terça-feira, 28 de outubro de 2014

* * * * Convocatória - 5ª Caminhada da Época 2014 / 2015 * * * * ___Do R io da Mula à Pedra Amarela - Dia 5 de Novembro ___

Convocam-se os Caminhadeiros para 5.ª caminhada da época, para um percurso deslumbrante de aproximadamente 9 km’s , na Serra de Sintra/Cascais, com dificuldade de grau médio no início do percurso (≈3.5 kms).

Programa:

09:00 horas - Local de encontro:  Barragem do Rio da Mula  ( N 38º 45' 50" : W 009º 25' 21")
09:15 horas - Inicio da caminhada
13:00 horas - Almoço na Malveira da Serra.
15:30 horas - Visita guiada ao Museu Castro Guimarães em Cascais
17:00 horas – Chá das 5.

Acessos para quem não conhece o local ou não tem GPS
Via IC19: seguir IC19 até ao final, passar Ranholas e na rotunda (rotunda do Ramalhão) virar à esquerda (2ª saída) sentido Cascais
Após passar Bombeiros de S Pedro (do lado esquerdo), na rotunda seguir em frente bem como na rotunda seguinte (Linhó)
Após semáforos, virar à direita para Penha Longa/Lagoa Azul. Passar Lagoa Azul e entrada para Penha Longa (lado esquerdo), e continuar na direcção da Malveira da Serra. Virar à direita na indicação de Barragem Rio da Mula.

Via A5: Passar portagens de Carcavelos e saída para Estoril. A saída correcta é para A16. Após passar Cascais Shopping (lado direito), sair para N9 Sintra. Na rotunda grande por cima da A16 tomar a 3ª saída direcção Sintra/Linhó. Nas 2 rotundas seguintes seguir em frente, e após semáforos de controle de velocidade, seguir até à rotunda seguinte (Linhó) e inverter a marcha no sentido de Cascais. Já no sentido de Cascais, virar à direita para Penha Longa/Lagoa Azul e seguir as indicações já dadas acima.

Os interessados em participar no evento, devem fazê-lo através dos comentários desta mensagem até ao final de Domingo dia 02 de Novembro.

Saudações Caminhadeiras em passada serrana


Gilberto Santos c/ a colaboração da Céu e do M. Pedro e supervisão do F. Sousa

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

* * * * * 4ª Caminhada da Época 2014 / 2015 * * * * * ________ À Volta do Alviela - Dia 22 de Outubro _______



