quinta-feira, 28 de novembro de 2013

CONVOCATÓRIA . 7ª CAMINHADA DA ÉPOCA 2013 / 2014 . NA ROTA DO VALE FIGUEIRA . DIA 4 DE DEZEMBRO



Estão todos os Caminhadeiros convocados, para aquela que será a 7ª caminha da época.
Desta vez propomos uma caminhada por terras do Alentejo, com um nível dedificuldade baixo, e mais curta que o habitual: 6 kms.  Para os Caminhadeiros mais exigentes, propomos a repetição do percurso para completar 12 kms.
A concentração será às 09:45 horas no parque de estacionamento da Herdade do Freixo do Meio, de forma a permitir o início da caminhada às 10:00
As coordenadas da Herdade, tal como indicado no seu site (
www.herdadedofreixodomeio.com) são: N 38 42 12.7080, W 8 19 29.1396.
A Herdade fica a cerca de 110 kms de Lisboa (um pouco mais de uma hora)
Para lá chegar, podem usar a autoestrada A6:
- sair no Exit para Montemor-o-Novo/Lavre/Coruche e tomar a direcção Lavre. 
- Cerca de 10 Kms após o Exit, chegarão à vila Foros de Vale Figueira.
- Imediatamente antes do primeiro semáforo, à entrada da vila, deverão virar à esquerda para a Rua Caminhos do Futuro.

Também é possível lá chegar pela estrada que liga Coruche a Montemor-o-Novo, um percurso alternativo à Autoestrada:
- Depois de passar a localidade Lavre, atravessarão a vila Foros de Vale Figueira até chegar ao semáforo situado à saída da vila.
- Imediatamente a seguir a esse semáforo, deverão virar à direita para a Rua Caminhos do Futuro.
No final da Rua Caminhos do Futuro, deverão continuar pela estrada de terra batida situada ligeiramente à esquerda, continuando (1.2 km) até à entrada da Herdade.

Sigam pelo lado esquerdo (Recepção) e estacionem no parque de estacionamento, onde puderem.


Concentração junto ao Pombal

O almoço e a actividade cultural serão realizados nas instalações da Herdade.
Como de costume, devem confirmar as vossas presenças no evento Caminhadeiro, até ao final de Domingo dia 1 de Dezembro.

