sábado, 9 de fevereiro de 2019

* * * * * * * *10ª Caminhada da Época 2018 / 2019* * * * * * * * ______A Chocalhar por Alcáçovas . Dia 6 de Fevereiro______




Álbuns de Fotografias
Céu Fialho
Raul Almeida
Luis Martins
Dores Alves
Luz Fialho
Acilina Couto
Data do Encontro: 6 Fevereiro 2019
Local: Alcáçovas
Percurso: Da vila ao Convento e volta
Distância: 10 kms
Caminhantes: (43) Acilina Caneco; Ana Bela Fernandes; Ana Cristina Umbelino; Angelina Martins; António Bernardino;  António Clemente; António Palma; Carlos Penedo;  Carmen Firme; Céu Esteves; Céu Fialho; Cidália Marta; Clara Maia; Dores Alves; Estela Garcia; Fortunato Sousa; Gilberto Santos; Graça Sena; João Duarte; João Mendes; Júlia Costa; Leonardo Fernandes; Lina Fernandes; Luís Fernandes; Luís Martins; Luísa Clemente; Luísa Gonçalves; Manuel Barbosa; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Manuel Reis; Margarida Galvão; Margarida Lopes; Maria da Luz Fialho;  Octávio Firme; Odete Vicente;  Quinita Sousa; Raul Almeida; Rogério Matias; Socorro Bernardino; Teresa Palma Duarte; Teresa Viras; Vítor Gonçalves.
Não caminhantes: (2) Helena Meleiro e Virgílio Vargas.
Organizadores: Virgílio Vargas e Céu Fialho
Almoço: Restaurante das Piscinas, Alcáçovas
Próxima caminhada: 20 Fevereiro 2019 (organiza: Rogério Matias)
Reportagem:
Reunidas as hostes à hora combinada, tirou-se a fotografia da praxe, desta vez à frente do coreto do jardim público, e pusemo-nos a andar.
A acompanhar-nos estava o sr. João Mendes, do Projecto Alcáçovas Outdoor Trails, que iria ser o nosso guia. (Convém referir que, no fim de semana anterior, este grupo tinha promovido uma operação de limpeza no percurso que iríamos fazer).
Na quase primeira curva do percurso, já nos esperava uma surpresa – a D. Maria Rosa, residente em Alcáçovas e amiga da Margarida Galvão, sabendo que iríamos passar, saíu-nos ao caminho com um cesto de laranjas. Inquirida sobre o preço, respondeu simpaticamente que “em Alcáçovas é tudo de graça”. E assim se serviram os Caminhadeiros, agradecendo tanta gentileza.
O caminho fez-se bem, mas infelizmente a tal subida prolongada (que não muito inclinada) apresentou-se no fim da primeira metade do caminho, quando já toda a gente só pensava na merenda. Pelo que, quando parámos na Ermida do Senhor da Pedra, já havia muitos que queriam assentar arraiais. Foi só mais um esforçozinho até ao alto da colina onde se encontra o Convento de N. Sra. Esperança.
Aí, sim, descansámos, reforçámos energias e observámos a bonita paisagem, que brilhava ao sol do magnífico dia com que mais uma vez S. Pedro nos brindara. Não pudemos visitar o Convento, que é propriedade privada e só abre uma vez por ano…
Mais (outras muitas) fotos e iniciámos o caminho de regresso, que felizmente, agora, era a descer. Embora lá mais para diante nos esperasse outra subida das mansas mas extensas, de que não nos tínhamos apercebido, durante o caminho de ida. Tão confiantes íamos na facilidade do percurso, que descurámos um grupo mais isolado. Lá foi a correr o amigo João Mendes, repor no caminho certo as ovelhas tresmalhadas (sem ofensa!).
Junto ao Restaurante das Piscinas já nos aguardavam a Helena Meleiro e o Virgílio, co-organizador da jornada. O almoço correu como de costume – boa comida, boa bebida, brindes e mais brindes, xiripitis…
Mesmo assim, conseguimos cumprir o horário de chegada aos Chocalhos Pardalinho. Aparentemente, a declaração de Património Imaterial em Risco já está a produzir os seus frutos, pois foi um jovem operário que, na empresa, nos explicou as diversas fases de fabrico dos chocalhos.
Seguiu-se a fase comercial da visita, durante a qual numerosos Caminhadeiros se abasteceram de sonoros produtos da arte chocalheira, nas mais variadas formas.
Na mesma rua da fábrica, situam-se uma doçaria que fabrica afamados bolos, e uma rouparia disponibilizando queijos locais, pelo que os Caminhadeiros se viram numa azáfama para recolher todas as especialidades locais.
O convívio do lanche foi abruptamente abreviado, por via dum certo jogo de futebol, que provocou uma prematura debandada…
Os menos apressados, foram brindados com um crepúsculo alentejano que lhes ficará na memória.
Saudações Caminhadeiras, em passada alcaçovense,

