domingo, 21 de maio de 2023

* * * * * * * * 16ª Caminhada da Época 2022 / 2023 * * * * * * * * ________ “Por Azeitão (queijos, vinhos, tortas …)” ________ * * * * * * * * * * * * * * Azeitão, 17 de Maio * * * * * * * * * * * * * *

 


Álbuns de Fotos: 
Data do Encontro: 17 de Maio de 2023
Local do encontro: Vila Nogueira de Azeitão
Percurso: PR2 STB Alto do Formosinho (parte) e PR4 STB Aldeias de Azeitão (parte)
Distância: Cerca de 8kms.
Participantes: (34): Acilina Caneco, Angelina Martins, António Dores Alves, António Palma, António Pedro, Carlos Evangelista, Carlos Penedo, Carmen Firme, Cristina Umbelino, Estela Garcia, Gilberto Santos, Graça Sena, Guilherme de Sousa, João Figueiredo, José Luís Iglésias, José Maria Alberto, Luísa Clemente, Luísa Gonçalves, Luísa Simões, Lurdes Barbosa, Manuel Garcia, Manuel Reis, Margarida Lopes, Margarida Serôdio, Maria Céu Esteves, Octávio Firme, Pedro Osório, Preciosa Bernardo, Raúl Almeida, Rosário Mendes, Rui Graça, Socorro Bernardino, Teresa Santos, Vítor Gonçalves.
Não caminharam:(12) António José Clemente, Fernando Bernardino, Hélia Jorge, Ilda Poças, João Duarte, João Marujo, Luís Martins, Margarida Graça, Rosário Brazão, Samuel Cóias, Teresa Palma, Tomaz Pessanha.
Organização: Margarida e Rui Graça
Almoço: Casa Negrito em Vila Nogueira de Azeitão
Visita cultural e Lanche: Fábrica Coca-Cola European Partners em Azeitão
Próxima caminhada: 31/05/2023 Organiza Ilda Poças e Samuel Cóias (Coruche)
REPORTAGEM:
Diz a canção “Às dez, como lhe pedi, esperarei por si, você não faltará (…)”.
Não foi às dez, mas às nove que os participantes marcaram presença.
Até às 09:30h decorreu a habitual sessão de boas-vindas, tendo alguns Caminhadeiros aproveitado para se abastecer de cafeína.
A caminhada iniciou-se em percurso urbano e continuou, quase até ao final, em estrada de terra batida.
Oportunidade para apreciar a paisagem, passando ao lado de algumas quintas e vislumbrando ao longe a mágica Serra da Arrábida.
Entre subidas e descidas, com dificuldade média para alguns e difícil para outros, fomos caminhando em amena cavaqueira.
Cerca das 12,30h a Casa Negrito recebeu-nos com um Moscatel da Quinta da Califórnia.
Couvert composto por manteiga de alho, azeite com vinagre balsâmico, azeitonas, pão e broa; entradas de requeijão de Azeitão com doce de abóbora, peixinhos de horta e salada de polvo em cama de batata assada, antecederam o almoço regado com vinho da região.
As sobremesas variaram entre abacaxi, bolo mousse de chocolate, tarte de maçã e bolo de banana e noz.
Após o café, partimos em direcção à fábrica da Coca-Cola onde se realizou a visita guiada pela Susana e pelo João Filipe (nosso genro que tornou possível esta visita).
Depois de uma breve explicação em vídeo, deu-se início à visita propriamente dita.
Foi-nos explicado como surgiu a Coca-Cola nos anos 20 do século passado.
Bebida composta por xarope de receita secreta ao qual é adicionada água e gás, foi inventada por John Pemberton (farmacêutico) e era vendida exclusivamente em farmácia.
Antes de chegarmos à produção e linhas de engarrafamento fomos surpreendidos pela célebre frase de Fernando Pessoa “Primeiro estranha-se, depois entranha-se”. Curiosamente, Pessoa criou a frase em 1927, quando trabalhava como publicitário para a empresa Moitinho & Almeida, primeira importadora da Coca-Cola.
Foram-nos explicadas as preocupações ambientais que norteiam a empresa, nomeadamente em relação ao consumo de água e reciclagem do plástico e vidro das garrafas de Coca-Cola.
Terminada a visita foi-nos gentilmente oferecido um brinde (auriculares e um pequeno molde de garrafa PET com uma mini caneta no interior).
Ao lanche não foi servido chá. No entanto, foi-nos dada a possibilidade de escolher e apreciar a “produção da casa” i.e. Coca-Cola, Fanta, Sprite e Aquarius entre outras.
Como não podia deixar de ser, terminámos a degustar uma bela torta da Casa das Tortas de Azeitão.

Resta dizer-vos que gostámos imenso de preparar este dia.
Até breve,
Margarida e Rui Graça

7 comentários:

mreis disse...

Óptima estreia dos Graça nas lides organizativas. Trajecto puxadinho que assustou uma data deles antes de começar e eliminou alguns outros para o carro vassoura da Margarida. Para os que completaram foi um bom teste às suas pernas e caixa de ar, confirmando as palavras do Rui la palice:'dificuldade média (upa, upa) a subir e baixa a descer'.
Agradável almoçarada, com belo serviço e boa pinga a acompanhar, em especial o branco BSE de boas memórias.
Só foi pena o acidente com o Gilberto que felizmente está passado e ultrapassado e que nos vai continuar a servir de 'lebre' em muitas caminhadas.
A visita à adega da coca cola também foi original, mas para mim as tortas continuam a acompanhar muito melhor com um cházinho de lúcia lima.
Parabéns aos Graça e que não percam o balanço.

Lurdes Barbosa disse...

Subscrevo tudo o que o Manuel Reis já disse! Parabéns e um muito obrigada à Margarida e Rui pela ótima organização! Podem continuar, mas com menos subidas e descidas...;) Beijinhos

António Palma disse...

Foi excelente o dia...
Excelente caminhada...
Excelente almoço...
Excelente visita guiada...
Excelente lanche..
Excelentes organizadores...
Embora organizar mais!!
PARABÉNS. OBRIGADO

LM disse...

Excelente estreia dos amigos Margarida e Rui. Muitos parabéns pela organização: escolha do local da caminhada, óptimo almoço e bela visita! Muito obrigada por tudo e por favor podem continuar!! Beijinhos..

Maria do Céu disse...

Parabéns aos organizadores. Gostei muito da caminhada e da paisagem. E não achei puxada( eu sei que sou suspeita🤣).
Podem continuar. Bjinhos e obrigada

Raul Almeida disse...

Gostei muito do local da caminhada e da paisagem. O trajeto partilhado estava preciso e claro. Como levei a guia Jasmine tive que fazer o trajeto no pelotão da frente. Tive sempre companhia para conversar e não deu para me aperceber de subidas nem descidas :-)
O almoço foi muito bom, por isso apareceram mais 12 pessoas! Sugiro que nos próximos almoços a mesa tenha pão, manteiga, azeitonas e vinho para não dar a fraqueza à gente que caminhou :-)
A visita cultural também foi interessante.
Muitos parabéns à Guida, ao Rui e ao primo Carlinhos.

CEF disse...

Resmungão,resmungão, dizem raios e coriscos mas não desistem, não há melhor que se há-de fazer, se não continuarem não têm o merecido prémio, a cavaqueira o entusiasmo o petisco que já se faz tarde, e a pinga que não é nada má já vai atenuando aquela maleita marota que gosta de estar presente, e haverá sempre aquela surpresa cultural que os organizadores vão descobrir.
Mais uma vez a descoberta.
Parabéns aos primos-afilhados Graça(Margarida-Rui)
Abraços
eu