quarta-feira, 28 de maio de 2014

* * * Convocatória . 19ª Caminhada da Época 2013 / 2014 * * * Por Caminhos do Livramento . Dia 4 de Junho

Ficam convocados todos os Caminhadeiros para esta 19ª Caminhada.
O percurso é de cerca de 10 km, de dificuldade média. Tem algumas subidas suaves, no entanto será útil o uso de bastão.
Devido à beleza e extensão do panorama (donde se avistam as Serras de Sintra, de Montejunto, dos Candeeiros e as Berlengas) aconselha-se o uso de binóculos; poder-se-ão ver, também, por onde andámos em anteriores caminhadas (Serras do Socorro e da Archeira, S.Quintino, Torres Vedras etc.).

Programa:
09h00 – concentração junto ao Sporting Clube do Livramento e ao Rest.Erva Doce (39º 00’ 12.58’’ N – 9º 17’ 11.47’’ W)
09h30 – início da caminhada
13h00 – almoço
15h30 – início do programa cultural
17h30 – chá

Como chegar, partindo de Lisboa:
- entrar na A8 e sair na saída 5 (Ericeira, Mafra, Malveira - 20 min./24 km), entrando na A21
- sair na saída 2 da A21 (Malveira - 3 min./4 km); após as portagens seguir pela dta. para T.Vedras pela N8 - 10 min./10 km.
- em Carrascal, após Adega Coop.da Azueira sair para a esq. (Livramento, Freiria) (EM551 - 1 min./1,2 km),
- estacionar junto ao Sporting Clube do Livramento e ao Rest.Erva Doce.
Como de costume agradece-se que as inscrições sejam efectuadas até final de Domingo dia 1 de Junho.
Saudações caminhadeiras em passada saloia,

Angelina Martins e Luís Martins

terça-feira, 27 de maio de 2014

* * * * * * * 18ª Caminhada da Época 2013 / 2014 * * * * * * * Meia Rota da Ribeira do Vale do Mogo. Dia 21 de Maio




