segunda-feira, 18 de junho de 2018

* * * * * * * 17ª Caminhada da Época 2017 / 2018 * * * * * * * __"Do Bom Jesus ao Carvalhal com a Lembrança de Beirais"__ _______Bom Jesus do Carvalhal . Dia 13 de Junho________

Local: Bom Jesus do Carvalhal
Percurso: 9 kms – 03:00 horas
Caminhantes: (43) Acilina Couto; Amílcar Queiroz; Ana Bela Fernandes; Ana Umbelino; Angelina Martins; António Bernardino; António Clemente; Carlos Penedo; Carmen Firme; Céu Fialho; Cidália Marta; Dores Alves; Estela Garcia; Fátima Libânio; Fortunato Sousa; Francisco Firme; Gilberto Santos; Graça Sena; Ilda Poças; João Duarte; Júlia Costa; Lina Fernandes; Lúcio Libânio; Luís Fernandes; Luís Martins;
Luísa Clemente; Lurdes Clara; Luz Fialho; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Manuel Reis; Margarida Lopes; Maria do Céu; Octávio Firme; Odete Vicente; Quinita de Sousa; Rogério Matias; Samuel Coias; Socorro Bernardino; Teresa Palma; Teresa Santos; Vitor Gonçalves e Zé da Clara.
Só ao almoço: Luísa Gonçalves
Organizadores: Rogério Matias, Fátima Libânio e Lúcio Libânio
Próxima Caminhada: Caminhada de Final de Época (São Pedro do Sul)
Reportagem:
Para a penúltima caminhada da época o nosso amigo Rogério levou-nos até ao Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal de onde partimos para uma agradável caminhada pelos campos e por terras como a bonita aldeia do Carvalhal no concelho do Bombarral conhecida através da serie televisiva Bem-vindos a Beirais. Nesta caminhada onde como habitualmente houve quem concordasse com a classificação de “fácil” o que para outros seria “muito difícil” mas, à parte as classificações todos os caminhadeiros atacaram este percurso que na parte final teve a sua fase mais agradável junto à ribeira do Carvalhal.
Com o final da caminhada junto ao Santuário, tivemos então uma visita guiada onde a voluntária Clarisse nos esclareceu sobre o local, a sua antiguidade e os eventos que aqui se realizam.
Passámos então ao local do picknick onde o Rui, um voluntário que ajuda o santuário com a gestão do bar, já tinha o fogareiro aceso e o caldo verde bem quente.
Não tardou muito até que a Luísa começasse a servir o caldo verde e o Bernardino aparecesse com as primeiras sardinhas assadas e a carne bem grelhada, petiscos que continuaram com a partilha do que cada um levava e distribuía pelos outros piqueniqueiros.
Antes dos chás de hortelã , lúcia lima, cidreira com limão e outros, cantámos os parabéns ao António José Clemente, saboreámos os doces que não paravam de aparecer e alguns de nós cantaram outros declamaram com o acompanhamento do Lúcio Libânio e do Samuel Coias.
Com as baterias (barrigas) carregadas iniciámos as viagens de regresso com a sensação de mais um dia bem passado e um até já que será na caminhada de encerramento.
Saudações Caminhadeiras,
Vítor Gonçalves




4 comentários:

octavio disse...

Boa caminhada! Um pouco dura, mas muito bonita, especialmente o trilho do castanhal. Era, por assim dizer, uma mistura da descida das Furnas (em miniatura) e uma levada da Madeira.
O parque foi uma boa escolha para o pic-nic.
O reporter, - Fortunato? - esqueceu o meu neto Francisco (KIKO) que se portou magnificamente e está na fotografia de grupo, em primeiro plano, ao lado do Samuel.

Abraços, até S. Pedro do Sul.

Octávio

DoCeu disse...

As coisas que eu aprendo com estes Caminhadeiros!... Nunca tinha ouvido falar no Bom Jesus do Bombarral. Nem conhecia a Ermida de Nossa Senhora do Socorro, uma pérola (quase) no meio do nada.
E vamos lá a ver, apesar da minha ferrugem, não achei a caminhada difícil...?
Resumindo - obrigado ao Rogério e a todos os seus ajudantes! E sem esquecer os intervenientes no sarau... apesar de não me terem deixado dormir a sesta... :-)

António Dores Alves disse...

Com o Rogério a organizar tínhamos que ter um Santuário…
Belo dia de convívio.
Obrigado ao Rogério e ajudantes.
Até S. pedro do Sul

VitGon disse...

Caro Otavio, desculpa a minha falta , aliás merecedora de cartão amarelo, por ter esquecido o caminhadeiro KIKO.
Dá-lhe um abraço meu e espero que tenha valido a pena ter saído mais cedo.
Saudações Caminhadeiras
VG