sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

* * * * * * * * 7ª Caminhada da Época 2021 / 2022 * * * * * * * * ____________ “Um olhar sobre as Berlengas” __________ * * * * * * * * * * * * * Baleal - 15 de Dezembro * * * * * * * * * * *



Álbuns de Fotos:
Local do encontro: Parque de Campismo do Baleal - Peniche
Data do Encontro: 15/12/2021
Distância: 9,5 Km.
Participantes: (24),Acilina Caneco, Alberto Oliveira, Ana Bela Fernandes, Angelina Martins, Céu Esteves, Céu Fialho, Clara Maia, Cristina Umbelino, Fátima Libanio, Gilberto Santos, Lídia Albuquerque, Júlia Costa, Lina Fernandes, Luís Fernandes, Lúcio Libanio, Luísa Gonçalves, Luz Fialho, Manuel Pedro, Pedro Albuquerque, Rogério Matias, Rosário Mendes, Teresa Santos, Tomaz Pessanha, Vítor Gonçalves.
Só ao almoço: (1) Luís Martins
Almoço: Restaurante “Miramar”, Peniche.
Próxima caminhada: 12/01/2022
Reportagem:
Embora o termómetro do carro indicasse 5,5 º às 8H45M, à hora marcada iniciámos a ultima caminhada de 2021 debaixo de um lindo e confortante sol de inverno que nos aqueceu o corpo e o espírito.
Com as agora consideradas normais máscaras de proteção e procurando manter o distanciamento físico e a aproximação social, depois da tradicional foto de grupo caminhámos de costas para o mar, atravessando uns terrenos agrícolas que nos presentearam com um “smell” característico dos campos bem estrumados e a vista de uma cuidada preparação para a cultura de vegetais.
Ultrapassado este percalço, e no seguimento do agradável percurso escolhido pelo Rogério e orientados pelo Alberto, puderam os Caminhadeiros desfrutar de uma magnifica paisagem sobre as Berlengas e o oceano atlântico e junto ao Marco Geodésico do Baleal, ver o Hotel Golf Mar no Vimeiro, as praias de São Bernardino, Consolação, a cidade de Peniche à esquerda, a Foz do Arelho e a Nazaré à direita.
Continuou a nossa caminhada em direcção à península do Baleal atravessando a Praia do Norte onde os surfistas nos faziam inveja com uns belos mergulhos. Enquanto alguns caminhadeiros ficaram na Praia dos Barcos a apreciar a descarga do peixe acabado de pescar, olhando em especial para uns belos robalos que davam nas vistas no meio dos chocos e carapaus, outros seguiram para a Capela de Santo Estevão no extremo norte da antiga ilha e agora península do Baleal e apreciar a falésia na parte oeste da península.
A parte final da caminhada foi feita pelo areal da Praia do Sul bem junto à água, o que por descuido ou talvez não levou a Luz a ficar com os ténis e as calças molhadas. Passámos então pelo passadiço de madeira que nos guiou ao parque de estacionamento de onde seguimos para Peniche preparados para enfrentar a próxima tarefa: o almoço.

O almoço decorreu no Restaurante Miramar na Av. do Mar em Peniche e como não podia deixar de ser, depois de umas deliciosas entradas fomos convidados a deliciarmo-nos com uma bela caldeirada.

Terminado o repasto partimos para a visita cultural que tinha sido cancelada devido ao pouco espaço do Museu da Renda de Bilros de Peniche e à ultima hora marcada pelo Rogério com a preciosa ajuda da Acilina para o Forte de Peniche, agora chamado de Museu Nacional Resistência e Liberdade, onde a Dra. Ana Rita que nos guiou na visita e foi esclarecendo sobre os acontecimentos aqui ocorridos e importância desta edificação.

Desta vez não houve o tradicional chá, para evitar locais fechados e com pouco espaço, tendo os caminhadeiros, depois das tradicionais despedidas desta vez acrescentadas com os votos de Boas Festas e um Próspero Ano Novo mais livre de pandemias, seguido para as suas casas com a sensação de mais um dia muito bem passado.

Vive o melhor de Ti

VG

3 comentários:

M.Luz disse...

Aqui deixo os meus renovados agradecimentos ao Rogério (com o senão de se ter esquecido de partilhar as coordenadas...) pela escolha do percurso que nos permitiu recarregar baterias e pela escolha do restaurante; obrigada também ao já nosso conhecido sr. Alberto (na função de guia).
Votos de Boas Festas para todos Os Caminhadeiros 🤶 🌲
Até Janeiro, nas Salinas de Rio Maior!

FotosCaminhadeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Acilina disse...

Gostei muito da caminhada, das paisagens e da proximidade do mar. Agradeço ao Rogério, assim como o interessante desafio de descobrir o local de encontro, pois os meus GPS recusavam-se a mostrar-me "O Parque de campismo do Baleal" e muito menos as "Torres brancas"...
Também gostei de ver o Forte de Peniche onde está instalado o Museu Resistência e Liberdade. São marcos importantes da nossa história e estavam mesmo ali a dois passos do restaurante. Agradeço à Sra. Ângela Alves, que respondeu entusiástica e afirmativamente ao meu mail, das 14:03h solicitando a inscrição do nosso grupo, na visita comentada das 15h. E agradeço à Sra. Ana Reis que tão bem conduziu e comentou a visita. Foi um dia bem passado!
Desejo um Bom Natal e Boas Festas a todos os Caminhadeiros!