Álbuns de Fotos:
Luis Martins
Dores Alves
Gil Furtado
Data do Encontro: 21/05/2014
Local: Alcobaça – Meia Rota da Ribeira do Vale do Mogo
Percurso: 7, 0 kms – 01:45 Horas
Organizadores: Fátima Libanio e Lúcio Libanio
Caminhantes: (33) Angelina Martins; António Pires; Carlos Penedo; Dores Alves; Fátima Libanio; Fortunato de Sousa; Gil Furtado; Gilberto Santos; Graça Sena; Helena Meleiro; João Duarte; João Figueiredo; Lúcio Libanio; Luís Fernandes; Luís Martins; Luís Pontes; Lurdes Clara; Manuel Flôxo; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Manuel Reis; Margarida Graça; Margarida Serôdio; Maria do Céu; M. do Céu Fialho; M. da Luz Fialho; Miguel Cardoso; Quinita Sousa; Rogério Matias; Teresa Palma; Victor Gonçalves; Virgílio Vargas; Zé da Clara.
Só ao Almoço: Odete Vicente
Almoço: Restaurante Frei Bernardo (Tel. 262.582.227)
Próxima Caminhada: 04/06/2014 (Angelina Martins e Luís Martins)
Reportagem:
Meia Rota da Ribeira do Vale do Mogo. E esta Hein! Penso não estar errado, se disser que ao longo dos quase 8 anos de actividade caminhadeira, foi esta a 1ª vez que se deu o título de 'meia rota' a uma caminhada. Também poderia ser Vale da Ribeira do Mogo, mas faltou perguntar aos organizadores, se esta denominação corresponde à outra metade do percurso. Ou seja, aos outros 7 quilómetros que correspondem à rota completa da ribeira e do vale de beleza natural indescritíveis. Nem mesmo a chuva abundante que se fez sentir na parte final da meia rota, ou se preferirem, no quarto de rota final, retirou qualquer encanto à paisagem deslumbrante deste recanto florestal, localizado perto da aldeia de Chiqueda de Cima, concelho de Alcobaça.
Portanto, o nome só por si era mais que apelativo para marcarmos presença na 18ª caminhada da época. Outro desafio, era saber se a Fátima e o Lúcio Libanio, que há muito vinham adiando a realização deste percurso por razões que se prendiam com as condições do terreno adequadas à prática de caminhada, teriam mais uma vez a colaboração do nosso santo protector Pedro. Ele, o nosso santo incansável de nos ajudar durante o Inverno, quis demonstrar através dos seus superiores poderes, que tanta ajuda e protecção já bastam. Portanto, contentem-se lá desta vez com metade da caminhada sem chuva, mas tenham paciência, já chega de abusos, a outra metade tem que ser bem molhadinha. Salvaram-nos os guarda-chuvas e os impermeáveis todos amarrotados, pois não eram utilizados desde a caminhada do Gaio Rosário, onde uma amostra de dilúvio pôs à prova o equipamento dos caminhadeiros mais prevenidos.
Chuva à parte, vamos agora relatar o que se passou durante o resto da jornada caminhadeira:
Concentração no local pré determinado pelos organizadores, cumprimentos habituais entre os participantes, café da manhã e partida para o local onde teria início a caminhada. Aqui chegados, foto de grupo seguida de uma breve descrição do programa do dia dada pelo organizador Lúcio.
Deu-se então início à meia rota da Ribeira do Vale do Mogo, desta vez com a participação de 3 nóveis caminhadeiros, e a nossa amiga Odete a assistir com ar pesaroso, pois uma queda sofrida em casa uns dias antes, não lhe permitiu cumprir esta parte do programa.
Como já disse anteriormente, o percurso era de uma beleza indescritível. Começou junto à margem da ribeira, e foi depois evoluindo por caminhos estreitos entre vegetação abundante e colorida de flores silvestres no meio do vale. Apenas duas ou três quedas de caminhadeiros menos atentos ao piso escorregadio, mas sem consequências a assinalar poderiam ter feito estragos. Não foi isso que aconteceu e ainda bem.
Terminada a primeira parte do programa, deu-se início à mudança de equipamento nos balneários de 1ª categoria, amplos e muito bem ventilados. De tal maneira amplos, que até mesmo os carros de alguns dos participantes entraram dentro deles para facilitar a vida a algumas das senhoras caminhadeiras mais exigentes.
Seguiu-se o almoço no Frei Bernardo, restaurante de referência na cidade de Alcobaça, que foi a escolha acertada da Fátima e do Lúcio.
A componente cultural desta vez contemplava uma visita ao imponente Mosteiro de Alcobaça., também conhecido como Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça ou Abadia de Santa Maria de Alcobaça. Segundo informação recebida das muito bem preparadas guias de serviço: Filipa Miguel e Ana Filipa Delgado, este monumento foi a primeira obra erguida em Portugal de estilo totalmente gótico. Muitos outros detalhes, histórias e lendas nos foram dadas a conhecer e que não caberiam nesta reportagem. Valerá apenas referir que também aqui a mão de vários saqueadores foram esvaziando ao longo dos tempos o recheio do Mosteiro. Como desculpa, argumentam em seu favor, que o monumento deve retornar e obedecer à finalidade e simplicidade com que os Monges de Cister o construíram no século XII.
Terminada esta interessante visita, regressámos ao restaurante onde almocámos, desta vez para cumprir a última parte do programa, ou seja, tomar o famoso chá de fim de dia caminhadeiro. A companhia das simpáticas guias Filipa Miguel e Ana Filipa que convidámos a tomar o chá connosco enriqueceram a tertúlia.
Desta vez porém, havia algo mais a comemorar. Um bolo de aniversário, umas garrafas de espumante e um lindo ramo de flores colocados ao lado da bonita e bem recheada mesa do lanche tinham um significado especial. Foi o mistério desvendado pelo autor desta reportagem, anunciando que aquele complemento se devia à comemoração de mais um aniversário da Fátima Libânio. A oferta do ramo de flores, os parabéns cantados em uníssono e um copo de espumante bem erguido foram o momento alto da comemoração.
Resta agradecer e dar as boas vindas aos 3 novos participantes, Maria do Céu e Maria da Luz Fialho, assim como ao Luís Pontes, meu amigo e ex colega de muitos dos elementos do grupo.
Saudações Caminhadeiras em passada de final de época,

Fortunato de Sousa

quinta-feira, 15 de maio de 2014

* * * Convocatória . 18ª Caminhada da Época 2013 / 2014 * * * Meia Rota da Ribeira do Vale do Mogo. Dia 21 de Maio

Convocam-se os Caminhadeiros para a 18ª caminhada da época.