Álbuns de Fotos:
Miguel Cardoso
Maria do Céu Fialho
Manuel Reis
Dores Alves
Vitor Gonçalves
Luis Martins
Gil Furtado
Gabriela Bentes
Data do Encontro: 22/10/2014
Local: Alcanena – À Volta do Alviela
Percurso: 13,00 kms – 03:00 horas
Organizadores: Fátima Libânio e Lúcio Libânio
Presentes (43): – Amilcar Queiroz, Angelina Martins, Antonieta Faria, António Clemente, António Dores Alves, António Palma, Carlos Penedo, Carmen Firme, Estela Garcia, Fatima Libânio, Fortunato Sousa, Gabriela Bentes, Gil Furtado, Gilberto Santos, Helena Meleiro, Heloísa Cavacanti, João Costa, João Duarte; Joao Figueiredo, Lídia Albuquerque, Lina Fernandes, Lucio Libânio, Luis Fernandes, Luis Martins, Luisa Clemente, Luísa Gonçalves, Manuel Garcia, Manuel Pedro, Manuel Reis, Margarida Serôdio, Maria da Luz Fialho, Maria do Céu, Maria do Céu Fialho, Miguel Cardoso, Nela Costa, Octávio Firme, Odete Vicente, Pedro Albuquerque, Quinita Sousa, Rogério Matias, Teresa P. Duarte, Virgilio Vargas, Vitor Gonçalves.
Almoço: Monsanto – Restaurante “O Mal Cozinhado” (Tel. 249.870.047)
Próxima Caminhada: Dia 05 de Novembro (organiza Gilberto Santos)
Reportagem:
Durante o período de reencontro dos Caminhadeiros, a estrela das conversas foi a peregrinação a Compostela e a respectiva reportagem na imprensa galega.
Depois da foto da praxe (desta vez ao balcão, ou seja, a amurada da ponte sobre o rio Alviela), briefing do organizador Lúcio Libânio e pusemo-nos a andar.
Houve um prólogo linear para irmos espreitar a ribeira de Amiais e a entrada das grutas por onde a mesma se lança desenfreadamente. A zona, além de fresca, era pródiga na produção de cogumelos, que fizeram a delícia dos fotógrafos. Sem falar nos medronhos do caminho, a quem muito boa gente não resistiu… Mas não consta que tenha havido consequências nefastas!
Depois de regressarmos ao ponto de encontro inicial, é que começou verdadeiramente a caminhada.
A temperatura elevada, imprevista para esta época, rapidamente se começou a fazer sentir. Apesar disso, um grupo de intrépidas lebres, ia puxando, lá à frente. De vez em quando, impunha-se uma pausa, para o necessário reagrupamento.
E o calor a aumentar… De vez em quando, ouvia-se o agradável som de água a correr, mas apenas o som. Por isso o Vítor, quando finalmente se avistou a água, não teve problema em atirar-se de cabeça!
Pouco depois, na zona em que acompanhávamos “o aqueduto que leva a nossa água para Lisboa”, começaram a produzir-se as primeiras baixas e o grupo começou a fraccionar-se. Ouviam-se protestos: “eu vou sempre a andar em frente, mas nunca mais vejo o fundo ao tacho!”. Mas quem teria imaginado temperaturas destas, a 22 de Outubro?!
Havia que resistir e continuar estoicamente a caminhar. No final, alguns Caminhadeiros acabaram no carro vassoura. (E outros não acabaram… por vergonha!!!). Esbraseados, lá nos reagrupámos todos no parque de estacionamento. Depois de algum refrescamento e mudanças de traje e escarpins, seguiu a caravana para o almoço.
O restaurante era “O mal cozinhado”, em Monsanto, descoberto pelos recentes peregrinos a Fátima, durante a viagem. O incómodo causado por nos terem arrumado tão apertadinhos, depressa foi esquecido, perante a comidinha bem saborosa que nos foi servida.
Na altura dos discursos, o Fortunato apresentou-nos a D. Fernanda, proprietária e cozinheira do restaurante, contando-nos que a escolha do nome tinha sido esta “para não haver reclamações”!!!
O grupo foi contemplado com um azulejo trazido de Compostela, destinado ao espólio colectivo.
Durante o convívio digestivo, enquanto se tomavam os cafés e xiripitis, muita gente se interrogava sobre o que aconteceria quando, no Carsoscópio, se apagassem as luzes. Como iria a malta resistir à diabólica equação caminhada + calor + comidinha saborosa?...
Afinal, o que nos mostraram era tão vivo e interessante, que todos nos portamos bem. Verdade se diga que no Geódromo fomos sacudidos, no filme não havia cadeiras e no Carso houve demasiadas perguntas curiosas!!!
Após uma breve introdução, os irrequietos Caminhadeiros foram divididos em três grupos, para propiciar a interacção com os diversos módulos em simultâneo.
Ficámos assim a conhecer as origens geológicas da nascente do rio Alviela, o maior reservatório de água doce do país. Observámos o ciclo da água, no Carso. E descobrimos as características, hábitos e comportamentos dos morcegos, no Quiroptário.

Regressámos a “O mal cozinhado” para lanchar e por volta das 18h30 dispersámos.

Saudações Caminhadeiras,

Maria do Céu Fialho


terça-feira, 14 de outubro de 2014

* * * * Convocatória - 4ª Caminhada da Época 2014 / 2015 * * * * _________ À volta do Alviela - Dia 22 de Outubro ________

Convocam-se os Caminhadeiros para 4ª caminhada da época, para um percurso de aproximadamente 12 km, À Volta do Alviela, sem dificuldades na maior parte. 

Programa:
09:00 horas - Concentração no parque da praia fluvial do Alviela. (39º 26' 37" N; 08º 42' 40" W) ou seguindo o mapa
09:15 horas - Inicio da caminhada
13:30 horas - Almoço no Mal Cozinhado na povoação de Monsanto, a 5.5 km de automóvel.
15:30 horas - Visita guiada ao Carsoscópio (duração de hora e meia).
17:00 horas - Regresso ao Mal Cozinhado para lanche.

