terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

* * * Convocatória . 13ª caminhada da Época 2015 / 2016 * * * ___Pelos Trilhos da Ribeira de Tancos . Dia 02 de Março___

Estão os nossos amigos Caminhadeiros convidados para a 13ª Caminhada da época 2015/2016, que vai ser realizada na zona de Vila Nova da Barquinha.
Desta vez caminharemos cerca de 10 Kms em percurso com índice de dificuldade médio, para o qual recomendamos o uso de bastão.
O restaurante "O Almourol" foi mais uma vez o seleccionado para degustarmos o arroz de lampreia, o sável frito com açorda de ovas ou a grelhada mista (carne).
A todos os que aceitarem o nosso convite, agradecemos que façam a inscrição até ao final do próximo Domingo dia 28, devendo mencionar qual a vossa escolha para almoço.
Programa:
09:30h: Concentração no Parque de estacionamento do Restaurante "O Almourol"
(GPS: N 39º 27´ 29".3400 W 8º 24´ 03".3618)
10:00h: Início da Caminhada
13:15h: Almoço
15:45h: Visita Cultural (Saída de barco para visita ao Castelo de Almourol)
17:15h: Chá
Saudações Caminhadeiras
Lurdes/Zé Clara
Informação Adicional: No dia da caminhada, o restaurante 'O Almourol' vai estar aberto a partir das 09:00 horas, de modo a poder servir pequenos almoços e o tradicional café da manhã.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

* * * * * * * * 12ª Caminhada da Época 2015 / 2016 * * * * * * * * __Na Rota do Sorraia com as Cegonhas . Dia 17 de Fevereiro__




