quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

* * * * Reportagem 10.ª Caminhada da Época 2024/2025 * * * * ___ Arribas do Magoito: “Disfrutando o Azul do Atlântico" ___ * * * * * * * * Azenhas do Mar, 5 de Fevereiro 2025 * * * * * * * *

 

Álbuns de Fotos:
Data do encontro: 5 de Fevereiro de 2025.
Local: Azenhas do Mar
Distância: 8km
Caminhantes (28): Acilina Caneco, Américo Patrício, Ana Leão, António Dores Alves, António Palma, António Pedro, Carmen Firme, Carlos Evangelista, Céu Fialho, Cristina Umbelino, Gilberto Santos, Guilherme Sousa, Ilda Poças, João Figueiredo, José Luís Iglesias, Luz Fialho, José Godinho, José Maria Alberto, Luísa Goncalves, Margarida Lopes, Maria do Ceu, Odete Vicente, Octávio Firme, Pedro Bernardo, Rogério Matias, Socorro Amaral, Teresa Santos, Vítor Gonçalves
Não caminharam (1): António Bernardino
Organização: António Pedro
Próxima caminhada organiza: Rogério Matias  19 de Fevereiro
Reportagem:
Olá, parece que além de estudar e preparar esta tarefa algo “espinhosa”, tenho que elaborar a descrição do evento! Assim, nas linhas seguintes passo à narrativa sucinta do mesmo.
O percurso, classificado de fácil a moderado de aproximadamente 8 km, com algumas passagens mais complicadas para alguns, possuía vários pontos ao longo do mesmo que permitia o retorno e a contemplação da magnifica paisagem das arribas e do mar. O dia, em pleno inverno, contemplo-nos com um sol radioso ideal para a prática do desporto que todos os caminhadeiros prezam.
Seguiu-se o almoço que, de um modo geral, todos apreciaram. Excelentes e inúmeras entradas e o conduto à escolha de cada um.
A visita à Eco Aldeia de Janas revelou-se, no meu entender e penso que de todos, extraordinária onde podemos comtemplar a casa principal decorada de uma forma, apesar de simples, com materiais e utensílios antigos dispostos de uma forma admirável que nos ligaram ao passado não muito distante. Não esquecendo a visita dos campos onde a produção de produtos biológicos, cada vez mais presentes na vida quotidiana, passando pelas oficinas de workshops sobre carpintaria, artesanato, confeção de pão tradicional, entre outros. A visita à casa comunitária onde os residentes ocasionais podem confecionar e desfrutar as refeições.
O lanche servido na Cooperativa Aldeia de Janas, constou de chá de folhas de Lúcia-lima produzido na Eco Aldeia, acompanhado de bolo de iogurte que reconfortou todos. Não podemos esquecer a visita à loja no mesmo local, onde os Caminhadeiros puderam efetuar algumas compras de produtos e artesanato locais.
Obrigado a todos os participantes e especial ao Carlos Evangelista que colaborou comigo nesta tarefa algo exigente. 

Bem hajam

António Pedro

6 comentários:

Luísa Gonçalves disse...

A primeira lição a tirar desta caminhada, é que mesmo sendo
a primeira vez do organizador ,resultou num sucesso.
Obrigada António Pedro.
Luísa Gonçalves

DoCeu disse...

Pois, saiu-se bem o amigo António Pedro!
Foi um excelente dia, ainda mais "abrilhantado" pelo S. Pedro! :-)
Pode fazer mais! :-P
Obrigado

Anónimo disse...

Duas palavras: Fabulosa e Fabuloso.
(A trilha e o Almocinho)
Forte abraço

Maria do Céu disse...

Deu trabalho pois claro. Todas dão. Mas foi bom e fácil. Bom almoço, visita e chá. Obrigada.
Maria do Céu

Anónimo disse...

José Maria Alberto

CEF disse...

O Organizador António Pedro safou-se bem na sua primeira aventura na próxima melhor será decerto pois que a primeira "dói" sempre mais.
Tudo calmo e limpinho como o dia que o nosso São Pedro nos brindou.
Almoço e a tertúlia do chá também beleza.
Parabéns
eu