sábado, 28 de setembro de 2013

2ª Caminhada da Época 2013 / 2014 *** Trilhos da Ereira *** Dia 25 de Setembro




Álbuns de Fotos:
Lúcio Libânio
Carlos Evangelista
Miguel Cardoso
Luis Martins
Dores Alves
Fortunato De Sousa
Data do Encontro: 25/09/2013
Local: Ereira Cartaxo – Trilhos da Ereira
Percurso: 12, 600 kms; 03: 00 Horas
Caminhantes: (35) Angelina Martins; António Clemente; António Palma; António Pires; Carlos Evangelista; Carlos Penedo; Carmen Firme; Chico Pires; Dores Alves; Elvira Batista; Fátima Libânio; Fernando Pedroso; Fortunato Sousa; Gil Furtado; Inês Garcia; João Duarte; José Albuquerque; José Clara; Lina Fernandes; Lúcio Libânio; Lurdes Clara; Luís Fernandes; Luís Martins; Luísa Clemente; Luísa Gonçalves; Margarida Graça; Margarida Serôdio; Manuel Garcia; Miguel Cardoso; Octávio Firme; Pedro Albuquerque; Pedro Antunes; Rogério Matias; Teresa Palma: Victor Gonçalves;
Organizadores: António Clemente e Luísa Clemente
Almoço: Restaurante ‘A Cernelha’ (Tel.-243.770.970)
Próxima Caminhada: 09/10/2013 – (Manuel Reis)
Reportagem:
Como que por encanto na hora aprazada, se encontraram os Caminhadeiro, junto à Fonte de S.António na Ereira. Dia de temperatura amena e de pouco sol, que antevia o que a meio do percurso aconteceu – chuva – miudinha é certo, e não constante, o que para os menos prevenidos evitou uma molha das antigas.
Através da aldeia, passada que foi a Igreja, seguimos por entre terras de cultivo de vinhas até ao caminho que delimita os concelhos do Cartaxo e de Azambuja, melhor dizendo os distritos de Santarém e de Lisboa.
Pretendeu-se com a caminhada aliar as vertentes históricas e cultural, neste último caso com a visita a uma pequena oficina de fabrico artesanal de chocalhos; na vertente histórica convém lembrar que parte destes trilhos terão feito parte da grande via romana que ligava Ulissipo a Barcara Augusta e que por aqui terão andado, desde o início da nacionalidade, as mesnadas de D.Afonso Henriques e de D. Nuno Alvares Pereira, mais recentemente as tropas Napoleónicas e Anglo-Lusas.
Nova paragem num local privilegiado onde nos foi dada oportunidade de ter a noção do perímetro da Quinta da Torre Bela, a maior propriedade murada do país. Prosseguindo, picando uva aqui uva acolá, chegamos à aldeia da Lapa, passando perto da fonte árabe da Boca da Lapa e pelas ruínas de uma, possivelmente Mala Posta ou estalagem, designada por “Bicho Feio”, terminando o caminho na Fonte de S.António.
Caminhada cumprida havia que cumprir o almoço…que parece ter sido do agrado de todos, começando pelo já oficial vinho dos Caminhadeiros – o Plexus da Adega Cooperativa do Cartaxo.
A tarde cultural cumpriu-se com a visita ao Museu Rural e do Vinho do Cartaxo onde se guardam as memórias da vivência própria das gentes destas terras ribatejanas.
A jornada caminhadeira terminou em casa dos organizadores com o indispensável chá e frutas do Outono que permitiu mais uns bons momentos de são e alegre convívio, facto que foi um motivo de grande satisfação para os mesmos.
Não queremos concluir sem salientar o apoio do Octávio e da Cármen na programação. Seria ainda imperdoável não referir os sempre úteis conselhos e ajudas dadas pelos Caminhadeiros Mor, sem os quais nada disto seria possível.

