quarta-feira, 23 de março de 2016

* * Convocatória . 15ª Caminhada da Época 2015 / 2016 * * ___Avós e Netos de Novo no Jamor . Dia 30 de Março___

Aproveitando o período das férias da Páscoa e indo ao encontro do interesse dos avós "Caminhadeiros" e dos netos "Caminhadeirinhos", vamos de novo realizar um evento onde os 2 escalões etários terão oportunidade de demonstrar o que é na verdade a solidariedade intergeracional. 
Para os Caminhadeiros não avós ou não netos, que fique claro que esta caminhada também é para eles, podendo mesmo ir acompanhados de outros familiares ou amiguinhos de escalão etário adequado ao evento.
Programa: 
O Parque Urbano do Centro Desportivo do Jamor será de novo o local onde iremos realizar todo o programa do dia, e que é o seguinte:
09:30 horas - Concentração no parque de estacionamento do restaurante "Canoagem", localizado em frente à pista desta modalidade desportiva (ver localização)
10:00 horas - Início da caminhada (percurso fácil de 6 / 7 kms)
12:45 horas - Almoço no restaurante "Canoagem"
15;30 horas - Prática de canoagem e mini golf para avós e netos 
17:00 horas - Chá de final de dia no mesmo local do almoço
Como de costume, devem os interessados em participar no evento, efectuar as respectivas inscrições através dos comentários desta convocatória, até as 18:00 horas do próximo Domingo dia 27,  mencionando as idades dos "Caminhadeirinhos" participantes. 
Saudações Caminhadeiras em passada mista senior / juvenil,

Fortunato de Sousa

sábado, 19 de março de 2016

* * * * * * * * 14ª Caminhada da Época 2015 / 2016 * * * * * * * * Quinta do Pisão e Palácio da Cidadela de Cascais na Rota dos Caminhadeiros . Dia 16 de Março




