sexta-feira, 22 de abril de 2022

* * * * * * * * 12ª Caminhada da Época 2021 / 2022 * * * * * * * * _____________ “Isto também é Lisboa?” ______________ * * * * * * * * * * * * * * Lisboa, 20 de Abril * * * * * * * * * * * * *

 


Álbuns de Fotos:

Data do encontro: 20/04/2022
Lugar do encontro: Cruzamento da R. de Marvila com a Tv. Duque de Lafões
Percurso: De Marvila à Casa dos Bicos e volta ao Beato.
Distância: 10 Kms
Participantes: (32) Acilina, Ana Cristina Umbelino, António Bernardino, Céu Fialho, Céu Esteves, Clara Maia, Estela Garcia, Gilberto Santos, Graça Sena, Hélia Jorge, João Duarte, José Clara, José Iglésias, Júlia Costa, Lina Fernandes, Luís Fernandes, Luís Carvalho, Luísa Gonçalves, Lurdes Barbosa, Lurdes Clara, Luz Fialho, Manuel Barbosa, Manuel Garcia, Margarida Lopes, Raúl Almeida, Rogério Matias, Rosário Mendes, Socorro Bernardino, Teresa Palma, Teresa Santos, Tomás Passanha, Vítor Gonçalves.
Almoço: Adega da Tia Rosa
Próxima Caminhada: 04/05/2022 (Raul Almeida)
A Reportagem…
Esta caminhada, inicialmente prevista para a zona oriental de Lisboa, acabou e bem, graças à
inexcedível colaboração do Raúl e do Luís Fernandes, por ser deslocada para oeste e ter o inicio e fim em Marvila. 
À hora combinada, depois dos cumprimentos e dos comentários sobre o desconhecimentos desta zona de Lisboa pela maior parte dos Caminhadeiros, começámos a caminhada passando pela antiga escola industrial Afonso Domingues, em direção à mata do Bairro de Madre de Deus onde uma pausa junto ao "Quiosque da Mata" permitiu a tomada de café e não só, antes do encontro com a Céu Esteves na descida pelo Beco dos Toucinheiros, em direção a Xabregas no final do Vale de Chelas em direção à Feira da Ladra, Igreja de Sta Engrácia, desde 1966 Panteão Nacional, ruas e becos de Alfama, Largo do Chafariz de Dentro até ao jardim da Fundação José Saramago onde voltámos a Marvila pela zona 
portuária. O passo seguinte foi a  Adega da Tia Rosa no Beato, restaurante e casa de fados com uma decoração típica bem ao gosto de muitos dos Caminhadeiros.
Retemperámos forças com um belo almoço terminado como sempre com o xiripiti do Carlos Penedo. 
A "Visita Cultural" foi desta vez realizada de uma forma original com recurso a veículos TukTuk ( Adriana 913381127 ) que nos esperavam junto aos bombeiros do Beato, e guiados pela Danuza nos transportaram até ao miradouro da Senhora do Monte passando pelo Museu do Fado, Portas do Sol e Graça voltando depois à Adega da Tia Rosa para o tradicional chá das 5 e comentar favoravelmente as incidências de mais um dia bem passado.

Resta-nos agradecer a presença de todos e desejar que tenham desfrutado de mais esta aventura caminhadeira.

Até à próxima l!!!


Vítor e Luísa

5 comentários:

LM disse...

Caros amigos,
Acabo de chegar a casa para recuperar de dois problemas que tive e não podia nem me sentiria bem se não fosse ver o que se tem passado com os Caminhadeiros de quem tantas saudades tenho/temos. Os relatos orais foram/são muito ilustrativos e têm uma cor diferente dos escritos mas o nosso blog é o nosso BLOG. Aqui, nas fotografias, vemos e ‘ouvimos’ o que se passou. Nesta última caminhada foi ‘nos’ mostrada uma Lisboa que, provavelmente, não muitos conheceríamos. Muitas vezes lemos histórias/romances passados na Lisboa antiga e não fazemos ideia de como ela era num passado não muito remoto mas, mesmo assim, já longe de nós; e esta caminhada e suas reportagens, ajudaram a preencher lacunas no nosso conhecimento sobre Lisboa.
Queremos agradecer aos repórteres fotográficos de serviço que, como habitualmente, deram uma imagem muito completa da caminhada.
E agradecer aos organizadores que, como de costume, se excederam.
Luis e Angelina.

Raul Almeida disse...

Foi uma caminhada agradável e decorreu conforme estava planeada. Os locais por onde andamos têm outro encantado quando são percorridos a pé. De tuktuk também não é mau :-)
Os convívios continuam excelentes. Conto com o novo Caminhadeiro (Luís Rito Carvalho) para me ajudar a planear a próxima caminhada pelos moinhos de Palmela.
Obrigado aos organizadores e à inovação do espaço cultural.
Abraços e beijinhos.

DoCeu disse...

Eu vou dizer só uma coisa - esta tukvolta foi das coisas mais bem apanhadas que já se realizaram neste grupo! :)
Hmmm, mentira, afinal digo outra coisa - quase que nos gastavam a pele, com tanta fotografia!!! :-P

Acilina disse...

Gostei imenso desta caminhada!! Para além do convívio sempre tão agradável, gostei de percorrer os recantos pitorescos de Lisboa antiga e sentir o pulsar de tanta vida nas ruas. Já com tantos turistas a relembrar-nos como Lisboa é bonita!
O passeio de TukTuk foi uma bela e inovadora ideia! Eu não podia perder!
Muito obrigada aos organizadores!!!

M.Luz disse...

"Isto também é parte cultural?" perguntaria algum distraído.
Não tenho dúvida de que um "afinado" coro de mais de 30 vozes responderia: "Oh, se é!"
Obrigada, Vítor / Luísa!