quarta-feira, 25 de março de 2015

* * * Convocatória - 15ª Caminhada da Época 2014 / 2015 * * * ____'De Novo na Tapada com os Netos' Dia 01 de Abril____

Estão os Caminhadeiros avós e não avós, com netos e sem netos, convocados para participar na 15ª caminhada da época.
Para a “Caminhada de Avós e Netos” que há uns anos temos vindo a realizar nas férias da Páscoa, decidiram os organizadores que seria muito interessante dar a conhecer aos nossos descendentes o que a Tapada de Mafra disponibiliza a quem a visita. O contacto com a natureza e os programas em tranporte tipo safari tal com a exibição das aves de rapina merecem uma visita onde avós e netos têm de certeza muito a aprender e ensinar uns aos outros.
O programa para o evento da próxima Quarta-Feira dia 1 de Abril é o seguinte:

09:30 horas – Concentração na recepção da Tapada Nacional de Mafra (Portão do Codeçal)
Coordenadas GPS: 38º 57’ 53”  N – 9º 18’ 09” W
10:00 horas – Caminhada (percurso verde de 8 kms)
12:45 horas – Almoço tipo piquenic no parque de merendas (a cargo da organização)
14:30 horas – Visita à Tapada em transporte tipo safari, seguida de exibição de aves de rapina
17:00 horas – Chá de final de dia (desta vez servido no parque de merendas da Tapada.

Os interessados em participar neste evento, devem fazê-lo como de costume através dos comentários desta mensagem, referindo o número de netos que os acompanham e a idade dos  mesmos. Para efeitos de logística associada ao evento, agradecemos que façam as vossas inscrições rigorosamente até ao final do dia do próximo Domingo 29 de Março.
Saudações Caminhadeiras em passada intergeracional,


Fortunato de Sousa

segunda-feira, 23 de março de 2015

* * * * * * * 14ª Caminhada da Época 2014 / 2015 * * * * * * * ____Trilhos da Lampreia e do Sável - Dia 18 de Março____




Álbuns de Fotografias:
Lúcio Libânio
Maria Do Céu Fialho
Dores Alves
Fortunato de Sousa
Raul Almeida
Maria da Luz Fialho
Luis Martins
Data do Encontro: 18/03/2015
Local:  Constância – Parque Ambiental de Santa Margarida
Percurso: - 09, 500 kms - 03: 00 Horas
Caminhantes: (39) Amílcar Queiróz; Angelina Martins; António Clemente; António Palma; Carlos Evangelista; Carlos Penedo; Carmen Firme; Céu Fialho; Dores Alves; Fátima Libânio; Fortunato Sousa; Gilberto Santos; Gil Furtado; Helena Meleiro; João Duarte; João Figueiredo; José Clara; Lina Fernandes; Lúcio Libânio; Luís Fernandes; Luís Martins; Luísa Clemente; Lurdes Clara; Luz Fialho; Manuel Flôxo; Manuel Pedro; Manuel Reis; Margarida Graça; Margarida Serôdio; Maria do Céu; Miguel Cardoso; Octávio Firme; Pedro Albuquerque; Quinita de Sousa; Raúl Almeida; Rogério Matias; Teresa Palma; Virgílio Vargas; Vitor Gonçalves;
Organizador: Lurdes Clara e Zé Clara
Almoço: Restaurante “O Almourol” (Tel. 249.720.100)
Próxima Caminhada: 01/04/2015 – (Fortunato  de Sousa e Victor Gonçalves)
Reportagem:
Às 9h30m de acordo com a convocatória tinham chegado quase todos os Caminhadeiros junto ao Parque Ambiental de Santa Margarida, onde teve início a nossa caminhada.
Depois das habituais saudações e tirada a foto de grupo, com a pontualidade que nos caracteriza, às 10h00m partimos para um percurso de cerca de 9Kms. Tivemos sempre por perto o S. Pedro que apesar das ameaças nos protegeu da chuva. A determinada altura do percurso fomos confrontados com uma descida austera, mas com o apoio do caminhadeiro “mor” Vitor e do organizador conseguimos minorar a dificuldade. O nosso estimado amigo João Duarte sofreu uma queda, que apesar de aparatosa não teve consequências graves. Aproveitamos para lhe desejar uma rápida recuperação.
Mais adiante, depois de uma merecida pausa, o grupo separou-se, optando os mais ousados por seguir junto ao leito da Ribeira da Foz e que de acordo com os comentários valeu bem a pena o desvio, pela paisagem que puderam desfrutar, embora com algumas escorregadelas com direito a molha involuntária. Depois do grupo se ter reunido de novo e antes do final da caminhada, esperava-nos a subida mais difícil, mas que heroicamente foi superada por todos. Atenção: finalmente tivemos a companhia do Gil Furtado depois de algumas ausências a caminhar, mas ao ter conseguido acompanhar-nos do princípio ao fim, não vai ter perdão para futuras faltas.
Por fim, com a sensação de caminhada cumprida, partimos em caravana para o restaurante “O Almourol” onde fomos recebidos com a habitual simpatia do Sr. José Ferreira e seus colaboradores, com um beberete acompanhado de agradáveis aperitivos e com uma prova de azeite, seguido do merecido e desejado almoço de sável, lampreia e grelhada mista, todos com nota francamente positiva. Depois da sobremesa o caminhadeiro Gilberto, acabado de chegar de Curaçau presenteou-nos com um belíssimo licor “Curaçau Azul” que fez as delícias de todos. Tivemos também um pequeno mimo (mel) da região dos organizadores. E o café foi acompanhado com deliciosa casca de laranja cristalizada gentilmente oferecida pela nossa amiga Luisa Clemente. Aproximava-se a hora da nossa visita cultural pelo que regressámos ao Parque Ambiental de Santa Margarida para a visita ao Borboletário Tropical. Aí esperava-nos para uma visita guiada o Engº Tiago e a Bióloga Sónia que tão sabiamente nos elucidaram do ciclo de vida das borboletas seguida de uma visita ao seu habitat. Para finalizar a jornada regressámos ao restaurante onde tinhamos almoçado para aí tomarmos o habitual chá acompanhado de bolos variados muito saborosos.
Por fim rumámos aos nossos lares, já a pensar na nossa próxima caminhada em que teremos o privilégio de ter por companhia os nossos futuros seguidores.
Saudações Caminhadeiras,

