sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

* * * * * * * * 10ª Caminhada da Época 2016 / 2017 * * * * * * * Em Direcção aos Moinhos da Serra da Aboboreira (Livramento) ________________Dia 25 de Janeiro________________




Álbuns de Fotografias
Luis Martins
Ceu Fialho
Luz Fialho
Dores Alves
Data da Caminhada: 25/01/2017
Local: Livramento e Arredores
Percurso: 9,5 km - 03h00
Caminhantes: Ana Cristina Umbelino, Ana Leão, Angelina Martins, António Palma, Carlos Evangelista, Carlos Penedo, Céu Fialho, Cidália Marta, Clara Maia, Cristina Archer, Dores Alves, Estela Garcia, Fátima Libânio, Fortunato Sousa, Gil Furtado, Gilberto Santos, Graça Sena, Hélia Jorge, João Duarte, João Figueiredo, José Clara, José Marques, Júlia Costa, Lina Fernandes, Lúcio Libânio, Luis Fernandes, Luis Martins, Lurdes Clara, Manuel Barbosa, Manuel Floxo, Manuel Garcia, Manuel Reis, Maria do Céu, Miguel Cardoso, Odete Vicente, Pedro Albuquerque, Quinita Sousa, Rogério Matias, Rosa Silva, Teresa Palma e Vítor Gonçalves.
Não Caminhantes: Luz Fialho e Manuel Pedro
Organizadores: Angelina Martins e Luis Martins
Almoço: Restaurante Erva Doce – Livramento
Próxima Caminhada: Alcácer do Sal (Organização de Manuel Reis e Carlos Penedo
Reportagem: O dia prometia ser fresquinho dada a quantidade de geada que envolvia os campos na viagem de Lisboa (e não só) ao Livramento. Ao chegarmos até nem estava muito mau ou talvez fôssemos aquecidos pelo nosso entusiasmo no começo de mais uma caminhada.
Desta vez num sítio já, para alguns, bem conhecido.
Pelas 9h30, após chegada de todos os alegres e mais ou menos embarretados participantes, lá começámos a caminhar em direcção ao ponto mais alto da freguesia de Azueira: a Serra da Aboboreira.
O início da caminhada foi de baixa dificuldade, por caminhos rurais entre quintas e propriedades que circundam a vertente oeste da vila, e a maior dificuldade, como se previa, foi a íngreme subida da serra até aos moinhos. Deste belo miradouro natural conseguimos identificar muitos pontos na paisagem que já foram palco de outras belas caminhadas efectuadas por este simpático grupo de jovens.
Vencido este obstáculo a restante caminhada foi-se fazendo sem grandes problemas de maior. O passeio terminou à hora prevista, estando a D.Susana (do Restaurante Erva Doce) já posicionada para nos servir o almoço. Penitenciam-se aqui os organizadores por não ter sido previsto o arranjo atempado do ar condicionado com temperatura de 28 graus, pelo menos. Mas fica para a próxima! Parece-nos, contudo, que com a continuação do almoço, a temperatura acabou por subir alguns grauzitos, pelo menos a animação não faltou.
No final do repasto, já com a temperatura corporal mais confortável, foram sorteadas 3 peças surpresa oferecidas pelos organizadores, cujos contemplados foram: Júlia Costa, Manuel Barbosa e Kinita. O pregoeiro bem tentou desviar a sorte do sorteio, mas os nomes dos participantes anunciados à primeira vez eram fictícios, não constando por isso da lista de participantes.
Às 15h00, como também estava previsto, efectuámos a visita ao Atelier ‘Móveis d’Arte Canhoto’ do sr.Firmino Adão Canhoto e Filhos onde fomos recebidos por ele e por sua filha D.Carla, e onde nos foi dado o prazer de (re)ver a sua arte e o seu amor pelo trabalho em madeira. O nosso muito obrigado a ambos pela simpatia, amabilidade e informação. Agradecemos também o presente com que nos brindou e que foram quatro peças musicais executadas, duas, com acordeão e outras duas com gaita de foles.
O habitual chá e bolinhos caseiros foram servidos já no ambiente mais quentinho da sala de almoço do Restaurante Erva Doce. Seguiram-se as despedidas e como sempre os votos de nos tornarmos a ver, o mais tardar, em Alcácer do Sal daqui na 15 dias.
Até lá … não se esqueçam de ter saúde e de serem felizes…….

