segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

* * * * * * * * 11ª Caminhada da Época 2018 / 2019 * * * * * * * * _______"Madin Portugal em Ambiente Carnavalesco"______ * * * * * * * * * Torres Vedras . Dia 20 de Fevereiro * * * * * * * * *




Álbuns de Fotografias
Raul Almeida
Dores Alves
Luis Martins
Ilda Poças
Luis Martins (Galeria)
Acilna Couto
Luz Fialho
Data do Evento: 20 de Fevereiro
Local: Torres Vedras
Percurso: “Madin Portugal em Ambiente Carnavalesco”
Distância: 8 kms
Caminhantes: (42) Acilina Caneco; Alberto Feliciano; Ana Cristina Umbelino; Ana Leão; Carlos Evangelista; Carlos Penedo; Cidália Marta; Clara Maia; Dores Alves; Estela Garcia; Fernanda Silva; Fernando Bernardino; Fortunato de Sousa; Gilberto Santos; Graça Sena; Hélia Jorge, Ilda Poças; Irene Afonso; Isabelina Jorge; João Figueiredo; José Clara; Júlia Costa; Kinita de Sousa; Lina Fernandes; Luís Fernandes; Luís Martins; Luísa Gonçalves; Luz Fialho; Manuel Barbosa; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Manuel Reis; Margarida Lopes; Margarida Serôdio; Maria do Céu; Odete Vicente; Raúl Almeida; Rogério Matias; Rui Afonso; Samuel Coias; Socorro Bernardino; Vítor Gonçalves; 
Organizador: Rogério Matias
Almoço: Restaurante “ O Mezza”
Próxima Caminhada: Dias 8, 9 e 10 de Março (organizam: Céu Fialho, Josefa Carrasco, Luz Fialho e Fortunato de Sousa)
Reportagem:
E foram chegando ao local combinado, a Expotorres em Torres Vedras. os convidados da prometida "emocionante e excêntrica caminhada de Carnaval". 
O organizador, o Marquês de Maxial, já lá está à nossa espera vestido a rigor e muito orgulhoso do seu papel de anfitrião. Traz um megafone numa mão e um cartaz na outra que diz "Bem.vindos à caminhada mais portuguesa de Portugal".
Tinha-nos prometido folia e pediu-nos que levásssemos "Boa disposição  e bom  humor" na bagagem. 
Ora então não?! Os 41 caminhadeiros parecem crianças a brincar ao Carnaval. Abraçam-se  e esforçam-se por reconhecer os amigos
Quem és tu? 
Metade foram disfarçados deles próprios, o que também não deixa de ser um disfarce, a outra metade aprimorou-se nos detalhes.
Não faltaram as matrafonas, a Fortunata com o seu vestido justo e cabeleira rosa choc e a Manola com um avançado de fazer corar os mais tímidos, a "dama mistério", uma muçulmana com um toque de Veneza, o Alentejano de fartas suiças e capote a rigor, o Yasser Arafat, os saloios, o lobo do mar e a bailarina, qual cisne negro com a sua tiara de brilhantes. O Evaristo  (tens cá disto?) e o estudante de medicina, que mais parece um mestre de cerimónias com a sua cartola amarela, estão irreconheciveis  com a sua mascara branca. 
A Maria Bêbada destaca-se pela sua elegância. Não devia chamar-se Maria Bêbada, esta dama tem dotes de Ferreirinha,
Capelina de rafia preta, rouge nas faces, vestida de estola grena, rendas. bordados e fitas. Como adereços traz umas luvas cinza, um colar prateado de massa tarteira que lhe envolve o seu digno pescoço, e suspeito que ainda cheira a bolo, brincos em forma de licor de medronho e a sua mala Chanel linha "Uvas Saloias" que tem vinho, "mas do bom" afiança ela .
Paul e Mary são o nosso casal hippie que veio do Norte para o grande evento.
Temos também as nossas felinas, a tigresa e a catwoman que estão umas verdadeiras feras.
A Catwoman traz um pingalim com o qual ameaça mas o charme é tanto que há quem se ofereça para ser chicoteado...
Cabeleiras, óculos para uma visão periferica, um nariz vermelho, um lacinho e uma aplicação na saia em forma de coração de Viana, uma aplicação de cabelo em forma de galo de Barcelos são os adereços de outros que de uma forma mais singela não quiseram deixar de assinalar o evento.
Todos a postos, o Marquês de Maxial dá as indicações apresentando o seu colega de liceu e companheiro na organização, o Alberto Feliciano, também ele disfarçado dele mesmo. 
O Marquês fala-nos em 12km e não os prometidos 8km, 2 dos quais, diz, serão a subir e o resto a descer.
Já conhecemos o Marquês e como ele gosta de brincar mas ainda assim rezamos para que seja mesmo brincadeira de Carnaval.
