quarta-feira, 28 de setembro de 2016

* * * *Convocatória - 3ª Caminhada da Época 2016 / 2017* * * * ROTA DO ATLÂNTICO . Por Praias do Oeste . Dia 5 de Outubro

Os caminhadeiros saloios, Ana Cristina, Clara Maia, Júlia Costa e Celestino, têm o prazer de vos convocar para a 3.ª caminhada da época, desta vez por praias do OESTE, de PORTO NOVO a SANTA CRUZ e regresso, com concentração às 9.15H no Parque de Estacionamento junto à Praia de PORTO NOVO.
Coordenadas: N39.177223,W9.354719 (39º10'38",-9º21'17")
Faremos cerca de 11KM, com um índice de dificuldade MÉDIO, aconselhando-se BASTÃO e um AGASALHO, não vá o VENTO querer fazer-nos companhia.
Iniciaremos a caminhada às 09.30H e às 13.30H estaremos sentados no grande salão do Hotel Golf Mar a deleitarmo-nos com as belas vistas para o mar acompanhados de um ótimo buffet (incluindo PEIXE) tal como nos foi solicitado.
Terminado o almoço seguiremos para a LOURINHÃ, onde, na Adega Cooperativa, iniciaremos às 15.30, a nossa  visita cultural dedicada inteiramente à AGUARDENTE, e por volta das 17.00, no mesmo local, teremos o nosso CHÁ com direito a degustação dos produtos da terra.
Os caminhadeiros interessados em participar nesta caminhada (em modo de FERIADO) deverão efetuar as inscrições até às 24.00H de domingo, dia 2 de outubro.
Saudações

Júlia Costa

domingo, 25 de setembro de 2016

* * * *____ 2ª Caminhada da Época 2016 / 2017 ____* * * * _____Entre o Arinto e as Amoras __. Dia 21 de Setembro ____





Albuns de Fotografias:
Luz Fialho
Luis Martins
Data do encontro :  21/ 09/ 2016
Local: Bucelas
Percurso: 10.7 Km em 3h20m
Organizadores: Vítor Gonçalves
Caminhadeiros : (41) Acilina Couto, Amílcar Queiroz, Angelina Martins, Ana Cristina, Ana Leão, António Clemente, António Palma, Carlos Evangelista, Carlos Penedo,  Cidália Marta, Clara Maia, Estela Garcia, Fátima Libânio, Fortunato de Sousa, Gil Furtado, Gilberto Santos, Graça Sena, João Figueiredo, Júlia Costa, Lina Fernandes, Lúcio Libânio,  Luís Fernandes, Luís Martins, Luís Santos, Luísa Clemente, Manuel Garcia, Manuel Pedro, Manuel Reis, Margarida Lopes, Margarida Graça, Margarida Serôdio, Maria da Luz Fialho, Maria do Céu Esteves, Maria do Céu Fialho, Quinita de Sousa, Rogério Matias, Sara Sousa, Vítor Gonçalves,  Zélia Santos. João Feijão e Susana Feijão
Caminhadeiros só almoçadeiros: Odete Vicente, Teresa Palma, Luísa Gonçalves ,Benjamim o nosso neto de 8 meses , Virgilio Vargas e o João Duarte
Almoço: Restaurante “O Barrete Saloio”
Próxima caminhada: 05/10/2016 (organiza " As Meninas de Torres "
Reportagem: Depois de tomado o cafézinho matinal e alguns esclarecimentos feitos pela organização, juntaram-se os Caminhadeiros para a tradicional foto de grupo.
Iniciamos a nossa caminhada pelas 9.40 H com partida do parque de estacionamento do Museu do Vinho em Bucelas.
Depois de vencermos a 1ª subida, esperava-nos um percurso serpenteado por vinhas, vales, ribeiros secos e subidas e descidas normais da zona saloia, que com a nossa habitual boa disposição fomos desfrutando e ultrapassando não sem que alguns (algumas) fossem provando uma uva aqui uma amora ali e em amena cavaqueira apreciando a paisagem que até contou com uma cascata virtual que nos foi apresentada pelos nossos guias Susana e seu pai João Feijão.
Terminada a caminhada dirigimo-nos ao restaurante "Barrete Saloio", onde aos Caminhadeiros caminhadeiros, se juntaram os "Caminhadeiros só almoçadeiros".
O João Duarte solidário com os lesionados do Benfica apresentou-se com uma lesão no joelho que todavia não o impediu de desfrutar dos aperitivos, do arroz de costela com grelos e principalmente o Arinto de Bucelas, terminando com o XIRIPITI que faz parte do equipamento do Carlos Penedo. 
Com as explicações da Helena visitámos o Museu do Vinho, enriquecendo o nosso conhecimento vinícola, sobre as invasões francesas e "Linhas de Torres", tema sempre presente nas partes norte, nordeste e este da zona saloia. Curioso foi ver o que aprendemos sobre o vinho foi de tal forma profícuo, que esgotámos o stock de alguns vinhos no Museu e tivemos que recorrer à vizinha Enoteca.
O chá foi tomado no "Solar de Bucelas", local que serviu para um ultimo convívio e depois com as mão ocupadas com as garrafas das mais variadas castas voltámos para as nossas casas.
Obrigado aos Caminhadeiros que estiveram presentes e até à próxima no Vimeiro.

