sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

* * * * * * * * 9ª Caminhada da Época 2022 / 2023 * * * * * * * * _____________ “Monsanto... Um Encanto” ____________ * * * * * * * * * * * * * * * Lisboa, 25 Janeiro * * * * * * * * * * * *

 



Álbuns de Fotos:
Data do encontro: 25/01/2023
Lugar do encontro: Parque de estacionamento do restaurante " David da Buraca".
Percurso: Mata do Parque de Monsanto - Lisboa
Distância: 11Km
Caminhantes: (28) António Palma; Ana Bela Fernandes; Carlos Evangelista; Céu Esteves; Céu Fialho; Carlos Penedo; Dores Alves; Gilberto Santos;  Graça Sena; Guilherme Sousa; José Iglésias; João Marujo; Luís Fernandes; Lina Fernandes; Luísa Gonçalves; Lurdes Barbosa; Luz Fialho; Manuel Barbosa; Manuel Reis; Margarida Lopes; Manuel Pedro; Pedro Osório; Rogério Matias; Rosário Brazão; Rosário Mendes; Rita Nicolau; Raul Almeida; Vitor Gonçalves.
Organização: António Palma
Almoço: (30) Juntaram-se o casal João Alberto e Maria Alberto.
Restaurante: "DAVID DA BURACA"
Próxima Caminhada: 08/02/2023 organiza Rogério Matias - Torres Vedras.
Reportagem: 
O dia nasceu com muito sol em céu azul mas com muito frio, aliás, próprio da época invernal em que nos encontramos..
Á hora marcada, todos estavam presentes, alegres, bem dispostos nos seus casacos, anoraks, camisolas grossas, gorros, cachecóis, luvas, meias grossas, mochilas, enfim bem preparados para a Caminhada que se iria seguir. 
Pequeno discurso de boas vindas do organizador, que pouco jeito tem para estas coisas e lá partimos em direção a Monsanto!
Com um início cem por cento urbano, no meio do trânsito que já se começava a adensar com o respetivo barulho das viaturas daqueles que se dirigiam aos seus empregos.
Passada a passada, lá nos fomos afastando para caminhos bem mais tranquilos o que proporcionou as conversas do costume e respetivas paragens para o início das fotos. 
E tudo decorria normalmente, até ao ponto em que a caminhada iria entrar na mata de Monsanto. Culpa do organizador, várias foram as hesitações do local (caminho) onde se faria a "passagem"! Após alguns minutos de conversações e trocas de opiniões entre os mores e o organizador, lá nos enfiámos por um caminho que mais parecia um trilho, todos em "fila indiana", até voltarmos a encontrar o caminho certo. Foi exatamente esta parte, que teve a maior subida do percurso todo!
Chegados ao local que dá pelo nome de "Luneta dos Quartéis" outrora, um dos miradouros mais bonitos de Monsanto, infelizmente hoje abandonado,
Pararam os Caminhadeiros no local, para uns minutos de descanso e retempero de forças "petiscando" alguma fruta, sandes ou bolachas, que traziam consigo. A vista.. Bom... Ficará para quando as autoridades competentes (ou incompotentes?) desta cidade, resolverem recuperar este lugar. Uma pena...
Aproveitando esta paragem, tirou-se não uma, mas várias fotos de Grupo. e lá seguimos nós para  o resto da caminhada, com mais descidas do que subidas por meio da vegetação luxuriante e variada, de que podemos disfrutar ao longo do nosso percurso, nesta mata.
Ao fim de três horas de caminhada, eis que chegamos ao ponto de partida, dando por fim a mesma.
Mudanças de roupa, guarda dos equipamentos da caminhada nas respetivas viaturas, todos se encaminham para o almoço no restaurante "David da Buraca".
Ambiente agradável, uma sala quase em exclusividade para nós, deu-se início á refeição que podia ser escolhida por cada um numa variante de dez pratos!
Decorreu o almoço em ambiente de grande confraternização, aliás, característica deste grupo.
Findo o mesmo, anunciou-se a data em que local e o nome do organizador da próxima caminhada.
Infelizmente, não houve "visita cultural" por uma questão de logística, nem "chá".
Fica para a próxima. 

Obrigado a todos!!

António Palma

4 comentários:

Raul Almeida disse...

Obrigado Palma. Foi uma caminhada tranquila. Com a Jasmine a fazer de GPS eu sabia que não me perdia 😃
O local do almoço e o próprio almoço e serviço estavam muito bons. Agradeço o chiripiti ao Carlos Penedo e até à próxima.

manel disse...

Obrigada Palma, boa caminhada, bom almoço e um resto de tarde que deu para fazer muitas coisas. Maria do Céu

António Palma disse...

Não é JOÃO ALBERTO, mas sim, JOSÉ ALBERTO!
As minhas desculpas

manel disse...

Também gostei muito: bom almoço, boa passeata, boa companhia. Obrigado, companheiro Palma.
M. Pedro