quinta-feira, 5 de maio de 2022

* * * * * * * * 13ª Caminhada da Época 2021 / 2022 * * * * * * * * ______________ “Moinhos de Palmela" ______________ * * * * * * * * * * * * * * Palmela, 4 de Maio * * * * * * * * * * * * *




Álbuns de fotos:
Data do encontro: 04/05/2022
Lugar do encontro: Cruzamento da R. Helena Cardoso com Caminho dos Moinhos.
Percurso: Da R. Helena Cardoso e volta pelo Caminho dos Moinhos..
Distância: 11 Kms
Participantes: (32) Acilina, Ana Cristina Umbelino, Ana Leão, António Bernardino, António Dores Alves, Carlos Evangelista, Carlos Penedo, Céu Esteves, Céu Fialho, Estela Garcia, Gilberto Santos, Graça Sena, Hélia Jorge, Isabelina, José Clara, Lídia Albuquerque, Luís Carvalho, Luísa Gonçalves, Lurdes Barbosa, Lurdes Clara, Luz Fialho, Manuel Barbosa, Manuel Garcia, Manuel Reis, Margarida Lopes, Pedro Albuquerque, Raúl Almeida, Rogério Matias, Socorro Bernardino, Teresa Santos, Tomás Pessanha, Vítor Gonçalves.
Só à Caminhada: Acilina
Só ao Almoço: Lídia e Pedro Albuquerque
Almoço: Taverna do Bobo da Corte no Castelo de Palmela
Próxima Caminhada: 18/05/2022 (Manuel Garcia)
A Reportagem…
Quero começar por agradecer a presença e a habitual pontualidade dos participantes.
No início da caminhada tivemos o prazer de encontrar o nosso colega Guerreiro, da IBM, que quando viu o anúncio da caminhada já tinha um compromisso mas teve a amabilidade de nos vir cumprimentar.
Esta caminhada, da Rota dos Moinhos, obtida através de pesquisa na Internet, com a ajuda do Luis Carvalho, foi a que melhor se adequava aos Caminhadeiros pela diversidade de escolha das distancias.
Começamos a caminhar 20 minutos depois da hora marcada, pela R. Helena Cardoso, com vista para o lado de Lisboa. O dia estava lindo. Passados 3,5Km houve três elementos que decidiram não arriscar mais (o Bernardino, a Socorro e a Lurdes Clara).o resto do pelotão seguiu pela rota mais ou menos definida até aos 5,5Km onde fizemos a paragem  para repor energias. A partir daqui começou a verdadeira cruzada porque viramos para o lado contrário à Rota dos Moinhos, para cumprir o trajecto previamente planeado. O declive tinha sido anunciado nas imagens divulgadas no Whatsapp, só faltou dizer que que essa pequena parte era de grau elevado porque tivemos que descer por um trilho de calhaus esculpido na pedra pela água. Para compensar a descida tivemos uma subida muito íngreme que originou enormes desconfianças sobre o rumo que tomamos ("devíamos ter ido pelo lado esquerdo"; "fomos enganados no grau de dificuldade"; "devias ter vindo fazer o reconhecimento"; etc. a melhor de todas era a Graça que me queria comer vivo mas fez o trajecto todo sem tirar a máscara nem parar de falar alto e em bom som:-) ) Eu estava a achar estranho porque a Jasmine andava três vezes mais que nós e nem pedia água :-) Depois de chegarmos ao cimo da Serra do Louro, onde estão o moinhos, acabaram as reclamações e renderam-se ao encanto das vistas panorâmicas quer para o lado do Tejo quer para o lado do Sado.
Resumindo, chegamos à conclusão que afinal 11km mesmo com algum grau de dificuldade é fazível desde que a paisagem seja boa.

Depois de chegar ao Castelo de Palmela com alguma dificuldade encontramos a Taverna com 20min de atraso onde nos aguardavam um sem-fim de petiscos, vinho, agua e sumo na mesa preparados pelo Cláudio Belchior. Estávamos todos agradavelmente surpreendidos pela inovação variedade e qualidade. Devo dizer que o restaurante foi escolhido com a ajuda do Tripadvisor caso alguém queira contribuir com mais umas estrelas e comentários.
Como a sobremesa era pouca as manas brindaram-nos com o bolo do septuagésimo aniversário da Céu Fialho e o respectivo champanhe.
A Céu Esteves substitui o Luís Fernandes fazendo a colecta enquanto tomávamos o digestivo do Carlos Penedo.
O Carlos Evangelista fez a foto de grupo, para mais tarde recordar. O Vitor Gonçalves também tentou fotografar, não se conseguiu ou só filmou.

Na falta de guia para a visita foi distribuída informação do Turismo e visitamos o Castelo de acordo com os nossos interesses pessoais.

O chá era de camomila e foi acompanhado por um bolo de maçã com canela que segundo a entendida Graça estava espetacular e foi apresentar os cumprimentos à cozinheira.

Até à próxima e continuem a desfrutar desta nossa terapia de grupo

Raul Almeida

PS Votos de rápidas melhoras dos que gostavam de ter vindo mas não puderam por razões de saúde.

5 comentários:

mreis disse...

Parabéns Raúl, pela rapidez da reportagem. Como prometido aqui vão umas notas sobre a caminhada:

1. aquela de a caminhada ser fácil era mesmo sarcástica, ainda bem que levei 2 joelheiras e bastão.
2. sobre explicações da reportagem, falta ainda uma sobre a teimosia do organizador em aceitar sugestões para alternativas mais suaves (uma do próprio co-organizador)
3. o local do almoço era DENTRO do castelo não era junto ao castelo. Houve quem fizesse mais umas centenas de metros à procura (e quem chegasse mais de 1/2 hora depois).

Tirando isso, acabou tudo em bem, o local do almoço era bem agradável, as paisagens eram magníficas, ficamos a saber quando é que a Céu faz anos e até à próxima.

Raul Almeida disse...

Sr. Manuel Reis, obrigado pelos parabéns. Críticas aceites. Relativamente ao trajeto efetuado, foi o que estava planeado, aprovado e divulgado, incluso com imagem do declive. Só não contava com o cascalho 😄. A alternativa era arriscada porque não era conhecida.
Obrigado pelas críticas construtivas. Grande abraço.

Zabalina disse...

gostei muito da caminhada projetada em cut and paste. Not very project management good practices like mas saborosa e a paisagem era linda. O almoço gastronomia e local soberbos. um dos dias em que nao me importei do ratio calorias da caminhada calorias do almoço ( ~400/3000) e nem sequer me poupei a sobremesa
. Se quiserem um segundo nome e igual ao da minha irma: Jorge. fiquem bem.

DoCeu disse...

(Tinha umas reclamações a fazer, mas, vá, não quero estragar a festa...)

Reclamações à parte, gostei muito de passar um bom pedaço do meu dia de anos - oh Raul, tinhas mesmo que dizer quantos eram?! O_o - com os amigos Caminhadeiros. Obrigado pelo carinho!

DoCeu disse...

Para não haver equívocos, sempre apresento as reclamações:
1 - a principal é relativa à extensão do percurso. Tu não vês que estamos todos cada vez mais "crescidos", Raul?!
Quanto às paisagens, fossem as da manhã ou as da tarde, achei excelentes, claro. Tal como las conmidas!
2 - Quem foi o artista editor que escolheu uma foto em que não estão todos os participantes?! :-P
Pronto, já sei, protestam por tudo e por nada! Por isso é que eu tinha dito que não queria estragar a festa