sexta-feira, 1 de outubro de 2021

* * * * * * * * 2ª Caminhada da Época 2021 / 2022 * * * * * * * * ______________Por Terras de Carmões______________ * * * * * * * S. Domingos de Carmões, 29 de Setembro * * * * * * *

Álbuns de Fotos:
Carlos Evangelista
Data do Encontro: 29 de Setembro de 2021
Local: São Domingos de Carmões
Distância: 9 km
Caminhantes: (29) Angelina Martins, António Palma, Carlos Evangelista, Céu Esteves, Estela Garcia, Fátima Libânio, Fernando Bernardino, Gilberto Santos, Gonçalo Garcia, João Duarte, João Figueiredo, José Clara, Lina Fernandes, Lúcio Libânio, Lurdes Clara, Lurdes Barbosa, Manuel Garcia, Manuel Pedro, Margarida Lopes, Margarida Serôdio, Odete Vicente, Pedro Osório, Raul Almeida, Rogério Matias, Rosário Mendes, Socorro Bernardino, Teresa Santos, Teresa Palma Duarte e Vítor Gonçalves.
Não caminhantes: (2), Luís Fernandes e Luís Martins.
Só ao almoço: (2) João Marujo e Rosário Brazão.
Organizadores: Angelina Martins e Luis Martins
Almoço: Restaurante ‘O Caçador’ em Dois Portos
Próxima caminhada: 13 de Outubro c/organização do Raul Almeida
Reportagem:
Apesar do longo período de ausência destas andanças, os Caminhadeiros continuam a primar pela pontualidade e à hora marcada, entre as 9h00 e as 9h30, estávamos todos presentes e animados para esta 2ª Caminhada do ‘regresso’ com saída perto da Junta de Freguesia de S. Domingos de Carmões.
O ‘S. Pedro’ merece um louvor muito especial pois nos presenteou com um lindo dia de Outono, com sol, uma temperatura amena e um ventinho bem agradável. A Caminhada começou com uma descida acentuada e depois com algumas subidas, umas mais inclinadas que outras. Mas a paisagem circundante dava alento aos caminhadeiros para continuarem em frente. No final das subidas uma pequena ‘jóia’ em forma de ermida nos esperava. A ermida de Nossa Senhora dos Milagres situada num pequeno planalto na freguesia de Dois Portos e graciosamente aberta pela D. Amélia e amiga, por sugestão do sr. Padre Rui, prior daquela freguesia. Todos ficámos muito admirados pela sua beleza e boa conservação (*). Também o panorama que rodeia esta ermida é espectacular, vislumbrando-se a serra de Montejunto, o mar junto a Santa Cruz e Peniche, o palácio da Pena em Sintra e a serra dos Candeeiros.
Para retemperar um pouco as forças e a sede foram distribuídas maçãs e garrafinhas de água: um pequeno mimo dos organizadores. Faltava-nos o regresso que começou com uma grande descida entre campos e uma pequena aldeia e umas últimas subidas já no final, o que levou alguns participantes a recorrer ao pedido de apoio para regressar aos carros.

Depois seguiu-se o almoço no Restaurante ‘O Caçador’ que esteve a contento de todos, quer a nível do espaço exterior, quer do repasto propriamente dito. Após o almoço, e para os que tivessem interesse, fizemos uma visita à Igreja de S. Pedro de Dois Portos, onde nos esperava a restauradora Verónica que nos presenteou com uma óptima lição de Restauro e de história da linda Igreja Matriz de Dois Portos.
O regresso ao ‘Caçador’ para o nosso tradicional Chá finalizou como é habitual a nossa Jornada Caminhadeira.

Até à próxima.

Saudações caminhadeiras.

Angelina Martins e Luis Martins

Os nossos agradecimentos especiais para: o sr. Padre Rui, a Dra. Verónica, o sr. Álvaro Leitão e sua equipa do Restaurante ‘O Caçador’ e a D. Amélia e sua amiga.

(*) A Ermida da Senhora dos Milagres foi construída no ano tristemente célebre de 1578, ano em que no Norte de África se travou a batalha de Alcácer-Quibir.

3 comentários:

Maria do Céu disse...

Quanto âs subidas só a primeira e num pequeno troço é que foi agreste . Mas valeu a pena.
Bjs e obrigada.

DoCeu disse...

Ui ui, eu não estive lá, mas as fotos são explícitas quanto às "inclinações"...

Vit.Gonçalves disse...

Céu, as aparências iludem. As subidas foram superadas como se de descidas se tratassem, pois a paisagem e a apanha das frutas ajudavam na subida.
Aproveito para agradecer ao casal Martins a bela jornada Caminhadeira desde as visitas, às paisagens e ao repasto.
Saudações Caminhadeiras.
Vítor G.