Saudações do Caminhadeiro,

Virgílio Vargas

sábado, 23 de novembro de 2013

6ª Caminhada da Época 2013 / 2014 - Rota do Cabo da Roca - Dia 20 de Novembro




Albuns de Fotos:
Luis Martins
Fortunato de Sousa
Dores Alves
Carlos Evangelista
Gabriela Bentes
Lúcio Libânio
Data do Encontro: 20/11/2013
Local: Cabo da Roca – Na Rota do Cabo da Roca
Percurso: - 13, 000 kms - 03: 30 Horas
Caminhantes: (44) Ana Mafalda; António Clemente; António Palma; Carlos Evangelista; Carlos Penedo; Cristina Santos; Daniel Filipe; Dores Alves; Estela Garcia; Fátima Libânio; Fernando Pedroso; Fortunato Sousa; Gabriela Bentes; Gilberto Santos; Gil Furtado; Graça Penedo; João Costa; João Duarte; João Figueiredo; José Luís Albuquerque; Lina Fernandes; Lúcio Libânio; Luís Fernandes; Luís Martins; Luís Penedo; Luísa Clemente; Madalena Matos; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Manuel Reis; Margarida Graça; Margarida Serôdio; Maria do Céu; Nela Costa; Octávio Firme; Odete Vicente; Pedro Albuquerque; Rogério Matias; Teresa Escoval; Teresa Palma; Tomás Barradas; Tó Zé Fernandes; Virgílio Vargas; Vitor Gonçalves;
Só ao Almoço: (11) Anabela Paquim; Angelina Martins; Carmen Firme; João Evangelista; João Tomás; Jorge Veiga; Luís Bessa; Maria Gertrudes; Nuno Bessa; Paula Morgado; Paulo Morgado
Organizador: Carlos Evangelista
Almoço: Restaurante Quinta da Regaleira (Tel. 96.461.2154)
Próxima Caminhada: 04/12/2013 – (Virgílio Vargas)
Reportagem:
“Rota do Cabo da Roca”. Foram o nome e o local escolhido pelo Carlos Evangelista para a 6ª caminhada da época. Depois, a Quinta da Regaleira para almoço, visita e chá. Tudo argumentos e motivações muito fortes, para conhecer ou revisitar o Parque Natural de Sintra / Cascais. E, depois ainda, toda a expectativa que o Carlos sabiamente sabe criar e gerir nos eventos caminhadeiros por ele organizados. Como exemplo, veja-se a controvérsia gerada nos 37 comentários da convocatória, acerca do número de participantes declarados e não declarados, os que só caminhavam e os que só almoçavam, mais os que não estavam inscritos mas que todos nós sabiamos de antemão que iam estar presentes. Enfim, começava aqui mais um interessante mistério de que só a serra de Sintra é fértil em proporcionar a quem a visita. 
Penso não estar enganado se vos disser, que este foi o percurso onde caminhámos mais a ocidente do continente europeu e mais perto dos Estados Unidos da América (e esta hein !!!!). Talvez por estas razões, nada menos que 7 (e à última hora faltou 1) dos participantes se estrearam neste dia nas andanças caminhadeiras. A todos eles desde já damos as boas vindas e esperamos que continuem a aparecer mais vezes, se porventura desta aventura não saíram defraudados.
Quanto à caminhada, tudo como estava planeado. Os caminhadeiros mais identificados com o trajecto até ao local de concentração foram os primeiros a chegar, enquanto uma pequena minoria menos conhecedora dos caminhos de acesso até ao cabo da Roca, ia tentando cumprir com a ajuda do telemóvel o horário anunciado na convocatória para início do percurso. Após as fotos do costume, demos início à jornada caminhante, onde os 44 participantes demoraram mais de três horas para palmilhar os treze quilómetros de distância percorrida em ambiente paradisíaco. Por entre as reclamações do costume no que se refere à dificuldade de algumas partes do percurso, fomos em compensação surpreendidos 2 vezes, pela gentileza e generosidade da Maria Gertrudes e do seu marido João Evangelista. Duas paragens intercalares, mas de tal modo estratégicas, que os bolinhos e os licores artesanais confecionados pelo casal, mais a água mineral gourmet, serviram de incentivo e matéria dopante suficientes, que nos permitiu vencer a última subida do percurso com a maior das facilidades. A única excepção veio do Caminhadeiro João Duarte, ameaçando com veemência que esta era a caminhada que punha ponto final à sua actividade caminhadeira. Confrontado com a possibilidade desta decisão percipitada poder dar agoiro aos êxitos do seu Benfica no futuro, depressa alterou a sua vontade, prometendo estar presente já na próxima caminhada.
Outro acontecimento muito interessante que testemunha os mistérios que a zona periférica de Sintra encerra, está relacionado com o ‘trevo de 4 folhas’ que a Caminhadeira Margarida Graça encontrou no caminho. É verdade, um trevo de 4 folhas, que para muitos dos presentes, até à passada quarta-feira estavam ao nível dos OVNI´s. Sabia-se que poderiam existir, mas nunca tinham visto nenhum. Agora era vê-los junto da Margarida, a sugerir para apostar no euromilhões ou na lotaria nesse mesmo dia, sublinhando que sempre foram grandes amigos dela. Em caso de prémio a sortuda Margarida não se podia esquecer deles e, que até poderia dar para o torto se ela se recusasse a não compartilhar com eles o valor do prémio.
Terminada a jornada caminhante e já com os participantes só para almoçar presentes, foi então servido o repasto na esplanada do ‘Restaurante da Quinta da Regaleira’. Localizado mesmo em frente ao Palácio, em ambiente outonal um pouco frio mas sempre romântico, foi aqui que foram repostas as energias dispendidas durante a parte da manhã.
Seguiu-se para cumprir programa, a visita guiada aos Jardins do Palácio, que constitui um dos mais surpreendentes e enigmáticos monumentos da paisagem cultural da serra de Sintra. De entre os vários pontos de relevante interesse místico e esotérico, destaca-se o ‘poço Iniciático’, uma torre invertida com uma enorme escadaria em espiral, onde se intensifica a relação entre a Terra e o Céu.
Mais uma vez tivemos o privilégio de encontrar um guia que encontrou na função a sua vocação. Rui Felizardo de seu nome, fez uma apresentação com muita autenticidade, por vezes até teatral na comunicação verbal e nos gestos. Muito interessante mesmo esta visita ao Palácio da Regaleira.
Finda a componente cultural do dia, regressámos ao local onde nos foi servido o almoço, para tomar o chá e os bolinhos secos, que como habitualmente pôem termo ao evento caminhadeiro.
E foi neste cenário outonal já um pouco acinzentado e ainda mais friorento, que nos despedimos da serra de Sintra até à herdade do Freixo do Meio, desta vez com o Caminhadeiro Virgílio Vargas a testar as suas capacidades de organizador de eventos Caminhadeiros.
Como nota final, os parabens renovados ao Carlos Evangelista pelo excelente dia que nos prorcionou, assim como ao seu filho Daniel, ao seu irmão João e à sua cunhada Maria Gertrudes pelo valor que acrescentaram em termos de colaboração, simpatia e generosidade. Para a Tina, que através da sua criatividade, nos enviou e ofereceu as sebentas ou blocos de notas giríssimos, em nome de todo o grupo um beijo de agradecimento.
Saudações Caminhadeiras em passada um tanto ou quanto friorenta, 


