quarta-feira, 29 de março de 2017

* *Convocatória . 15ª caminhada da Época 2016/2017* * ___Avós e Netos de Novo no Jamor - Dia 05 de Abril___

Aproveitando mais uma vez o período das férias da Páscoa, os avós Kinita e Fortunato de Sousa convidam todos os avós e netos da família caminhadeira, a estarem presentes na próxima caminhada de “Avós e Netos”. Claro que este convite é alargado a todos os nossos amigos que não sendo avós, queiram ir acompanhados de outros familiares juniores ou infantis.
Também não é condição “sine qua non”, ter que ir acompanhado de netos, sobrinhos ou outros familiares de escalão etário mais baixo. Portanto, resumindo e concluindo, quem quiser participar, só necessita de formalizar a inscrição nos termos habituais.
Segue agora o programa do dia:
09h15 – Concentração no parque de estacionamento do restaurante “A Canoagem”     (GPS - 38º 42' 14,8" N - 9º 15' 26,3" W)
09h45 – Início da caminhada (percurso de aproximadamente 6 kms com indice de dificuldade baixo
12h45 – Almoço no restaurante “A Canoagem”
15h00 – Actividades desportivas para juniores e seniores (mini golf e outra actividade surpresa)
16h00 – Canoagem para juniores e seniores
17h00 – Chá e pequeno lanche no restaurante “A Canoagem”
As incrições devem ser efectuadas como de costume através dos comentários desta convocatória, até ao final do dia do próximo Domingo dia 2.
Devem os avós ou participantes seniores, mencionar na incrição os nomes e as idades dos familiares juniores.
Saudações Caminhadeiras em passada saltitante e galhofeira,

Os avós Kinita e Fortunato de Sousa

sexta-feira, 24 de março de 2017

* * * * * * * 14ª Caminhada da Época 2016 / 2017 * * * * * * ____Fortes das Linhas - Ponte do Rol . Dia 22 de Março____




Álbuns de Fotografias:
Céu Fialho
Dores Alves
Luis Martins
Carlos Evangelista
Lúcio Libanio (video)
Data do encontro: 22 de março
Local: Torres Vedras - Ponte do Rol
Percurso: 9 kms em 03h00
Caminhantes: (26) Acilina; Ana Cristina Umbelino; Angelina Martins; Carlos Evangelista; Carlos Penedo; Cidália Marta; Clara Maia; Dores Alves; Fortunato de Sousa; Gilberto Santos; Graça Sena; José Clara; Josefa Carrasco; Júlia Costa; Lúcio Libânio; Luis Fernandes; Luis Martins; Manuel Garcia; Manuel Reis; Maria do Céu Esteves; Maria do Céu Fialho; Margarida Lopes; Margarida Serôdio; Rogério Matias; Rosa Maria; Vítor Gonçalves.
Só ao almoço: (24) Ana Leão; António Clemente; António Miranda; António Carvalho; António Pires; Carmen Firme; Estela Garcia; Fernando Couto; Gil Furtado; João Duarte; João Figueiredo; Kinita de Sousa; Lina Fernandes; Lurdes Clara; Luisa Clemente; Manuel Barbosa; Maria de Fátima Libânio; Maria da Luz Fialho; Miguel Cardoso; Octávio Firme; Odete Vicente; Pedro Albuquerque; Teresa Palma; Virgílio Vargas
Organizadoras: Ana Cristina Umbelino; Clara Maia; Júlia Costa; Margarida Lopes
Almoço: Restaurante "Trás d´Orelha"
Próxima Caminhada: 5 de Abril - Jamor (Avós e Netos) - organiza Fortunato de Sousa e Kinita de Sousa
Reportagem: Não tendo sabido as organizadoras contratualizar com o S. Pedro um belo dia para esta caminhada, ele, desapontado, vai daí oferece-lhe chuva torrencial e vento logo para o início, afugentando, assim, metade dos caminhantes que entenderam não entrar nesta aventura. Nem a fotografia de grupo foi tirada antes da partida como vem sendo habitual, tal o grau de pluviosidade. Os 26 mais corajosos, após os 9kms percorridos pelos terrenos rurais lamacentos, botas e roupa mudadas, lá se juntaram aos restantes, debaixo agora de um sol tímido, rumo a Benfica para se deliciarem com o belo repasto que os donos do restaurante "Trás d´Orelha" tão carinhosamente para nós prepararam e para quem vai um sentido agradecimento.
Durante o almoço animado, com a presença desta vez de 3 convidados, numa sala dedicada exclusivamente ao grupo, cantaram-se os parabéns, em modo alentejano, à Acilina, a quem agradecemos os deliciosos bolos e o champanhe. Todos dali saíram rumo ao Convento do Varatojo com um miminho saloio, a colocar na mochila ou na lapela, para mais tarde recordarem.
No Convento, já recompostos do mau tempo, devidamente saciados e cientes do local de culto, a atenção foi totalmente direcionada para a "aula" que o Frei Hermínio tão afavelmente nos proporcionou.
Apesar das interessantes questões em debate, a hora do lanche aproximava-se e a conversa foi passando para a sala onde nos esperavam os bules, o chá e os bolinhos secos, oriundos das melhores pastelarias da cidade para que os prezados caminhadeiros saíssem de mais uma estadia na Zona do Oeste de estômago e alma reconfortados.
Sem o apoio da funcionária Ângela e do estagiário Gonçalo Raposo, do Turismo, que, mesmo no seu dia de folga, fizeram questão de connosco partilhar o percurso a percorrer, não seria possível esta caminhada. Por isso, para ambos, vai um agradecimento muito especial pela amabilidade, simpatia e profissionalismo;
Um agradecimento também muito especial para o Frei Nickolas que nos recebeu no Convento do Varatojo e que tão bem entendeu o que pretendíamos indicando-nos o Frei Hermínio a quem agradecemos receção tão calorosa.
E por fim um agradecimento a todos os caminhadeiros presentes e em particular às minhas companheiras torrienses que tanto se empenharam para que tudo resultasse em sucesso.
Saudações caminhadeiras
Júlia Costa

