quarta-feira, 25 de novembro de 2015

* * * * Convocatória - 7ª Caminhada da Época 2015 / 2016 * * * * De Volta à Ecopista do Ramal Évora-Mora - Dia 02 de Dezembro

Estão os Caminhadeiros convocados a participar na 7ª caminhada da presente época.
Desta vez vamos regressar à Graça do Divor, local já conhecido por uma grande maioria dos participantes nestas andanças. Pelas suas características, tanto no que se refere ao percurso pedestre como ao almoço que se seguirá, são motivos aliciantes para não perdermos a oportunidade de revisitar as paisagens deslumbrantes do Outono nesta região, o sabor da boa comida alentejana e a vasta oferta cultural da cidade de Évora.
Programa:
09:30 - Concentração junto ao "Restaurante Divor" (Ver localização)
10:00 - Início da caminhada (percurso com índice de dificuldade baixa)
12:45 - Almoço 
15:00 - Saída em direcção a Évora
15:30 - Visita Cultural
17:30 - Chá de final de dia

Os interessados em participar no evento, devem como de costume efectuar as respectivas inscrições através dos comentários desta convocatória, até ao final do dia do próximo Domingo dia 29.
Saudações Caminhadeiras em passada acentuadamente lenta à moda da minha terra e da minha gente,
Kinita e Fortunato de Sousa

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

* * * * * * * * 6ª Caminhada da Época 2015 / 2016 * * * * * * * * Do Gil às pêgas e outros animais, por terras chãs e outras mais _______Dia 18 de Novembro - Vale de Santarém _______




Álbuns de Fotografias:
Acilina Couto 
Luis Martins 
Dores Alves
Gil Furtado
Fortunato de Sousa
Maria da Luz
Data e local do encontro: 18/11/2015, no Vale de Santarém.
Caminhada: 8 km percorridos em 2h30m.
Guia: Sr. Alfredo Lobato, do Movimento Ecologista do Vale de Santarém (http://movecologsita.blogspot.pt/).
Visita cultural: Pólo de Investigação da Fonte Boa, ex-Estação Zootécnica Nacional (Tel: 243 767 300), coordenada pelos Dr. António Horta e Engº António Sequeira.
Participantes: (40) Alfredo Lobato (guia), Acilina Caneco, Amílcar Queiroz, Ana Leão, Angelina Martins, António José Clemente, António Palma, António Pires, Carlos Evangelista, Carlos Penedo, Carmen Firme, Clara Maia, Dores Alves, Fortunato de Sousa, Francisco Pires, Gilberto Santos, João Duarte, João Figueiredo, Júlia Costa, Kinita de Sousa, Lina Fernandes, Luís Fernandes, Luís Martins, Luísa Gonçalves, Manuel Flôxo, Manuel Garcia, Manuel Pedro, Manuel Reis, Maria da Luz Fialho, Maria do Céu Esteves, Maria do Céu Fialho, Maria Luísa Morgado, Miguel Cardoso, Octávio Firme, Odete Vicente, Pedro Albuquerque, Rogério Matias, Teresa Palma, Vítor Gonçalves e Gil Furtado.
Ao almoço: no salão de eventos da Messe Fonte Boa (Menina Liliana Baptista, 243 760 454, car.fonteboa@gmail.com): (42) Aos 40 caminhantes juntaram-se o Engº António Sequeira e o caminhadeiro Virgílio Vargas.
Ao lanche: na Padeirinha de Vila Chã de Ourique (Tel: 243 799 000, upacal@sapo.pt): (38) Todos os que caminhararam excepto a Clara Maia e a Júlia Costa.
Organizador: Gil Furtado, excelentemente coadjuvado.
Próxima caminhada: em 02/12/2015, será organizada por Quinita de Sousa e Balão de Sousa.

Apesar de inscritas, por motivos de força maior as caminhadeiras Cidália Marta e Graça Sena não puderam comparecer. Para ambas, o abraço solidário de todo o grupo, e à pequenina Leonor desejamos rápida e boa recuperação.