Fortunato de Sousa

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

LPN - Mais uma Passada de 'Os Caminhadeiros'


Album de Fotos
De modo a dar cumprimento à nossa faceta de ‘Caminhadeiros Cidadãos Solidários’, e dando continuidade ao que fizemos em anos anteriores, realizámos nos passados dias 30 de Outubro e 14 de Novembro, 2 sessões de voluntariado na sede da LPN (Liga para a Protecção da Natureza).

Desta vez, a nossa tarefa contemplava a reparação, limpeza e pintura da uma parte da fachada principal da sede da LPN. Os materiais necessários para a realização dos trabalhos, foram também da nossa responsabilidade, ou seja, os custos foram subtraídos ao ‘Fundo de Maneio 2’, expressamente dedicado a estas actividades. Nunca será demais realçar, que este ‘Fundo de Maneio 2’ foi maioritariamente abastecido nos dois últimos anos, com receita proveniente do leilão de quadros pintados pelo nosso grande amigo Caminhadeiro, António Dores Alves.

Dado que o número de adesões ultrapassou as necessidades préviamente planeadas, foi-nos possível alargar o nosso contributo também à área de jardinagem. Como poderão confirmar através dos registos fotográficos recolhidos no local de trabalho, as competências do universo Caminhadeiro são vastas e de qualidade reconhecida.

No final do segundo dia de trabalhos teve lugar uma mini sessão solene, onde a LPN deu a conhecer através de um audiovisual muito interessante, todas as áreas de intervenção em que estão envolvidos, com destaque para a preservação do lince ibérico. O Professor Eugénio Sequeira por parte da direção da LPN , agradeceu o nosso contributo e entregou-nos um certificado como reconhecimento da nossa acção de voluntariado. Por sua vez, o Manuel Pedro em nome do grupo ‘Os Caminhadeiros’ entregou à LPN o nosso troféu que simboliza mais uma importante passada de ‘Os Caminhadeiros’.

Para a Inês Machado que coordenou todo o processo com o Manuel Pedro, o nosso agradecimento pela dedicação e simpatia demonstrados em todas as fases do trabalho, e também pelo excelente lanche que nos proporcionou à despedida.

Saudações Caminhadeiras em passada solidária e voluntariosa,

Fortunato de Sousa

terça-feira, 12 de novembro de 2013

CONVOCATÓRIA . 6ª CAMINHADA DA ÉPOCA 2013 / 2014 . NA ROTA DO CABO DA ROCA . DIA 20 DE NOVEMBRO.