Albuns de Fotos:
Data do Encontro: 16/03/2016
Local: Quinta do Pisão (Serra de Sinta)
Percurso: 09,500 kms em 02:30 horas
Organizadores: Carlos Evangelista e João Figueiredo
Caminhantes (46):  Acilina; Ana Cristina Umbelino; Angelina Martins; António Clemente; António Dores Alves; António Palma; Carlos Evangelista; Carlos Penedo; Carmen Firme; Celestino; Clara Maia; Cristina Archer; Estela Garcia; Fátima Libânio; Fortunato de Sousa; Gilberto Santos; Graça Sena; Isabel Monteiro; João Duarte; João Figueiredo; Joaquim Monteiro; José Marques; Júlia Costa; Kinita de Sousa; Lúcio Libânio; Luísa Clemente; Luísa Gonçalves; Luís Martins; Luís Santos; Miguel Cardoso; Manuel Garcia; Manuel Barbosa; Manuel Flôxo; Manuel Pedro; Manuel Reis; Margarida Lopes; Maria do Céu; Maria do Céu Fialho; Maria da Luz Fialho; Octávio Firme; Odete Vicente;  Pedro Albuquerque; Rogério Matias; Rosa Silva; Teresa Palma; Vítor Gonçalves
Não Caminhantes: (2) Gil Furtado; Virgílio Vargas
Almoço: Restaurante “Ponto Verde”
Próxima Caminhada: 30/03/2016 (Organizador: Fortunato de Sousa)
Reportagem:
Quando acordei pensei?. Bom foi sonho que tive ou foi mesmo verdade o que ontem vivi, é pá, é mesmo verdade, tenho que me despachar e escrever a Grande Reportagem de ontem e, assim cá vai....
Nada mais inesperado do que o Convite para fazer esta Caminhada. Quando estava a disfrutar um branquinho, após a Caminhada em Tancos, perguntava-me a Luísa Clemente, O Carlos não é da Linha de Cascais, é que há o Palácio da Cidadela e era muito interessante a sua visita, que é que acha?, Sim sou, e vale a pena, claro é um caso a ponderar, almoço na zona para tantos é que vai ser obra, mas vou pensar, e  vai de pastel de bacalhau e branco na mão, e já outa conversa se cruza, aparece o Vítor, Óh Carlos estive a falar com a nossa amiga, É pá já sei o que queres dizer, Tu e o João Figueiredo bem podiam avançar já com a próxima Caminhada pois eu estou um pouco entalado com um tipo para organizar uma lá em Montemor, vejam lá isso.
Após o belo repasto organizado pelo casal Lurdes, Zé Clara e, a caminho do Almourol assim começou o nosso diálogo organizativo e, sem grandes conversas as tarefas foram definidas.
O João Figueiredo já conhecedor do local a "Quinta do Pisão", voltou ao mesmo para uma desminagem calcante kilométrica para que a fasquia dos 10 Kms fosse percorrida , informado no Museu da Cidadela que a visita deveria ser solicitada à Presidência da República por email devido ao número de visitantes, este de imediato foi enviado com uma pequena apresentação do nosso Grupo,  com o pedido de o Chá ser servido no local assim como a gratuidade das entradas. Nega
O Figueiredo  voltou comigo à Quinta para conhecer o percurso e uma melhor organização na deslocação com o Grupo.
O local do almoço "Ponto Verde" em Alcabideche de imediato saltou pois seguia na linha, Quinta, Palácio e Chá e, estavam nas ideias que tínhamos trocado, não andar a ziguezaguear com os carros.
Como na Convocatória estava indicado que no local não havia logística de comes e bebes havia de fazer algo, aqui entrou a presença da Tina Rita que de véspera pegando na colher de pau e farinha, lançou mãos à obra e fez um bolo, e na manhã um termo de café para ambos serem servidos supostamente aos primeiros 16 chegados.
Chegado à entrada da Quinta do Pisão vi que já havia chegado pessoal mas, o portão estava fechado, barraca pensei, e era mesmo,  pois o mesmo só seria aberto às 9,30h.
Não há tempo a perder e de imediato, bolo e café saltaram para a mala do carro do Palma, para surpresa dos amigos, e de dezasseis passou a quarenta e sete premiados.
Portão aberto, viaturas estacionadas no local previamente indicado, reunião do grupo para ouvir uma pequena explicação algo trapalhona por parte do organizador sobre a Quinta do Pisão ajudada pelo Figueiredo cúmplice na jornada, foi sugerido uma  visita ao Google, pois vem lá tudo.
Começados no percurso ia sendo identificado o que havia de olhar, e a cada km percorrido o Figueiredo era alvo de elogios pelo cenário que se desfrutava, sendo o verdejante salpicado de rebanho de ovelhas, manada de cavalos e ainda récua de burros,  em fundo a norte a Serra de Sintra, e a sul o Atlântico.
Chegados ao ponto de partida foi pedido para que as Caminhadeiras se agrupassem, e de seguida foram "engraxadas" com um botão de orquídea para colocar na lapela da blusa, de seguida lá fomos por caminhos diversos até ao local onde estava prometido a recuperação de forças, o Restaurante "Ponto Verde" em Alcabideche. Para o habitual nestas andanças não correu nada mal sim senhor.
Quarenta e oito lugares nos esperavam assim como a presença do Virgílio Vargas que só veio papar, local e ementa que pareceu ser do agrado geral.
E vá de correr para a  Cidadela de Cascais que já se faz tarde, tendo sido feito um telefonema  informando que o tempo estava curto, a resposta era positiva.
Bem recebidos e após formalidades de segurança pois o local é de risco o grupo foi divido em dois para dar inicio à visita.
Vamos para o chá que é na 5 de Rana,( é a ordem que é dada), aqui é que foi a balburdia da boa, GPS , nome de rua, braço no ar, tudo serviu para orientação da comitiva Caminhadeira. Alguns se perderam para de novo se encontrarem, mas o resultado final não foi nada mau. Aprendizagem dizem uns, para a próxima GPS não pode faltar.
O Chá caseiro, pois o Rui Pedro (filho)e o David (amigo) estavam presentes para o servirem, com a presença da minha nora Julia e neto Júlio como colaboradores na montagem do que se tinha programado "Olhares".
Foi apresentado em filme(ainda não tem nome) talvez "Poses", "Olha o Balão" ou ainda "Olha o Passarinho"  a coletânea das fotos de conjunto das Caminhadas Organizadas até à data.
Foi o Agradecimento aos  que começaram, aos Mentores, e a todos aqueles que tem ajudado de toda a forma a trazer até aqui o Grupo, neste Projeto "Os Caminhadeiros".
Foi bom ver o Grupo um pouco ruidoso, exaltando, esta foi ali, esta foi acolá, recordando ou a sua entrada no mesmo, oh eu não fui a esta e, ver o friso que somos hoje, É Obra.
A Festa foi boa pá, Beijos e Abraços foram trocados com agradecimentos e palavras trocadas que me tocaram e me dão sempre vontade de viver no desassossego.
Ufa!, Ufa! e, lá fomos para casa, toca a arrumar a casa e pensar o que vou escrever.
Já deitado e, enquanto arrumava o formigueiro das pernas e o alarido da cabeça não parava, quantos títulos, frases corriam por ela, agitação boa me embalava, enquanto digeria o dia bem passado convosco.
CEF
Obrigado a todos os Caminhadeiros  que aceitaram o nosso desafio.
Um Abraço

João Figueiredo / Carlos Evangelista

quarta-feira, 9 de março de 2016

* * * Convocatória . 14ª Caminhada da Época 2015 / 2016 * * * Quinta do Pisão e Palácio da Cidadela de Cascais na Pegada dos Caminhadeiros . Dia 16 de Março

