a maioria do grupo caminhante. Deste modo mais uma vez se confirma, que as caminhadas, para além das vantagens que trazem na componente física, têem outra tão ou mais importante que é o conhecimento detalhado de cada região que visitamos.
Já perto das duas da tarde regressamos a Mora onde no ‘Solar dos Lilases’ a Ana e o Jaime nos esperavam. Se o desgaste provocado pelas duas horas de caminhada em ambiente saudável e despoluído nos abriu o apetite, o almoço que nos esperava servido na ‘Sala Quatro Estações’, rápidamente repôs as energias até então dispendidas. Para partilharem connosco as sopas de legumes com peixe, de cação, feijoada de lebre e migas de espargos com carne do alguidar, tivemos o previlégio da companhia dos anfitriões e da famosa artista do Teatro português Maria Dulce (amiga da Ana e do Jaime). Isto permitiu uma enriquecida e animada tertúlia com os intervenientes do costume a assumirem protagonismo. Após o café e digestivos (entre os quais uma deliciosa Genebra oferecida pela Maria doCéu), ouvimos do Manuel Pedro uma sintetizada, mas explícita apresentação do que poderá vir a ser a última caminhada da época 2008/2009. Para já o pessoal presente inclinou-se mais para a hipótese Bulgária, no entanto, iremos receber da parte dele via ‘email’ um inquérito, que sustentará a decisão colectiva do grupo. Claro que este prolongamento do almoço, provocou o adiamento da planeada visita ao Fluviário, mas foi compensada com a degustação de um soberbo chá de Doce Lima acompanhado por doces artesanais preparados pela Ana. Ao som de cantigas tradicionais do Alentejo entoadas por algumas gargantas bem afinadas, findamos mais uma extraordínaria etapa caminhadeira.
Ficou agendada para mais ou menos daqui a um ano a realização de uma nova caminhada em Mora. O concelho tem todas as condições reunidas (terrenos propícios, motivações culturais, gastronomia, etc,,,) para efectuar eventos desta natureza, mas falta o mais importante: A marcação com a apropriada sinalética dos possíveis percursos pedestres, por parte da autarquia local. Com esta lacuna preenchida e a divulgação dos mesmos através dos canais apropriados, muito teriam a ganhar os agentes de turismo local. Deixamos ao Jaime e ao António Luís a incumbência de fazer chegar esta sugestão ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Mora.

Cumprimentos Caminhadeiros,

Fortunato de Sousa

4 comentários:

Maria disse...

Caros amigos caminhadeiros:gostei de vos rever nas fotos da vossa/nossa caminhada!
Pelos vistos depois de eu sair ainda cantaram algumas "modas" Alentejanas... tive pena de não estar, pois se há coisas de que gosto imenso é de cantar!!! Terá de ficar para a próxima...
Pareceu-me um grupo descontraído e alegre, pois que assim continuem!Boas caminhadas, com saúde e alegria!
Se andarem por estas bandas, digam qualquer coisa...
Boas Festas e um abraço da Custódia Casanova

mreis disse...

Com o atraso devido pela época de feriados (são muitos!) aqui ficam mais umas fotos da caminhada de Mora. Como vi lá mais maquinas espero que ainda apareçam mais umas quantas...
E apesar da proxima caminhada ser só em Janeiro, não deixem de fazer uns centimetros todos os dias.

http://picasaweb.google.pt/manuel.alexandre.reis/CaminhadeirosMoraPavia031208?authkey=eLuw5V0KBIg#

mreis disse...

Estava eu a navegar na net, encontrei este site com umas indicações simples e uteis para esta actividade de caminhadeiro.

http://www.sal.pt/m1_agenda_passeios/pp_z_equipamento.htm#calçado

Não sei se o Balão consegue pôr isto mais visivel...

Vit.Gonçalves disse...

Estava a ler os comentários do M.Reis e a pensar que na próxima convocatória será feito um"link" para o site indicado.
Aproveito para deixar expresso o meu agrado pelo excelente dia que passámos e agradecer à Ana e ao Jaime Pires o modo como nos receberam e desejar-lhes as melhores felicidades.
Tenho pena que a Custódia não tenha ficado mais tempo para que as cantigas tivessem mais uma voz alentejana e feminina.
Um abraço caminhadeiro e Boas Festas.