quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

* * * Convocatória - 11ª Caminhada da Época 2015 / 2016 * * * De novo em Torres Vedras com Figuras & Figurões - Dia 3 de Fevereiro





Convocam-se os Caminhadeiros para a tradicional 

Caminhada de Carnaval em Torres Vedras.

Desta vez será da seguinte maneira:

Distância: a definir pelas caminhadeiras
Grau de dificuldade: todos



Programa:
  • 9h25 Concentração na Expotorres (mesmo local do ano passado)
  • 10h Início da caminhada
  • 13h10 Almoço no Restaurante “O Voluntário” (frente ao Tribunal)
  • 15h30 Viagem ao interior do Carnaval conduzida pelo Eng. Ramalho da CMTV e pela Promotorres responsáveis pela organização
  • 17h10 Chá no restaurante o “Voluntário”


Notas
  1. Aconselha-se o uso de dois bastões
  2. Aconselha-se o uso de calções / saias
  3. Aconselha-se o uso de repelente porque vamos passar por zona de pecuárias
  4. Aconselha-se protector solar porque vai estar sol
  5. ????????
Os interessados em participar no evento Caminhadeiro Carnavalesco, devem formalizar as inscrições através dos comentários a esta mensagem, até ao final do dia do próximo Domingo.

SAUDAÇÕES CAMINHADEIRAS EM PASSADA TRAPALHONA,

ROGÉRIO MATIAS

domingo, 24 de janeiro de 2016

* * * * * * * 10ª Caminhada da Época 2015 / 2016 * * * * * * * _Por Campos do Oeste - Torres Vedras -Dia 20 de Janeiro_




Albuns de Fotos:
Acilina Couto
Luis Martins
Gil Furtado
Dores Alves
Maria da Luz
Carlos Evangelista
Data da caminhada: 20/01/ 2016
Local: Torres Vedras
Percurso: Inserido na ROTA DO VENTO (PR5TVD) cerca de 8 kms, das 10.00às 12.30
Organizadoras: Ana Cristina, Clara Maia, Júlia Costa

Caminhadeiros: (44) Acilina Couto, Amílcar Queirós, Ana Cristina, Ana Leão, Angelina Martins, António Dores Alves, António Palma, Carlos Evangelista, Carlos Penedo, Carmen Firme, Celestino Narciso, Cidália Marta, Clara Maia, Estela Garcia, Fortunato de Sousa, Gilberto Santos, Graça Sena, João Duarte, Júlia Costa, Kinita de Sousa, Lina Fernandes, Lúcio Libânio, Luís Fernandes, Luís Martins, Luísa Clemente, Luísa Gonçalves, Lurdes Clara, Manuel Barbosa, Manuel Floxo, Manuel Reis, Manuel Garcia, Margarida Graça, Maria do Céu Esteves, Maria da Luz, Miguel Cardoso, Octávio Firme, Odete Vicente, Pedro Albuquerque, Rogério Matias, Vítor Gonçalves e  Zé Clara.
Só ao almoço: Gil Furtado
Almoço: Restaurante " EL MANADAS"
Próxima caminhada: 03/02/2016 (organiza Rogério)
Reportagem:
Às 10.00, numa manhã de Sol radioso, após as formalidades de receção e a usual fotografia de grupo tendo como paisagem de fundo um belíssimo poço devidamente recuperado, os Caminhadeiros despediram-se do Largo Poço Ribeiro, na Freiria, para dar início ao percurso inserido na ROTA DO VENTO, onde, durante duas horas e meia, com subidas, descidas, muita lama e poços de água, tivémos a oportunidade de desfrutar das mais belas paisagens da região, repleta de vegetação predominante de eucaliptos e alguns pinheiros mansos, vestígios de uma reflorestação recente, de velhos moinhos de vento recuperados ou em ruínas e os novos eólicos.

O Marco Geodésico, ponto mais alto do percurso ( 194m de altitude) inserido na SERRA DO ROMEIRÃO, foi o local selecionado para o retempero merecido, tendo o Vítor aproveitado para dar a informação sobre uma possível viagem aos Açores ( Ilha de S. Miguel).

