Álbuns de Fotos:
Data do encontro: 12/10/2022
Lugar do encontro: Parque estacionamento Malveira da Serra
Percurso: Circular partindo da Malveira da Serra ladeado pelo Oceano Atlântico a poente e a Ribeira da Foz do Guincho a nascente.
Distância: 8,5 Kms
Caminhantes: (42): Ana Bela Fernandes, Ana Leão, António Bernardino, António Dores Alves, António Palma, Carlos Evangelista, Carlos Penedo, Carmen Firme, Clara Maia, Cristina Umbelino, Diana Palma Duarte, Estela Garcia, Gilberto Santos, Graça Sena, João Figueiredo, José Luís Iglésias, Júlia Costa, Lina Fernandes, Luís Fernandes, Luísa Clemente, Luísa Gonçalves, Lurdes Barbosa, Manuel Barbosa, Manuel Garcia, Manuel Pedro, Manuel Reis, Manuela Correia, Margarida Graça, Margarida Lopes, Margarida Serôdio, Maria da Luz Fialho, Maria do Céu Esteves, Maria do Céu Fialho, Miguel Campos Reis (Guia Cultural), Otávio Firme, Pedro Osório, Raul Almeida, Rosário Mendes, Rui Graça, Socorro Amaral, Teresa Palma Duarte e Vitor Gonçalves.
Almoço:(45): os mesmos caminhantes mais Adelaide Canova, António Clemente e Natália Santos.
Almoço e lanche: Restaurante "Toca do Júlio", Almoçageme
Visita cultural: Quinta da Regaleira
Próxima caminhada: 26/10/2022 (Organizam: manas Fialho)
Reportagem:
Estava bastante vento no parque de estacionamento escolhido para ponto de encontro.
Almas mais timoratas recearam ter frio durante o trajecto, o que não veio a verificar-se.
Agarrados os bastões, para evitar os trambolhões, pôs-se a comitiva em marcha, inicialmente ainda em território urbano, depois em campo aberto, quase sempre com vistas simultâneas de serra e mar.
A paragem para reabastecimento foi no Abano. Foi também aí que, fazendo jus ao nome da caminhada, o organizador enumerou e homenageou os companheiros Caminhadeiros que já partiram, o que suscitou um grande aplauso do grupo.
Retomámos o caminho, para fazer a segunda parte do percurso. O sol queimava. Na parte final, houve algumas desistências, de que o carro vassoura se encarregou diligentemente.
De volta ao parque de estacionamento, vá de se mudar as farpelas, naquelas abundantes cenas de strip tease em que já ninguém repara.
Foi animado o almoço na “Toca do Júlio”, durante o qual o organizador distribuiu uma lembrança aos participantes.
O estacionamento, em Sintra, foi um bico-de-obra, apesar de o organizador ter indicado um parque de estacionamento e respectivas coordenadas. Uns antes, outros depois, lá nos juntámos todos à entrada da Quinta da Regaleira, bastante depois da hora prevista para o início da visita. Felizmente, segundo constatámos no local, o monumento estaria aberto mais uma hora do que se supunha.
Demos todos um suspiro de alívio. Sobretudo o Miguel Campos Reis, que já tinha caminhado e almoçado connosco e nos ia guiar a visita.
Durante quase duas horas ouvimos as suas explicações sobre a história do local, o seu proprietário inicial, o simbolismo esotérico que caracteriza todo o ambiente. Percorremos a moradia, o Terraço dos Deuses, várias fontes, a Torre e por fim, já em passo de corrida, ainda conseguimos ver o Poço Iniciático, pérola do percurso. Acabámos “enxotados” para a saída pelos seguranças, mas a missão estava cumprida!
Com tudo isto, houve uma estreia na história dos Caminhadeiros, que foi fazer-se o lanche à hora do jantar. A senhora cozinheira estava preocupada, porque “os pastelinhos – feitos de propósito para nós – são bons é quentinhos”. Mas nem por isso nos souberam menos bem.
Recolheu o pessoal às respectivas maisons, contente com mais uma jornada de convívio e companheirismo.
Saudações Caminhadeiras
SIC, Sic, sic
Aos que por imperativos pessoais não puderam estar presentes, votos de rápidas resoluções.
Agradecimentos do:
Carlos Evangelista, Carlitos, eu, Carlinhos, CEF.
7 comentários:
Parabéns ao organizador. 5 estrelas, até da reportagem gostei. Um abraço e até à próxima.
Muito obrigada, Carlos, foi um dia em cheio!
Carlos, muito obrigada por nós proporcionarem um dia espetacular! Beijinhos Lurdes
Obrigado Carlos,
por só dares 1/4 de hora entre concentração e partida
por um percurso 'puxadinho' e muito bonito que até deixou ver a 'maldita' Peninha
por um belo almoço e uma bela pinga que me reconciliou com a Toca do Júlio
pelo miminho artístico da Tina que nunca nos esquece
...e tudo isto só em meio programa.
Para mim continuas na 1ª divisão.
PS - se me encontrasses a capa das palas dos óculos que devo ter deixado na Toca, então...
Ê cá gostê!
E aguentê-me à bronca com os 8,5 km! (O que a gente faz pelos amigos!...)
Obrigado, Carlitos, queremos mais!
A caminhada, o almoço, o presente e a visita à quinta da Regaleira, foi tudo um regalo. O estacionamento em Sintra e seus caminhos nem por isso. Estás de parabéns. Queremos outras e outras ......
Bjinhos e obrigada, aos 2.
Maria do Céu
Obrigado, CEF, Carlos, Carlitos, tu.
Grande abraço.
Enviar um comentário