Álbuns de Fotografias
Céu Fialho
Fortunato de Sousa
Dores Alves
Luis Martins
Gil Furtado
Acilina Couto
Carlos Evangelista
Luz Fialho
Data da caminhada: 17/02/2016
Local: Coruche
Percurso: 9,750 kms, em 02:30 horas
Organizadoras: Maria da Luz Fialho e Maria do Céu Fialho
Caminhadeiros (40):  Acilina Couto, Ana Cristina, Angelina Martins, Aníbal Queiroz, António Clemente, António Dores Alves, António Palma, Carlos Evangelista, Carlos Penedo, Carmen Firme, Celestino Narciso, Céu Esteves, Cidália Marta, Clara Maia, Estela Garcia, Fátima Libânio, Fortunato Sousa, Gonçalo Rodrigues, Graça Sena, Lúcio Libânio, Luís Martins, Luís Santos, Luísa Clemente, Luísa Gonçalves, Lurdes Clara, Manuel Barbosa, Manuel Garcia, Manuel Pedro, Manuel Reis, Maria do Céu Fialho, Maria da Luz Fialho, Miguel Cardoso, Octávio Firme, Odete Vicente, Pedro Albuquerque, Quinita Sousa, Rogério Matias, Rosa Silva, Vítor Gonçalves, Zélia Santos.
Só ao almoço (1) : Gil Furtado
Almoço: Restaurante “O Farnel”, em Coruche
Próxima caminhada: 2/03/2016 (Organiza: Lurdes Clara e Zé Clara)
Reportagem:
Reuniram-se as hostes no local aprazado, sob um friozinho cortante. Talvez por via da temperatura, a alguns foi difícil descolá-los do aconchegante balcão do café…
Posicionado o pessoal para a habitual foto, o fotógrafo oficial e Caminhadeiro-mor Fortunato lá fez os disparos e deu as boas-vindas a três estreantes, o Gonçalo Rodrigues (filho da Graça Sena), a Zélia e o Luís Santos.
 E deu-se início à passeata. O espírito era excelente, já que, após as cheias e chuvadas dos últimos dias, o S. Pedro tinha decidido brindar-nos com um dia magnífico e luminoso.
 O percurso teve início no Parque do Sorraia e por algum tempo seguimos por zona urbana, agradavelmente requalificada. Os coruchenses dispõem de uma simpática zona ribeirinha.
Contornámos depois a estação ferroviária, entrando na zona campestre do percurso, sempre muito fácil, como previsto.
 No Monte das Correntinhas fizémos uma paragem para reagrupamento e reabastecimento, que o Caminhadeiro-mor Vítor Gonçalves aproveitou para informar sobre detalhes da viagem aos Açores.
 Retomada a marcha, atravessámos então o rio Sorraia, pela ponte que também se chama das Correntinhas.
Na outra margem, e dados os protestos de alguns participantes quanto à reduzida (?!) dimensão do percurso, fez-se uma extensão a um “ramal das cegonhas”, decidida no momento. As cegonhas não compareceram, mas pelo menos, os rastos das botas ficaram com menos uns nanomilímetros.
Já na parte final, regressámos à beira do rio Sorraia, passámos ao açude, e, pela ponte de entrada sul na vila, regressámos ao ponto de partida.
Após as costumeiras cenas de strip tease, utilizando os carros como ponto de apoio, dirigiram-se os Caminhadeiros, a pé (o Carlos Penedo adicionou o percurso no aparelhómetro dele, o que é de louvar!), para o restaurante “O Farnel”.
 Mesa farta e alegre convívio, distribuído pelos vários grupos. Acabado de chegar, estava o nosso Senador / sonhador. Onde se falou de um certo almoço de salmão de há um ano e dos traumatismos daí decorrentes…
O tempo tinha virado, foi de guarda-chuva que nos dirigimos, conforme as respectivas escolhas, para os dois objectivos da tarde – uns para o Museu Municipal de Coruche, outros para o Observatório do Sobreiro e da Cortiça.
Os caminhadeiros que tinham escolhido o Observatório do Sobreiro e da Cortiça, lá seguiram em caravana até ao Monte da Barca.
 O edifício - provocador, na opinião do seu autor, o arquitecto Manuel Couceiro - é todo ele revestido a cortiça, o que constituiu uma agradável surpresa. Fomos amavelmente recebidos pela dra. Ana Poeiras, que nos explicou que o Observatório tem como objectivo a valorização do montado de sobro como nicho ecológico de grande importância.
 A visita começou no amplo auditório, todo revestido por aglomerado negro e frescos em tons que pretendem fazer lembrar o montado. A nossa guia fez-nos uma apresentação muito completa sobre o valor da cortiça, não só a nível regional, mas também mundial; ficámos a conhecer os vários tipos de cortiça, e também as “rabanadas”, pranchas de cortiça cortadas em tiras, a partir das quais se fabricam as rolhas.
 A visita continuou no espaço de exposição onde vimos exemplos das várias utilizações da cortiça, desde as mais remotas, como os cortiços, até às mais modernas, nomeadamente vestidos, capacetes de motociclista e pranchas de surf.
Finalmente, passámos ainda pela sala de documentação, aberta ao público, pela de formação e terminámos no laboratório, todos eles espaços dedicados ao binómio sobreiro-cortiça.
No Museu Municipal, a Dra. Cristina Calais acompanhou o grupo numa visita guiada à exposição “Coruche – o Céu, a Terra e os Homens”, uma espécie de viagem no tempo relativa ao local onde se encontra a vila.
O entusiasmo da acompanhante, a sua interacção com os visitantes, cativou os mesmos. Foi particularmente viva a troca de ideias sobre as interpretações historiográficas do “arqueólogo” Aquilino Ribeiro…
Lamentavelmente, a visita terminou às escuras, na sala dedicada ao montado, por força de uma quebra de corrente que afectou Coruche.
Foi, por isso, à luz de velas, que se iniciou o lanche, de novo n’”O Farnel”. Trocaram-se impressões sobre a jornada, despediram-se os amigos até à próxima.
O regresso foi feito sob chuva intensa.
Saudações Caminhadeiras,
Maria do Céu Fialho / Maria da Luz Fialho

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

* * * Convocatória - 12ª Caminhada da Época 2015 / 2016 * * * _Na Rota do Sorraia com as Cegonhas - Dia 17 de Fevereiro_