Os interessados em participar no evento, devem fazê-lo através dos comentários desta mensagem até ao final de Domingo dia 19 de Outubro.


Saudações Caminhadeiras em passada fluvial

Lúcio Libâneo 

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

_________ 3ª Caminhada da Época 2014 / 2015 _________ ________ Caminho das Almas - dia 08 de Outubro _______




Albuns de Fotos:
Data do Encontro: 08/10/2014
Local: S.Julião (Sintra)
Percurso: 10, 000 kms; 03: 00 Horas
Caminhantes: (35) Lídia e Pedro Albuquerque, Dores Alves, Gabriela Bentes, Miguel Cardoso, Lurdes e José Clara, Nela e João Costa, João Duarte, Maria do Céu e Manuel Pedro, Lina e Luís Fernandes, Maria da Luz Fialho, João Figueiredo, Manuel Floxo, Gil Furtado, Manuel Garcia, Vítor Gonçalves, Fátima e Lúcio Libânio, Angelina e Luís Martins, Rogério Matias, Helena Meleiro, António Palma, Teresa Palma, Carlos Penedo, Amílcar Queirós, Manuel Reis, Gilberto Santos, Fortunato e Quinita Sousa, Virgílio Vargas.
Organizador: Angelina e Luis Martins
Almoço: Restaurante Bisk8 – tel. 219 611 668
Reportagem: 
Pois é! Isto de preparar uma caminhada não é coisa fácil e isenta de preocupações. Já uns dias antes nos vínhamos preparando para umas horitas de caminhada bastante húmida. Até porque vinha chovendo de vez em quando. Não é que a chuva fosse preocupação; o que não é nada agradável é a lama que, agarrada ao nosso calçado, com o seu peso e o incomodativo e escorregadio ‘tchac…tchac’ nos vai dificultando a habitual progressão leve e desportiva das nossas caminhadas. Quando, bem cedo, nos levantámos e olhámos para o céu, não ficámos, como dizer… descansados… mas também não totalmente desanimados. Uma réstia de esperança ao lado de uma réstia de sol deram-nos uma boa perspectiva para o dia caminhadeiro que se ia iniciar. Com as pêras já ensacadas e prontas a ser distribuídas, lá partimos para sermos os primeiros a chegar pois queríamos receber com todas as honras os nossos amigos caminhadeiros. Se bem o pensámos e preparámos, melhor o fizemos, como dizem as estórias infantis. À medida que eles iam chegando – ‘Eh. João, há quantos meses não te via. Como vai o Benfica?’ – e os íamos cumprimentando, também nos íamos divertindo oferecendo uns saquitos de pêras Rochas que tínhamos tido o prazer de ter colhido na antevéspera. ’Olhem o Manel Floxo que também veio! Dá cá um braço, rapaz’.’ E a Lena que também deixou o seu Porto para nos vir acompanhar a trazer a sua companhia!’.’ Bom, tomem lá umas pêrinhas para a caminhada!’ – e Bom! Se não fossem os acasos da vida e sete dos nossos fiéis e costumeiros amigos não terem podido vir teríamos sido um belo grupo de cerca de quarente e dois caminhadeiros a calcorrear terras de S.Julião e Carvoeira.
Apesar de, como se disse, a previsão meteorológica ser bastante sombria e desanimadora e de o amanhecer ter sido nebuloso e pouco simpático, o grupo dos Caminhadeiros não se assustou e, como é seu lema, à hora marcada já estavam todos prontos para iniciar a 3ª Caminhada da época 2014-2015. Partindo do parque de estacionamento da pequena aldeia de S.Julião, ao sul da Ericeira, atacámos uma subida de ‘dificuldade média-baixa’ que era o início do ‘Caminho das Almas’. Embora não saibamos o porquê desta designação, disseram-nos que existia uma tradição com alguns anitos de fazer em determinado dia do ano uma caminhada que, unindo avós e netos, os levava de Valbom até à Capela da Senhora do Ó e que este ano fora aumentada partindo de S.Julião. Aproveitámos esse percurso e estendemo-lo um pouco mais para nosso deleite perante panoramas tão deliciosos. Essa pequena subida inicial não assustou ninguém e, na Baleia, parámos na ‘Sociedade Recreativa da Baleia, Barril e Valbom’ para reagrupamento que alguns caminhadeiros mais rápidos  aproveitaram para se dessedentar. No nosso estilo muito particular de não olhar para o relógio nem para o conta-quilómetros, lá nos fizemos de novo ao caminho em que os mesmos iam sendo percorridos na cadência e cavaqueira habituais.
Junto à Capela da Senhora do Ó aproveitámos para fazer uma pequena paragem e por breves momentos se referiu que há cerca de duzentos anos, aquando das ‘Guerras Peninsulares’ – vulgo Invasões Francesas – o rio Lizandro era navegável até perto da Capela pelo que existe, bastante perto e acima dela, o Forte do Zambujal – obra nr.95 – que foi edificado propositadamente para proteger a entrada desse pequeno porto, não fossem os franceses usá-lo para contra-atacar. É por isso que a capela se chama na realidade ‘Capela de Nossa Senhora do Ó do Porto’.     
E sem saber bem como, tínhamos percorrido os dez quilómetros e uns pózinhos. E sempre sem que o ‘céu nos caísse em cima’. Um ‘bem-haja’ mais uma vez ao nosso caminhadeiro honorário – S.Pedro.
No Restaurante Bisc8, ali entre a Terrugem e Odrinhas, retemperámos forças com uns bacalhauzitos – à Bisk8 e com Broa – e umas grelhadas mistas que nos deixaram deliciados e bem dispostos. Até porque o serviço foi impecável (simpático e profissional) e os pratos satisfaziam em qualidade e quantidade. Bem-haja, sr.João Varandas (pessoa com quem tínhamos contactado).
E lá partimos prontos para a nossa tarde cultural no Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas. Aqui para nós que ninguém nos ouve, estávamos com um pouco de receio de que o tema – romanos, pedras, túmulos etc. – se tornasse algo pesado. Mas a simpatia e a paciência, o saber, o gosto e a forma de se exprimir da nossa guia Dra. Sandra Leitão conseguiu actuar como um bom digestivo e a hora e meia da visita passou também sem darmos por isso e sem que as pessoas se afastassem.
Seguiu-se o chá servido no Café do Museu pela D. Tânia Varandas, do qual já tínhamos tido uma pré-visão antes de entrarmos no museu e que, temos que acreditar, não ficou nada a dever aos chás (???) que possivelmente os nossos amigos romanos bebiam; e se eles gostavam bastante de comer e beber. E provámos pela primeira vez uma iguaria deliciosa que ela nos apresentou: o bolo de Caril. Gostámos muito.