Reportagem:
Passemos desde já aos devidos agradecimentos:
À Drª Olga Moreira, coordenadora do Pólo de Investigação da Fonte Boa (actual nome da instituição), que autorizou a visita, e à Dona Luísa Monteiro, que assessorou;
Ao Dr. António Horta, que nos recebeu no Centro de Documentação e Informação do INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrícola e Veterinária (anterior nome da instituição depois de, ao longo da sua história, ter tido vários outros), proporcionando-nos uma panorâmica das actividades;
Ao Engº António Sequeira, que nos guiou na visita ao Sector Agro-Pecuário da Estação Zootécnica Nacional (primitivo nome da instituição localmente conhecida como Quinta da Fonte Boa);
À menina Liliana Baptista e ao Sr. José Ribeiro Valbom, do Centro Associativo de Alojamento e Restauração da Fonte Boa (Serviços Sociais da EZN), à Dona Bia e às cozinheiras e outro pessoal, que, cada qual em suas funções, contribuíram para que usufruíssemos de uma boa refeição;
Ao gerente e demais pessoal da padaria, pastelaria e restaurante Padeirinha de Vila Chã de Ourique, pelo bom lanche servido;
Ao Sr. Francisco Botelho, pela sua ajuda no estabelecimento do itinerário primeiramente previsto, o qual, por força das circunstâncias, teve que ser desprezado;
À Dona Sandra Couto, do Grupo Pé na Terra, de Vila Chã de Ourique , cujas sugestões foram muito úteis (https://m.facebook.com/P%C3%A9-na-estrada-Night-Runners-859389434076111/);
A um anónimo cidadão de Vila Chã de Ourique, frequentador da Taberna do Gil, também pelas suas pertinentes sugestões;
Às Juntas de Freguesia de Vila Chã de Ourique e do Vale de Santarém, que se mais não ajudaram foi porque não puderam, e especialmente a esta última, que me facultou os contactos com o Movimento Ecologista do Vale de Santarém;
E – em último lugar porque foi o primeiro –, ao Sr. Alfredo Lobato, pela sua enorme boa vontade e inteira disponibilidade. Sem ele, talvez não tivesse havido caminhada.

Como é habitual nas nossas jornadas, reunimo-nos à hora e no local acordados, fomos ao encontro do Sr. Alfredo Lobato que nos esperava no ponto de início do percurso, por ele guiados – e ao seu ritmo obedecendo – caminhámos, de seguida almoçámos, cultivar-nos, lanchámos e demos o dia por terminado. No rosto de todos havia satisfação e, ao longo do dia, todos os que para a alegria geral contribuíram foram felicitados.
Era noite quando regressámos às nossas casas, cansados.

Desta vez, a reportagem fica por aqui. Assim, será ao gosto dos que as preferem curtas e concisas, enxutas e sem delongas. Aliás, eu mesmo já a acho demasiado extensa. Fico agora à espera dos comentários que a enriqueçam, pois, por certo, cada qual teve a sua visão particular do dia e gostará de opinar sobre o que viveu (recuso-me terminantemente a usar um verbo agora muito em moda): a afabilidade com que fomos recebidos, a paisagem, o estado do tempo, o percurso, a geografia, a flora, a geologia, a qualidade dos retemperadores repastos, a beleza dos animais, os sons, as cores, as histórias ouvidas, as experiências recolhidas… Cada Jornada dos Caminhadeiros é um Universo. Espero que alguns comentem em verso.
Foi um gosto ter estado convosco, e um grande prazer ter reencontrado alguns caminhadeiros que têm rareado.
Sempre um pouco cansado, despede-se o

Gil Furtado

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

* * * * Convocatória - 6ª Caminhada da Época 2015 / 2016 * * * * Do Gil às pêgas e outros animais, por terras chãs e outras mais .. * * * * * Dia 18 de Novembro _Vila Chã de Ourique * * * * *


Local de encontro : Coordenadas 8 46 04 W; 39 10 31 N, a 67 metros de altitude. ( Cuidado com as vertigens, não se aproximem da beira do precipício).
Fica em Vila Chã de Ourique, JUNTO AOS SEMÁFOROS da Rua 1º de Maio (cujo nome ninguém vê) , parcela da EN 114-2, entre Cartaxo e Santarém.