José Clara/Lurdes

quarta-feira, 11 de março de 2015

* * * * * * * Convocatória - 14ª Caminhada da Época * * * * * * * _____ Trilhos da Lampreia e do Sável - Dia 18 de Março _____

Convocam-se todos os Caminhadeiros para a 14ª Caminhada da época, que se irá realizar próximo do Campo Militar de Santa Margarida – Constância.
O percurso é de cerca de 9 kms com grau de dificuldade médio, para o qual se aconselha o uso de bastão. O almoço, à semelhança do ano passado, terá lugar no restaurante "O Almourol". 
Por questões de logística, agradece-se que aquando da inscrição, façam a escolha do prato que desejam de entre os três seguintes: Arroz de lampreia, Sável frito com açorda de ovas, e para quem não morre de amores por estas duas opções, tem a alternativa de grelhada mista.
Local de concentração:  Junto ao Parque Ambiental de Santa Margarida.  Coordenadas GPS:   N 39º 26’ 45,585”; W 8º 19’ 9,010”.
Como chegar:
Pela A1 sentido S/N sair para a A23 em Torres Novas. Deixar a A23 na saída 6 (Constância Oeste/Praia do Ribatejo). Passar próximo da ponte sobre o rio Zêzere junto a Constância e seguir em direcção a Praia do Ribatejo. Atenção que cerca de 400 metros depois tem que se virar à esquerda na placa com indicação:  (Parque Ambiental, Tramagal). A partir daí, depois de passar a ponte de ferro/rodoviária, seguir as placas com indicação Parque Ambiental.
Hora de concentração: 09h30m
Almoço: 13h00m
Visita Cultural: 15h30m
Chá de final de jornada: 17h30m
Os interessados em participar no evento, como de costume, devem fazê-lo através dos comentários desta convocatória até às 24 horas do próximo Domingo.
Boa viagem e esperamos que o S. Pedro continue connosco.
Saudações Caminhadeiras,

José Clara

quinta-feira, 5 de março de 2015

* * * * * * * 13ª Caminhada da Época 2014 / 2015 * * * * * * * ___De Novo na Tapada de Mafra___Dia 04 de Março ___