Mais uma vez nos juntáramos e, mais importante que tudo, convivêramos. E estamos à espera do novo encontro que já tarda em acontecer.

Saudações caminhadeiras
Angelina e Luis Martins

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

* * * * Convocatória - 3ª Caminhada da Época 2014 / 2015 * * * * Caminho das Almas - Dia 08 de Outubro

Esta 3ª caminhada – em 08 de Outubro próximo - irá realizar-se perto da Ericeira, sobre a margem sul do rio Lizandro, em terras de S.Julião. Já em tempos se tentou fazer um percurso semelhante mas o S. Pedro, nessa altura, não colaborou.
Embora de dificuldade média baixa aconselha-se o uso de bastão, sobretudo se as condições atmosféricas não ajudarem.
Sugere-se a concentração pelas 09h00 no parque de estacionamento junto à capela de S.Julião. Para se lá chegar aqui ficam algumas sugestões:
            1ª - Coordenadas GPS - N 38º 56’ 5.03"    W 09º 25’ 9.27"
           2ª - usar a IC19 - quase no fim desta sair para a direita e seguir para Ericeira pela N247, passar Vila Verde, Terrugem, Odrinhas e Santa Susana e, em Baleia, virar à esquerda para S.Julião (onde há indicação)
            3ª - usar a A21 - após as portagens da Ericeira sair na 4ª saída (para a Ericeira); no fim da descida (no cruzamento) virar à esquerda em direcção a Sintra; passar por Carvoeira e em Baleia (onde há indicação) virar à direita para S.Julião
A caminhada deverá iniciar-se pelas 09h30 partindo desse mesmo parque de estacionamento.
Como vem sendo hábito agradece-se que os interessados se inscrevam até às 24h00 do próximo domingo dia 05.
Saudações caminhadeiras em passada jagoz.

Luis Martins