Atenção: o parque de estacionamento é privativo do restaurante com o inconfundível nome de TABERNA DO "QUALQUER COISA " (peço desculpa, mas não me lembro do nome), no qual não almoçaremos, pelo que NÃO podemos lá estacionar !                                                                                                        

PARE-SE NAS RUAS VIZINHAS. Uma vez percebido que estamos no sítio certo, aproveite-se o verde dos semáforos para virar imediatamente à esquerda, pois é o lado mais acolhedor. Não cometam o erro de virar à direita nem  sequer de, por inércia, inépcia, indiferença ou teimosia, manter o rumo. Para a esquerda é que é o caminho! Aliás, o percurso pedestre também puxa para essa esquerda.

Depois de bem estacionados, dirijamo-nos a pé - meia dúzia de passos, uma dúzia que sejam - para o parque de estacionamento acima " coordenado ". Na TABERNA do "QUALQUER COISA" ( peço desculpa, mas continuo sem me lembrar do nome), há café, bolos e muito mais.

Pelas 9:30, chegados os últimos, caminharemos.

O grau de dificuldade é da ordem dos 0,0 a tender para os 0,000, mas cada um avaliará por si, e a distância a percorrer não será pouca nem muita, nem de menos nem de mais: quando tudo andado, o pluricontador-mor a revelará.


Como é costume, haverá almoço, visita(s) - uma, duas ou até mesmo mais - de alto nível cultural, e chá com e sem açúcar - se tudo correr bem.

No fim do dia, cada qual irá à sua vida.

Inscrevam-se quanto antes: depois das 10:30 de segunda feira 16 de Novembro será demasiado tarde.


Deseja-vos boa sorte e um dia bem passado, o vosso servo,



Gil Furtado


sexta-feira, 6 de novembro de 2015

* * * * * * * * 5ª Caminhada da Época 2015 / 2016 * * * * * * * * _A Rota da Cerâmica . Outeiro da Cabeça . Dia 4 de Novembro_





Álbuns de Fotografias
Acilina Couto
Maria da Luz
Dores Alves
Luis Martins
Data do Encontro: 04/11/2015
Local: Outeiro da Cabeça - Torres Vedras
Percurso: 10 kms em 03h00m
Organizador: Rogério Matias
Caminhantes: (38) Acilina; Amilcar Queiróz; Angelina Martins; António Palma; António Clemente; Carlos Penedo; Carmen Firme; Carlos Evangelista; Cidália Marta; Clara Maia; Dores Alves; Fátima Libânio; Fortunato Sousa; Gil Furtado Graça Sena; João Duarte; José da Clara; Júlia Costa; Kinita de Sousa; Lina Fernandes; Lúcio Libânio; Luís Fernandes; Luís Martins; Luísa Clemente; Luísa Gonçalves; Lurdes Clara; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Manuel Reis; Maria do Céu; Maria do Céu Fialho; Maria da Luz Fialho; Miguel Cardoso; Octávio Firme; Odete Vicente; Pedro Albuquerque; Rogério Matias; Vitor Gonçalves.
Apoiante: José António
Almoço e lanche: Restaurante “O Regional” (Tel.: 261 921 258)
Próxima caminhada: 18/11/2015 (Organizador: Gil Furtado)

Reportagem:
No dia 4 de Novembro  de 2015 realizou-se a caminhada nº 5 da época 2015/16 intitulada “A Rota da Cerâmica” com a presença de 39 caminhadeiros, com uma  extensão  10,9 Km .
Nesta caminhada tivemos o apoio  do sr José António da Junta de freguesia do Outeiro da Cabeça . A caminhada foi de nível médio baixo e teve o seguinte programa
·        9h15 Concentração  no parque do restaurante “O Regional” no Outeiro da Cabeça
·        9h20 Sessão de boas vindas
·        13h00 Almoço
·        15h00 Visita Cultural a uma cerâmica industrial
·        18h00 Chá
A visita à cerâmica foi conduzida pelos Engs Eduardo Pascoal e Anabela Costa dois excelentes profissionais.
Também contamos com a presença do Presidente da Junta de Freguesia  do Outeiro da Cabeça sr José Manuel.
Finalmente e de acordo com o programa, terminamos com o chá que penso ter sido do agrado de todos.



Depois de bem comidos e bebidos, regressamos aos nossos destinos felizes e contentes
Mais uma vez S. Pedro satisfez o meu pedido.
O meu  obrigado a todos
BEM HAJAM
“Si  a ti te gostou a mi me encantou”
Vive o melhor de ti
Rogério Matias