Encontro: 9,15h no Pingo Doce de Alcobaça
·       Coordenadas: 39º 32' 46" N    08º 58' 07" W
Saída: 9,45h para a aldeia de Chiqueda de Cima, Rua da Nascente (Poço Suão)
·       Coordenadas:   39º 32' 11" N  08º 56' 44" W          
Chegada prevista às 12,30h
Regresso a Alcobaça
Estacionamento em parque grátis
·       Coordenadas: 39º 32´ 56" N  08º 58' 29" W
Almoço às 13h no Frei Bernardo, ao lado esquerdo do Mosteiro de Alcobaça
Visita guiada no Mosteiro de Alcobaça às 15,30h, em ponto.
Regresso ao mesmo Frei Bernardo para lanchar às 17h.
O percurso, de cerca de 7 Km, inicia-se paralelamente ao leito de uma ribeira, com alguns calhaus nos primeiros 200m, sem desníveis relevantes, em terreno seco.
A segunda parte, segue-se a uma pequena mas inclinada subida em alcatrão (300m), atravessamos parte da aldeia do Carvalhal e seguimos por entre o mato até ao ponto de partida, sem quaisquer dificuldades.
Nesta segunda parte é fundamental não ultrapassar o guia, nem perder o companheiro anterior nem o que se segue, dado que há bifurcações que não interessam.
Como habitualmente, as inscrições devem ser efectuadas até ao final do dia do próximo Domingo dia 18.

Lúcio Libânio

domingo, 11 de maio de 2014

* * * * * * * * 17ª Caminhada da Época 2013 / 2014 * * * * * * * * Rota das Ermidas de Borba Dia 07 de Maio




