sábado, 22 de dezembro de 2018

* * * * * * 7ª Caminhada da Época 2018 / 2019 * * * * * * Caminhar no Parque da Bela Vista . Lisboa . Dia 19 de Dezembro



Álbuns de Fotos:
Data do encontro: 19/12/2018
Local: Lisboa
Percurso: Mata de Alvalade e Parque da Bela Vista
Distância: 9,500 Kms
Caminhantes: (39) Acilina Couto, Ana Cristina, Antonio Jose, Antonio Palma, Antonio Vaz, Carlos Silva, Carmen Firme, Ceu Fialho, Ceu Pedro, Clara Maia, Dores Alves, Estela Garcia, Fernanda Solposto, Francisco Reis, Gilberto Santos, João Figueiredo, João Reis, Julia Costa, Lidia Albuquerque, Luis Fernandes, Luis Martins, Luisa Clemente, Luisa Goncalves, Luz Fialho, Madalena Vaz, Manuel Barbosa, Manuel Garcia, Manuel Pedro, Manuel Reis, Margarida Lopes, Margarida Serodio, Mariana Batista, Miguel Batista, Otavio Firme, Pedro Albuquerque, Raul Almeida, Sofia Batista, Vitor Goncalves, Zé Clara.
Não Caminhantes: (7) Amilcar Queiroz, Angelina Martins, António Bernardino, Fátima Libânio, Fernando Couto, Lúcio Libânio, Socorro Bernardino.
Organizadores: Raul Almeida
Almoço: Tigela, Lisboa
Próxima caminhada: 9/1/2019 A definir
Reportagem: O dia da caminhada teve inicio numa bela manhã, própria de um dia de fim de outono onde o sol ia  espreitando entre as nuvens.
Após a resolução do problema de estacionamento dos automóveis, que causou 15min de atraso, foi tirada a respectiva fotografia de grupo na entrada do Lisboa Racket Center com 40 caminhantes a acelerar os motores.
A caminhada teve inicio às 9:45 pelo Mata de Alvalade (Parque José Gomes Ferreira). Atravessada a Av D. Rodrigo da Cunha e a Gago Coutinho, subimos em direcção à entrada do Rock in Rio (Parque da Bela Vista), na freguesia de Marvila. O passeio foi sempre seguindo a periferia em direção a Olaias, atravessando a Av. Mal. António Spinola.
A meio do percurso, com vista das Olaias para o Parque da Bela Vista fez-se a respectiva pausa para a peça de fruta e água. Na segunda metade do percurso foi o momento alto da caminhada, não só por termos subido ao cume do Parque mas principalmente pela vista que se tem, quer em direção à Ponte Vasco da Gama quer em direcção a Monsanto, S. João de Brito, Aeroporto, etc.
Seguimos o trajecto planeado pela parte superior da Mata de Alvalade e terminamos às 12:40. Não houve desistências nem lesões. Seguimos sempre pelos trilhos de asfalto e andamos cerca de 9.2Km +/- 10%. A ausência do Gilberto no plutão da frente estava justificada por dores resultantes de uma lesão num pé. 

Chegamos ao Restaurante A Tigela ainda antes das 13:00h onde o Sr. Sílvio já tinha tudo preparado para receber cerca de 50 pessoas. O almoço foi tipo "enfarta brutos", com entradas, sopa, bacalhau e grelhada mista. Durante a sobremesa e o café tivemos a agradável surpresa da Graça Sena que não aguentou a saudade e a caminhadeira Ana Maria que não pode participar por questões de geriatria, aproveitou a proximidade para rever os amigos, enquanto a Céu Pedro distribuiu lindos presentes feitos com cápsulas de café e as manas Fialho bombons com bandeirinha :-)

Depois do belo repasto, uma meia dúzia de caminhantes ainda tentou acelerar a digestão fazendo o percurso para o museu pela Av. do Brasil, em passada de caminhadeiro, reclamando mais 4 kilómetros, dois para cada lado :-)

Chegamos ao Palácio Pimenta/Museu de Lisboa com algum atraso. O grupo foi divido por dois guias, o Daniel Ferreira e a Jacinta Tavares que cerca das 15:30 deram inicio à visita e nos deliciaram com o seu saber durante duas horas. No exterior, mostraram-nos o Jardim do Bicho com obras de Bordalo Pinheiro e colocação da autoria de Joana Vasconcelos. No interior toda a história de Lisboa, antes e depois do terramoto.

Para tomar o chá das 5 foi só atravessar a rua para o Café Concerto, meio do Parque Mário Soares onde nos aguardavam com o bolinho e o chazinho.

Cumprimentos
Raul Almeida

2 comentários:

DoCeu disse...

Mais uma estreia que me foi proporcionada pelos Caminhadeiros, neste caso, pelo Raul - não frequentando eu o Rock in Rio, nunca tinha ido ao Parque da Bela Vista (nem ao LRC, aliás) e gostei das vistas do dito.
Continuo a reivindicar que os quilómetros andados para a cultura também deveriam ser contabilizados (embora eu, neste caso, tenha ido de autocarro, kkk!)...
Obrigado, Raul, merry xmas everybody!

mreis disse...

Blogs para os meus netos já é coisa de cotas, eles é mais instagram e whatsapp, mas disseram-me que gostaram da caminhada e que até foi um bocadinho puxada para a minha idade…
Obrigado ao Raul por nos ter mostrado um bocado da cidade que muitos não conheciam e com belas condições para caminhadas para além das quinzenais, com a vantagem de não ser necessário fazer grandes quilometragens automobilísticas.
Uma palavra para os nossos fotógrafos que em cada caminhada, por mais inócua que seja a paisagem e para além dos bonecos dos participantes, conseguem fazer arte com belas imagens de ângulos e pormenores que nos escaparam, por vezes com legendas informativas e divertidas.

Bom 2019 para todos!