sexta-feira, 11 de março de 2022

* * * * * * * * 9ª Caminhada da Época 2021 / 2022 * * * * * * * * ______________ “Salinas e Sal Sem Mar” _____________ * * * * * * * * * * * * * Rio Maior, 9 de Março * * * * * * * * * * * * *




Álbuns de Fotos:
Raul Almeida
Luz Fialho
Local do encontro:
Salinas Naturais de Rio Maior
Data do Encontro: 9/3/2022
Distância: 8 Km.
Participantes: (36) Ana Bela Fernandes, António Dores Alves, Carlos Evangelista, Carlos Penedo, Carmen Firme, Céu Esteves, Céu Fialho, Clara Maia, Cristina Umbelino, Estela Garcia, Fátima Libanio, Gilberto Santos, Graça Sena, João Duarte, João Figueiredo, Júlia Costa, Lina Fernandes, Luís Fernandes, Lúcio Libânio, Luísa Clemente, Luísa Gonçalves, Lurdes Barbosa, Luz Fialho, Manuel Barbosa, Manuel Garcia, Margarida Lopes, Margarida Serôdio, Odete Vicente, Otávio Firme, Pedro Osório, Raul Almeida, Rogério Matias, Rosário Mendes, Teresa Palma, Teresa Santos e Vítor Gonçalves.
Só ao almoço: (2) Tozé Clemente, José Luis Iglésias
Almoço: Restaurante “Salarium”, Salinas de Rio Maior.
Próxima caminhada: 23/03/2022
Reportagem:
Como de costume e embora a concentração estivesse marcada para as 9.30H cerca das 9H já havia algum movimento junto ao "Salarium" onde alguns iriam tomar um café ou algo mais.
Só às 9.45H e, depois de aquecidos com alguns sólidos e líquidos, e de uma operação de resgate a uma viatura vítima da maldade do GPS, puderam os Caminhadeiros dar início à caminhada no percurso desenhado pelo Luís Fernandes e seguido com agrado por todos os Caminhadeiros quer nos corredores para pedestres e ciclistas quer pelos bosques onde de quando em vez havia que ter atenção às poças de água.

Antes da hora marcada já estávamos sentados para o almoço, olhando com curiosidade para tudo o que nos pudesse ajudar na tarefa de saber o que iríamos comer.
Foi aproveitado este interregno para que a Luísa e a Lina pudessem distribuir uma prenda dos organizadores, um saquinho com sal etiquetado com o logo dos Caminhadeiros e a data da realização deste evento.
Não foi preciso muito tempo para descobrirmos e degustarmos o azeite, o pão, as azeitonas, a água, os vinhos branco e tinto e logo de seguida uns cogumelos, umas moelas, uns ovos com farinheira, as saladas, a tiborna de bacalhau, as sobremesas, o licor da casa, o café e por fim o XIRIPITI na sua versão original: servido pelo Carlos Penedo.

A visita cultural que por não poder ser feita à Villa Romana foi na Casa Senhorial D'el Rei D. Miguel, guiada pelo Dr. José Lourenço um jovem historiador que com o seu entusiasmo nos fez seguir com atenção e ficar a conhecer um pouco da história de Rio Maior.

Já nas Salinas e depois de algumas compras nas lojas locais e de ouvir o Sr. José explicar a milenar existência das salinas e da produção do sal e da vida dos salineiros, voltaram os Caminhadeiros apressadamente às mesas do Salarium ameaçados pela chuva que esteve prometida desde a manhã e que à hora do chá apareceu em força.
Chegou a hora do tradicional chá.
Reconfortados com as infusões de "Hervas" acompanhadas de deliciosas bolachas e de chocolates de sal, tradicionais desta região, começaram as despedidas e promessas de encontro no próximo dia 23, junto à Carmen e ao Octávio Firme.

VG

4 comentários:

Raul Almeida disse...

E assim foi mais uma bela caminhada e alegre convívio.
Bom almoço, boa parte cultural e bom cházinho.
Parabéns à organização.

Lurdes Barbosa disse...

Como não podia deixar de ser, mais uma bela caminhada, ótimo almoço, agradável visita cultural, e reconfortante cházinho. Parabéns e obrigada aos organizadores!��

DoCeu disse...

Gostei do dia, em geral. Mas o que me derreteu mesmo o coração foi aquele saquinho de sal!... :-)
Bem hajam, amigos "organizadeiros"! (O termo é da outra Céu, mas eu "apropriei-me [! como agora é moda dizer-se] logo dele :-P)

CEF disse...

Olá Amigos
Desta vez não é onde está o Wally mas, sim o Iglésias.
Não esteve presente na foto de Grupo porque foi dar fé das bifanas que outrora degustava, no entanto preocupado aonde a mesma seria tirada, seria informado que não haveria problema pois lá estaria pela graça da ubiquidade de que desfruta.
E não é que "Lá Apareceu" bem ladeado pela Céu Esteves e a Luz Fialho, modernices bem se vê.
Iglésias o prometido foi cumprido nê?
Votos de boa e rápida recuperação aos Caminhadeiros com algumas "porras" pelo caminho.
Obrigado aos meus Simpáticos Modelitos, vá lá perdoem alguma coisinha, tá?.
Caminhadas LG/VG venham mais com mais ou menos tempero.
Abraços a todos os presentes e menos presentes.
eu