sábado, 29 de outubro de 2022

* * * * * * * * 4ª Caminhada da Época 2022 / 2023 * * * * * * * * ________________ “Rota das Fontes" _______________ * * * * * * * * * * * * * Óbidos, 26 de Outubro * * * * * * * * * * * *

 


Álbuns:
Data do encontro: 26/10/2022
Lugar do encontro: A-dos-Negros / Óbidos
Percurso: Rota das Fontes
Distância: 6 Kms
Caminhantes: (37): António Palma, Ana Leão, António Bernardino, Carlos Penedo, Carlos Evangelista, Carmen Firme, Céu Fialho, Clara Maia, Cristina Umbelino, Estela Garcia, Eunice Santos, Graça Sena, Ilda Poças, João Duarte, João Figueiredo, Júlia Costa, Lina Fernandes, Luís Fernandes, Luísa Clemente, Luísa Gonçalves, Luísa Simões, Lurdes Barbosa, Luz Fialho, Manuel Barbosa, Manuel Garcia, Margarida Graça, Margarida Lopes, Margarida Serôdio, Octávio Firme, Pedro Osório, Raul Almeida, Rogério Matias, Rosário Mendes, Rui Graça, Socorro Amaral, Teresa Palma Duarte, Vitor Gonçalves.
Organização: Manas Fialho
Almoço: Restaurante “Ti’Ascenção”, S. Gregório de Fanadia
Lanche: Pastelaria “Arcus”, Óbidos
Visita cultural: Santuário do Senhor Jesus da Pedra
Próxima caminhada: 9/11/2022 (Organizam: Cristina Umbelino e Margarida Lopes) 
Reportagem:  
Espantavam-se os poucos passantes àquela hora matinal, que rebuliço seria aquele, na sua aldeia enfeitada de pneus floridos. Eram os Caminhadeiros, a reunir-se para a passeata do dia.
Com alguns pedaços de piso urbano, entremeados com outros troços de verdadeira imersão na natureza, a caminhada correu bem. Mesmo o culazo e o mergulho de cabeça verificados (não vamos dizer quem foi… ) não tiveram consequências de maior.
No geral, a paisagem foi apreciada, apesar de a barragem do rio Arnoia se apresentar barrenta, devido às chuvas dos últimos dias.
O pior ainda foi a subida final, que deixou muita gente esbaforida. Quem não passou por ela foram uns quantos espertalhaços que, na parte final, resolveram fazer batota, ignorar as marcas e ir ter directamente aos carros. Não sofreram com a dita subida, mas também não tiveram a oportunidade de apreciar a paisagem que se avista do (verdadeiro) fim do percurso, baloiço panorâmico incluído.
Rumou-se ao Ti’Ascenção, onde o chef João Cardoso, a Mónica e o seu colega nos brindaram com uma série de mimos gastronómicos.
E lá fomos nós até ao Santuário do Senhor Jesus da Pedra, encontrar o Dr. Bruno Silva, da Câmara Municipal de Óbidos. Presente, a convite do Dr. Bruno, estava também a Dra. Amélia Monteiro, autora de estudos sobre património na zona de Óbidos.
Foi-nos explicada a origem e a história do santuário e, além do piso térreo, foi-nos também permitido visitar os vários pisos das galerias superiores.
(Quem não foi e tiver curiosidade de ler a brochura sobre o Santuário que nos foi oferecida, clique no link aqui ao lado).
O dia terminou num descontraído período de convívio, na esplanada da pastelaria “Arcus”, na zona exterior às muralhas de Óbidos, regado pelo habitual chá.

Nota final – herói do dia: S. Pedro, que, mais uma vez, e ao contrário das expectativas, foi amigo. “Quando eu venho, nunca chove!”, ouviu-se alguém dizer… Adivinhem quem…

Saudações Caminhadeiras
Manas Fialho

4 comentários:

Raul Almeida disse...

Começo por agradecer às Manas por terem organizado uma caminhada completa, de acordo com a nossa tradição, hoje em dia não é fácil. A caminhada foi curta, para as minhas expectativas mas tinha algum grau de dificuldade, comprovado pelas duas quedas. Relativamente aos "quantos espertalhaços que, na parte final" eu estou incluído e foi por questões de solidariedade ao caminhadeiro que estava debilitado por não ter dormido toda a noite nem ter tomado o pequeno almoço e à caminhadeiro que tinha sofrido a queda e tinha sido 'devorada' pelas silvas, logo eu que gosto é de fazer quilómetros, nem que seja de carro :-)
Gostei muito da organização, simpatia ao almoço, visita guiada e o café onde tomamos o chá das 5 foi 5 estrelas. Beijinhos.

Margarida Lopes disse...

Obrigada às manas por mais uma vez nos presentearem com um programa de 5 estrelas.
Bonito percurso, bom almoço num simpático restaurante, bem como a surpresa do chá na esplanada, muito bem acompanhado com várias delícias.
Bjs

CEF disse...

Terapia de Grupo com mas à mistura
As Caminhadas vão acontecendo ao ritmo e modo do fado português com uns mas nos acordes e desacordes pelo meio, enquanto se vai desenrolando a melodia da mesma, ora mais calor menos calor, o São Pedro vai ajudar, olha-se o Céu, não vai chover, mais subida, menos subida, assim não venho mais, mas na seguinte estou de volta, os Percursos limpinhos e rasinhos onde estão, e a ladainha do mas continua, não há volta a dar, é sempre a subir, a paisagem vai dando um jeito e a conversa como terapia não falta que é coisa boa, não da fala mas da má língua e, da boa língua também, dá uma ajuda na passada cautelosa e firme, já que o almoço é o próximo objetivo, que já houve muitos mas há sempre aquele que..., e o outro, e este, que está a ser uma bela surpresa, raios como descobriram elas esta bela Fanadia, trocam-se passagens outras.
Uma voz, uma ação, copos ao alto para um Brinde às manas Céu e Luz Fialho que estão na "frigideira" desta vez, aplausos, o fado continua, vai passando do tom menor para tom maior já que da plateia alguém bem conhecido e respeitado se levanta, faz-se silêncio, tá na hora, dá cá o teu oh! meu, o fado de sempre, já conhecido, vai desenrolando, sem tremer a voz, continua o refrão do fado do trinta, ninguém estrebucha.
As igrejas já são muitas, mas ainda se vão descobrindo peças raras com pessoas dando o seu melhor de conhecimento e entusiasmo na descrição no que nos é dado a observar, fruto da tarefa proposta inicial e para finalizar, na Arcus tomamos o chá que alguns pensam ser a chaleira outra coisa, foi o local aprazível com belo serviço, para descansar um pouco, e com vontade de voltar.
Parabéns Manas Fialho
Abraços

LM disse...

Queridas manas, tivemos imensa pena de não termos participado na vossa caminhada e especialmente depois de termos lido a reportagem e os comentários, de qualquer modo muito obrigada pelo vosso empenho e dedicação à causa Caminhadeira. Esperamos dentro em breve participar o melhor possivel nas nossas caminhadas, até lá beijinhos e muita saúde. Angelina e Luís.