domingo, 11 de dezembro de 2022

* * * * * * * * 7ª Caminhada da Época 2022 / 2023 * * * * * * * * __ “Parque das Nações - O Mar da Palha aos nossos pés! ;-) ” __ * * * * * * * * * * * * * * * Lisboa, 7 Dezembro * * * * * * * * * * * *

 


Álbuns:
Data do encontro: 07/12/2022
Lugar do Encontro: Parque de Estacionamento Saúde ->Zona Norte do Parque das Nações
Percurso: Expo Norte ->Trancão-> Passeio Ribeirinho ->Marina->Restaurante
Distância: 10 Kms + 4 Kms
Caminhantes: (30) Ana Cristina Umbelino, Ana Leão, António Dores Alves, António Fernando Bernardino, Carlos Penedo, Carmen, Céu Esteves, Estela Garcia, Graça Sena, Guilherme Sousa, José Clara, José Luis Iglésias, Júlia Costa, Lidia Albuquerque, Lina Fernandes, Luís Fernandes, Luisa Clemente, Luisa Gonçalves, Lurdes Barbosa, Manuel Barbosa, Manuel Garcia, Margarida Lopes, Maria do Céu Fialho, Maria da Luz Fialho, Octávio Firme, Pedro Albuquerque, Raul Almeida, Rosário Mendes, Socorro Bernardino,  Vitor Gonçalves.
Organização: Lurdes e Manuel Barbosa
Almoço: (37) Juntou-se Angelina Martins, Eunice Dias,  João Marujo, Luis Martins, Lurdes Clara, Manuel Pedro e Rosário Brasão  no  Restaurante D' Bacalhau
Visita cultural: Oceanário - "Atelier Sénior- O Mar é Para Todas as Idades"
Chá: Pastelaria Ceifeira Real
Próxima caminhada: 11/01/2023 Organiza Céu Esteves e Manuel Pedro

Reportagem:
  À hora marcada e no local mais conveniente para o estacionamento - todo o dia -  dos veículos na Expo ( junto à estação ferroviária de Moscavide) lá compareceram os Caminhadeiros para mais umas esticadelas de corpo e alma.

Esperava-nos um piso bastante regular que não permitia grandes reclamações mesmo por parte dos mais exigentes. A previsão do tempo não era nada famosa mas só mesmo no final do dia as coisas ficaram bastante feias.

Dado o sinal de partida, atravessámos a Av. D. João II, apontámos a agulha para norte, entrámos na Alameda dos Oceanos, passámos no Pingo Doce onde alguns aflitos se aliviaram na WC local, e eis-nos chegados à margem direita/sul do rio Trancão onde fizemos uma vistoria coletiva às obras que preparam a vinda do Papa Francisco, em Agosto de 2023, para o Encontro Mundial da Juventude.

Seguimos depois bem junto ao Tejo até à doca dos Olivais, tendo aqui infletido um pouco para contornarmos o Pavilhão de Portugal uma vez que a passagem junto ao rio está temporariamente vedada.

Mais umas passadas e vai de fazer marcha atrás junto da Marina para depois derivarmos para a Alameda dos Oceanos, passando junto aos "Vulcões de Água" que despertaram tanta curiosidade na amiga Socorro que se estatelou no piso molhado de madeira que ali existe. Felizmente foi levantar e seguir caminhando sem consequências desagradáveis.

E eis-nos a entrar solenemente no restaurante "D'Bacalhau" para apreciarmos esta especialidade gastronómica de uma forma que pareceu ser do agrado de todos. Pelo menos o "Livro de Reclamações" não se queixou.

Almoço terminado, começou a 1ª caminhada suplementar do dia até ao Oceanário de Lisboa onde durante aproximadamente duas  horas e sob a batuta dos guias Bruno e Marina, pudemos ter um agradável encontro com muitos dos maravilhosos seres vivos que habitam os nossos oceanos e ajudam à sustentabilidade da nossa vida no planeta.

Do Oceanário para a pastelaria "Ceifeira Real", onde tomámos o chá de despedida foi a 2ª caminhada suplementar, já com a chuva a acelerar para uma noite que se viria a revelar mergulhada em dilúvio.

As caminhadas querem-se diferentes e esta foi-o mesmo, embora por razões não todas agradáveis. Venham mais.

Saudações caminhadeiras,
Lurdes e Manuel Barbosa

2 comentários:

Maria do Céu disse...

Finalmente uma caminhada com um número razoável de km. Tudo bom. A visita ao oceanário foi muito interessante. Nos comensais ao almoço falta o nome do Manuel Pedro que se juntou a nós para os morfes e visita. Desejo a todos boas festas. Maria do Céu.

Raul Almeida disse...

Como diz a Céu, não me lembro de terminar um dia com 26.000 passos. Andamos bastante de um lado para o outro mesmo num dia bem regado. A visita ao Oceanário foi muito agradável mas o melhor de tudo continua a ser às risadas durante o almoço, infelizmente desta vez foram interrompidas pelo anúncio sobre o nosso amigo caminhadeiro Chico Pires.
Votos de muita saúde e Festas Felizes para todos.
Forte abraço.