quarta-feira, 15 de março de 2017

*** Convocatória . 14.ª Caminhada da Época 2016/2017 *** Fortes das Linhas - Ponte do Rol, dia 22 de março

As meninas de Torres Vedras têm o prazer de convidar os prezados amigos caminhadeiros para a 14.ª caminhada da época 2016/2017, que se irá realizar em plena zona rural, com início na aldeia da PONTE DO ROL.
O percurso terá cerca de 10 km, com índice de dificuldade MÉDIO, aconselhando-se, contudo, o uso do bastão e do colete.

Programa:
09.15: Concentração no PARQUE VERDE DA PONTE DO ROL - (Coordenadas GPS - .N39.090023, W9.321504) 
09.30: Início da caminhada 
13.30: Almoço  no restaurante "Trás d´Orelha" (261 326 018 / 96 30 10 957 - Estrada Nacional n.º9, Casal de Sant´Anna, 17 -Benfica) 
15.30: Visita Cultural ao CONVENTO DO VARATOJO (261 330 350), onde, às 17.00 tomaremos o nosso lanche, em ambiente bucólico, neste MONUMENTO NACIONAL, classificado como tal desde 1910.

Deverão agora as inscrições ser efectuadas até ao final do dia do próximo Domingo 19

P.S. Para quem pretender tomar o pequeno almoço ou o cafezinho da manhã, poderá fazê-lo  nos cafés no centro da aldeia

Saudações caminhadeiras

Júlia Costa

domingo, 12 de março de 2017

* * * * * * * *13ª caminhada da Época 2016 / 2017* * * * * * * _Pelos Trilhos do Almourol e Barquinha . Dia 08 de Março_




