quinta-feira, 17 de abril de 2025

* * * * Reportagem 15.ª Caminhada da Época 2024/2025 * * * * _______________ “Pelo Alentejo Fora” ______________ * * * * * * * S. Bartolomeu da Serra, 16 de Abril 2025 * * * * * * *




Álbuns de Fotos :
Local: São Bartolomeu da Serra
Distancia: 10 km 
Caminhantes (34): Acilina Caneco, Adelaide Canova, Ana Leão, Angelina Martins ,António Palma, Carlos Evangelista, Carmen, Cristina Archer, Cristina Umbelino, Dores Alves, Gabriela Bentes, Gilberto Santos, Guilherme Sousa, Hélia Jorge, João Figueiredo, José Clara, José Godinho, Juan Ambrosio, Bé Fernandes, Luís Fernandes, Luisa Clemente, Lina Fernandes, Luísa Gonçalves, Lurdes Barbosa, Margarida Serôdio, Maria do Céu Esteves, Maria do Céu Fialho, Maria da Luz Fialho, Octávio Firme. Raúl Almeida,. Rogerio, Rosário Mendes, Teresa Santos e Vítor Gonçalves.
Só almoçantes (03): Luis Martins, António José Clemente. Tomaz Pessanha
Organização: Hélia Jorge e Tomaz Pessanha
Próxima Caminhada: 30 de abril, ainda sem organizador
Reportagem:
Tentando compensar de alguma forma as inúmeras ausências nas caminhadas, e num acto de grande vontade e alguma inconsciência saudável, decidimos organizar esta caminhada no nosso "paraíso", o Monte do Peralinho.
Era uma caminhada há muito pensada e planeada por nós.

Temos uma família grande e gostamos muito de receber gente, por isso fogo à peça, 20 pessoas aqui no monte é tranquilo.
Mas, a pouco e pouco, as inscrições foram chegando e já estávamos a bater os 40 😱.
Depois de um momento fugaz de stress onde andámos a contar a baixela, as cadeiras e as mesas (estas fornecidas pela associação de S. Bartolomeu) verificámos que a coisa era tranquila.
O tempo nos últimos dias não esteve de feição e, por isso, uns dias antes, implorámos ao São Pedro que nos ajudasse.
Na ausência de resposta, o S. Pedro não é mau rapaz mas não gosta de se comprometer, decidimos pôr mãos à obra e, com umas artes de costura e de carpintaria, fazer uns toldos para proteger o alpendre.
Agora sim venham eles!

Às 9 começaram a chegar os primeiros caminhadeiros ao Monte do Peralinho. À sua espera estava um pequeno almoço "saudável" à alentejana, para dar forças para a caminhada.
Alguns substituíram o leite pelo copo de vinho tinto, e das várias compotas disponíveis na mesa, as mais apreciadas foram os queijos e os enchidos em cima do belo pão alentejano.
Houve quem sugerisse não ir caminhar e continuar a banquetear mas a ideia não foi acolhida até porque o nosso nome é "caminhadeiros " não é "comideiros" nem "banqueteiros".
Antes que déssemos por isso, às 10:30 um grupo disparou caminho fora sem que tivesse sido dado o toque da partida, nem tirada a foto do costume.
Já não há respeito por quem organiza!
Reposta a ordem das coisas e antes de recomeçar a caminhar, fizemos um minuto de silêncio em homenagem ao amigo Caminhadeiro Manuel Garcia que recentemente nos deixou.

São Pedro afinal não estava distraído e brindou-nos com uma linda manhã de sol. Ele é mesmo o santo padroeiro dos Caminhadeiros.

A caminhada fez-se em duas partes, para poder acomodar os desejos e capacidades de todos.