Albuns de Fotos:
Data do Encontro: 07/05/2014
Local: Borba
Percurso: 9 kms em 2 horas
Organizador: Miguel Cardoso
Caminhantes: (37) Angelina Martins; António Clemente; António Dionísio; António Dores Alves; Belmira Cardoso; Carlos Penedo; Carmen Firme; Fátima Libânio; Fortunato de Sousa; Gabriela Bentes; Gil Furtado; Gilberto Santos; Graça Sena; Guido Lopes; Helena Meleiro; João Duarte; José Clara; Quinita de Sousa; Lina Fernandes; Lúcio Libânio; Luís Fernandes; Luís Martins; Luisa Clemente; Lurdes Clara; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Manuel Reis; Maria do Céu; Octávio Firme; Odete Vicente; Pedro Cardoso; Rogério Matias; Susana Cardoso; Teresa Palma; Virgílio Vargas; Vítor Gonçalves e o organizador.
Guia:Sr.Luís Paixão
Ao almoço, deram-nos o prazer da sua companhia: a Mariana Dionísio, a Sílvia Dionísio e o Pedro Dionísio
Almoço: Restaurante “Espalha Brasas”-Acaraviça
Chá de final de dia: Pastelaria “A Tiborna”
Próxima caminhada: 21/05/2014 (Organizadores: Lúcio Libânio e Fátima Libânio)
Reportagem: 
Como já vem sendo hábito deste grupo Caminhadeiro, mais uma jornada com o início pautado pela excelente pontualidade.
A concentração teve lugar na Praça da República, frente ao edifício dos Paços do Concelho de Borba, onde fomos amavelmente recebidos pelo Sr. Presidente da Câmara, Sr. António Anselmo e pela Sra. Dra. Sara, responsável pelo departamento da Cultura, os quais nos deram as Boas Vindas e nos prestaram todo o apoio possível, colocando à nossa disposição um guia o Sr. Luís Paixão, para nos acompanhar durante a caminhada.
De salientar o bom acolhimento que encontramos nesta simpática vila, o qual foi evidenciado por um simples episódio, ocorrido com os Caminhadeiros Carlos Penedo e o Manuel Reis aquando da sua chegada.
Tendo os mesmos solicitado ajuda para encontrar o local da concentração, de imediato o interpelado, Sr. Amâncio, habitante local, se prontificou e os transportou na sua viatura ao local pretendido.
Apesar de ter sido um acto simples, não deixou de reflectir o bom acolhimento destas boas gentes.
Após a fotografia de grupo para a posteridade, iniciámos a caminhada à descoberta das “Ermidas de Borba”, locais ermos de culto religioso dos nossos antepassados.
De um modo geral é de lamentar o estado de degradação a que as mesmas chegaram.
Com o tempo bastante ameno (S. Pedro foi mais uma vez nosso amigo) e algumas nuvens no céu, característica ideal para a fotografia, informação que me foi dada pelos nossos exímios repórteres fotográficos, e com a preciosa ajuda do nosso guia Sr. Luís Paixão, que nos pontos estratégicos da caminhada nos deu todo o apoio, cumprimos a 1ª parte da nossa jornada (a caminhada).
Seguiu-se o almoço com os pratos tradicionais da região no restaurante “Espalha Brasas”, localizado no Monte das Naves de Cima, perto da povoação de Alcaraviça.
Durante o almoço, bem como durante o chá de final de dia, todos os presentes brindaram em honra do Caminhadeiro Rui Afonso, desejando ao mesmo uma recuperação pós-operatória célere e eficaz para que brevemente volte às lides caminhadeiras.
Após o repasto e antecedendo o evento cultural, pudemos observar as Caminhadeiras Luisa Clemente e a Quinita de Sousa devidamente instaladas numa esplanada, montada sobre uma árvore no exterior do restaurante, esperando certamente para que lhes fosse ali servido o habitual chá e não pelas razões que levaram a personagem principal do romance “O Barão nas Árvores”, do famoso romancista Italo Calvino que, revoltado com a família se isolou e instalou para o resto da sua vida no cimo das árvores, para observação de tudo o que o rodeava.
Como programado, seguiu-se a parte cultural da nossa jornada com uma visita guiada ao Paço Ducal de Vila Viçosa, sito no magnífico Terreiro do Paço e que serviu de aposentos reais aos últimos representantes da monarquia portuguesa.
À saída do palácio e para espanto de todos, fomos surpreendidos pela mãe natureza, com a observação do nascimento de alguns felinos em plena calçada da rua.
Cumpriu-se a última etapa da nossa jornada com o habitual chá de final de dia, na agradável esplanada da pastelaria “A Tiborna”, onde nos foi servido o chá com os respectivos bolinhos.
Agradeço encarecidamente a todos os participantes nesta jornada caminhadeira, bem como aos que me ajudaram a planear a mesma (Fortunato de Sousa e António Dionísio).
Espero assim ter conseguido com a vossa ajuda, que a “Carta para Garcia” tenha sido entregue ao seu destinatário.
Aproveito também, para dar as boas vindas aos novéis Caminhadeiros Susana Cardoso e Pedro Cardoso, esperando que tenham ficado com a vontade de voltar para futuras caminhadas.
Complectará certamente esta minha simples e resumida reportagem, todas a magníficas imagens captadas pelos nossos exímios repórteres fotográficos de serviço.
Agradecimentos:
Câmara Municipal de Borba nas pessoas de:
Sr. António Anselmo, presidente da edilidade;
Dra. Sara, responsável pelo departamento da cultura, e
ao guia que nos acompanhou, Sr. Luís Paixão.
À Sra. D. Amélia Bilro, responsável administrativa do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança
Restaurante "Espalha Brasas", na pessoa da D. Paula pelo excelente serviço, no almoço. Pastelaria “A Tiborna” na pessoa do Sr. João David pelo excelente serviço, no chá de final de dia.
Saudações Caminhadeiras,

Miguel Cardoso

* Escrito de acordo com a antiga ortografia.