Estão todos os Caminhadeiros convocados para a 14ª Caminhada da Época 2015/2016, que vai ser realizada na zona de Cascais, entre a aldeia e a cidade.
Desta vez caminharemos cerca de 10 Kms em percurso com índice de dificuldade moderado, para o qual recomendamos o uso de bastão só para melhor comodidade.
A todos os que aceitarem o nosso convite, agradecemos que as inscrições sejam feitas até às 24h do próximo domingo dia 13.
Orientação: GPS 38,754901 / -9,423814 (Ponto de Encontro)
Na estrada N9 Sintra/Cascais sair para a N9-1 "Estrada da Serra" em direção à Barragem Rio da Mula.

Na N9-1 junto ao cruzamento com a "Estrada 1335" (Barragem Rio da Mula) sair à esquerda Quinta do Pisão, percorrendo cerca de 500 m está o Parque de Estacionamento, Ponto de Encontro.

*** PROGRAMA ***
(não há sítio para tomar café ou comer no local de partida).

09:00 h - Concentração no Parque de Estacionamento da Quinta do Pisão


09:30 h - Início da Caminhada





12:45 h - Recuperação de Forças







15:30 h - Visita Cultural ao Palácio da Cidadela de Cascais


XY:00 h - Hora de Chá com Sabores, Odores e Olhares

Saudações Caminhadeiras,
João Figueiredo / Carlos Evangelista

quinta-feira, 3 de março de 2016

* * * * * * * * 13ª Caminhada da Época 2015 / 2016 * * * * * * * * ___Pelos Trilhos da Ribeira de Tancos . Dia 02 de Março___




Albuns de Fotografias:
Acilina Couto
Maria da Luz
Luis Martins
Dores Alves
Carlos Evangelista
Manuel Reis
Data do encontro :  02 / 03 / 2016
Local: Vila Nova da Barquinha
Percurso: 10 Km em 3h10m
Organizadores: Lurdes e José Clara
Caminhadeiros : (45) Acilina Couto, Amílcar Queiroz, Angelina Martins, Ana Cristina, António Clemente, António Palma, António Vaz, Carlos Evangelista, Carlos Penedo, Carmen Firme, Cidália Marta, Clara Maia, Dores Alves, Estela Garcia, Fortunato de Sousa, Gilberto Santos, João Figueiredo, José Clara, José Marques, Júlia Costa, Lina Fernandes, Luís Fernandes, Luís Martins, Luís Santos, Luísa Clemente, Luísa Gonçalves, Lurdes Clara, Manuel Barbosa , Manuel Flôxo, Manuel Garcia, Manuel Pedro, Manuel Reis, Margarida Lopes, Margarida Serôdio, Maria da Luz Fialho, Maria do Céu Esteves, Maria do Céu Fialho, Miguel Cardoso, Octávio Firme, Odete Vicente, Pedro Albuquerque, Quinita de Sousa, Rogério Matias, Vítor Gonçalves e Zélia Santos.
Só ao almoço: Gil Furtado
Almoço: Restaurante “O Almourol”
Próxima caminhada: 16/03/2016 (organiza : Vítor Gonçalves ou Carlos Evangelista/João Figueiredo?)
Reportagem: Depois de tomado o cafézinho matinal  e de tirada a tradicional foto de grupo  pelas 10h,  iniciamos a nossa caminhada com partida do parque de estacionamento do restaurante.
Esperava-nos um percurso  serpenteado com alguns troços de alguma dificuldade mas que com a nossa habitual boa disposição e em amena cavaqueira fomos vencendo e sempre com o S. Pedro do nosso lado.
Por fim chegámos ao restaurante , onde fomos recebidos  com a habitual simpatia, com  um merecido beberete , aperitivos e prova de azeites,  que todos degustamos com agrado, seguido do já merecido almoço .
Como previsto,  cerca das 15h45m iniciamos a nossa viagem de barco, conduzido pela simpática marinheira de águas doces Natália Sofia, em  direção ao Castelo de Almourol,  para visita  que julgamos ter sido do agrado de todos.
Por fim e como habitualmente esperava-nos  o tradicional  chá acompanhado de agradáveis e saborosas fatias de  bolos no restaurante “O Almourol”.
Antes de iniciarmos a viagem de regresso, pudemo-nos ainda abastecer  de limões biológicos que  a nossa amiga Luísa Clemente  gentilmente disponibilizou.
À nova caminhadeira Margarida Lopes que acaba de se juntar a nós, votos de boas vindas e que continue a fazer-nos companhia.
Obrigado a todos os Caminhadeiros  que aceitaram o nosso convite.
Saudações Caminhadeiras.

Lurdes e José Clara