A primeira parte foi até ao monte do Pinheirinho (cerca de 5,3,km).
Ao chegar ao Pinheirinho, havia cadeiras para o descanso dos mais necessitados, bebidas para refrescar, e o Tomaz fez uma explicação sobre a plantação do medronho, o processo de fabrico de aguardente e as várias asneiras que fomos cometendo no processo,
Um grupo regressou ao Peralinho de jipe com o Tomaz e os restantes continuaram a caminhada.
No caminho vimos vacas, ovelhas e muitos pássaros e grilos a cantar.
A dada altura o Mor Vítor Gonçalves adentra-se campo fora e agacha-se para apanhar grilos. Não apanhou nada mas foi uma boa tentativa.
De regresso ao monte iniciou-se o almoço, não sem antes reforçar com entradas de queijo e chouriço.
Pouco depois da chegada da caminhada começa a chover copiosamente e sentimo-nos abençoados pelo São Pedro nos ter concedido aquela aberta.

O almoço foi frango com pimentos, o prato premiado da D. Fernanda do "Cantinho do Petisco", e, como sobremesa, o doce da casa e a baba de camelo.
De surpresa, cantámos os parabéns à nossa amiga caminhadeira Luísa Clemente pelas suas 79 primaveras.
O Palma ofereceu aos organizadores um belo presente: um quadro e respectivos pins com o desenho do Monte do Peralinho.
Ofereceu ainda à amiga caminhadeira Céu Esteves um quadro com o desenho do Monte Evereste como reconhecimento da sua coragem, tenacidade e de ser um exemplo para todos nós.
Dado o adiantado da hora a que começámos a almoçar decidimos cancelar a visita cultural prevista ao Museu Rural da Abela.
Uma boa desculpa para voltarem.
Umas quantas caminhadeiras transformaram-se em anjos e rapidamente deram conta da lavagem de pratos e copos.
Por compromissos vários, alguns caminhadeiros não ficaram para o chá mas outros ainda se deleitaram com o bolo de laranja da Nã, as raivas, os bolinhos de cerveja e os de gengibre e amêndoa, tudo produção da D. Anabela da praça de Santiago de Cacém.
"Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe... " lá diz o ditado e por isso chegou a hora de todos regressarem a casa.

Amigos caminhadeiros,
deixaram estes dois organizadores de alma e coração cheios e fica a promessa que um dia destes vamos repetir!

Bem hajam
até breve

Helia e Tomaz

15 comentários:

Anónimo disse...

Agradeço aos organizadores Helia e Tomás por disponibilizarem a sua casa e tão bem ,nos receberem.
Foi um dia muito agradável.
Paisagem maravilhosa,boa comida e boa camaradagem entre todos.
Tivemos o privilégio da companhia de alguns caminhadeiros que não caminham,mas estiveram presentes.
Obrigada a todos.
Feliz Páscoa.
Cristina Umbelino

Anónimo disse...

Só duas almas muito corajosas e muito generosas se teriam metido em empreendimento de tamanha envergadura!
Não foi por acaso que, à excepção da caminhada de aniversário, esta foi a caminhada da época com mais presenças.
O resto já foi tudo dito, foi óptimo e encheu o coração.
Obrigado, Hélia e Tomás

DoCeu disse...

O 2o comentário é meu. O Google a fingir que não sabe quem eu sou...

Maria do Céu disse...

O meu muito obrigada pela caminhada, pela organização e disponibilidade da Hélia e do Tomaz em nos receber no seu monte com todos os acepipes que nos deliciaram e da trabalheira que tiveram.
E sim , às vezes somos indisciplinados( eu incluida😅) .
E como sempre emociono-me quando me mimam. Por muitos motivos, pelo presente, pela ausência, pela camaradagem.
Muito obrigada e boa Páscoa .

DoCeu disse...

Homónima, como disse o José Gomes Ferreira e o Lopes Graça pôs em música, "Porque nenhum de nós anda sozinho / E até mortos vão ao nosso lado."
Beijinho para ti e para todos

Anónimo disse...

Dizer que foi um dia muito bem passado é verdade, mas é pouco para descrever tanto que nos deram a Hélia e o Tomás ao receber nos no seu montinho.
O meu muito obrigada do coração
Santa Páscoa
Forte abraço e beijos
Gabriela

Raul Almeida disse...