Ficheiro:Cabo da Roca - Guincho - Sintra - 060415 00.jpg

Estão todos os Caminhadeiros convocados, para aquela que será a 6ª caminhada da época.
Voltar ao Atlântico é a proposta do organizador, começar e acabar na parte mais ocidental desta praia Lusitana continental, assim como da Europa continental, o Cabo da Roca, “Onde a terra se acaba e o mar começa”.
A concentração será às 08:45 horas no parque de estacionamento em frente ao Posto de Turismo do Cabo da Roca para que pelas 09:00 horas possamos iniciar a caminhada.
As suas coordenadas geográficas são: N 38º46'51", W 9º30'2".
O percurso pedestre de 10 Km, terá um índice de dificuldade 'médio/alto’, entre o espelho de mar e a serra, com passagem por Ulgueira, Almoçageme, Praia da Adraga e Cabeço das Cortes terminando no ponto de partida. De permeio serão observadas Pegadas de Dinossauro.
O uso do bastão é aconselhável para este tipo de caminhada com duração estimada de 03:00 horas.
Após a caminhada e em caravana auto chegaremos à Quinta da Regaleira onde será servido o Almoço, e, pelas 15:00 horas aqui teremos a nossa parte Cultural com visita guiada.
Como de costume, devem confirmar as vossas presenças no evento Caminhadeiro, até ao final de Domingo dia 17.
Saudações do Caminhadeiro,
Carlos Evangelista

sábado, 9 de novembro de 2013

5ª Caminhada da Época 2013 / 2014 - Nos Caminhos da Lezíria Ribatejana - Dia 6 de Novembro