Os mais curiosos tiveram a oportunidade de, desta altitude, avistar quase toda a Costa do Oeste.
Regressados à Freiria, ao Largo que nos viu partir, após botas lavadas e um visual mais convidativo para rumarmos à cidade que nos ia receber - TORRES VEDRAS -, rainha do Carnaval mais trapalhão de Portugal - e à feijoada que por nós esperava na cozinha do restaurante " EL MANADAS", um dos mais antigos da cidade.
Aqui, formados os respetivos grupos comensais, sentados nas mesas que o Marcelo teve o cuidado de ajustar criteriosamente para nosso conforto, tendo inclusivamente colocado um aquecedor e uma mesa de apoio que, além das sobremesas, uma delas, o doce da casa, a nós dedicado, nos permitiu colocar o BOLO, cozinhado no " PÃOZINHO DA AVENIDA", uma das mais conceituadas pastelaria da cidade, e as garrafas de champanhe que os avós babados, Vítor e Luisa, nos presentearam em honra ao seu neto BENJAMIM.
Tivemos, também, ao almoço, a agradável companhia do Gil, que, desta vez, optou por deixar a bicicleta em casa e não nos acompanhou na caminhada.
Depois de comidos e bebidos, uns com agrado outros nem tanto, a animação não parou e até houve tempo para sessão fotográfica aos que não abdicaram dos trajes carnavalescos.
Contas feitas, físico alimentado e após um especial agradecimento ao Marcelo feito pelo Fortunato em nome de todos, a pé pelas ruas do Centro Histórico, com ligeira paragem no Monumento ao Carnaval, às 15.30, em ponto, estávamos no Convento de Nossa Senhora da Graça com disposição para alimentar o espírito, tendo a preciosa companhia da guia SOFIA que os Serviços do Museu Leonel Trindade nos disponibilizaram GRATUITAMENTE e que, de um modo profissional, e pacientemente nos conduziu por uma viagem histórica com início no CLAUSTRO deste Convento para observarmos o maior conjunto de azulejos historiados do SEC. XVIII que ilustram a vida de D. Frei Aleixo de Menezes, passando para a Exposição sobre as Linhas de Torres, paragem na Igreja da Nossa Senhora da Misericórdia, Paços do Concelho, com término no Parque do Choupal para apreciar o ATEILER DO BRINQUEDO.
Viagem oficial terminada, os mais curiosos tiveram ainda a oportunidade de visitar a CAPELA da NOSSA SENHORA do AMEAL recentemente restaurada e aberta ao público, enquanto outros aguardavam pelo lanche no CAFÉ XEIRINHO inserido no PARQUE DO CHOUPAL, infraestrutura de Lazer emblemática e recentemente também recuperada.
Durante o lanche, onde não estiveram o Amílcar, a Fátima e Lúcio, a animação continuou tendo-se procedido à atribuição do prémio (gift de Carnaval e um livre trânsito para as entradas nos 4 corsos) à máscara da Odete Vicente, considerada pelo Júri a mais criativa.
Houve tempo ainda para informações várias nomeadamente o convite que a Clara nos fez para o "ASSALTO CARNAVALESCO" da responsabilidade da CONFRARIA, a realizar no próximo dia 30 na "TUNA"com entrada gratuita.
Agradecimento muito especial para Sr.ª Vereadora da Cultura, Dr.ª Ana Umbelino, que proporcionou aos Caminhadeiros o evento cultural de forma gratuita; à equipa do museu Leonel Trindade com especial destaque para a Dr.ª Francisca que entendeu na íntegra o nosso objetivo; à guia SOFIA pelo seu desempenho profissional e paciente; e um agradecimento muito especial ao Celestino Narciso que teve a amabilidade de nos acompanhar nesta aventura.
Por mim outro também muito especial à Clara Maia e Ana Cristina que, ao contrário de mim, torriense desertora, sempre viveram em Torres Vedras e melhor do que ninguém estão integradas no seu MODUS VIVENDI.
Júlia Costa

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

* * * Convocatória - 10ª Caminhada da Época 2015 / 2016 * * * __Por Campos do Oeste - Torres Vedras - Dia 20 de Janeiro__

Caros Caminhadeiros,
Com a cidade de Torres Vedras em momentos de produção carnavalesca, aqui fica o convite para mais um percurso pedestre na nossa região, uma visita ao seu centro histórico e a infraestruturas recentemente inauguradas.
Iniciaremos o dia com uma caminhada por terras que nos irão permitir avistar a partir do marco geodésico, quase toda a costa e apreciar as mais belas paisagens rurais desta região, incluindo os seus velhos moinhos de vento recuperados ou em ruínas bem como os novos eólicos.
Programa:
09:30 Concentração na FREIRIA. Largo de Poço Ribeiro, junto à Pastelaria “Cantinho dos Sabores”.
Coordenadas: 39º 01' 20,9" N
                        9º  19'  14,2  W
10:00 – Início da caminhada (cerca de 10 kms, grau médio com uso de bastão).
PR5 TVD ROTA DO VENTO – percurso devidamente identificado na página da Câmara Municipal.
12:30 – Partida da FREIRIA (Largo de Poço Ribeiro) para TORRES VEDRAS.
O estacionamento é o mesmo de sempre (EXPOTORRES).
13:00 – Almoço no restaurante “El Manadas”, localizado no Centro Histórico da cidade.
15:30 – Visita Cultural – (focada em exposições temáticas e apresentadas por uma guia do Museu que nos acompanhará até à hora do lanche).
17.00 - Lanche (bem aconchegante!!!...) no "CAFÉ CHEIRINHO", inserido no Parque do CHOUPAL.
Final da caminhada com votos de um bom regresso aos vossos lares!...
Os interessados em aceitar o nosso convite a participar nesta 10ª caminhada da época, devem como de costume efectuar as  inscrições através dos comentários desta convocatória, até ao final do dia do próximo Domingo dia 17.
Saudações Caminhadeiras
Júlia Costa