Mais uma boa caminhada.
Foi diferente e mais longe que a maioria das caminhadas mas valeu a pena.
Muito obrigado aos organizadores. Espero que seja um indicador do regresso ao espírito "Os Caminhadeiros" que ultimamente tem estado muito exigente quer seja porque a caminhada é muito longa ou é acidentada ou há muito trânsito ou o almoço é fraco ou ...
Abraços para todos.

Acilina disse...

Hélia e Tomaz
O vosso coração cheio transbordou!
Sentia-se felicidade no ar e recebemos a vossa generosidade e afabilidade. Foi bom caminhar e sentir o ar fresco do Alentejo. Ficámos a conhecer como se cultivam os medronhos e como se faz a respectiva aguardente. O espírito de amizade e camaradagem dos Caminhadeiros marcou presença! Obrigada pela boa caminhada e pela calorosa recepção na vossa casa!!!

M.Luz disse...

Vantagem de quem se atrasa nos agradecimentos - já tudo foi dito, para realçar o acolhimento dos nossos anfitriões, tão caloroso que até o S. Pedro entendeu contemplar com uma manhã radiosa!
Assim, resta-me a parte fácil - mais uma vez, muito obrigada, Hélia e Tomaz!

maria luisa disse...

Que dia tão bem passado!Agradeço a todos e especialmente à Helia e ao Tomás o carinho com que fomos reecontrados por todo o grupo, Bem hajam!

Gilberto Santos disse...

Tendo eu , no passado, tido o privilégio de conhecer o mérito, a tenacidade, a capacidade organizativa, dedicação e disponibilidade da Hélia que, certamente, estou ciente, muitas vezes originaram grande compreensão e cumplicidade do Tomaz, comprovando, uma vez mais, os atributos deste casal no mérito da organização deste excelente evento caminhadeiro e consequente confraternização no seu muito querido "Monte do Peralinho".
Muito e muito obrigado a ambos.
Bem hajam
Gilberto e Teresa

António Dores Alves disse...

Agradeço à Hélia e ao Tomás pela muita coragem e disponibilidade com que organizaram esta caminhada que não vamos esquecer.
Bem hajam

Tomaz Pessanha disse...

Uma correcção sobre os medronheiros

Disse na 4a feira que o medronheiro é algo que só existe em Portugal, o que é falso.
Chamou-me pertinentemente à atenção o José Godinho que o Medronho é algo que existe, pelo menos, ao longo de toda a Península Ibérica sendo mesmo o simbolo da cidade de Madrid um urso a subir a um medronheiro para comer os seus frutos (https://blogueirosmadrid.com/2016/01/05/o-urso-e-o-madrono/). Em Espanha é tradicional a produção do licor de medronho.
Já a aguardente de medronho, essa sim, creio que apenas existirá em Portugal.
Fica feita a justa correcção!

Angelina Martins disse...

Queridos Hélia e Tomaz, por muito que agradeçamos ainda é pouco por todos os momentos de pura camaradagem e amizade que disfrutámos. Foi um grande prazer partilhar o vosso paraíso por um dia.
Muitas felicidades, muita saúde e tudo de bom.
Bem hajam. Boa Páscoa. Beijinhos. Angelina e LM

Vit.Gonçalves disse...

Meus caros Caminhadeiros Hélia e Tomaz, depois de tantos comentários não há muito a dizer a não ser que as preocupações que tiveram para que as mesas, cadeiras, toldos, pão, vinhos , linguiças, queijos, compotas, talheres, preparação da caminhada, a deliciosa galinha, as sobremesa, café , chá e bolos secos, foram devidamente recompensadas com o exito da caminhada.
Foi pena não termos tirado uma foto com os Caminhadeiros e o vosso belo Peralinho, mas talvez numa futura caminhada o possamos fazer.
Feliz Páscoa e muita saúde.
Vítor e Luísa.