Álbuns:
Data do encontro: 9/11/2022
Local do encontro: Areia Branca, Lourinhã
Percurso: “Zona costeira entre Areia Branca e Paimogo”
Distância: 8.5 Km
Caminhantes: (45) Acilina, Ana Leão, António Palma, Carlos Evangelista, Carlos Penedo, Carmen, Céu Fialho, Clara Maia, Cristina Umbelino, Dores Alves, Estela, Fernando Bernardino, Gilberto Santos, Graça Sena, Guilherme Sousa, Hélia, João Duarte, João Figueiredo, João Marujo, José Luís Iglésias, Júlia Costa, Lina Fernandes, Luís Carvalho, Luís Fernandes, Luísa Clemente, Luísa Gonçalves, Lurdes Barbosa, Luz Fialho, Manuel Barbosa, Manuel Garcia, Manuel Pedro, Margarida Lopes, Margarida Serôdio, Maria do Céu, Otávio Firme, Pedro Osório, Raul Almeida, Rogério, Rosário Brazão, Rosário Mendes, Socorro Bernardino, Teresa Palma, Teresa Santos, Tomaz, Vítor Gonçalves.
Organização: Cristina Umbelino e Margarida Lopes
Almoço: (46) Juntou-se o Floxo, no Restaurante “Areal Beach Bar by Chakall”
Visita cultural: “Olhar o Mar”, Espaço Museológico em Ribamar
Próxima caminhada: Almada (organiza Rosário Brazão e João Marujo)
Reportagem:
Esta caminhada decorreu na zona costeira do concelho da Lourinhã, com um percurso de ida e volta da Areia Branca ao forte de Paimogo, forte seiscentista erguido por ordem do Marquês de Marialva.
O ponto de encontro foi no parque de estacionamento do Areal Sul da Areia Branca, junto ao restaurante onde iríamos almoçar. Devido a um imprevisto no trajecto até este local, a partida foi um pouco atrasada.
Com todos presentes, iniciámos então a caminhada percorrendo o passadiço e ponte pedonal em direcção à Praia da Areia Branca, seguindo pelo passeio marítimo até à Pousada da Juventude. A partir daqui, entrámos no asfalto atravessando a povoação e caminhando pela estrada sempre para Norte, portanto com o mar à esquerda, subindo e descendo, e subindo e descendo a caminho do Forte de Paimogo. Já perto, com o Forte ali à frente, abandonámos a estrada e tomámos um pequeno carreiro para acesso ao mesmo. Foi o local da nossa “paragem técnica” e também da fotografia do grupo.
O Forte de Paimogo, construído a partir de 1674, estava integrado na segunda linha defensiva fortificada, que começava na Praça Forte da Vila de Peniche e se estendia até à barra do Tejo. Também aqui desembarcaram as forças inglesas, que vieram reforçar as forças luso-britânicas comandadas pelo duque de Wellington, e que tomaram parte na batalha do Vimeiro (21 de Agosto de 1808).
O regresso ao parque de estacionamento foi feito em sentido inverso, ou seja caminhando para Sul. O percurso de ida e volta permitiu que um ou outro caminhadeiro, assustado com o “sobe e desce”, pudesse regressar mais cedo.
Seguiu-se o almoço no restaurante “Areal Beach Bar by Chakall”, que achamos ter sido do agrado de todos, não só no que respeita à confecção, como à qualidade do serviço, cuja responsável, Raquel, se mostrou muito disponível na resolução de alguns pormenores que permitiram a realização do almoço naquele agradável espaço.
A parte cultural consistiu numa visita guiada ao Espaço Museológico “Olhar o Mar”, em Ribamar, com uma viagem pela história da pesca e dos pescadores, das técnicas e utensílios de navegação, orientação e comunicação no mar. A guia que nos acompanhou na visita, Liliana, para além dos esclarecimentos que prestou, também nos disponibilizou um espaço para o lanche.
No final da visita, a pastelaria Paraíso serviu-nos o habitual chá, acompanhado de pastéis Valmitão e pastelinhos de nata.
O S. Pedro proporcionou-nos mais um belo dia, permitindo-nos disfrutar das vistas do mar, do areal e das arribas num descontraído convívio.
Saudações caminhadeiras
Cristina Umbelino e Margarida Lopes
5 comentários:
Foi uma caminhada muito agradável. O almoço foi excelente.
A organização esteve muito bem em todas as componentes. Parabéns às organizadoras. Beijinhos.
Obrigada, Cristina e Margarida,!
Com tamanha qualidade, correm o risco de vir a ser indigitadas como organizadoras permanentes...
(just kidding 😋)
Uma belíssima jornada, em todas as suas componentes, ainda por cima abençoada pelo S. Pedro.
Obrigada ao duo organizadeiro e ao santinho! :-)))
Queridas organizadoras, embora não tivéssemos podido estar presentes – com muita pena nossa – está patente que o vosso habitual cuidado na organização continua em boas mãos. Parabéns!!! Só lamentamos que os comentários de incentivo sejam sempre tão tímidos. Mas é assim!!!
Angelina
os meus parabéns às meninas. Bela jornada caminhadeira e de bom convívio.
Enviar um comentário