P.S. Como acima foi referenciado, em Torres Vedras já se brinca ao Carnaval, pelo que vos desafiamos a escolherem a máscara apropriada. Os membros do júri, composto pelas organizadoras, atribuirão um VALIOSO prémio ao Caminhadeiro mais criativo.

sábado, 9 de janeiro de 2016

* * * * * * * *9ª Caminhada da Época 2015 / 2016 * * * * * * * * __Herdade da Barrosinha . Alcácer do Sal . Dia 06 de Janeiro__




Álbuns de Fotografias
Acilina Couto
Acilina Couto (Video youtube)
Fortunato de Sousa
Luis Martins
Dores Alves
Luz Fialho
Data da caminhada: 06/01/2016
LocalHerdade da Barrosinha – Alcácer do Sal
Percurso: 9 kms em 02:45 horas
Organizador: Manuel Reis
Caminhadeiros (40): A. Dores Alves; Acilina Couto; Ana Cristina; Ana Leão; Angelina Martins; António Clemente; António Palma; Carlos Evangelista; Carlos Penedo; Carmen Firme; Céu Fialho; Cidália Marta; Clara Maia; Estela Garcia; Fortunato de Sousa; Gilberto Santos; Graça Sena; João Duarte; Júlia Costa; Kinita de Sousa; Lina Fernandes; Luís Fernandes; Luís Martins; Luísa Clemente; Luísa Gonçalves; Lurdes Clara; Luz Fialho; Manuel Floxo; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Manuel Reis; Margarida Graça; Maria do Céu Esteves; Octávio Firme; Odete Vicente; Pedro Albuquerque; Teresa Palma; Virgílio Vargas; Vítor Gonçalves; Zé Clara.
Só ao almoço (5): Carmo, Álvaro e José Teixeira mais Irene e Rui Afonso
Almoço: Restaurante do Hotel Rural da Barrosinha
Próxima Caminhada: 20/01/2016 (Organiza: Ana Cristina, Clara Maia, Júlia Costa)
Reportagem:
A foto de grupo ainda foi tirada a seco e o organizador até prometeu que não iria chover só que logo a seguir caiu uma ligeira bátega e lá se foi a promessa por água abaixo…
Mas se meteorologia é muito imprevisível, os caminhadeiros são muito mais previdentes. Às primeiras gotas de chuva abriram-se as coloridas capas e os guarda-chuvas próprios da época, com excepção para o organizador que acredita mais no boletim meteorológico do que no S. Pedro e foi logo ali apanhado, não de calças na mão mas sem capa nem guarda-chuva.
Contados os presentes, foram notadas as ausências do Rogério (engripado e afónico) e dos Afonso, devido a uma queda da Irene, felizmente sem graves consequências. As melhoras para ambos!
Sob o comando do Luís Fernandes e do Carlos Penedo, que deram uma ajuda inestimável na preparação da caminhada (obrigado, rapazes!), seguimos pelo assinalado percurso das capelas, com o piso em bom estado e no meio da paisagem típica do Alentejo por vezes acompanhados da curiosidade de vitelinhas, vitelas, vacas e bois que nos olhavam com ar de quem diz: olha, olha, hoje temos visitas (mas não vi nenhuma a sorrir, acho que isso só nos Açores). De vez em quando tínhamos que atravessar umas cercas, quase todas com uma cancela que era necessário abrir e deixar fechada. Se tudo correu bem o devemos ao tartaruga lenta, desta vez o António Palma, que se encarregou de as fechar todas. Obrigado Palma!
A pausa planeada para reagrupar e retemperar forças foi junto à capela de N. Sra. da Conceição, aberta de propósito para os caminhadeiros poderem apreciar a elegância simples de uma construção do século XVII.
O espaço à volta era aprazível, tinha sinais de lugar de peregrinações antigas, e quando os mais atrasados chegaram a cena era de picnic moderno com as frutas, as barritas e as águas a circular de mão em mão.
Mas eis que começa a chover novamente e toca de apressar os comes e bebes, entrar na capelinha, aproveitar os confortáveis bancos para descansar e até houve quem experimentasse o som cristalino de uma campainha que o Pedro Albuquerque descobriu.
Passada a chuva retomamos a caminhada de regresso e foi só ter cuidado ao passar perto de uma manada de gado (manso, muito manso) para esconder a parka vermelha da Estela que se estreava na sua qualidade de recém pré-reformada. Junto a uma represa tirámos umas fotos, passámos por umas guaritas sem porta (!) que soubemos mais tarde que eram silos de rações para gado (mas virados ao contrário) e chegamos ao local de partida e chegada. Mesmo a tempo de começar novamente a chover o que fez apressar a muda de roupa e o arrumo das mochilas e bastões.
A sala do repasto era mesmo ali e até estávamos um bocadinho adiantados em relação à hora prevista mas como entretanto chegaram os Afonso da Galé e o quase caminhadeiro Zé Teixeira mais a Carmo e o Álvaro vindos directamente de Tirana, na Albânia, foi um corrupio de abraços e beijinhos que só deu tempo para encher os copos com um monocasta moscatel graúdo para os brindes e começar a atacar as entradas de croquetes de alheira, ovos mexidos com farinheira, coelho assado em azeite e queijinhos meia cura. A seguir veio um bacalhau com espinafres e camarão, mais umas migas com carne de porco e um reforço dos vinhos com branco e tinto da produção da herdade. Para a sobremesa tivemos que nos levantar e escolher entre pudim caseiro, mousse de limão, barras de framboesa em calda de chocolate e fruta da época. Eu como tenho sempre muitas dúvidas, não escolhi, trouxe um pouco de tudo. Com o café lá estava o xiripiti da ordem desta vez acompanhado com uma garrafa do mesmo mas da colheita de 2009 da garrafeira particular do Rui Afonso.
O Fortunato parece que gostou e até pediu uma salva de palmas para as cozinheiras, mas é bom que os que não gostaram o digam nos comentários, se for caso disso.
Seguiu-se uma visita guiada pelo engº Almeida Martins, que ao mesmo tempo que nos mostrava os diversos edifícios do núcleo central da herdade, nos foi contando um pouco da sua história que começou em 1947 e chegou a empregar cerca de 1000 trabalhadores (agora são cerca de 40). Como não podia deixar de ser demorámos mais tempo na visita à adega e acabámos o programa com um belo chá de lúcia lima e limão feito num panelão e servido num espaço chamado Taberna, acompanhado de vários bolos caseiros e o tradicional bolo-rei do dia de Reis. Também fez sucesso a venda de garrafas de vinho ao balcão de tal maneira que aquele que eu queria comprar se tinha esgotado.
Mas para o final estava reservada ainda uma grande surpresa, que o foi também para o organizador. Concebido, ensaiado e executado pelo Trio do Norte (Rui Afonso na viola, voz e kazoo de Irene Afonso e lanternas do Carlos Penedo) fomos surpreendidos por um grupo de cantadores de janeiras que com versos originais dedicados aos caminhadeiros-mores foram a chave de ouro de mais uma caminhada deste grupo maravilhoso a que dá gosto pertencer.