E assim partimos.
Aos primeiros metros a Manola tem uma nega. Senta-se numa pedrita para trocar as suas brilhantes sandálias prateadas de cunha alta por uns vulgares tenis. Parece que a sandália esquerda lhe está a triturar os artelhos. Está visivelmente contrariada. 
Lembra aquelas cenas dos casamentos em que as senhoras vão elegantíssimoas com sapatos altos ate à igreja e na boda ja estão de sabrinas.
Ah pois é, é para que saibam que ser mulher e elegante tem o seu preço e não é para qualquer uma!
A dama mistério já não aguenta mais estar calada e acaba por se revelar, aquela voz rezinga e alegre é inconfundivel.
Paul e Mary estão muito na sua, muito "Peace and Love" e vão fumando umas ganzas no caminho.
" A passa é boa?" pergunto. Dizem-me que sim mas não me lembro de os ouvir oferecer.
O dia está fantástico e o caminho faz-se por entre as vinhas.
A catwoman vai tilintando os seus guizos e aos poucos largando adereços, é uma gata encalorada!
A meio do caminho fazemos uma paragem para o mata-bicho. O saloio senta-se no chão e de navalha na mão vai cortando queijo que distribui.
Entretanto a mala Chanel linha "Uvas Saloias" já está vazia e se quiserem saber quem vazou o seu conteudo podem sempre inspecionar o caminhadeiro com nariz vermelho de palhaço.
Que eu cá não digo, mas aponto!! :-)
Afinal eram 8km que se fizeram muito bem,
Chegámos ao restaurante Mezza onde mais uma vez vamos repôr em excesso as calorias abatidas. Entradas várias, sopa, 2 pratos, carne e bacalhau (por sinal muito bom)  e doces.
Isto assim não há condições !!!
Para digestivo há quem ja beba dos brincos da Maria Bêbada.
No ínicio do almoço, a Fortunata quer fazer uns anúncios como de costume. O pessoal em conversas cruzadas e agarrado às entradas, que a fome já apertava, não ouve nadinha.
"Malta, ouçam lá que isto é serio e importante!"
"Ó Fortunata vens para aqui com essa cabeleira rosa choc e queres que te levem a sério? Isso não é pedir muito?
Depois de almoço vamos visitar o "Monumento do Carnaval 2019" acompanhados do já conhecido Paulo que é guia turistico com o pelouro da Cultura da C.M. de Torres Vedras.
A bem dizer nem precisávamos, as figuras são personagens sobejamente conhecidas da nossa praça.
Marcelo convive alegremente entre os maiores com Camões, D. Afonso Henriques e o Infante D. Henrique. 
António Costa toureia "a Cavalo" ou melhor dizendo "a galo" já que é o galo de Barcelos que monta. Marisa e Joana de Vasconcelos, de taxa arreganhada, puxam a nossa portugalidade. Ser+a que conseguem?
Numa blasfémia, que só passa mesmo no Carnaval, Nossa Sra pede a Ronaldo que faça um milagre e tire a camisola e eu nao vou explicar porquê, ok?
Mas o que deixou o pessoal ao rubro foi a figura do Ze Povinho, nu e de rabo para o ar a ser depenado para não dizer outra coisa.
E mira e remira e tira mais foto está-se mesmo a ver que estamos atrasados para a visita ao Bairro Judaico.
Não é muito , estamos "só" atrasados 1 hora.
A Dra Isabel, do Centro de Interpretação, já espuma e dá-nos um responso como se fossemos meninos.
Há quem fique chateado mas nós portamo-nos mesmo como meninos depois não nos podemos queixar.
A Dra Isabel é entusiasta mas parece que estamos a ver a cidade fantasma, é mais o "aqui era" do que o "aqui é". Poucos vestigios da comunidade judaica tem o bairro que em si mesmo é pequeno. Ganhamos em história o que não conseguimos em observação e o centro de interpretação dá-nos o complemento.
E ainda agora almoçámos ja vamos lanchar.
Desta vez no café Xeirinho, junto do Choupal, onde aproveitamos para fazer o desfile.
Há alguma confusão sobre como votar a Fortunata volta a pedir atenção. Depois dos esclarecimentos lá se faz o desfile.
A confusão foi total, há quem ponha 3 votos e quem só ponha 1, há quem ponha o nome da figura e quem ponha o nome do caminhadeiro e há quem vote mesmo em quem não desfilou.
Tudo contadinho,coube o 3º Lugar à Maria Bêbada, o 2ª à Fortunata e o 1º à Manola.
É caso para dizer que umas boas mamas têm o seu peso!!!