Saudações Caminhadeiras,

Maria Luísa e António Clemente

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Convocatória ---- 2ª Caminhada da Época --- 2013 / 2014 *** Trilhos da Ereira *** Dia 25 de Setembro

Convocam-se todos os Caminhadeiros para a 2ª caminhada da época, a realizar na Ereira, Cartaxo.
A concentração será na Rua da Fonte, Ereira, junto ao lavadouro público às 9H00M, local onde se iniciará e terminará a caminhada. 
( N 39º10'32" W 8º51'55"),     (39,175653 -8,865444 Google)
Pelos campos e vinhas da Ereira e da Lapa, apreciaremos as excelentes paisagens campestres, passaremos junto ao muro da Torre Bela, num percurso de bom piso e praticamente plano.
O almoço será no restaurante “A Cernelha”, perto do local da costumada visita cultural.
Pedimos aos Caminhadeiros que se inscrevam até ao próximo Domingo 22.
Saudações Caminhadeiras em passada fandangueira.


segunda-feira, 16 de setembro de 2013

1ª Caminhada da Época 2013 / 2014 - Trilhos da Mata Pequena - 11 de Setembro





Álbuns de Fotos:
Luis Martins
Carlos Evangelista
Miguel Cardoso
Data do Encontro: 11/09/2013
Local: Mata Pequena (Igreja Nova-Mafra)
Percurso: Trilhos da Mata Pequena – 9,200 kms – 02:10 horas
Caminhantes (35): André Martins, Angelina Martins, António Clemente, António Palma, António Silva, Carlos Evangelista, Carmen Firme, Cláudia Viveiros (só caminhou), Fátima Libânio, Fortunato de Sousa, Gilberto Santos, Gonçalo Garcia, Graça Sena, Hugo Martins (só caminhou), Isabel Forte, João Costa, João Duarte, Joaquim Monteiro, Lina Fernandes, Lúcio Libânio, Luis Fernandes, Luis Martins, Luisa Clemente, Luisa Gonçalves, Manuel Garcia, Manuel Pedro, Manuel Reis, Margarida Serôdio, Miguel Cardoso, Octávio Firme, Odete Vicente, Rogério Matias, Teresa Palma, Tomás Martins  e Vítor Gonçalves    
Ao almoço e à tarde: Maria do Céu
Organizador: Angelina e Luis Martins
Almoço e Chá: Tasquinha do Gil (912460848)
Próxima Caminhada: 25/09/2013 – Luisa e António Clemente
Reportagem:
Vivam os recomeços! Uma nova época caminhadeira dá-nos sempre uma genica especial. As nossas intenções e perspectivas são renovadas, quer a nível pessoal quer social: vamos estar mais com os nossos amigos e vamos divertirmo-nos mais, estes bons projectos poder-se-ão perfeitamente aliar às nossas actividades quinzenais caminhadeiras. Depois de dois meses de ausência e de algumas actividades mais sedentárias eis-nos novamente reunidos, prontos para novas aventuras caminhadeiras e novos desafios. Por falar em desafios, nada melhor que iniciarmos esta nova época num local que é todo ele um desafio de ideias e de vontades. Estamos a falar da Aldeia da Mata Pequena. Este é um pitoresco projecto urbanístico que alia a tradição, a ruralidade, o bom ambiente e o bom gosto a um sentido de preservação e qualidade admiráveis. Este foi um grande desafio do Diogo Batalha e família, e quem o ouviu e viu as casinhas e percorreu a aldeia, não ficou de certo indiferente e talvez até tenha ficado um pouco enciumado por não ter tido a oportunidade de fazer algo semelhante: reconstruir das ruínas, criar muitas vezes do zero, lutar por um ideal - são armas a que só alguns privilegiados e teimosos têm acessos. Mas basta de filosofias e vamos lá tratar da suposta reportagem!
A caminhada propriamente dita não foi difícil, embora nestas paragens sejam inevitáveis algumas subidas e descidas, o que originou um pequeno desconforto nalguns caminhadeiros menos preparados fisicamente. Mas foi talvez o calor que se tem feito sentir, e que neste dia não foi excepção, que não permitiu que esta caminhada não passasse dum simples passeio pelo campo, com apanha de amoras, de figos e uvas e de nos regalarmos com o verde tão fresco dos agriões, já com o almoço na mira directa. Pois o almoço, servido no terraço da Tasquinha do Gil, na mesma Aldeia Mata Pequena, tentou ser o mais tradicional possível, com a limonada fresquinha e o caldo verde quentinho para afugentar o calor. Os grelhados “au moment” e a saladinha bem temperada, regados com um tinto suave ou um branco frutado, acabaram por tornar todos mais animados. O arroz doce e o café de saco à moda da avó saloia fecharam a sessão “almoço”.
Em seguimento do programa iniciaram-se as actividades previstas: torneios de sueca, dominó e malha. Todas elas muito concorridas e animadas, especialmente esta última, que de quando em quando era saudada por palmas e grandes manifestações de entusiasmo. Já com o sol a tombar para oeste e depois da visita acompanhada à aldeia, terminámos o dia, como é hábito, com o nosso chá feito com ervinhas frescas dos quintais e com uns deliciosos bolos, ainda quentinhos, acabados de fazer pela nossa anfitriã, D. Cristina.
Não queremos deixar de salientar a entrega do Bastão de Bronze ao caminhadeiro Manuel Garcia – Benvindo ao Clube dos Bronzes – e dar as boas vindas a três novos caminhadeiros: André, Cláudia e Hugo.
Animados, reconfortados e alegres procedemos às despedidas, já cheios de genica para a próxima.
Saudações Caminhadeiras, desta vez ao ritmo do “Fandango”.