Local: Campo de Vôo de Benavente – Nos Caminhos da Lezíria Ribatejana
Percurso:  - 11, 500 kms - 03: 00 Horas
Caminhantes: (40) Angelina Martins; António Clemente; António Palma; Carlos Penedo; Carmen Firme; Dores Alves; Estela Garcia; Fátima Libânio; Fernando Pedroso; Fortunato Sousa; Gabriela Bentes; Gilberto Santos; Gil Furtado; Graça Penedo; Graça Sena; Inês Garcia; João Costa; João Duarte; José da Clara; José Luís Albuquerque; Lina Fernandes; Lúcio Libânio; Luís Fernandes; Luís Martins; Luís Penedo; Luísa Clemente; Luísa Gonçalves; Manuel Garcia; Manuel Pedro; Manuel Reis; Margarida Graça; Margarida Serôdio; Maria do Céu; Octávio Firme; Odete Vicente; Pedro Albuquerque; Pedro Antunes; Teresa Palma; Virgílio Vargas; Vitor Gonçalves;
Só ao Almoço: (2) Carlos Evangelista; Diana Palma Duarte
Organizador: António Palma
Almoço: Campo de Vôo de Benavente
Próxima Caminhada: 20/11/2013 – (Carlos Evangelista)
Reportagem:
Voltamos às reportagens em prosa, depois do Caminhadeiro Mor Victor Gonçalves nos ter surpreendido e brindado com uma magnífica reportagem em verso, narrando quase ao detalhe a aventura da 4ª caminhada da época, nos Trilhos do Juncalinho. Como muito bem disse o nóvel poeta, foi uma resposta ao desafio que lhe coloquei, mas em simultâneo acrescento eu, foi também uma justa homenagem à nossa amiga Graça Sena, pelo excelente programa Caminhadeiro por ela organizado em Melides.
Localizado em plena lezíria ribatejana, o CVB (Campo de Vôo de Benavente) foi o local escolhido pelo Caminhadeiro António Palma, para ponto de concentração dos 40 participantes na 5ª caminhada da época 2013 / 2014.
Depois do café da manhã tomado no bar deste bonito espaço, e da fotografia de grupo recolhida frente ao hangar, o António Palma anunciou aos participantes o alinhamento do programa do dia. De seguida, demos início ao percurso de 11,5 kms, que viria a durar quase 3 horas a ser percorrido. Na caminhada ainda não participou desta vez o nosso grande amigo Caminhadeiro Carlos Evangelista. No entanto, todos fazemos votos para que o problema de ordem física que o tem impedido de caminhar, já esteja resolvido na próxima jornada caminhadeira. Como todos sabemos, será ele o organizador do evento a realizar no próximo dia 20, e para além disso,  todos temos saudades de o ver a fechar o grupo de caminhadeiros denominados por tartarugas lentas.
Durante a jornada caminhadeira e como de costume, foram-se formando pequenos grupos distanciados entre si, fruto da diferença de ritmo dos intervenientes. Curioso foi testemunhar que a crise política, económica e social que se abateu sobre nós, era o tema de conversa em quase todos eles. Sinal dos tempos que correm, e que infelizmente não se vislumbra que se venha a alterar nos tempos mais próximos. Uma curta paragem para reabastecimento, serviu para reagrupar e dar início à segunda parte da caminhada. No final, alguns Caminhadeiros mais identificados com o ambiente rural e das dádivas que a natureza fornece nesta época do ano, traziam as mochilas recheadas de espargos silvestres, massarocas de milho, etc. Curioso foi ouvir alguém mui oportunamente comentar, que finalmente tinha-mos chegado ao fim da caminhada sem um queixume de invasão ou picadas de melgas.
Não podemos deixar de agradecer ao Sr. Duarte Lopes, proprietário da herdade através da qual caminhámos durante uma pequena parte do percurso, que se deslocou propositadamente ao local, para nos abrir e fechar os portões de acesso.
Seguiu-se o almoço na esplanada do bar do CVB, onde uma feijoada à maneira e frango assado foram as iguarias selecionadas para repôr as energias perdidas durante a manhã. A meio do almoço, o organizador ofereceu a cada participante uma aeronave miniatura de côr rosa ou azul, de acordo com o género do destinatário. As iniciais CVB gravadas nas asas de uma aeronave de cada côr, presenteavam os felizardos titulares das mesmas com um vôo oferecido pelo comandante António Palma. Coube a sorte ao Caminhadeiro Manuel  Reis  e à Caminhadeira Odete Vicente, que numa prova de amor maternal, prontamente o  endereçou à sua filha Inês.  No final do almoço, todos assistimos com emoção à elevada perícia do piloto e à tremideira dos passageiros, desde o início até ao final da aventura de vôo em viagem ultra leve.
O Caminhadeiro João Duarte, que neste dia cumpriu 67 risonhas primaveras, foi surpreendido pela presença da sua filha Diana, que se deslocou propositadamente desde Lisboa. Em conivência com a sua mãe, quiseram surpreender o pai e marido com um bonito e saboroso bolo de aniversário. E foi com uma fatia dele numa mão e um copo de espumante na outra, que cantámos em uníssono  e em alta voz os parabéns ao aniversariante. Embora emocionado, dizia o João  que tinha pena, mas não conseguia verter uma lágrima. Se não chorou no dia anterior com a derrota do seu Benfica diante de uns tais Gregos, muito menos o conseguiria fazer agora.
A visita cultural do dia, constava de uma visita ao Museu Municipal de Benavente. Aqui chegados, O António Palma apresentou o grupo à D. Maria Perpétua Oliveira, que através da sua invejável capacidade de comunicação e do seu vasto conhecimento da história desta bonita vila, nos deu a conhecer alguns dos factos aqui passados e que deixaram marcas profundas no povo da localidade. De realçar o terramoto de 1909, que teve aqui o seu epicentro e devastou tragicamente as gentes desta terra.
Faltava ainda o chá de final de dia, que desta vez foi tomado na pastelaria ‘Flor de Benavente’, localizada no centro da vila. A qualidade dos produtos servidos e a simpatia das empregadas, deixaram uma vontade acrescida aos elementos do grupo para uma nova visita a Benavente e às suas gentes.    
Para finalizar esta já longa reportagem, uma palavra de agradecimento à minha amiga Gabriela Bentes, ex colega de trabalho de grande parte dos elementos do grupo e que pela primeira vez sentiu o pulsar do ambiente caminhadeiro. Desejamos profundamente de que este dia tenha sido do seu agrado, e possa sempre que possível, partilhar de novo com o grupo outras aventuras caminhadeiras.
Ainda e em nome do grupo, os parabéns ao António Palma pela excelente jornada caminhadeira, que nos serviu em passada de vôo ultra leve, dentro e em volta do seu CVB.
Saudações Caminhadeiras em passada ultra calma de Benavente até ao Cabo da Roca,

Fortunato de Sousa