Álbuns de Fotos:
Data do encontro: 14/06/2023
Local do encontro: Valada do Ribatejo
Percurso: 7,5 Km 2h 15 m
Caminhantes (32): Angelina Martins; António Palma; António Pedro; Carlos Evangelista; Estela Garcia; Fátima Libânio; Guilherme Sousa; Ilda Poças; José Alberto; José Clara; Lúcio Libânio; Luís Martins; Lurdes Clara; Manuel Garcia; Luís Fernandes; Lina Fernandes; Maria do Céu; Vitor Gonçalves; Luisa Gonçalves; Margarida Lopes; Pedro Osório; Preciosa Bernardo; Raúl Almeida; Rogério Matias; Rosário Mendes; Samuel Coias; Teresa Santos; Cristina Umbelino; Fernando Bernardino; Socorro Bernardino; Carmen Firme; Octávio Firme
Ausentes por motivos imprevistos de última hora: Ana Almeida; José Iglésias; Gilberto Santos
Não Caminhantes: Luísa Clemente; António Clemente
Almoço: Pic-nic no parque de merendas de Valada
Reportagem:
É tradição dos Caminhadeiros que a caminhada que antecede a de encerramento da época seja com pic-nic o qual,se estiver bom tempo e se se conseguir um local agradável, serve para fortalecer o convívio entre os participantes e, ao mesmo tempo, dar a conhecer as habilidades culinárias dos (as) ‘chefs’ que sempre nos brindam com as suas iguarias que são mais ou menos partilhadas entre todos.
Assim se passou mais uma vez!
Os organizadores tinham pedido aos participantes um pequeno sacrifício, para chegarem cedo ao local de reunião pois se temia um dia de calor abrasador, como infelizmente já vai sendo habitual com as alterações climatéricas que temos vindo a observar.
Todos chegaram à hora prevista, - mais uma característica dos caminhadeiros – e, por sorte nossa, a manhã estava ‘gloriosa’ ( como costumam dizer os Ingleses), o que permitiu que logo ali pudéssemos confraternizar um pouco, sem a pressão de ter de sair apressadamente, visto que a temperatura era bastante agradável.
O percurso era bastante fácil com um piso excelente sobre o dique. Observámos paisagens lindas da lezíria ribatejana, limitada a Oeste pela serra de Montejunto, com as culturas da época, tomate milho e vinha que tinham um aspeto magnífico, tendo à beira Tejo aproveitado para tirar a fotografia de grupo.
Fizemos uma paragem na aldeia do Reguengo, para uma água fresquinha e reposição de energias, e lá regressámos ao ponto de partida após duas horas e pouco e 7,5 Kms percorridos, tudo atestado pelo nosso cronometrista mor e com as habituais fotografias dos especialistas. De salientar as várias árvores derrubadas e partidas , vítimas do temporal que assolou a região, a semana passada.
À chegada já tínhamos à nossa espera, a Luísa e o António Clemente com os seus 84 anos recém cumpridos.
O parque das merendas tinha condições magnificas com árvores frondosas que proporcionaram uma agradável refeição bem regada sobretudo com os néctares da região.
Tinham os organizadores, juntamente com um dos ‘mores’ pensado e preparado uma sardinhada que era apropriada por estarmos na quadra dos santos populares. As sardinhas já estavam bastante boas.
Terminado o repasto, dirigimo-nos para o cais onde nos esperavam duas embarcações que nos proporcionaram um agradável passeio pelo Tejo para observação de várias aves migratórias, como os Ibis, as garças e as cegonhas, bem como outras autóctones, nomeadamente as de rapina. Também observamos cavalos, que fazem o seu poiso habitual na ilhota com o mesmo nome. Aqui, cumpre aos organizadores agradecerem à Céu o apoio dado com os contactos com a empresa dos barcos.
Terminámos com o habitual chá e bolinhos servidos na esplanada do bar do rio, desfrutando dum entardecer magnífico com uma brisa que fez com que déssemos pelo passar do tempo.
E já passava das 6 horas da tarde quando começámos a regressar a casa com mais um dia bem passado.
Terminamos com um agradecimento aos presentes e com um pedido de desculpas por qualquer coisa que tenha falhado, prometendo desde já que para a próxima faremos todos os possíveis para melhorar.
Até ao Luso!!!!
Carmen e Octávio
2 comentários:
Foi um dia muito bem passado,cheio de surpresas e divertido.
Obrigada aos organizadores Carmen e Firme.
Sempre nos surpreendem,aos Mores que fizeram um grande esforço.Conseguiram assar as sardinhas.
Até ao encerramento.
Mais uma vez parabéns aos organizadores. Nem apetecia regressar, tal era o ambiente e a temperatura. Correu tudo muito bem, principalmente as sardinhas e a feijoada brasileira.
O passeio de barco foi ótimo para tirar fotos.
Beijinhos e abraços.
Enviar um comentário