Angelina e LM


terça-feira, 3 de setembro de 2013

Convocatória - 1ª Caminhada da Época 2013 / 2014 - Trilhos da Mata Pequena . Dia 11 de Setembro

Convocam-se todos os Caminhadeiros para a 1ª caminhada da época, a realizar na 'Aldeia da Mata Pequena'. 
Localizado no concelho de Mafra, a 40 kms de Lisboa, este pequeno povoado rural, será o cenário onde o nosso grupo reiniciará o encontro com as maravilhas da natureza e não só.
A Angelina e o Luís Martins, organizadores do evento, planearam uma agenda bastante preenchida e aliciante para o recomeço das actividades Caminhadeiras.
O percurso de 10 kms, tem um índice de dificuldade 'médio', que para eliminar toxinas acumuladas durante o defeso é a distância ideal.
O local de concentração, terá lugar na 'Aldeia da Mata Pequena' às 09:00 horas.
As inscrições para participação no evento, devem ser efectuadas até à data limite da próxima 2ª-Feira dia 9 às 13:00 horas.
Saudações Caminhadeiras em passada vertiginosa de início de época,

Fortunato de Sousa

Aldeia de MATA PEQUENA – como chegar:

Para quem quiser usar a IC19:

Siga no IC 19 na direcção de Sintra.
• Tome a A16 na direcção Mafra – Ericeira.
• Sair na EN9 em direcção a Mafra - Ericeira.
• Contorne a rotunda e siga na direcção Mafra.
• Depois de passar Cheleiros, suba até à Igreja Nova e saia na primeira estrada à direita após as bombas de combustível, junto a um marco forrado com paineis de azulejo.
• Quando encontrar um cruzamento vire à direita na direcção de Mata Pequena, Penedo do Lexim,...
• A seguir a um moinho, vire novamente à direita na direcção Mata Pequena.
• Junto a um nicho com Santinha, vire à esquerda.
• 100 m à frente, numa bifurcação, tome a via da direita.
• A Aldeia da Mata Pequena fica 500 m mais adiante.


Para quem quiser usar a A8:

Siga na A8 até à saída Mafra – Malveira
• Siga na A21 e saia no nó de Mafra (Este) - Sintra.
• Na rotunda a seguir às portagens da A21, vire à direita.
• 300m mais adiante, encontra uma nova rotunda, vire à esquerda, na direcção de Sintra (E.N. 9).
• Vá com atenção, pois 1 Km mais adiante, deverá virar à esquerda e seguir na direcção da placa com a indicação Boavista.
• Quando encontrar um cruzamento siga em frente na direcção de Mata Pequena, Penedo do Lexim,...
• A seguir a um moinho, vire à direita na direcção Mata Pequena.
• Junto a um nicho com Santinha, vire à esquerda
• 100 m à frente, numa bifurcação, tome a via da direita.
• A Aldeia da Mata Pequena fica 500 m mais adiante.

Coordenadas GPS:

 N  38º 53' 43.63''
W 09º 19' 11.63"