Vítor Gonçalves  

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

* * * * Convocatória - 2ª Caminhada da Época 2016 / 2017 * * * * _____Entre o Arinto e as Amoras __. Dia 21 de Setembro ____

Convocam-se os Caminhadeiros para a 2ª Caminhada da época, a realizar em Bucelas.
A costumada concentração será às 09:15H no parque de estacionamento junto ao "Museu do Vinho e da Vinha de Bucelas", localizado nesta vila do concelho de Loures.
Neste local, às 09:30H será o inicio e às 18:00 H o fim do programa deste dia .
Não haverá qualquer prémio para quem adivinhar onde será a visita cultural. 
Coordenadas GPS: 38° 54' 7.798" N     9° 7' 12.561" W  ou 38.902180  -9.120090 .
P,F. levar o colete refletor dos Caminhadeiros.
O percurso não será nem o mais nem o menos longo e o índice de dificuldade também nem será o mais difícil nem o mais fácil em relação a outros que já tenhamos feito.
O bastão e o calçado de caminhada serão bem-vindos, uma vez que a caminhada será maioritariamente fora da estrada..
Como de costume, os interessados em participar nesta Jornada Caminhadeira, deverão efectuar as inscrições através dos comentários desta mensagem até às 24:00 horas de Domingo dia 18 de Setembro de 2016. 
Certo de que será mais um dia bem caminhado e bem passado, a todos até 4ª feira. 
Saudações Caminhadeiras em passada saloia.

Vítor Gonçalves

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

1ª Caminhada da Época 2016 / 2017 - Pelos Miradouros do Parque Florestal de Monsanto - Lisboa . Dia 07 de Setembro




