Luis Martins
Raul Almeida
Carlos Evangelista
Luz Fialho
Data do Encontro: 30/10/2019
Local do Encontro: Barreiro - Parque de Estacionamento junto ao Restaurante O Fuzileiro
Percurso: Circuito Ribeirinho – Dos Moinhos de Alburrrica à obra de Alfredo da Silva
Distância: 9 km – 2h30
Participantes: (34) Ana Cristina Umbelino, Ana Leão, Angelina Martins, António Bernardino, António Palma, Carlos Evangelista, Carmen Firme, Céu Fialho, Clara Maia, Estela Garcia, Fortunato Sousa, Gilberto Santos, João Duarte, João Figueiredo, José Luís Iglésias, Lina Fernandes, Luís Fernandes, Luís Martins, Luísa Gonçalves, Luz Fialho, Manuel Barbosa, Manuel Garcia, Manuel Pedro, Manuela Correia, Margarida Lopes, Margarida Serôdio, Maria do Céu, Octávio Firme, Pedro Albuquerque, Quinita Sousa, Raúl Almeida, Socorro Bernardino, Teresa Palma, Vítor Gonçalves.
Só ao almoço: (1) Fernando A.G.Zarcos
Organizadores: Angelina e Luis Martins
Próxima Caminhada: 13/11/2019 (Organizam Júlia Costa, Clara Maia e Cidália Marta)
Reportagem:
Como combinado anteriormente a reunião dos caminhadeiros iniciou-se uns minutos antes das 09h00. E à hora combinada, após umas palavras de boas-vindas, de esclarecimentos e chamada de atenção para o percurso, lá partimos nós em direcção ao Moinho Pequeno onde foi feita a foto de grupo. O céu não colaborou com os fotógrafos de serviço – a neblina existente não permitia uma visão clara das cores – mas isto foi perfeitamente ultrapassado pela criatividade dos mesmos. A intenção do percurso era mostrar alguns dos pontos importantes e fotogénicos da cidade do Barreiro: muitos foram conseguidos, outros nem tanto. Estávamos num perfeito dia de outono.
Concluída a caminhada dirigimo-nos ao Restaurante Associação de Fuzileiros onde almoçámos penso que a contento de todos.
Às 15h00 estávamos à porta do Museu Industrial Baía do Tejo onde fomos recebidos pela dra. Núria Silva que nos brindou com uma visita guiada ao universo CUF de se lhe ‘tirar o chapéu’. O tempo da visita que tinha sido estimado em cerca de uma hora durou perto de duas e ninguém deu por isso. À parte algum cansaço físico. Cansaço mental não houve e foi um prazer ouvir as palavras de quem sabe e que gostam muito do que fazem. O que vimos no Museu foram as máquinas que faziam o tratamento da juta e do sisal, que os fiavam, vimos consultórios médicos, vimos laboratórios e para cúmulo desta visita vimos uma foto dum estúdio de desenho de plantas de construções e de máquinas em que um dos fotografados era o amigo do CEF: o sr. Fernando A.G.Zarcos. A foto era, creio, da década de 60/70 do século XX.
Após a visita dirigimo-nos ao Restaurante dos Bombeiros Voluntários Sul e Sueste onde demos por finado este dia caminhadeiro na companhia de chá, pequenas sandes e bolinhos. Como já é tradição.
Saudações caminhadeiras
Angelina e Luis Martins
2 comentários:
Muito Obrigada pela vossa visita e sobretudo pela vossa simpatia.
Bem haja
Núria Silva
O Convite era para uma Caminhada, mas, afinal o que tive mos foram duas Caminhadas. A Caminhada Pedonal como anunciada e a Caminhada Museológica Fabril, uma bela surpresa enriquecedora. Caminhando, nesta última foi sendo feita a narrativa da construção de um puzzle tornado um autêntico Império denominado C.U.F., onde tudo coube, materializado pela cabeça de um Senhor de seu nome Alfredo da Silva.
Parabéns aos organizadores, Angelina e Luís Martins que mais uma vez nos surpreenderam com uma bela e interessante jornada cultural.
Boa, continuem sff.
Obrigado pelo dia bem passado.
Abraço
eu
Enviar um comentário