Amigos Caminhadeiros,
A proposta que desta vez vos fazemos é a de uma passeata nos arredores de Coruche.
O percurso, cuja extensão oficial é de 8,5 km, é como o anúncio de antigamente: "fácil mais fácil, não há". Sempre na horizontal! Integra umas (poucas) centenas de metros de alcatrão. E um troço muito enlameado (sempre estamos nas vizinhanças de um afluente do Tejo).
O almoço será no restaurante "O Farnel", em Coruche (R. Vasconcelos Porto, 9).
À tarde temos um programa " à la carte" – iremos visitar
 ou (*)
 o Observatório do Sobreiro e da Cortiça, pelo que vos pedimos que, aquando da inscrição, manifestem a vossa preferência por uma ou outra das opções.
 A terminar o nosso dia, regressaremos a"O Farnel", para o costumeiro chá.
 Concentração às 9h30, no parque de estacionamento junto à praça de touros de Coruche (coordenadas GPS: 38º 57' 29'' N    ||   8º 31' 20'' W ).
No local há infra-estruturas onde é possível beber café e ir à casa de banho.
Início da caminhada às 10h.
Como de costume, pedimos que as inscrições sejam feitas até às 24h do próximo domingo, dia 14 de Fevereiro. Obrigado.
(*) Ou seja, os que optarem pelo Museu, irão visitar o Museu; os que optarem pelo Observatório irão visitar o Observatório

M. Luz Fialho
M. Céu Fialho

sábado, 6 de fevereiro de 2016

* * * * * * * * 11ª Caminhada da Época 2015 / 2016 * * * * * * * * De Novo em Torres Vedras com Figuras e Figurões . Dia 3 de Fevereiro




Local: De Novo em T. Vedras com Figuras & Figurões (Na Rota de S. Vicente)
Percurso: 6 kms em 02: 30 horas
Participantes: (39) Acilina Couto; Ana Cristina; Angelina Martins; António Palma; Carlos Evangelista; Carlos Penedo; Carmen Firme; Cidália Marta; Dores Alves; Fortunato Sousa; Gilberto Santos; Graça Sena; João Costa; João Duarte; João Figueiredo; Júlia Costa; Kinita de Sousa; Lina Fernandes; Lúcio Libânio; Luís Fernandes; Luís Martins; Luísa Gonçalves; Lurdes Clara; Manuel Barbosa; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Manuel Reis; Maria do Céu; Maria do Céu Fialho; Maria da Luz Fialho; Miguel Cardoso; Nela Costa; Octávio Firme; Odete Vicente; Pedro Albuquerque; Rogério Matias; Rosa Silva; Vitor Gonçalves; Zé da Clara;
Guia Pedestre: Luís Sérgio
Só ao Almoço: (4) Fátima Libânio; Gil Furtado; José Dionísio; Lourenço Furtado;
Organizador: Rogério Matias
Almoço: Restaurante O Voluntário (Tel.261 324 063)
Próxima Caminhada: 10/02/2016 (Organizam: Maria do Céu Fialho e Maria da Luz Fialho)
Reportagem:
Depois do miminho oferecido pela D. Leonor da pastelaria Flor e com espirito carnavalesco, iniciamos mais uma caminhada com passada de “Figuras e Figurões”e apesar de não haver   Columbinas, nem Arlequins nem Pierrots, houve outras fantasias  muito mais bonitas, populares e interessantes.
Mais uma vez tivemos o apoio do nosso amigo Luís Sérgio da ATV que nos levou a percorrer 8,7Km e por ser carnaval o grau de dificuldade foi baixo.
 Não haja dúvida, que São Pedro, esteve mais uma vez a nosso favor! Estava uma manhã fria mas de uma claridade deslumbrante, com um leve toque a Primavera.
Chegou a hora do repasto, no restaurante “O Voluntário” que apresentou um  bom serviço e o menú  agradou a todos.. Não estou habilitado a falar do vinho, mas gostei
Após o almoço, fomos agraciados com a companhia do nosso já conhecido  guia cultural Paulo Ferreira  que nos conduziu na Viagem ao Interior do Carnaval de  Torres Vedras( o mais português de Portugal) e aos locais onde se desenrolam  os bailes carnavalescos ,
Terminamos o dia de “folia” com o tradicional chá. Procedeu-se à escolha do melhor “Figurão” tendo sido  atribuído o 1º lugar à “Consolete”. Parabéns Carlos e a todos os outros “figurões”
Regressamos depois  aos nossos destinos felizes e contentes
Os meus agradecimentos pela disponibilidade e colaboração à:
·  CMTV na pessoa da Drª Ana Umbelino
·  Promotorres na pessoa de  César Costa
· Grupo Carnavalesco as “Lumbias” na pessoa Ricardo Silva
· Confraria Real do Carnaval, sem  os quais não seria possível a visita cultural.

BEM HAJAM
Rogério Matias
Estaremos de volta a 17 de Fevereiro
Vive o melhor de ti