Até Torres Vedras!
Manuel Reis
PS1 – agradecimentos à dra. Margarida Lança e ao engº Almeida Martins pela simpatia e amabilidade com que nos receberam.
PS 2 – letra das janeiras cantadas na Taberna pelo Trio do Norte
                                         
Ó que estrelas tão brilhantes
Chegamos vindos lá do norte
À família Caminhadeira
Deus lhe dê a melhor sorte.

Alegrai-vos companheiros
Que já sinto gente a andar
São os caminhadeiros mores
Que nos vêm cumprimentar.

Viva lá o senhor Balão
Mais a sua linda Quinita
Quando chegam à janela
A lua fica mais bonita.

Viva lá o senhor Fernandes
Dona Lina, boquinha de riso
Linda maçã camoesa
Foi criada no paraíso.

Viva lá o senhor Victor
Dona Luísa, faces de romã
Seus olhos são mais galantes
Do que a estrela da manhã.

Vivam lá todos os presentes
A todos não posso cantar
Só vou distinguir mais um
Por esta festa organizar.

Ai viva lá o senhor Reis
Ai raminho de salsa crua
Quando nos abre a porta
Põe-se o sol e nasce a lua.

Boa noite meus senhores
Ai agora vou terminar
Boas Festas e Bom Ano
A todos quero desejar.

Que vos traga tudo de bom
Caminhadas, almoços e calor
Muito carinho e amizade
E uma mão cheia de amor.

Agora vou-me despedir
Mas par’o ano vou cá voltar
Por favor dêem-me de beber
Tenho a garganta a secar.                                                                                                                                                                                                                                                       Alcácer do Sal, 06/01/2016