Virgílio Vargas e Céu Fialho

Nota: no blog do Alcáçovas Outdoor e no site da Junta de Freguesia de Alcáçovas podem recolher mais histórias e informação sobre a vila.

7 comentários:

Raul Almeida disse...

Bonita redação. Felizmente chegamos a tempo de ver o grande derby :-)

LM disse...

Desta caminhada ficou-me na boca um certo gosto amargo-doce pois que encontrei coisas de que gostei muito – como sempre a paisagem alentejana, os seus edifícios uns mais bem conservados que outros mas a maioria com algo para nos dizer, a sua gastronomia que ninguém, creio, se cansará de provar e repetir e repetir e repetir… e a sua História que é tão rica mas que é, simultâneamente, tão grandiosamente humilde; ao longo das nossas caminhadas temos tidos imensos exemplos disto – e coisas que, embora não as tivesse encontrado nessa altura, me farão lá voltar para conhecer. No primeiro caso incluo, como não poderá deixar de ser os ‘Chocalhos Pardalinho’, o belíssimo almoço e o passeio – fiquei com os pés doridos sem saber como mas enfim… -- e no segundo caso ficou para ver a Igreja Matriz, a Capela das Conchas, o Paço dos Henriques etc. Mas não perdem pela demora.
Foi um excelente dia e um excelente convite para uma futura próxima visita.
Obrigado aos organizadores por aquilo que nos proporcionaram e também pelos horizontes culturais que nos abriram. Esta é, no meu entender, uma das vantagens que as nossas caminhadas têm: mostram muito do que desconhecíamos; mas também nos chamam a atenção para outras que nos farão voltar.
LM

DoCeu disse...

Tens toda a razão, Luís! Foi difícil excluir do programa o património edificado. Mas não dava para tudo! Aliás ainda se equacionou a hipótese de o nosso amigo Octávio nos explicar os meandros do Tratado de Alcáçovas, mas não houve oportunidade.
Se a visita deu para criar água na boca, já foi bom!

manel disse...

Bela terra, belo programa, bela prosa, bela companhia. Muito obrigado.

Acilina disse...

O nosso guia também publicou a sua reportagem fotográfica deste nosso passeio: http://omelhoralentejodomundo.blogspot.com/2019/02/os-caminhadeiros-em-alcacovas.html

Esta caminhada foi óptima, como sempre! E o facto de nos abrir horizontes, de nos deixar com vontade de ir ver melhor, de voltar para conhecer algo que ainda ficou por ver, ainda é melhor.

António Dores Alves disse...

Obrigado aos organizadores pelo dia tão bem passado. Isto quer é continuação !

Anónimo disse...

Olá!! Amigos caminhadeiros... A poucas horas de um novo reencontro para belas passadas de conhecimento e amizade, venho agradecer-vos a maneira descontraída, afável e amiga como me receberam no vosso grupo. Senti-me mimada e muito bem integrada.. Um obrigada de coração a cada um em especial e a todos em geral. Gratidão tbm às minhas amigas de sempre da cidade onde habito,(elas sabem quem são) pela insistência e entusiasmo com que me rodearam. Adorei tudo na "Caminhada Chocalheira". O desejo imenso de muita saúde e boas caminhadas pela vida fora. Um bem haja a todos.
Bjinhos
MG