Angelina e Luis

P.S. Alguns esclarecimentos a dúvidas surgidas quanto à identidade de Livramento e Azueira estarão à vossa disposição nos comentários a esta caminhada.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

* * *Convocatória - 10ª Caminhada da Época 2016 / 2017* * * Em Direcção aos Moinhos da Serra da Aboboreira (Livramento) ________________Dia 25 de Janeiro________________

Estão todos os Caminhadeiros convidados a participar na 10ª desta Época, que se realizará em terras do Oeste, mais precisamente no Livramento, concelho de Mafra.
 Programa:
09h00 – Concentração junto ao Sporting Clube do Livramento e do Restaurante Erva Doce.
(GPS N 39 º 00’ 12.58 – O 9º 17’ 11.47).
09h30 – Início da caminhada – cerca de 9km – grau de dificuldade 2 em 5
13h00 – Almoço
15h00 – Visita cultural
17h00 – Chá
Como chegar:
- Quem vem de Lisboa pela A8: sair na Saída 5 (Ericeira, Mafra e Malveira) entrando na A21. Sair na Saída 2 desta AE e seguir na direcção de Torres Vedras pela N8; cerca de 10Km depois, em Carrascal, após passagem pela Adega Cooperativa da Azueira, no cruzamento após os semáforos, virar à esquerda em direcção ao Livramento (EM 551).    
- Quem vier pelo lado de Torres Vedras pela A8 deve sair na Saída Sul da mesma AE (Saída 7) e entrar na N8 em direcção a Lisboa; cerca de 10 km depois, em Carrascal, a seguir às bombas da Galp, virar à direita para o Livramento (EM 551).
- Quem vier de Mafra deve seguir a estrada para a Encarnação; após meia dúzia de kms há uma placa virada para a direita dizendo Sobral e Livramento. É segui-la até ao Livramento.
Ao chegar ao Livramento estacionar nas imediações do Pavilhão do Sporting Clube do Livramento e do Restaurante Erva Doce.
O uso de bastão é aconselhável em alguns troços do percurso.  
Como é costume agradece-se que as inscrições sejam formalizadas até ao fim do domingo dia 22 de Janeiro.
Saudações caminhadeiras em passada saloia.
Angelina e Luis

domingo, 15 de janeiro de 2017

* * * * * * 9ª Caminhada da Época 2016 / 2017 * * * * * Caminhada dos Falcões . Salvaterra de Magos . Dia 11 de Janeiro




