domingo, 27 de janeiro de 2019

* * * * * * * * 9ª Caminhada da Época 2018 / 2019 * * * * * * * * _Rota dos Frades (PR5) . Serra de Santo António . Dia 23 / 01_




Álbuns de Fotografias
Raul Almeida
Luis Martins
Acilina Couto
Luz Fialho
Dores Alves
Data do Encontro: 23-01-2019
Local: Santo António – Minde
Percurso: Rota dos Frades 
Distância: 8,500  Km 
Guia: Nuno Santos
Caminhantes: (40) Acilina Caneco; Amilcar Queiroz; Ana Bela Fernandes; Ana Umbelino; Angelina Martins; António Bernardino;  Carlos Penedo;  Carmen Firme; Cidália Marta; Clara Maia; Dores Alves; Estela Garcia; Fátima Libânio;  Fortunato Sousa;   João Duarte; Júlia Costa; Kinita de Sousa; Lina Fernandes; Lúcio Libânio; Luís Fernandes; Luís Martins; Luísa Clemente;   Luísa Gonçalves; Luís Santos; Luz Fialho; Manuel Barbosa; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Manuel Reis; Margarida Lopes; Maria do Céu;  Octávio Firme; Odete Vicente;  Raúl de Almeida; Rogério Matias; Socorro Bernardino; Teresa Palma; Vítor Gonçalves; Zé Clara; Zélia Santos.
Só ao Almoço (4): António Clemente; Gilberto Santos; Helena Meleiro; Virgílio Vargas
Organizadores: Carlos Penedo / Rogério Matias
Almoço: Restaurante Cantinho dos Sabores 
Próxima Caminhada: Alcáçovas (Organizam: Céu Fialho e Virgílio Vargas)
Reportagem:
No local acordado e à hora combinada, apresentaram-se prontos a caminhar 40 caminhadeiros.  Presentes ainda mais 4, que não puderam caminhar, mas que almoçaram e  nos acompanharam até final do programa. O percurso, que veio a ser de 9 km, iniciou-se sem chuva, mas pouco tempo passado, surpreendeu-nos e manteve-se teimosamente  até ao final do dia.
Subimos a Serra de St. António, por estrada de terra batida, trilhos enlameados, com ramos e mais ramos sobre o trilho, e a descida dificultada por pedras soltas escorregadias. Ajudou-nos a companhia do experiente guia Nuno Santos, sempre amável, cuidadoso e simpático. O vento zunia e abanava-nos, quais arbustos  ou árvores a enfeitar a Serra, concedendo-lhe adicionais coloridos intrometidos pelos verdadeiros  tons naturais.  O som das vozes contrastando com os vários espaços de silêncio humano, a concentração no trilho de pedras soltas e alguma lama, colocar o pé de lado ou na erva, ou escolher a pedra para dar o passo, mais uma abanadela do vento, que nos soprou ao ouvido, absorve-nos. Devemos estar concentrados, aí, paramos , levantamos o olhar e as paisagens são água pura lavando os nossos olhos.
Contemplámos e bebemos muito da Natureza de perto e ao longe, vencemos terreno,  surpreendemos-nos a nós próprios, quiçá, e ganhámos paz de espírito nessa comunhão.
No final da descida, reunimos-nos no parque de merendas, onde havia um baloiço, que por momentos nos transportou à nossa  infância e onde algumas de nós aproveitámos para aliviar os pés. Reconfortámos o estômago e prosseguimos. Pelas 13h saboreámos o almoço da D. Zélia até à hora da visita ao Museu Roque Gameiro e também a uma fábrica artesanal de têxteis de  Minde . A Mafalda, mostrou-nos a loja e o processo de tecelagem, assim como toda a preparaçao da lã para  fazer as mantas de Minde. 
Obrigada à Mafalda, boa parceira do Museu Roque Gameiro,  no qual fomos conduzidos pelo Luís, que de tanta paixão e verdadeiro entusiasmo nos transportou  ao interior do artista e sua obra/arte, como se estivesse-mos em perfeita convivência  com os mesmos durante a sua vivência.
Voltámos ao local de almoço para o chá com bolinhos, e daí regressámos às nossas casas. Alguns dirão que mais saudáveis,  emocional , mental e culturalmente; Outros dirão, que  a amizade e camaradagem, deste modo continua renovada de caminhada em caminhada.  Penso que todos agradecerão a simpatia de convívio e profissional, às vezes com paixão. 
 Só não se manteve o tratado com o nosso querido S. Pedro que pela 1ª vez falhou este ano caminhadeiro, mas, estando no Inverno, o que deveríamos esperar?
Saudações Caminhadeiras em passada minderica,

Kinita de Sousa

6 comentários:

Rogerio disse...

Que reportagem tão linda não foi por acaso que pedimos à nossa amiga e caminhadeira Kinita .Obrigado,prometo nao pedir mais menhuma apesar de saber que não recusavas. Gostei muito nas muito ,nao faria melhor njs Rogério

virgili o vargas disse...

poesia pura esta reportagem!

António Dores Alves disse...

Mesmo sem a ajuda do S. Pedro, esta caminhada encantou quantos a realizaram. Parabéns aos organizadores Carlos e Rogério/ Rogério e Carlos.
Linda e lírica a reportagem da Kinita.

carlos penedo disse...

Obrigado Kinita pela excelência da reportagem que fizeste. Veio dar um brilho especial a uma caminhada algo cinzenta.
Beijo

Clara Maia disse...

Venho reclamar porque também estive nesta caminhada e o meu nome não consta como tal.
Saudações Caminhadeiras
Clara Maia

Fortunato de Sousa disse...

Desculpa amiga Clarinha. Já está reposta a verdade dos factos.
Saudações caminhadeiras em passada penitenciada,
Fortunato de Sousa