Álbuns de fotos:
Maria do Céu Fialho
Miguel Cardoso
Gil Furtado Part I
Gil Furtado Part II
Dores Alves
Maria da Luz Fialho
Fortunato de Sousa
Gabriela Bentes
Luis Martins
Carlos Evangelista
Data do Encontro: 04/03/2015
Local: Tapada Nacional de Mafra
Extensão e duração do percurso: 08, 000 kms – 02:30 hoas
Caminhantes:(32) Angelina Martins; António Dores Alves; Carlos Evangelista; Carlos Penedo;  Carmen Firme; Cidália Marta; Fortunato de Sousa; Graça Sena; João Costa; João Figueiredo; José Clara; Quinita de Sousa; Lídia Albuquerque; Lina Fernandes; Luís Fernandes; Luís Martins; Luísa Clemente; Lurdes Clara; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Manuel Reis; Maria do Céu Esteves; Maria do Céu Fialho; Maria da Luz Fialho; Margarida Graça; Miguel Cardoso; Nela Costa; Octávio Firme; Odete Vicente; Pedro Albuquerque; Rogério Matias; Teresa Palma.
ao Almoço:(4) António Clemente; Gabriela Bentes; Gil Furtado; Virgílio Vargas.
Almoço: Picnic no Parque de Merendas da Tapada Nacional de Mafra
Chá: Fábrica de Trouxas da Malveira
Próxima Caminhada: 18/03/2015
Reportagem: O ouro que chegava a rodos do Brasil nos inícios do século XVIII, permitiu ao rei vigente “D. João V - o Magnânimo” (com os bolsos recheados de guito qualquer um é generoso) os maiores devaneios e uma enorme criatividade, de modo a esbanjar grande parte do dinheiro proveniente da venda do precioso metal. Prova disso, foi a construção do Palácio Nacional de Mafra, em virtude de uma promessa que fizera à rainha sua mulher, caso esta lhe desse descendência. Com os trocos que lhe sobraram, ainda criou em final do seu reinado a Tapada Nacional contígua ao Palácio. Com uma área de 1187 hectares, tinha como objectivo ser uma zona de lazer vocacionada para a caça e entretenimento da família real e da nobreza.
Convém dizer que este abastado rei não ficou apenas conhecido pela sua faceta magnânima, mas também pelo “Rei Sol Português” e ainda pelo “Rei Freirático” ou simplesmente “ O Papa Freiras”. Para quem dúvidas tiver da sua gula carnal eclesiástica feminina,  perguntem a quem sabe, de onde vem a fama da marmelada de Odivelas e do pudim da madre Paula.
Depois desta breve introdução e de um pouco de má lingua que tão bem caracteriza o nosso nobre povo, vamos ao que nos interessa que é a magnífica jornada caminhadeira realizada ontem na Tapada de Mafra.
Das 35 inscrições formalizadas nos comentários da convocatória, tivemos na hora da verdade 34 presenças e umas pequenas alterações: A Júlia Costa e o Virgílio Vargas não poderam comparecer, mas o Pedro Albuquerque veio acompanhado da Lídia. O António Clemente que se apresentou lesionado na mão direita e o pseudo caminhadeiro Gil Furtado, ainda iniciaram a caminhada, mas passado algum tempo acharam por bem regressar ao ponto de partida.
Portanto, só 32 sortudos Caminhadeiros tiveram oportunidade de desfrutar da beleza embriagante da paisagem, e do Sol aberto que nos ia aquecendo o corpo e iluminando a alma. Bastava ouvir as conversas e olhar o semblante dos participantes, para  deduzir que tudo tinha que resultar num grande dia Caminhadeiro.
Mais ou menos a meio do percurso, veio o Luís Fernandes comunicar que o nosso Caminhadeiro Mor Victor Gonçalves tinha enviado uma mensagem a desejar a todos uma boa caminhada. Obrigado Victor, gritou em uníssono o grupo. - E o Gilberto não veio porquê, perguntou alguém. - Ah, o Gil está de férias lá muito longe, mas acho que para a próxima já cá está. – Bem, é que o lugar dele na frente do grupo está a ser muito bem representado pelo Octávio Firme. – Pois é, não sei qual o mistério, mas o Firme agora não sai do pelotão da frente. – Perguntem à Carmem que ela diz o segredo, disse em tom também ‘firme’ uma voz feminina.
Era meio dia e meia hora quando terminámos o percurso verde da Tapada de Mafra. À nossa espera, lá estavam o Gil e o António Clemente, mas já com a companhia pré anunciada do Virgílio Vargas e da presença surpreendente da nosso amiga Gabriela Bentes.
Agora, era chegada a hora de confirmarmos se as cestas de verga com almoço tipo picnic acabado de chegar, estavam de acordo com o que tinha sido transmitido aos organizadores. À cautela, como entrada, foram servidas bebidas frescas e uns tapas simples não fosse o diabo tecê-las. As Caminhadeiras e os Caminhadeiros iam retirando as várias caixinhas dos cestos e as expectativas foram totalmente ultrapassadas quando terminou o animado repasto picniqueiro.
Com pena nossa e talvez delas, não tivemos a companhia das manas Fialho no restante programa do dia, pois tiveram que se ausentar após o almoço.
Segiu-se a visita à Tapada em viatura apropriada. O mau estado do caminho, permitiu balançar as pedras renais dos que desse mal sofrem ou mesmo eliminá-las de todo. O condutor que ao mesmo tempo serviu de guia, ia-nos dando conhecimento da variedade de fauna e flora que ia-mos encontrando e das áreas periféricas.
Segiu-se aquela que foi a cereja em cima do bolo do programa do dia. Uma exibição de aves de rapina muito bem conduzida pelo falcoeiro Isidro Santos. A exibição da coruja das torres e a envergadura e rara beleza da coruja da Lapónia encantaram a audiência. Quanto à águia, o seu comportamento exibicionista foi visto e avaliado de modo diferente, de acordo com a côr clubista do avaliador. Faltou aqui a presença do Caminhadeiro João Duarte, que com a neutralidade que o caracteriza neste contexto, seria a figura ideal para arbitrar o diferendo.
Terminado o programa na Tapada, seguimos até à Malveira, onde nos esperava um chá quentinho acompanhando as típicas trouxas de ovos desta terra saloia.
E foi assim que terminou o programa da 13ª caminhada da época 2014 / 2015.
Saudações Caminhadeiras em meu nome e da minha colega e amiga organizadora Odete Vicente,

Fortunato de Sousa