Álbuns de Fotografias
Ceu Fialho
Fortunato de Sousa
Dores Alves
Carlos Evangelista
Luis Martins
Luz Fialho
Data do Encontro: 11 de Janeiro
Local: Salvaterra de Magos
Percurso: 12 Kms – 03:00 horas
Caminhantes: (38) Acilina; Amilcar Queiróz; Ana Cristina Umbelino; Angelina Martins; António Palma; Carlos Evangelista; Carlos Penedo; Céu Fialho; Cidália Marta; Clara Maia; Dores Alves; Estela Garcia; Fátima Libânio; Fortunato Sousa; Gilberto Santos; Gil Furtado; Ilda Poças; João Costa; João Ricardo; Josefa Carrasco; Lúcio Libânio; Luís Martins; Luís Santos; Lurdes Clara; Manuel Barbosa; Manuel Flôxo; Manuel Garcia; Manuel Reis; Margarida Lopes; Miguel Cardoso; Nela Costa; Odete Vicente; Pedro Albuquerque; Rogério Matias; Rosa Silva; Vítor Gonçalves; Zé Clara; Zélia Santos.
Não Caminhantes: (4) Lina Fernandes; Luís Fernandes; Kinita de Sousa; Maria da Luz Fialho;
Organizadores: Rogério Matias
Almoço: Restaurante Escaropim
Próxima Caminhada: 25/01/2017 (Organiza: Angelina Martins e Luís Martins)
Reportagem:
Aos onze dias do mês de Janeiro de 2017 realizou-se em Salvaterra de Magos a caminhada nº 9 do grupo “Os Caminhadeiros”, com o titulo “Caminhadada dos Falcões”, tendo como organizador o caminhadeiro Rogério Matias.
Participaram neste percurso 37 caminhadeiros, mais o guia João Ricardo, que nos acompanhou e nos foi dando informação relevante sobre este bonito local ribatejano à beira Tejo.
A nossa amiga Maria da Luz Fialho também esteve presente desde o início, mas a sua mazela no joelho ainda não lhe permitiu caminhar.
À hora de almoço tivemos a companhia da Kinita, da Lina e do Luís Fernandes.
Durante o almoço, o nosso amigo António Palma pediu o uso da palavra para entregar aos 3 Caminhadeiros Mores, 2 molduras com fotos dos pin´s por ele criados e relativos às caminhadas extraordinárias realizadas desde a época 2011 / 2012 até à época 2015 / 2016. Seguiu-se um merido aplauso por parte de todos e um abraço de agradecimento dos 3 Mores.
A visita cultural teve lugar na Falcoaria Nacional em Salvaterra de Magos. Muito interessante esta visita.
Depois da tomada do chá na Cabana dos Parodiantes de Lisboa, deu-se por encerrado o dia de convívio e todos os caminhadeiros regressaram às suas casas felizes e contentes.
Uma nota final para agradecer o apoio que me foi dado pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.
Vive o melhor de ti.
Saudações caminhadeiras

Bem haja a todos

Rogério Matias

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

* * * * Convocatória . 9ª Caminhada da Época 2016 / 2017 * * * * Caminhada dos Falcões . Salvaterra de Magos . Dia 11 de Janeiro


Eu, Rogério Matias, Caminhadeiro Bastonado, tenho o prazer de vos convocar e convidar para o 1ª evento do ano 2017.
Programa:
·    09h11 - Concentração no parque do Restaurante Escaroupim.
     GPS - N39.066597  W8.757101
·  9h35 - inicio da caminhada com um percurso de aproximadamente 9 kms. O nível de dificuldade é de 3 (escala 1-5)
·    13:02 - Almoço no Restaurante Escaroupim- Largo dos Avieiros.
     (Escaroupim tel. 263107332 / Tlm 912539228)
·  15h43 - Visita à Falcoaria Real (única do País) e recentemente  reconhecida como Património Cultural e Imaterial da Humanidade
·    17h04 - Chá na cabana dos Parodiantes
Como chegar:
      Vila Franca, Porto Alto, Benavente, Salvaterra de Magos
      Na rotunda da praça de touros (Salvaterra) virar à esquerda, seguir  em frente até ao fundo da rua. Tomar a direcção de Escaroupim por mais 6Km, virar depois à esquerda  até ao parque junto ao Rio.
     Alternativa
     1 - Carregado seguir saída 4 para convergir com A10 em direcção Benavente/Algarve
     2 - Após portagens virar à esquerda
     Nota: Distância Lisboa-Salvaterra de Magos 63.5Km cerca 52minutos.
Como é hábito, devem os interessados em participar na caminhada, formalizar as inscrições através dos comentários desta mensagem até ao final do dia do próximo Domingo.
Saudações Caminhadeiras em passada de Ano Novo,

Rogério Matias