Album de Fotos:
Dores Alves
Fortunato de Sousa
Carlos Evangelista
Carlos Evangelista (Video - Dia das Mulheres)
Luis Martins
Data do Encontro: 08 de Março
Local: Almourol
Percurso: Pelos Trilhos de Almourol e Barquinha – 09,500 kms – 02:40 horas
Caminhantes: (40) Acilina; Amilcar Queiróz; Ana Cristina Umbelino; Angelina Martins; António Palma; António Pires; Carlos Evangelista; Carlos Penedo; Cidália Marta; Chico Pires; Clara Maia; Dores Alves; Estela Garcia; Fátima Libânio; Fortunato de Sousa; Gilberto Santos; Ilda Poças; João Duarte; João Figueiredo; Júlia Costa; Kinita de Sousa; Lina Fernandes; Lúcio Libânio; Luís Fernandes; Luís Martins; Luís Santos; Luísa Clemente; Manuel Barbosa; Manuel Flôxo; Manuel Garcia; Manuel Reis; Margarida Lopes; Margarida Serôdio; Odete Vicente; Pedro Albuquerque; Rogério Matias; Samuel Coias; Vítor Gonçalves; Zé Clara; Zélia Santos;
Só ao Almoço: (6) António Clemente; Carmen Firme; Gil Furtado; Helena Meleiro; Octávio Firme; Virgílio Vargas.
Organizadores: Lurdes Clara e Zé Clara
Almoço: “Restaurante O Almourol”
Próxima Caminhada: 22/03/2017 (Organiza: Ana Cristina Umbelino, Clara Maia, Júlia Costa e Margarida Lopes)
Reportagem:
Manhã primaveril em Almourol para receber os 40 Caminhadeiros que responderam ao convite da Lurdes e do Zé Clara, para participarem na 13ª caminhada da época, também conhecida como a caminhada da Lampreia e do Sável.
As viaturas iam chegando ao parque de estacionamento do restaurante “O Almourol”, e os participantes cumprimentavam-se euforicamente, dando sinais do bom ambiente que o grupo respira em cada 2 semanas. Como desta vez havia bar aberto, lá fomos tomar a tradicional bica ou café da manhã, para aquecer e estimular o físico e a mente.
E como o 8 de Março era uma data especial para as mulheres, algumas Caminhadeiras mais exigentes ou sensíveis ao significado do dia, reclamavam aos Caminhadeiros presentes uma atenção e uma atitude consonante com o que em seu entender julgavam merecer.
-Tenham as mulheres paciência, que há-de chegar a altura ou a vossa hora de serem compensadas, ripostavam os Caminhadeiros Mores.
Já com o grupo formado e preparado para a fotografia do costume, ouvimos do organizador uma breve descrição do programa do dia, que ele e a sua Lurdes tinham preparado para nos receber. De seguida sim, o fotógrafo de serviço Luís Martins, recolheu a imagem que perpetuará mais uma visita e uma passagem dos Caminhadeiros por estas bonitas terras ribatejanas.
Seguiu-se o percurso pedestre ou caminhada, que veio de encontro em termos de dificuldade, às expectativas que os organizadores nos tinham transmitido. O Sol aberto e a paisagem à beira Tejo complementavam um cenário deslumbrante, que irá ser reflectido nas imagens que os fotógrafos de serviço recolheram amiúde.
Finda a caminhada, chegava finalmente a hora de ser reconhecida à Mulher ou Caminhadeiras presentes, aquilo a que elas mui merecidamente se julgavam ter direito. E, para que não houvesse dúvidas, mais uma vez os Caminhadeiros Mores não deixaram os seus créditos por mãos alheias. À entrada da porta do jardim que dava acesso ao restaurante, foram entregues a cada participante do género feminino, uma bonita tulipa de cores amarela ou vermelha.
Nesta altura já se tinham juntado a nós os participantes que só vinham almoçar e que estão mencionados no cabeçalho desta reportagem.
Veio de seguida o almoço, que satisfez quanto baste as exigências dos participantes.
Também aqui, tivemos mais umas quantas demonstrações de generosidade e simpatia por parte dos seguintes Caminhadeiros:
O casal organizador Lurdes e Zé, ofereceram um pão caseiro aos participantes no evento;
O Carlos Evangelista ofereceu a cada participante, um novo pin referente à caminhada de Carcavelos, que segundo as suas palavras, veio repôr a qualidade do anterior;
Finalmente, o senador Gil Furtado, depois de uma breve/prolongada explicação da sua magna atitude, ofereceu também a cada “Mulher” uma flor de nome Margarida, que muito as sensibilizou.
Do programa do dia constava agora a visita ao “Centro de Ciência Viva de Constância”. E aqui, meus senhores, em minha opinião, foi talvez a visita cultural mais interessante da nossa já longa actividade caminhadeira. Não só pela complexa área da ciência que lhe está envolvida, mas também pela elevada competência e capacidade de comunicação por parte dos interlocutores. Ao Professor Máximo Ferreira e ao Engenheiro Nuno Milagaia os nossos agradecimentos pela excelente aula de Astronomia que deles recebemos nesta visita. Também o nosso obrigado ao senhor vereador da Câmara de Constância António Luís Mendes, que tão dignamente nos recebeu.
Terminámos a 13ª aventura caminhadeira da época, com o tradicional chá de final de dia, tomado no mesmo local do almoço.
Não fôra os quatro a zero com que uns tais Borussias alemães de Dortmund brindaram o meu Benfica, e todos tinha-mos terminado o dia felizes e contentes da vida. Tôu a falar bem João Duarte?
Saudações Caminhadeiras em passada já atrasada e lenta à moda do meu Alentejo,
Fortunato de Sousa

quarta-feira, 1 de março de 2017

* * * Convocatória . 13ª Caminhada da Época 2016/2017 * * * Pelos Trilhos do Almourol e Barquinha . Dia 08 de Março

Estão os nossos amigos Caminhadeiros convidados para a 13ª Caminhada da época 2016/2017, que se irá realizar na zona de Almourol e Vila Nova da Barquinha.
O percurso será de cerca de 10 Kms com índice de dificuldade médio baixo.
O Restaurante "O Almourol" foi mais uma vez o seleccionado para degustarmos um dos seguintes pratos:

1- Arroz de lampreia
2 - Sável frito com açorda de ovas
3 - Lombinhos de porco com migas de couve, arroz de feijão e batata a murro
4 - Favas com entrecosto

A quem aceitar o nosso convite, desde já agradecemos que façam a sua inscrição até ao final do próximo Domingo dia 5, devendo mencionar qual o almoço.
PROGRAMA:
09:15h: Concentração no Parque de estacionamento do Restaurante "O Almourol" 
Coordenadas GPS: N 39º 27' 29.3400" W 08º 24' 03.3618"
09:45h: Inicio da caminhada
13:00h: Almoço
15:30h: Visita Cultural ao Centro Ciência Viva de Constância
Coordenadas GPS: N 39º 29' 41.38" W 08º 19' 25,87"
17:00h: Chá
No dia da Caminhada, o Restaurante "O Almourol"  vai estar aberto a partir das 09:00h de modo a poder servir pequenos almoços e café.

Saudações Caminhadeiras

Lurdes/Zé Clara