Com boa disposição e energias renovadas voltamos a casa
Ai, há lá coisa melhor que isto???
Saudações Caminhadeiras em passada mega foliona,

Hélia Jorge

11 comentários:

LM disse...

Parabéns caros amigos Caminhadeiros. Mais uma vez ficou mostrada a grande imaginação dos portugueses e dos Caminhadeiros em particular com este espectacular desfile de beldades e bem-apanhados carnavaleiros. Não me admiraria que futuramente fossem convidados para desfilarem e abrilhantarem o próprio Carnaval de Torres Vedras, o mais português de Portugal. Se não o mais caminhadeiro de Portugal.
Beijinhos e continuem a divertir-se.
A vossa fã nrº 1 Angelina

Rogerio disse...

Depois de ler esta reportagem fiquei sem palavras, esta tudo lá ao pormenor,muito ,muito bem ,bem dita a hora que olhei pra Hélia e disse para comigo,Rogerio tem coragem e pede à Hélia pra te fazer a reportagem e eis o resultado maravilhoso. Parabéns Hélia por esta linda reportagem, prometo não pedir mais nenhuma apesar de ter bondade muito obrigado Helua. Obrigado também a todos os participantes pela vossa colaboração duma maneira ou doutra ajudaram a viverem comigo o carnaval mais portugues do Carnaval assim dá gosto. Já agora estejsm atentos à sic 19h10 dia 27 fevereiro vou ao carro do amor brejos não são de azeitao são meus e abraços

HELIA disse...

Amigo Rogerio foi um prazer, diverti-me a escrever foi como se gozasse o momento a dobrar. Dito isto,não abusem!!!! :-)

Unknown disse...

Que grande reportagem da vossa divertida caminhada.
Pena não poder estar, andando ainda por terras de França. Em Maio ou junho, voltarei !

DoCeu disse...

Que verve! Mordi-me toda, enquanto lia a reportagem, para não vir espreitar quem assinava uma prosa tão inspirada e só descobrir no fim!
Quanto às fotos... alguns(umas) estavam tão bem disfarçados que, quem lá não esteve, custa a descobrir as respectivas identidades! :-)

António Dores Alves disse...

Obrigado ao Marquês de Maxial por nos ter proporcionado um excelente dia de carnaval abrilhantado pelos trajes bem inspirados de todos os foliões.
Bela reportagem da Hélia.

Acilina disse...

Fartei-me de rir só de ler a reportagm da Hélia!

Maria de Passos disse...

Parabéns Hélia pela reportagem. Excelente relato e com s pormenores bem divertidos e transcritos. Quem não foi pode ter a certeza que está completo.
Parabéns Rogério pela organização.
Esqueceram-se na lista de colocar o nome do Samuel.
Até à próxima caminhada em que não haja Conselho Cientifico. Aguardemos. Vou fazer como CR7 e pedir para que não volte a coincidir. Ou será que devo pedir à Nª Sra de Fátima?
Ilda Maria Poças

Fortunato de Sousa disse...

Desculpem Ilda e Samuel. Já está reposta a verdade, e como é Carnaval não me devem levar a mal.
Saudações Caminhadeiras em passada penitenciada,
Fortunata a Matrafona

mreis disse...

Grande reportagem da Hélia, fica a saber mais quem lê do que quem esteve lá. E com grande nota artistica, como diria o JJ.

As melhores máscaras de sempre, na minha opinião, de tal modo que até a consolette/margarona foi ultrapassada. E como o carnaval é trapalhão até a votação foi uma trapalhada, assim é que é.

E quem foi o 'culpado' disto tudo? O Roger, claro, sem dúvida o nosso carnavaleiro mor.

Parabens

CEF disse...

Olá amiguinhos
A Consolete ficou toda contente com as notícias da Margarota pois então.
Feliz por a concorrência ser da melhor estirpe e quantidade. Conseguiu dar um grande salto nas figuronas que se apresentaram e decerto para o ano ainda vai a fasquia ser mais elevada.
Parabéns à todos.
Xau (não é detergente) é até à próxima