Albuns de Fotografias
Dores Alves
Ceu Fialho
Luis Martins
Luz Fialho
Carlos Evangelista
Data do Encontro: 07/09/2016
Local: Lisboa (Parque Florestal de Monsanto)
Percurso: Pelos Miradouros do Parque Florestal de Monsanto - 10,000 Kms ; 03,00 horas
Caminhantes Seniores: (28) Ana Cristina Umbelino; Ana Nicolau; Angelina Martins; Carlos Evangelista; Céu Fialho; Dores Alves; Estela Garcia; Fortunato Sousa; Gil Furtado; Gilberto Santos; Graça Sena; João Costa; Hélia Jorge; Lina Fernandes; Luís Fernandes; Luís Martins; Luz Fialho; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Manuel Reis; Margarida Lopes; Maria do Céu; Nela Costa; Pedro Albuquerque; Quinita Sousa; Sara Pinto; Vitor Gonçalves; Zé Clara;
Caminhantes Juniores: (22) Gonçalo Garcia e Lourenço Garcia; João, Mariana, Francisco, Sofia e Miguel (netos do Manuel Reis) Hugo Furtado; Daniel, Martim e António (netos do Gilberto); Manuel de Sousa, Frederico de Sousa e Vicente Simões; Manuel Fernandes e Martim Fernandes; Rita, Diogo, Sara e Tiago (Netos da Maria da Luz); Tomás Martins; João Maria Sena.
Organizador: Dores Alves / Pedro Albuquerque
Almoço: Restaurante “Dom Leitão”
Próxima Caminhada: 21/09/2016 (Organiza: Vítor Gonçalves)
Reportagem:
O frondoso “Parque Florestal da Serra de Monsanto”, foi o local escolhido pelos experientes Caminhadeiros Pedro Albuquerque e António Dores Alves, para darmos o passo de partida da nova época. 2016 / 2017 ficará marcada como a 10ª época de actividade caminhadeira, pois foi no dia 27 de Novembro do ano 2007 que começamos a utilizar este blogue para registo histórico das Quartas-Feiras de eventos caminhadeiros deste singular e inigualável grupo.
À convocatória responderam 57 pessoas, mas por razões de ordem vária só compareceram à partida 28 Caminhadeiros seniores e 22 juniores. Tivemos assim na caminhada de início de época a bonita soma de 50 participantes. O Búzio, a Ema, e o Guru que se estreou nestas andanças, também marcaram presença, mas com o estatuto de “cãominhadeiros”.
A concentração às 09:30 teve lugar em frente ao restaurante “Dom Leitão” localizado no interior do estádio do Casa Pia ou Pina Manique. Foi aí que os Caminhadeiros participantes tiveram oportunidade de se reencontrar após 2 meses de interregno. O grupo do pessoal menor também ia dando asas ao seu contentamento e exteriorizando as energias inesgotáveis e tão características deste escalão etário.
Foto de grupo registada e ala que se faz tarde e o calor aperta. Durante o percurso, vários grupos se foram formando como de costume, com o organizador Pedro Albuquerque a liderar e o Carlos Evangelista e o Luís Martins a garantir que atrás deles ninguém podia ficar.
O percurso foi todo ele muito agradável, percorrido desde Pina Manique até Montes Claros, com regresso ao ponto de partida. Pelo caminho fomos visitando os vários miradouros estrategicamente localizados neste pulmão da cidade de Lisboa e observando as paisagens maravilhosas que deles se podem ver. O calor ia aumentando, mas a sombra das árvores era o nosso grande aliado. Bebam água para não desidratar, aconselhavam os mais velhos aos mais novos, enquanto a Ana Nicolau o Gil Furtado e a Sara davam atenção redobrada aos seus cãesminhadeiros.
Cumprido o percurso e chegados ao local do almoço, tínhamos à nossa espera os casais Firme e Clemente. Faltaram à caminhada, mas não queriam perder o almoço nem o convívio com o pessoal na primeira oportunidade da nova época.
Leitão assado para os seniores e bitoque para os juniores em mesas separadas para os 2 escalões etários, mas com o Gonçalo Garcia e o Hugo Furtado inseridos no grupo dos cotas. Bom almoço e também bom serviço prestado pelos empregados e donos do restaurante.
Terminado o repasto, seguiu um grupo para a visita cultural enquanto alguns participantes no evento tiveram por variadas razões, que dar aqui por terminado o seu primeiro dia de aventura caminhadeira.
A visita cultural ao Padrão dos Descobrimentos onde se encontra exposta uma amostra do que foi a Exposição do Mundo Português realizada no ano 1940 foi muito interessante. Aqui estão resgatadas memórias do império português naquela época e testemunhos registados agora e deveras curiosos, por gente que visitou a exposição naquele ano.
Este mesmo grupo regressou ao local de início da caminhada para cumprir na integra o programa habitual das Quartas-Feiras caminhadeiras, ou seja, o tradicional chá desta vez acompanhado por um delicioso bolo com o logo dos Caminhadeiros.
E foi assim que terminou a 1ª aventura caminhadeira da época, onde os organizadores demonstravam no seu semblante toda a emoção e alegria por terem cumprido em pleno tudo o que tinham planeado para este dia. Eu por mim estou convencido, que tanto os seniores como os juniores e os cãesminhadeiros, ficaram mais que satisfeitos com o seu precioso e simpático contributo.
Saudações Caminhadeiras,

Fortunato de Sousa